A comida é bem-vinda, mas não é essencial neste piquenique, que vai acontecer esta sexta-feira, das 16h00 às 18h00, no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Em plena Feira do Livro, quem quiser pode levar a toalha, um livro para trocar e muita vontade de conversar sobre literatura, da clássica à erótica.

O “Pic Nic Literário”, uma iniciativa da APEL, em conjunto com o blogue Efeito dos Livros, convida os amantes dos livros a participarem em várias tertúlias temáticas, sobre policiais, literatura fantástica, erótica, portuguesa, romântica, cinéfila ou, simplesmente, uma conversa sobre a literatura no geral.

Cada tertúlia conta com a presença de alguns autores, entre os quais Rita Vilela, Octávio Carmo Santos, Maria Melo, Eduardo Palaio, Miguel Miranda e Tiago R. Santos.

As tertúlias vão receber um número limitado de participantes. Quem quiser participar deve inscrever-se gratuitamente no tema que prefere, já que todas as conversas vão decorrer em simultâneo.

Outra das iniciativas do “Pic Nic Literário” é o “blind book”. Basta trazer de casa um livro que já tenha lido e embrulhá-lo em papel, nem que seja de jornal. Ao chegar ao recinto, a organização atribui uma senha. A troca será efetuada pelas 18h30. Nessa altura basta entregar a senha, deitar a mão ao “blind book” e levar para casa um livro novo.