A rota ribeirinha Transibérica em Bicicleta Todo o Terreno (BTT), que vai ligar o Tejo da nascente à foz, num percurso de 1.210 quilómetros, é validada em “edição piloto” que começa no domingo, 15 de junho, informou nesta sexta-feira a organização.

A plataforma associativa luso-espanhola Tajo/Tejo Vivo, composta por 18 associações ibéricas, projetou e desenhou o percurso ribeirinho numa lógica de “promoção e afirmação do rio Tejo, enquanto destino turístico”, através de uma “estratégia concertada de aproveitamento e promoção dos recursos dos territórios abrangidos” pela nova rota.

“É a maior rota ribeirinha conhecida na Península Ibérica”, disse hoje à agência Lusa Pedro Saraiva, técnico coordenador da Tagus – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, uma das entidades portuguesas envolvidas no projeto.

O percurso, através de antigos caminhos rurais e estradas secundárias, foi dividido em 13 etapas, uma por dia, numa média de 100 quilómetros diários, entre domingo e o dia 27 deste mês, e onde “o Tejo estará sempre presente”, salientou. O trajeto é composto por vários “single tracks”, estando dividido em 13 etapas. Os participantes, orientados por GPS, seguirão em semi-autonomia e terão até 12 horas para realizar cada etapa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objetivo deste ano da “Transibérica em BTT Tejo Vivo” é “validar o modelo e ajustar o percurso numa edição piloto”, tendo apenas quatro ciclistas convidados para realizar o percurso integral, a que se poderão juntar, nas diversas etapas, outros amantes do rio e da modalidade.

O projeto das associações luso-espanholas pretende, sublinhou Pedro Saraiva, é o de combater o êxodo rural, estimular a fixação da população e acrescentar quantidade e qualidade na oferta turística.

“A ideia é criar uma rota turística integradora, numa temática que tem mercado no âmbito do desporto natureza e aventura e numa lógica de criação de novos fatores que sejam indutores de desenvolvimento, valorização e promoção da cultura das povoações que cresceram junto ao rio Tejo”, defendeu.

A “Transibérica em BTT Tejo Vivo” vai ter início no domingo na Serra de Albarracín (Espanha) e terminará 1.210 quilómetros depois, no dia 27 deste mês, na foz, em Lisboa.

A prova é organizada pela Tejo Vivo – Rede para a Valorização dos Territórios Vinculados ao Tejo, projeto de cooperação ibérica que reúne 18 associações de desenvolvimento local (ADL) e organizações não governamentais (ONG) de Portugal e Espanha, e tem apoio da iniciativa comunitária LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).