A primeira experiência internacional do Programa de Itinerâncias da Bienal de São Paulo, no Brasil, vai começar no Porto, ao longo do outono de 2015. A Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação de Serralves assinaram um acordo de parceria que vai permitir a exibição de algumas obras da 31ª Bienal de São Paulo, um dos principais eventos do circuito artístico internacional de arte contemporânea.

O objetivo desta parceria, refere a Fundação de Serralves em comunicado, é o de apresentar as grandes matrizes conceptuais daquela Bienal brasileira ao público europeu. “A exposição apresentada em Serralves será fruto de uma reflexão conjunta dos curadores da 31ª edição da Bienal – Charles Esche, Pablo Lafuente, Galit Eilat, Oren Sagiv e Nuria Enguita – e da equipa do Museu de Serralves”.

Ainda não se sabe que obras irão atravessar o Atlântico, mas é possível ter uma ideia a partir de 6 de setembro, dia em que começa a 31.ª edição da Bienal, desta vez com o mote “Coisas que não existem”. Com o foco na contemporaneidade, “o título fundamenta-se na ideia de que os projetos artísticos podem desencadear atos de imaginação e transformação mental capazes, por sua vez, de provocar alterações no curso dos acontecimentos”, lê-se no comunicado. A seleção final sobe as obras a expor no Porto vai depender da relação com o próprio espaço do Museu de Serralves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR