O Alentejo pode estar na moda. O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, admitiu esta quarta-feira que 2014 “pode ser o melhor ano turístico no Alentejo”, face aos números já conhecidos pelo Instituto Nacional de Estatística e contactos com as empresas. Famílias representam cerca de 75% dos turistas.

À margem de uma ação promocional no Estádio da Luz, em Lisboa, o responsável notou que em “quatro anos, num total de cinco, foram de subida”, e que 2014 poderá ultrapassar o sucesso de 2009 e 2010. Ceia da Silva referiu que o único ano de quebra foi em 2012, uma vez que a região “ainda está muito dependente do mercado interno”.

O presidente do Turismo do Alentejo afirmou à agência Lusa que, além da oferta de alojamentos, que têm aumentado 7% por ano, a qualificação da oferta também tem subido. Também recordou que têm surgido mais hotéis de cinco estrelas.

“Há uma melhoria na qualidade”, resumiu o responsável, garantindo que ao Alentejo já não se associa apenas “calor e amarelo”, mas também “verde, natureza e água”. Neste “ano zero dos fundos comunitários”, a região vai desenhar planos para melhorar infraestruturas, acessibilidades e apoios de praia, bem como a nível do turismo náutico.

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Segundo os dados da região de Turismo, cerca de 75% das pessoas que escolhem o Alentejo são famílias, pelo que se tem apostado numa “rede de estratégia integrada” de promoção de serviços como os parques temáticos.

A deslocação desta manhã ao estádio da Luz teve por objetivo promover os seis parques temáticos do Alentejo, em iniciativas promovidas no âmbito do Dia da Criança, assinalado no passado dia 1 de junho.

Foram entregues cadernetas, cujos cromos são distribuídos gratuitamente nos parques, e que depois de concluídas dão entradas para jogos do Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga.

Recorde-se que o pioneirismo do projecto da Turismo do Alentejo materializa-se também na parceria estabelecida com os grandes clubes de futebol nacional – nomeadamente Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Braga – tanto no que respeita ao desenvolvimento de parcerias em acções de marketing e promoção, como no que toca à oferta de bilhetes para assistirem aos jogos às crianças que completarem a caderneta.