A little bit of Monica in my life
A little bit of Erica by my side
A little bit of Rita is all I need
A little bit of Tina is what I see
A little bit of Sandra in the sun
A little bit of Mary all night long
A little bit of Jessica here I am
A little bit of you makes me your man

Lou Bega Mambo No. 5

Por esta altura, é provável que esteja a cantarolar a letra do hit musical de Lou Bega. É também provável que se sinta ligeiramente envergonhado/a por recordar-se não só do refrão como da melodia que, entretanto, já tomou conta do seu imaginário. Mas não se sinta culpado, não está sozinho no barco.

O software de música Spotify quis saber quais as músicas que ouvimos, mas não admitimos gostar. Para isso, analisou mais de 120 mil playlists do Reino Unido chamadas Guilty Pleasures. Como resultado, foi revelada uma lista com dez temas que, a dada altura, captaram a nossa atenção pelas letras e ritmos cativantes. Mas (talvez) para surpresa coletiva, o top 10 não inclui nem Madonna nem Kylie Minogue. Em vez disso, recua ao estilo pop que marcou a década de 1980: a ocupar o número um dos “prazeres culpados” está a canção Mambo No.5, de Lou Bega, seguida de Wake Me Up Before You Go, de Wham!, e My Sharona, dos The Knack. No meio da lista encontra-se Who Let The Dogs Out (Baha Men), Never Gonna Give You Up (Rick Astley) e U Can’t Touch This (MC Hammer).

Mas o Spotify foi mais longe e analisou ainda as diferenças nos gostos musicais de ambos os sexos. Na lista de “guilty pleasures” das senhoras, os One Direction ocupam o pódio com o tema What Makes You Beautiful. As bandas Spice Girls e Backstreet Boys ganham algum destaque e registam presença no top 5. Do lado dos homens o cenário é semelhante: a música Call Me Maybe, de Carly Rae, tem direito a reclamar o primeiro lugar e, uma vez mais, as Spice Girls e os Backtreet Boys parecem cativar a audiência masculina.

O site de música Gigewise dá conta que as músicas que exigem pouco esforço cerebral para serem ouvidas são o guilty pleasure perfeito. Citando Jacob Jolij, professor de psicologia cognitiva e neurociência na Universidade de Groningen, explica ainda que as canções de estilos mais complexos, como jazz e rock progressivo, são menos propensas a serem consideradas “prazeres culpados”.

“A little bit of Monica in my life, A little bit of Erica by my side…”

Lista completa:
1. Mambo No. 5 – Lou Bega
2. Wake Me Up Before You Go GoWham!
3. My SharonaThe Knack
4. Don’t Stop Believin‘ – Journey
5. Cotton Eye Joe – Rednex
6. You Spin Me Round (Like a Record) – Dead Or  Alive
7. Who Let The Dogs OutBaha Men
8. Never Gonna GiveYou UpRick Astley
9. U Can’t Touch ThisMC Hammer
10. Call Me MaybeCarly Rae Jepsen