Paquistão

Paquistão

Paquistão. Cristã condenada à morte foi libertada

234
Presa há oito anos por blasfémia, Asia Bibi acabou por ser ilibada pelo Supremo Tribunal, o que provocou violentos protestos. Agora saiu da prisão e embarcou num avião, mas não se sabe para onde.
Mundo

Família de Asia Bibi pede asilo por "segurança"

A família de Asia Bibi, absolvida na quarta-feira de uma condenação à morte por blasfémia pelo Supremo Tribunal do Paquistão, pediu asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.
Paquistão

Fim dos protestos contra a libertação de Asia Bibi

158
Os protestos no Paquistão contra a libertação da mulher absolvida oito anos após ter sido condenada à morte por blasfémia, terminaram, este sábado, depois de um acordo entre Governo e manifestantes.
Talibãs

Clérigo "pai dos Talibãs" esfaqueado no quarto

336
Maulana Sami ul-Haq, um clérigo paquistanês conhecido como o "pai dos talibãs", foi encontrado deitado na cama, numa poça de sangue, em Rawalpindi, no Paquistão.
Paquistão

Cristã condenada à morte por blasfémia é libertada

2.156
Presa desde 2009 pelo crime de blasfémia contra o profeta Maomé, Asia Bibi, cristã paquistanesa, foi absolvida pelo Supremo Tribunal, que não deu a sua culpa como provada. Já há protestos nas ruas.
Paquistão

Paquistão. Parlamentares votaram para eleger PR

Os parlamentares das duas câmaras do Parlamento paquistanês e das quatro Assembleias Provinciais do país votaram esta terça-feira para eleger o 13.º Presidente do país, que sucederá a Mamnoon Hussain.
Holanda

Wilders cancela concurso de cartoons de Maomé

245
O concurso provocou protestos agressivos no Paquistão, onde se pediu um corte de relações diplomáticas. O cancelamento, afirmou Wilders, surge na sequência das ameaças de morte recebidas.
Estados Unidos da América

Telefonema causa mal-estar entre Paquistão e EUA

Washington diz que "levantou a importância de Islamabad tomar medidas contra os terroristas, mas Islamabad disse que "nenhuma questão relacionada com terroristas no Paquistão" foi levantada.
Paquistão

Primeiro-ministro do Paquistão tomou posse hoje

Imran Khan assumiu o cargo de primeiro-ministro paquistanês este sábado, numa cerimónia em Islamabad, com a presença das autoridades daquele país asiático.
Paquistão

Nawaz Sharif é hospitalizado no Paquistão

Os médicos recomendaram a transferência de Sharif para o hospital, que está preso desde o início do mês, já que o seu eletrocardiograma mostrou "variações".
Paquistão

Jogava críquete e ganhou legislativas no Paquistão

O candidato Imran Khan, do partido Pakistan Tehreek-i-Insaf, que estava a liderar a contagem não-oficial e parcial de votos prometeu uma "nova" maneira de dirigir Paquistão como primeiro-ministro.
Paquistão

Paquistão. Partido de estrela de críquete à frente

Vários partidos do Paquistão afirmaram já que vão rejeitar os resultados antes do anúncio oficial por considerarem que a contagem dos votos foi falsificada. A contagem está atrasada.
Paquistão

Partido no poder rejeita resultados das eleições

A Liga Muçulmana do Paquistão recusou os resultados das eleições legislativas realizadas nesta quarta-feira, ainda antes do anúncio oficial dos primeiros escrutínios.
Paquistão

Paquistão. 30 mortos em ataque suicida

O número certo de mortos num ataque suicida no Paquistão ainda não é conhecido, mas as agências noticiosas citam fontes oficiais que apontam para mais de 20 vítimas mortais e cerca de 40 feridos.
Paquistão

Paquistão. Eleições em clima de instabilidade

Estas eleições são as segundas na história do país em que o governo conclui um mandato completo e transmite o poder a um novo executivo, após ter sido governado por ditaduras militares.
Paquistão

Paquistão. Instabilidade a dois dias das eleições

A dois dias das eleições legislativa, o Paquistão enfrenta instabilidade na cena política e económica, com minorias religiosas a serem excluídas e a segurança a ser ameaçada pelo terrorismo.
Paquistão

149 mortos no ataque no Paquistão na sexta-feira

O ataque suicida de sexta-feira na região de Mastung, Baluchistão, já reivindicado pela grupo extremista Estado Islâmico, ocorreu durante uma manifestação eleitoral.
Paquistão

Bombista suicida no Paquistão causa 124 mortos

Com o aproximar das eleições de 25 de julho, vários ataques terroristas reivindicados pelos talibãs paquistaneses têm instalado um clima de medo e tensão
Paquistão

Talibãs reivindicam ataque suicida no Paquistão

Os talibãs paquistaneses reivindicaram o atentado suicida de terça-feira, durante uma reunião eleitoral em Peshawar, no noroeste do Paquistão, que causou 20 mortos, incluindo um candidato.
Paquistão

