Na passada terça-feira, o príncipe George fez um ano de idade, mas os pais, Kate Middleton e o príncipe William, pediram que não fossem oferecidos presentes ao filho. Talvez porque a família real britânica já tenha centenas de brinquedos. Como a réplica do Aston Martin usado por James Bond no filme Goldfinger que foi dada ao príncipe André quando este completou seis anos. Ou como os cavalos de baloiço com que Isabel e Margarida brincavam. Estes e outros brinquedos, bem como peças de roupa e filmagens inéditas, estão a partir deste sábado em exposição no Palácio de Buckingham numa exposição que mostra ao público 250 anos da “Infância Real”.

Segundo o Guardian, os visitantes poderão ver várias fotografias e filmagens inéditas da família real britânica. Nelas, as jovens princesas Isabel e Margarida brincam uma com a outra, muitas vezes rodeadas de animais, andam de baloiço, aprendem a dançar, lutam com almofadas e aprendem a jardinar. Anos depois, o pequeno príncipe Carlos surge a tocar tambor e a conduzir um trator cor de laranja, atrás do pai, o príncipe Filipe. O Telegraph disponibilizou alguns excertos dessas imagens, que podem ser vistos aqui.

Para além disso, há ainda um livro onde foram anotadas as primeiras palavras da rainha Isabel II, – com 13 meses terá dito “mamã” e “bebé” – e onde foi registado o dia em que começou a gatinhar, – 11 de abril de 1927 – bem como o aparecimento dos primeiros dentes.

Numa caixa de vidro, escreve o Guardian, estão guardados os primeiros dentes dos filhos da rainha Vitória, colocados dentro de pequenos envelopes e aconchegados em veludo azul. Uma porta de madeira agora exposta no Palácio mostra as marcas que assinalaram as alturas de Isabel e Margarida, prática comum em muitos lares. O que não é tão comum, revela o jornal britânico, é que nessa porta estão também as pegadas dos cinco póneis das infantas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A curadora da exposição, Anna Reynolds, disse ao Guardian que esta mostra de forma muito intimista, através dos brinquedos e das roupas usados ao longo de nove gerações, como é ser criança no seio da família real.

A mostra “Infância Real” estará aberta ao público entre 26 de julho e 28 de setembro de 2014.