Socialismo
Socialismo

O Pé Invisível do Estado

308
Nos regimes eminentemente socialistas, como Portugal, um pé invisível do Estado espezinha áreas da economia, sectores de actividade, negócios, contribuintes, doentes, em resumo, espezinha o indivíduo
Educação

Educar para o socialismo

1215
Infelizmente os esforços estatais de educação e doutrinação não têm produzido os resultados esperados. A grande maioria dos nossos jovens continua a não perceber o que é o socialismo.
Socialismo

75 Anos depois: O Caminho para a Servidão /premium

236
Dedicado aos “socialistas de todos os partidos”, The Road to Serfdom foi um apelo genuíno de um austríaco anglófilo, anti-nazi e anti-comunista: não confundamos liberdade com estatismo.
Liberalismo

De onde vem a riqueza?

201
A riqueza vem das instituições políticas e económicas que permitem uma sociedade pluralista que consiga aproveitar todos os benefícios da liberdade individual e económica.
Filosofia Política

A doença mental chamada Amazónia

330
Resta decretar o estado de emergência climática que, na prática, se traduz no combate ao capitalismo em nome do socialismo, mas na condição daquele disponibilizar muitos mil milhões de dólares a este.
Política

Vamos tentar outra vez o socialismo?

1879
Não há um único caso na história em que governos socialistas tenham tido sucesso senão por um período curto de tempo. Um sucesso aparente, pois passadas as ilusões a realidade bateu sempre com força.
Política

A sobrevivência do socialismo /premium

160
O socialismo é a protecção de um sector contra os que ficam de fora. O desejo de ordem e a desresponsabilização é natural entre os que querem segurança a todo o custo.
Socialismo

Má-fé socialista /premium

780
Não é a situação social em Portugal muito melhor que na Venezuela — e que nos outros países socialistas? Sim, mas quem está mais avançado na implantação do socialismo, Portugal ou Venezuela?
Política

"Quem vive só da política torna-se corrupto"

1561
Maria Castello Branco, 20 anos, cabeça de lista da Iniciativa Liberal por Castelo Branco. Liberal libertária que não quer o Estado "na cama de ninguém". É a convidada do programa "A Minha Geração".
Maioria de Esquerda

E se Cavaco Silva não tivesse dado posse a Costa? /premium

1476
O PS, BE e PCP não chegaram em 2015 com um programa para governar mas sim com um projecto de poder. Era esse o momento certo e provavelmente único para o porem em prática. Puseram-no.
Socialismo

O Estado não é arbitrário; é subsidiário

Como se sabe, o Partido Socialista tem tido intermitências, e hoje Portugal parece ser uma reserva ecológica de preservação das clássicas espécies de socialismos centralistas em risco de extinção.
Socialismo

Porque não sou socialista /premium

3888
A simples condição de “não socialista” parece estar tocada pela lepra e merecer um cordão sanitário. É pois tempo de dizer que não sou socialista porque já fui socialista e sei o que isso significa.
Venezuela

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

714
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
Socialismo

As partículas elementares do socialismo /premium

1766
Temos um Estado dominante. Não garante a segurança do povo, da floresta, das pontes, dos paióis, mas decide quanto sal te o pão, que teor de açúcar bebemos e como nos relacionamos com os animaizinhos.
Socialismo

A coerência socialista no seu melhor

No se puede ser proeuropeo y apoyarse en fuerzas antieuropeístas para gobernar" disse Pedro Sánchez no recente congresso dos socialistas europeus realizado em Lisboa. Será que António Costa ouviu?
PS

Oposição eslovaca não conseguiu chegar a Costa

Líder de partido da oposição eslovaca pediu, em Helsínquia, ajuda a Rio para protesto em Lisboa. Aljoz Hlina queria audiência com Costa, que não foi concedida, mas distribuiu flyers
Socialismo

Socialistas europeus reelegem Sergei Stanishev

Sergei Stanishev, antigo primeiro-ministro da Bulgária, foi pela primeira vez eleito presidente do PSE em 2012, tendo sido reeleito no congresso de 2015, entrando agora no seu terceiro mandato.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE:"Não podemos ser ambíguos sobre autoritarismo"

