A nova aposta da Harley-Davidson já tem nome: chama-se LiveWire e promete ficar no ouvido… Ou talvez não. O que se pretende com esta mota é precisamente o contrário: eliminar o habitual ruído da passagem dos motociclos. Segundo a marca, o habitual som distintivo da Harley será substituído, nesta nova aposta, por um barulho “muito calmo”, semelhante ao de um “motor a jato”.

O veículo elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio e tem 75 cavalos de potência. Além de seduzir os amantes do silêncio na estrada, a LiveWire promete também piscar o olho aos que gostam de acelerar. A mota pode ir dos zero aos 97 quilómetros por hora em quatro segundos e regista a velocidade máxima nos 145 quilómetros por hora.

Mark-Hans Richer, vice-presidente da Harley-Davidson, refere que a LiveWire é “uma expressão da individualidade e de estilo, que só acontece por ser elétrico. É uma afirmação ousada para nós como uma empresa”. O design da ousadia será futurista, usando o alumínio como um dos materiais principais. Os sinais têm tecnologia LED e um sistema que responde instantaneamente a qualquer mudança brusca do acelerador.

Agora a parte menos agradável de ser um veículo elétrico: a bateria aguenta 210 quilómetros. Depois, a mota tem de ficar a carregar durante três horas. Ainda não há informações sobre preços da LiveWire, mas a empresa anuncia que espera ter a nova aposta à venda no próximo ano. Até lá, a marca disponibilizou um vídeo em que sugere como é a experiência de conduzir o veículo elétrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR