A editora Guerra e Paz faz chegar às lojas o último livro escrito por Vasco Graça Moura antes de falecer, a 27 de abril deste ano. “Retratos de Camões” vai ser apresentado terça-feira, em Lisboa, uma semana antes do 10 de Junho, dia de Camões.

“O que esta pequenina edição pretende ser é tudo o que Vasco Graça Moura queria que o livro fosse e a que ele me deu o seu acordo”, explica Manuel Fonseca, administrador da Guerra e Paz, numa Nota de Editor enviada em comunicado. “Retratos de Camões” é um livro de 88 páginas sobre a iconografia camoniana, com ilustrações a cores, que inclui retratos contemporâneos de Camões da autoria de Júlio Pomar, José de Guimarães, João Cutileiro e José Aurélio, a par dos retratos clássicos.

Ao longo deste livro, Vasco Graça Moura faz um estudo histórico dos retratos de Camões, identificando os que terão sido feitos em vida do poeta e os que, posteriormente, deram substância à imagem que hoje temos dele. A sessão de lançamento de “Retratos de Camões” vai decorrer no dia 3 de Junho, às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa. A apresentação vai ser feita pelo pintor José de Guimarães, Professor Vítor Aguiar e Silva e do presidente da SPA, José Jorge Letria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR