Espelho meu, espelho meu, há nariz mais belo do que o meu? Se a pergunta for feita por Kate Middleton, a resposta será, provavelmente, negativa. Não bastasse o muito cobiçado guarda-roupa, também o nariz da Duquesa de Cambrigde poderá não conhecer rivais diretos — o jornal El Mundo chama-lhe o “mais perfeito do mundo”. A responsabilidade do elogio fica também a cargo de um estudo publicado pelo JAMA (Journal of the American Medical Association), que destaca ainda as atrizes Scarlett Johansson, Jessica Biel e Kate Beckinsale.

attends the Dolce & Gabbana Spring/Summer 2012 fashion show as part Milan Womenswear Fashion Week on September 25, 2011 in Milan, Italy.

Scarlett Johansson, em 2012 – Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

A investigação foi levada a cabo por uma equipa de cirurgiões plásticos norte-americanos que testou a reação pública face a diferentes ângulos e rotações do nariz. Foram usados retratos digitais de jovens mulheres caucasianas, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, que foram classificados, via online, por quase 4 mil homens e mulheres da mesma faixa etária. Resultado? O nariz perfeito, medido a partir do lábio superior, é ligeiramente arrebitado num ângulo de 106 graus, de maneira a melhorar a aparência de uma mulher. Ao invés, se o ângulo for inferior a 90 graus, o rosto parece descaído, longo e masculino.

Actress Kate Beckinsale poses on the red carpet for the 69th annual Golden Globe Awards at the Beverly Hilton Hotel in Beverly Hills, California, January 15, 2012. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN (Photo credit should read FREDERIC J. BROWN/AFP/Getty Images)

A atriz Kate Beckinsale – FREDERIC J. BROWN/Getty Images

O Daily Mail diz que os cirurgiões plásticos encarregues do estudo reivindicam que, até então, não havia nenhum padrão universalmente aceite que definisse a combinação mais estética dos traços nasais. Dr. Omar Ahmed, da Universidade de Nova Iorque, explica mesmo que as tentativas para capturar as formas perfeitas são inconclusivas. Ainda assim, convém salientar que os resultados, segundo o estudo em causa, não se aplicam necessariamente a homens ou a outras etnias.

The Duke and Duchess of Cambridge, William and Kate, make their first joint visit to the city of Cambridge. 
Visiting Jimmy's, a night shelter that they opened. POOL PHOTO BY PAUL ROGERS / THE TIMES

WPA Pool/Getty Images

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em janeiro do ano passado, o mesmo jornal britânico explicava que o nariz de Kate Middleton era o mais desejado em toda a Grã-Bretanha. A característica facial admirada foi o motivo porque, entre 2011 e 2013, o número de mulheres que que querem narizes parecidos com o da duquesa triplicou. A publicação questionou ainda um especialista em remodelação nasal que garantiu não estar surpreendido com os factos: “O seu nariz [de Kate] é reto com uma ponta arredondada e é perfeitamente proporcional ao rosto”.