982
Três dias depois de receber Xi Jinping, MNE diz que socialistas não podem "ser ambíguos" na hora de combater regimes autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita, asiáticos ou sul-americanos.
PS

"O segredo" de António Costa, segundo Zorrinho

185
Fernando Medina desafiou os socialistas europeus a fazerem sempre o Congresso em Lisboa. Já Zorrinho, inspirado em Costa, revelou "o segredo" para os socialistas chegarem e se manterem no poder.
Socialismo

O verdadeiro regime dos salários baixos  /premium

891
Para António Costa, é mais importante ter muitos funcionários mal pagos, do que menos funcionários, mas mais bem pagos. É a função pública reduzida a uma variante do rendimento social de inserção.
Conversas à Quinta

Porque é que ainda discutimos Marx 200 anos depois

Karl Marx nasceu há 200 anos e o seu pensamento marcou indelevelmente o século XX. Com a queda do socialismo real disse-se que seria esquecido, mas não foi assim pois o seu espectro ainda paira por aí
Corrupção

Sócrates não esteve sozinho /premium

2781
Esperemos que os ex-colegas de Sócrates que ainda nos governam e ainda dirigem o PS não nos façam suspeitar de que, para eles, o único problema de Sócrates foi ter-se deixado apanhar.
Inovação

O progresso no século XXI não é de esquerda

701
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.
Política

Não somos todos marxistas

497
Sim, possivelmente, “Marx vive” — nas culturas políticas tribais que desconhecem o primado da lei. Mas nem todas as culturas políticas são tribais. Por esta razão, não somos todos marxistas.
PSD

Será Rio capaz de falar a quem não é socialista?

Há um país que quer um futuro diferente do país da geringonça. O desafio do líder do PSD é dar voz e ser o rosto desse país. Mais: não está sozinho nesse território. Também lá está o CDS.
Economia

"O setor financeiro é o elefante sobre a economia"

Ben Fine, economista da Universidade de Londres, admite que não tem havido bons exemplos do que chamam de socialismo, mas também que não é justo compará-lo com o melhor capitalismo.
Óbito

Costa e Marcelo prestam homenagem a Edmundo Pedro

O resistente antifascista e histórico socialista foi evocado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro como um grande lutador pela liberdade antes e depois do 25 de Abril.
Governo

Um governo de mortos-vivos políticos

2619
Ninguém perceberá o actual governo se não perceber o enorme conjunto de fracassos que está por detrás dele. Este é mesmo um caso de “mortos agarrados aos vivos", para usar a expressão de Marx.
PCP

O mundo está pior sem URSS

3818
O secretário-geral do PCP admitiu, na terça-feira, que o mundo está pior sem o socialismo e sem a União Soviética, após a queda do URSS, em 1991, e defende que "o socialismo é preciso".
PCP

Jerónimo defende socialismo e revolução russa

108
O líder comunista reclamou para o PCP o papel do partido que "faz acontecer" em Portugal para "derrotar e travar a brutal ofensiva" do PSD/CDS, "mantendo no horizonte o objetivo do socialismo".
Arrendamento

O anexo

2123
O proprietário precisa de autorizações por tudo e por nada, mas o inquilino pode fazer o que quiser, até construir um anexo, sem pedir autorização a ninguém. É assim o nosso socialismo-não-coletivista
Bloco de Esquerda

Fórum Socialismo. A rentrée do Bloco em Lisboa

O Fórum Socialismo 2017, a rentrée política do Bloco de Esquerda, arranca esta sexta-feira, em Lisboa, promovendo até domingo mais de 50 debates sobre temas que vão desde a Venezuela ao eucaliptal.
Jerónimo De Sousa

"Socialismo mantém todo o potencial de realização"

1476
O secretário-geral do PCP defende que a luta de classes continua o motor da história, que o capitalismo está em crise e o socialismo é o futuro da humanidade.
Socialismo

Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1102
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
Cuba

Concentração de riqueza não será permitida em Cuba

668
A concentração de propriedade e riqueza não será permitida no novo modelo económico socialista cubano, afirmou na quarta-feira o vice-presidente da ilha Marino Murillo, numa comissão no parlamento.
PSOE

Sánchez apoia "a via portuguesa de Antonio Soares"

109
Pedro Sánchez confundiu Costa com Soares mas elogiou a "la via portuguesa" de governação. Mas a frase do debate pela liderança do PSOE foi outra: "No mientas, cariño!", pediu Susana Diaz a Sánchez.
Presidenciais em França

A França, o Socialismo, o Liberalismo e Portugal

299
Na trilogia "liberté, egalité, fraternité" a esquerda de tradição socialista esquece muitas vezes a primeira. Em Portugal, como em França, o futuro da esquerda moderada será social-liberal ou não será
Comunismo

Se for preciso, até os vermes apoiarão

2950
A tão apregoada superioridade moral dos comunistas permite-lhes até condenar, nas páginas do "Avante!" os media que ousam chamar a atenção para o regime mais desumano na Terra, o da Coreia do Norte.
Maioria de Esquerda

Viagem pela memória: Chavez, Hollande e socialismo

328
Macron mostrou que o anti-establishment não tem de estar sequestrado por extremismos nem por subprodutos corrosivos como Corbyn, Farage, Trump, Le Pen, o rabo de cavalo do Podemos ou Catarina Martins.
União Europeia

O fim do centro-esquerda

523
A questão política da actualidade está na desaparição do centro-esquerda europeu, cujo espaço os populistas invadiram. E ou volta a representar quem ignorou, ou o populismo instalar-se-á no seu lugar.
Holanda

Países liberais são ricos, socialistas são pobres

3994
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza
José Sócrates

O socratismo como doença terminal do socialismo

3443
O socratismo levou aos limites o dirigismo económico e a concentração de poderes, foi o estádio superior do socialismo num Portugal apático. Depois nesse terreno medraram viçosos os casos de polícia.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo homenageia Joaquim Gomes

Jerónimo de Sousa evocou o exemplo do antigo dirigente comunista e resistente antifascista Joaquim Gomes para defender a necessidade de continuar a "luta pelo socialismo".
Venezuela

Venezuela. IS exige libertação de presos políticos

O XXV Congresso da Internacional Socialista (IS) "exigiu" ao Presidente da Venezuela a libertação dos presos políticos, condenando ainda a violação "sistemática" dos direitos humanos nesse país.
França

Socialistas reclamam direito de não apoiar Hamon

Numa carta pública, alguns deputados da ala direita do partido reclamam o direito de não apoiarem Hamon nas presidenciais em França. Há alguns socialistas que já se viraram para o independente Macron.
França

Hamon vs. Valls: economia é o que mais os separa

No último combate televisivo antes das primárias do fim-de-semana, os dois socialistas franceses mostram o quanto os separa em matéria económica. Valls ataca subsídio universal que Hamon já limitou.
Hungria

A Revolução Húngara, 60 anos depois

144
A causa da Revolução Húngara de 1956 era a causa da democracia ocidental, que finalmente triunfou em 1989 — e que devemos saber voltar a defender hoje.
Orçamento do Estado

Antes de desistirmos

1161
A austeridade foi sempre o fim do socialismo, mesmo sem o euro e as suas regras: porque nenhuma sociedade alguma vez criou mais riqueza quando o poder político ameaça quem investe, trabalha e poupa.
Socialismo

Ultrapassagens & derrapagens

Mal o PS ameaçar com eleições, o BE e o PCP terão de se afastar velozmente do governo a tempo de evitarem perder votos para o PS quando surgir o risco de as eleições se precipitarem.
Pedro Sánchez

De Sánchez a Costa: problemas da social-democracia

922
Em Espanha, Pedro Sánchez fez-se radical e tentou aliar-se ao radicalismo para continuar à frente do partido e chegar ao governo. Falhou. Em Portugal, António Costa conseguiu. É a diferença.
Espanha

O próximo governo espanhol

Esse tipo de populismo em que se enredou Sánchez, tal como António Costa, só pode atar as lideranças partidárias a promessas de comício e ambições de poder que não fazem sentido na União Europeia.
União Europeia

"É muito mau aplicar sanções"

Gianni Pittella, presidente do grupo dos socialistas no Parlamento Europeu, defende que este não é o momento histórico para sanções e que todos os países se devem unir para promover crescimento.
Panama Papers

O fim do socialismo (se fôssemos inteligentes)

1378
A Venezuela está finalmente liberta da tirania dos luxos capitalistas (aquilo que por cá chamamos bens de primeira necessidade). Estou à espera que os jornalistas peçam comentários ao Bloco e a Louçã.
Governo

Afinal, onde está o radicalismo ideológico?