Paquistão. Político morto em ataque suicida

Haroon Bilour, candidato do Partido Nacional Awami (ANP), estava a participar num comício em Pashawar, no Paquistão. Polícia diz que ataque suicida que provocou 13 mortos tinha o político com alvo.
Paquistão

Ex-PM paquistanês condenado por corrupção

O antigo primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif foi condenado a dez anos de prisão por um tribiunal anti-corrupção, anunciou o seu advogado de defesa.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Talibã

Drone mata talibã que ordenou morte de Malala

Um ataque americano com um drone matou um líder talibã no Paquistão. Mullah Fazlullah tinha dado ordem para assassinar a ativista Malala em 2012.
Mundo

Dois mortos e 8 feridos na fronteira da Índia

O incidente ocorreu apenas duas semanas após Índia e Paquistão terem decidido levar finalmente à prática o acordo de cessar-fogo assinado em 2003.
Acidentes e Desastres

Cinco mortos em queda de ponte 

Pelo menos cinco estudantes morreram e 12 estão desaparecidos após a queda de uma ponte num local turístico da Caxemira paquistanesa. Autoridades têm pouca esperança de encontrar sobreviventes.
Paquistão

Ministro do Interior foi baleado

O ministro do Interior do Paquistão, Ahsan Iqbal, foi baleado este domingo, mas não corre risco de vida, indicou à agência France Presse o seu assessor, a poucos meses das eleições legislativas.
Paquistão

Explosões em minas matam 23 pessoas no Paquistão

Pelo menos 23 mineiros morreram e outros nove ficaram feridos após explosões em duas minas de carvão na província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão.
Malala Yousafzaï

Malala termina visita ao Paquistão 

142
Malala terminou a visita ao Paquistão esta segunda-feira. A prémio Nobel da Paz, que esteve doze anos sem visitar o país natal, mostrou-se feliz por voltar. A sua presença, contudo, gerou protestos.
Malala Yousafzaï

Malala visita cidade natal sob escolta

A prémio Nobel da Paz Malala Yousafza viajou entre fortes medidas de segurança a Mingora, na primeira visita à cidade natal desde que em 2012 um talibã a atingiu com um tiro na cabeça.
Paquistão

Escolas particulares lançam campanha contra Malala

288
Uma organização de escolas particulares do Paquistão lançou uma campanha pública contra a prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai, que regressou à cidade onde em 2012 foi baleada na cabeça pelos talibãs.
Malala Yousafzaï

Malala feliz por voltar ao Paquistão

450
Malala Yousafzai regressou ao Paquistão seis anos após ter abandonado o país entre a vida e a morte depois de ter sido baleada pelos talibãs. A Prémio Nobel da Paz diz estar muito feliz por regressar.
Paquistão

Mulher hindu eleita para o Senado do Paquistão

410
Uma mulher da marginalizada minoria hindu foi eleita para o Senado do Paquistão, numa eleição em que um clérigo ligado aos talibãs foi derrotado. Uma estreia histórica no país.
Terrorismo

Ataque suicida mata 11 soldados no Paquistão

Onze soldados morreram num ataque suicida no Paquistão, reivindicado por talibãs, que ocorreu num campo militar no noroeste do país, segundo um comunicado do exército paquistanês.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.
Recep Tayyip Erdogan

Turquia acusa EUA e Israel de interferência

Erdogan afirmou que o facto de alguns países "sobretudo os Estados Unidos e Israel" se meterem nos assuntos internos do Irão e Paquistão "vira as pessoas umas contra as outras nesses países".
China

China: aliança com Paquistão e Afeganistão

O novo mecanismo de cooperação entre a China, Paquistão e Afeganistão "não é dirigido contra terceiros" e quer beneficiar outros países, garantiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
Paquistão

Ataque bombista faz nove mortos e 18 feridos

As autoridades paquistanesas anunciaram este domingo que dois bombistas suicidas atacaram uma igreja na cidade de Quetta, matando nove pessoas e ferindo 30. O Estado Islâmico já reivindicou o ataque.
Talibã

Nove mortos num ataque talibã no Paquistão

Ataque por grupo terrorista numa escola no Paquistão causou, pelo menos, nove mortos. 25 pessoas ficaram feridas. Os três atacantes já foram abatidos.
Paquistão

Paquistão. Ministro da Justiça demite-se

O ministro da Justiça do Paquistão demitiu-se na sequência de protestos que bloquearam Islamabad durante 20 dias e causaram seis mortos e centenas de feridos, anunciou a rádio estatal paquistanesa.
Paquistão

Protestos alastram no Paquistão

A contestação alastrou a diferentes cidades do Paquistão após a fracassada dispersão no sábado de um protesto islamita às portas da capital, enquanto o exército parece hesitar em intervir na crise.
Literatura

Livro infantil de Malala editado em Portugal

174
O livro ilustrado para a infância "O lápis mágico de Malala", da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz em 2014, é editado este mês em Portugal.
Médio Oriente

