Uma operação conjunta à feira semanal de Vila Real resultou esta terça-feira na apreensão de 1.544 peças de roupa, calçado, malas ou cintos, em 10 processos-crime, dois processos de contraordenação e quatro pessoas identificadas, segundo fontes policiais.

A operação desencadeada na manhã desta terça-feira juntou a PSP de Vila Real, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

O subintendente Paulo Andrade, comandante da divisão policial da PSP de Vila Real, disse que a ação desta terça-feira decorreu no âmbito da operação Portugal Sempre Seguro 2026 e incidiu principalmente na feira semanal, que se realiza todas as terças e sextas-feiras.

A ação policial incidiu sobre várias bancas de feirantes, onde foram apreendidos artigos de vestuário, calçado, cintos ou malas de senhora, de imitação de várias marcas.

Foram apreendidas 1.544 peças com o valor de cerca de 40 mil euros.

A ASAE levantou 10 processos-crime pela venda de material contrafeito e identificou, até ao momento, quatro pessoas e a AT levantou dois processos de contraordenação por falta de registo de atividade.

Paulo Andrade referiu que a estratégia adotada esta terça-feira passou por realizar a operação com a feira já a decorrer.

“Felizmente tivemos resultados bastante consideráveis”, sublinhou.

A operação estendeu-se ainda ao centro da cidade, onde a AT e a PSP realizaram também ações de fiscalização em estabelecimentos de restauração.

O comandante da divisão policial da PSP de Vila Real considerou que estas ações são importantes para reforçar o sentimento de segurança e a tranquilidade dos cidadãos, bem como combater a contrafação e a fraude fiscal.

O processo vai ser remetido ao Tribunal de Vila Real e as marcas serão chamadas a pronunciar-se.