Escape to Victory ou Victory (1981) – Fuga para a vitória

Um filme sobre um jogo de futebol entre prisioneiros de guerra aliados que querem aproveitar para fugir e carcereiros alemães que organizam o jogo para efeitos da propaganda alemã no Paris ocupado. Junta Sylvester Stallone, Michael Caine e Max von Sidow – e jogam Pelé, Bobby Moore e outros futebolistas verdadeiros. É um dos últimos filmes dirigidos pelo grande John Huston, que o dirigiu aos 75 anos (morreu seis anos depois) – mas o filme não acusa a idade do realizador. Pormenor para especialistas: o Internet Movie Data Base diz que a substituição de um jogador lesionado no meio do jogo é um anacronismo, pois essas substituições só passaram a fazer-se a partir de 1953.

The Damned United (2009) – Maldito United

Baseado num livro de 2007 sobre a tormentosa passagem pelo Leeds United do mítico jogador e treinador inglês Brian Clough (que jogou na selecção inglesa mas foi várias vezes candidato sem êxito a seleccionador nacional). Argumento escrito pelo dramaturgo Peter Morgan, do Frost/Nixon e de A Rainha, o filme em que o actor Michael Sheen, que não convence como Brian Clough, já não convencia na pele de Tony Blair. A realização de Tom Hooper é pouco inspirada – mas isso não o impediu de ser depois o realizador, não muito mais notável, de O discurso do Rei (e ganhar o Óscar para a melhor realização) e da superprodução Os Miseráveis de 2010. Atenção ao autor do livro, David Peace, que escreveu o negríssimo e brilhante Red Riding Quartet, quatro romances que deram origem a três telefilmes também notáveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zidane, Un portrait du 21ème siècle (2006) – Zidane

Documentário francês de longa-metragem de Douglas Gordon e Philippe Parreno. Zidane visto sob todos os ângulos durante um jogo da Liga Espanhola entre o Real Madrid e o Villareal, filmado por dezassete câmaras sincronizadas. Mais do que, se calhar, queríamos saber sobre o estilo e a técnica do jogador francês. É um exemplo da voga do documentário que se iniciou há uns anos e se tem alargado e consolidado: A Marcha dos Pinguins, um ano antes, quando ganhou o seu Oscar na categoria do documentário de longa-metragem, tinha tido maiores receitas do que qualquer dos filmes nomeados esse ano para o Oscar de melhor filme.

 

Fever Pitch (1997)

Não passou, ao que parece, pelos cinemas portugueses. Baseado num romance autobiográfico de Nick Hornby, o primeiro que publicou (depois publicou com o mesmo êxito muitos outros, alguns dos quais deram filmes, como Alta Fidelidade e Era uma vez um rapaz). Os dilemas de um fã do Arsenal (interpretado por Colin Firth), dividido entre a sua paixão pelo seu clube e a paixão pela namorada. Foi adaptado ao cinema pelo próprio autor que, em 2005, produziu uma versão americana, que fora da América se chama The Perfect Catch, Fanaticamente apaixonados (já não é Londres, é Boston, já não é futebol e o Arsenal, é futebol americano e os Boston Red Sox), dirigida com mais comedimento do que é costume, pelos famigerados irmãos Farrelly e escrita por uma ganhadora equipa de argumentistas de comédia, Lowell Ganz e Babaloo Mandel, com Jimmy Fallon e Drew Barrymore.

 

The Arsenal Stadium Mistery (1939)

Falando de Arsenal, é de ver este filme policial a preto e branco, que foi dirigido faz agora setenta e cinco anos por um reputado montador, documentarista e realizador inglês muito sólido e talentoso chamado Thorold Dickinson, cujo nome é bem conhecido decerto dos que se interessam pela história do cinema. Hoje, de facto, só os cinéfilos mais endurecidos saberão quem é. O filme talvez tenha passado em Portugal à época, mas com que título? É uma curiosidade: The Arsenal Stadium Mystery – como lembra a sempre prestimosa Wikipedia – é dos primeiros filme de ficção em que o futebol é um elemento destacado do entrecho (há um jogador de futebol assassinado durante um jogo de beneficência entre o Arsenal e uma equipa de futebol amador). É fácil de arranjar em dvd.

https://www.youtube.com/watch?v=7QMaxXteXhk