1479
O discurso e as medidas do novo Governo e da maioria PS-BE-PCP na Assembleia mostram que se está a regressar a um tempo onde a ideologia vale mais do que a realidade. E esse é o tempo dos radicalismos
Governo

Não há dinheiro para pagar mais socialismo

4206
Ainda que continue a não haver uma reflexão crítica séria sobre o modelo de Estado Social, importa que se reconheça pelo menos que não há dinheiro para pagar mais socialismo do que o que já temos.
Futuro da Grécia

A atracção fatal do PS pelo Syriza

501
Para o PS está a revelar-se especialmente difícil escolher entre ser alternativa política dentro do quadro estabelecido ou continuar a revelar-se perigosamente atraído pelo radicalismo do Syriza.
PS

O infantilismo, doença degenerativa do socialismo

2591
Os partidos socialistas vão ficando cada vez mais fracos, os seus eleitorados mais irrealistas e disponíveis para os mais destravados populismos e as lideranças mais reféns dos índices de popularidade
Espanha

A cidade perfeita existe. Será mesmo perfeita?

12700
A polícia não existe. Desemprego também não. E a Câmara paga a quem quiser construir uma casa. É Marinaleda, que diz ser o paraíso democrático em Espanha. Será mesmo?
Nova Constituição

Comente: o preâmbulo deve ser alterado?

Ao longo dos 50 dias em que o Observador vai pensar e debater a Constituição, iremos colocar todas as semanas questões abertas ao debate público. Queremos ouvir a sua voz e conhecer as suas opiniões.
Nova Constituição

Estamos obrigados a caminhar para o socialismo?

153
Esta é a segunda das 50 perguntas sobre a Constituição que iremos colocar diariamente, enquanto durar o novo projeto do Observador. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Socialismo

A esquerda não é alternativa

Os historiadores irão olhar para a crise como a segunda morte das ideias socialistas. O socialismo marxista morreu em 1989 e o capitalismo de Estado, que tanto agradava aos socialistas, morreu em 2011
Socialismo

Socialismo utópico e socialismo científico

As crenças absurdas afectam, ou ameaçam afectar, as nossas vidas, como as de Vasco Lourenço e Varoufakis, e aí é que a porca torce o rabo. Sobretudo quando as querem impor contra a vontade da maioria.
I Guerra Mundial

A Europa e a tentação pelo abismo

265
Em 1914 a Europa mergulhou no abismo empurrada por nacionalismos de várias cores e pela vertigem das utopias socialistas. Um século depois, importa ter a capacidade de aprender com os erros do passado
Isabel Moreira

Votar à esquerda, dormir à direita

3773
Isabel Moreira e Raquel Varela – e as outras mulheres de esquerda igualmente coquetes – só aceitam um socialismo que não lhes perigue os armários de sapatos. E isso o meu armário de sapatos apoia.
Mundo

As divisões nos socialistas franceses

Ao incumprimento das promessas de Hollande junta-se a viragem radical de muitos partidos socialistas na Europa. Os socialistas sempre tiveram a tendência para um certo radicalismo na oposição.
Socialismo

Que sociedade queremos?

Há uma concepção da sociedade que é, de forma mais ou menos consciente, partilhada pela maioria do eleitorado. O quer dizer que o assento do regime se encontra bem sólido, mesmo nos tempos que vivemos
BES

Aristocratas do socialismo

269
Há umas semanas correu nos jornais e redes sociais um estudo que notava que as pessoas bonitas ganhavam mais do que as menos agradáveis à vista. Conclui-se agora que ser de esquerda tem o mesmo efeito
Mundo

O regresso do socialismo dos idiotas

542
No momento em que os populismos sobem na Europa, será boa ideia isentar o anti-semitismo do estigma que, até agora, o refreou? No fundo, talvez ele não seja o único socialismo próprio de idiotas.
A página está a demorar muito tempo.