A ida quase secreta de Tillerson ao Médio Oriente

O Secretário de Estado norte-americano visitou, em poucas horas, o Afeganistão e o Iraque. Ninguém sabia da viagem de Rex Tillerson nem o porquê de tanto mistério.
Panama Papers

Antigo primeiro-ministro do Paquistão acusado

O antigo primeiro-ministro paquistanês foi acusado de corrupção no âmbito do caso Panama Papers. Para além de Nawaz Sharif, a filha e o genro do antigo governante do Paquistão também estão indiciados.
Terrorismo

Família refém dos talibã durante 5 anos foi salva

O exército paquistanês resgatou a família de Caitlan Coleman e Josha Boyle passados cinco anos de terem sido capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro, durante o qual tiveram três filhos.
Paquistão

Paquistão. 12 mortos, 30 feridos em ataque suicida

O ataque ocorreu esta quinta-feira num santuário xiita em Jhal Magsi, aldeia a cerca de 400 quilómetros a leste de Quetta, capital da província do Baluchistão.
Paquistão

Quem é o culpado pela morte de Benazir Bhutto?

Dez anos depois do assassinato da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, há duas pessoas condenadas pelo crime, dois polícias que podem ter sido mandados por alguém "no topo".
Presidente Trump

Trump quer reforço militar no Afeganistão

Trump quer reforçar presença no Afeganistão para evitar "previsíveis e inaceitáveis" resultados de uma saída rápida do país, contradizendo posição anterior. "Não digo quando, mas vamos atacar."
Paquistão

Bomba mata 15 pessoas Quetta, sul do Paquistão

Quinze pessoas morreram este sábado depois de um bombista suicida se ter feito explodir perto de um grupo de militares em Quetta, no sul do país. É o último de uma série de ataques terroristas
Paquistão

"Madre Teresa" do Paquistão morre aos 87 anos

169
Ruth Pfau, uma religiosa alemã com formação em Medicina que dedicou a vida a combater a lepra no Paquistão, morreu na quarta-feira aos 87 anos, indicou fonte médica.
Corrupção

Paquistão. Sharif sucede a Sharif?

Primeiro-ministro paquistanês, afastado do poder por envolvimento num caso de corrupção, tenta lançar o seu irmão mais novo como seu sucessor. "É uma forma de monarquia", acusa líder da oposição.
Paquistão

Primeiro-ministro paquistanês afastado do cargo 

Numa decisão histórica, o Tribunal Supremo do Paquistão afastou o primeiro-ministro Nawaz Sharif. Também ordenou que o caso fosse julgado pelo organismo responsável pela luta contra a corrupção.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
Paquistão

Paquistão. 190 é o número de mortos da explosão

As autoridades paquistanesas elevaram hoje para 190 o número de mortes causadas pela explosão de um camião-cisterna, ocorrida no domingo.
Paquistão

153 mortos em acidente no Paquistão

Um camião-cisterna com combustível teve um acidente no Paquistão e 153 pessoas morreram quando tentavam recolher o combustível derramado. Um cigarro poderá ser a causa da explosão.
Paquistão

Paquistão. Atentado faz 11 mortos e 20 feridos

A explosão de um veículo armadilhado no sudoeste do Paquistão vitimou 11 pessoas e feriu outras 20. Porta-voz do hospital do governo acredita que o número de mortos pode aumentar.
Cabul

Paquistão nega envolvimento no atentado de Cabul

O governo do Paquistão negou qualquer participação dos seus serviços secretos no atentado de quarta-feira em Cabul, uma acusação que partiu dos serviços de informação do Afeganistão.
Paquistão

Paquistão. 20 mortos em ataque a santuário Sufista

De acordo com o chefe da polícia da região de Punjab, Zulfiqar Hameed, foram detidos três suspeitos, incluindo o responsável daquele santuário.
Paquistão

Paquistão. Pelo menos seis mortos em atentado

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba num mercado numa zona maioritariamente xiita no noroeste do Paquistão.
Paquistão

Cinco mortos em atentado à bomba no Paquistão

Pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas depois de uma bomba explodir, esta quinta-feira, num edifício de uma zona comercial em Lahore, no Paquistão.
Paquistão

Governo português condena atentado no Paquistão

O Governo português condenou esta segunda-feira o atentado terrorista que na quinta-feira causou a morte a 88 pessoas e feriu mais de uma centena num templo de Sehwan Sharif, no Paquistão.
Paquistão

Paquistão. Número de mortos em templo sobe para 88

O número de mortos do ataque suicida contra um templo sufista no sul do Paquistão aumentou para 88, enquanto 343 pessoas ficaram feridas, 40 delas em estado crítico.
Paquistão

70 mortos em ataque suicida no Paquistão

Pelo menos 70 pessoas morreram num ataque suicida a um templo, durante a hora da oração, no sul do Paquistão. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Paquistão

Paquistão proíbe celebração do Dia dos Namorados

565
Os paquistaneses estão proibidos de celebrar o amor neste São Valentim. Um tribunal do Paquistão decidiu que a data vai contra os valores islâmicos e promove "a imoralidade, nudez e indecência".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)