Não há maneira de Pep Guardiola ganhar a Supertaça da Alemanha. No ano passado perdeu por 4-2 contra um fantástico Dortmund. Este ano voltou a cair, desta vez por 2-0. Os golos foram marcados por Mkhitaryan e Aubameyang, mas as contas podiam ter sido bem mais volumosas — a partida terminaria com 26 remates, sendo que o Dortmund seria responsável por 22.

Mas comecemos pelo princípio: os onzes. Guardiola não contou com Ribéry e Robben e deixou no banco Dante, Badstuber, Lahm e Götze. E não esqueçamos que o catalão perdeu Toni Kroos para o Real Madrid, que acabou de vencer a Supertaça Europeia (2-0 vs. Sevilha). O Dortmund de Jürgen Klopp também contou com várias ausências. Os nomes de Weidenfeller, Hummels, Gündogan, Sahin e Reus não constavam na convocatória. O central Subotic não saiu do banco de suplentes. Se alguns estão lesionados, outros ainda não se encontram em condições depois de atuar no Campeonato do Mundo.

O Bayern começou com mais bola, mas o Dortmund, qual furacão amarelo, tinha os olhos na baliza e começou desde muito cedo a importunar Manuel Neuer. Depois de várias ameaças, o golo do Borussia chegou aos 23 minutos: Aubameyang viu o seu remate ser bloqueado, mas a bola acabaria por sobrar para Mhkytaryan, que marcaria o primeiro da tarde. Alaba e Javi Martínez, que atuou a central, ficaram mal na fotografia — o espanhol acabaria por sair lesionado à passagem da meia hora de jogo após choque com Schmelzer.

A segunda parte continuou com o Dortmund mais empenhado em chegar ao segundo golo, que chegaria aos 61′. Boa jogada de entendimento a culminar num cruzamento a partir da direita: Aubameyang disse “obrigado” e fez o dois-zero. O avançado do Gabão, que mais parece uma seta supersónica, festejou com uma mascara do Homem-Aranha. O Bayern Munique estava, de facto, entregue às teias desta equipa montada por Klopp.

O marcador não voltaria a mexer. O Dortmund conseguia algo histórico: ultrapassava o eterno rival em conquistas na Supertaça (6 vs 5). Os bávaros somam agora cinco derrotas no jogo que junta o campeão da Bundesliga e o vencedor da Taça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR