A Apple deverá iniciar a produção do maior iPad de sempre no início do próximo ano. A notícia ainda não foi oficialmente confirmada pela empresa norte-americana, mas algumas pessoas ligadas ao processo têm-no garantido à imprensa internacional. O novo iPad terá um ecrã de 12,9 polegadas (cerca de 33 centímetros) na diagonal, deixando-o muito próximo das dimensões que os computadores portáteis normalmente têm.

Atualmente, a Apple produz dois modelos de iPad: o Mini, com 7,9 polegadas (20 centímetros) e o Air, com 9,7 polegadas (25 centímetros), cujas vendas estão a decrescer continuamente há dois trimestres consecutivos, adianta a Bloomberg, que afirma que o presidente da empresa, Tim Cook, espera renovar o posicionamento da Apple nesse segmento de mercado. Apesar do decréscimo de vendas, é no segmento de tablets mais pequenos que se têm registado os melhores resultados, o que, aliás, fez com que a Google tivesse conquistado terreno à Apple no que aos sistemas operativos diz respeito: em 2013, os Android representavam 63% do mercado e o iOS apenas 36%.

A ideia de pôr à venda um iPad tão grande será a de conquistar os consumidores, especialmente os empresariais, que atualmente utilizam os portáteis – maioritariamente da Microsoft. Para isso poderá contribuir a parceria da Apple com a IBM, celebrada em julho, e que Tim Cook considerou relevante para o “crescimento futuro do iPad”.

Mas será que as pessoas querem mesmo um iPad de 12,9 polegadas? “O meu palpite é que os utilizadores de portáteis não vão deixar de os usar para passarem para um tablet maior”, comenta Paul Kedrosky, editor da Bloomberg. Também no iMore, um dos mais importantes fóruns de utilizadores de produtos Apple, um inquérito revela que a maioria dos votantes considera que o iPad de 9,7 polegadas já é suficientemente grande.

Correm rumores sobre a possibilidade de o próximo iPhone, o 6, vir a ter também ecrãs maiores do que o usado no iPhone 5S. Esse novo smartphone poderá ser lançado no mercado já no início de setembro, em duas versões: uma com um ecrã de 4,7 polegadas (cerca de 12 centímetros) e a outra com 5,5 polegadas (14 centímetros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR