Compor uma sequência de acordes de guitarra que agarre de imediato a atenção de quem a escuta é um dos grandes segredos da música rock. E nesta arte de inventar riffs poderosos e dotados de um magnetismo irresistível, há obras que resistem ao teste do tempo, como demonstra a votação organizada pela BBC Radio 2.

A estação desafiou um painel de disc jockeys, críticos e produtores a eleger o melhor riff de sempre do rock e Whole Lotta Love, dos Led Zeppelin, o tema que abre o segundo álbum de originais da banda, de 1969, arrecadou a primeira posição numa lista com cem entradas. Na segunda posição ficaram os Guns’n’Roses, com Sweet Child O’Mine, e o pódio ficou encerrado com Back in Black, dos AC/DC, tema que dá o título a um álbum editado em 1980.

O top dos dez melhores inclui, ainda, Smoke On The Water, dos Deep Purple, Layla, dos Derek & The Dominoes com Eric Clapton, How Soon Is Now?, dos Smiths, Down Down, dos Status Quo, Money For Nothing, dos Dire Straits, You Really Got Me, dos Kinks, e Money, dos Pink Floyd.

Ouça os dez melhores riffs de sempre

1. Whole Lotta Love, Led Zeppelin

2. Sweet Child O’Mine, Guns’n’Roses

3. Back in Black, AC/DC

4. Smoke On The Water, Deep Purple

5. Layla, Derek & The Dominoes

6. How Soon Is Now, The Smiths

7. Down Down, Status Quo

8. Money for Nothing, Dire Straits

9. You Really Got Me, The Kinks

10. Money, Pink Floyd

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR