O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% na faturação global no primeiro trimestre deste ano para 563 milhões de euros, face a igual período do ano anterior, segundo o índice GfK Temax Portugal divulgado nesta segunda-feira. De acordo com este indicador, os sectores de telecomunicações e informática “continuam a ser os motores do crescimento” do índice global, seguidos dos pequenos e grandes eletrodomésticos que apresentaram “um comportamento positivo” no período em análise, refere em comunicado a empresa GfK.

O GfK Temax Portugal é um índice desenvolvido pela empresa de estudos de mercado alemã GfK, que visa monitorizar o mercado dos produtos tecnológicos. Os resultados da pesquisa foram feitos a partir de um painel de mais de 425.000 retalhistas que pertencem à base de dados empresa em todo o mundo, incluindo Portugal.

Em termos de faturação, nos três primeiros meses deste ano, o setor das telecomunicações superou o da informática, com os ‘smartphones’ a liderarem esta área de negócio, ao representarem aproximadamente 40% em valor, segundo o estudo. Nos pequenos eletrodomésticos, as escovas de dentes elétricas e os processadores de alimentos, nomeadamente, os que apresentam função de cozedura, foram os principais responsáveis pelo crescimento de 5,8% do mercado nos três primeiros meses do ano.

O sector da informática cresceu 6% em valor face ao período homólogo de 2013. A contribuir para a tendência, com um crescimento de 16%, em valor, estiveram os ‘tablets’.

“Os modeladores de cabelo apresentaram um crescimento de dois dígitos e todos eles resistiram à queda que o mercado teve no mês de março. As máquinas de café, no entanto, continuam a apresentar quebras na faturação, tendo acumulado neste trimestre perdas de 19% face ao período homólogo do ano passado”, salienta o trabalho.

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No caso dos grandes eletrodomésticos, o índice foi impulsionado pelos resultados ocorridos nos dois primeiros meses deste ano, ao apresentar no período em análise um crescimento de 9,6%. “As máquinas de lavar roupa e as secadoras foram os produtos com as taxas de crescimento mais elevadas”, destaca o estudo.

O sector da informática, por sua vez, cresceu 6% em valor face ao período homólogo de 2013. A contribuir para a tendência, com um crescimento de 16%, em valor, estiveram os ‘tablets’, que continuam a ser o “produto estrela” deste mercado. “Contudo, ainda são os portáteis o produto mais importante, pois, a título de exemplo, neste trimestre, representaram cerca de 46% em valor”, sublinha.

A empresa alemã GfK publica o índice GfK Temax desde fevereiro 2009 a nível internacional, em mais de 30 países, sendo este o primeiro índice a incluir dados dos setores da tecnologia de consumo.