771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Socialismo

Comissão Europeia

Socialistas em Roma preparam presidência da CE

Socialistas convergem em Roma para escolher em congresso o luxemburguês Nicolas Schmit como o único candidato do Partido Socialista Europeu. António Costa participa no encontro.
PS

Costa em Roma sexta e sábado para congresso do PSE

Além do objetivo de eleger Nicolas Schmit como candidato às próximas eleições europeias, será também aprovado o manifesto eleitoral do PSE. Segundo o PS, a intervenção de António Costa será no sábado.
Socialismo

Em casa de socialista, espeto de capitalista

A prosperidade e atratividade de Wellesley (onde vivo) e dos EUA em geral não acontece por acaso mas devido ao capitalismo americano que funciona bem melhor que o socialismo português a vários níveis.
Socialismo

Ir para a cama em Portugal e acordar na Venezuela

O PS propõe um Serviço Nacional de Habitação. A seguir faria sentido um Serviço Nacional de Alimentação. E em vez de Sopa dos Pobres, podemos chamar-lhe só Sopa. Porque pobres já seremos todos
Socialismo

A Cigarra e a Formiga

Sem recompensa não há incentivo, sem incentivo não há iniciativa, sem iniciativa não há riqueza. Foi o que nos trouxe até aqui, um país em que, sem a ajuda do Estado, 4 em 10 portugueses seriam pobres
Socialismo

O outro

O tempo de Pedro Nuno Santos tem pouca importância. É o que vem a seguir que importa.
Socialismo

Vício de Estado: Nada é gratuito

Não há promessas doces que não custem nada ao cidadão, o Estado não produz nada, apenas tira e distribui de acordo com os seus próprios critérios.
Eleições

Portugal: muitos problemas, mas um grande problema

Discutem-se todos os “problemas”, os reais e os imaginários. Não se discute o único problema que poderia ser resolvido numas eleições: substituir quem manda há demasiado tempo.
Fact Check

Espanha tem corte nos fundos europeus?

Depois de um debate no Parlamento Europeu, não saiu qualquer deliberação no sentido de um corte nos fundos recebidos por Espanha. Primeiro-ministro nega que amnistia seja ameaça ao Estado de Direito.
Forum Económico Mundial

Milei avisa que Ocidente "está em perigo"

O Presidente argentino, Javier Milei, alertou no Fórum Económico Mundial em Davos, que "o mundo ocidental está em perigo" devido a ideias que conduzem "ao socialismo e, portanto, à pobreza".
Reportagem Observador

Dos salários à habitação. As medidas de Pedro Nuno

No encerramento do congresso do PS, Pedro Nuno Santos promete aumentar o salário mínimo para mil euros até 2028 e propõe "novo indexante de atualização das rendas com ligação à evolução dos salários"
Emissão Especial

"A partir de 2026 temos de compensar o fim do PRR"

Em entrevista à Rádio Observador, Fernando Medina defende a criação de um fundo porque a partir de 2026, o cenário do investimento vai ser diferente devido ao fim do PRR.
Emissão Especial

Assis: "PS deve enfrentar eleições pela positiva"

Francisco Assis usou o discurso no congresso para apelar ao PS que apresente "medidas com toda a clareza" e para que não se confunda adversários da direita democrática com "inimigos da democracia"
Emissão Especial

Medina: "Resultados do PS derrotam a direita"

No congresso do PS, Fernando Medina, ministro das Finanças, recorda a redução do défice e da dívida para dizer que os bons resultados da governação do PS são a força para derrotar a direita.
Emissão Especial

Carneiro quer união para "combater os extremismos"

José Luis Carneiro pede combate "aos extremismos para construir espaço de diálogo e de despolarização da sociedade”. No discurso durante o congresso do PS deixou elogios e apoio a Pedro Nuno Santos
Socialismo

Jacques Delors, o socialista-liberal

Tivesse Jacques Delors outro nome, por exemplo, António Costa, e estaria a IL a compará-lo com Marx, como faz habitualmente.
Noticiário

6h. Socialistas começam a escolher um novo líder

Cerca de 60 mil militantes socialistas vão escolher o sucessor de António Costa. Ainda neste jornal, União Europeia chega a acordo para abrir negociações de adesão da Ucrânia.
Socialismo

Rumo ao “socialismo”

É um exercício saudável analisar o mapa genético das correntes de pensamento e ação que, por analogia, também têm genótipo, fenótipo, mutações, genes recessivos e dominantes.
Liberalismo

O país que a IL quer construir

Imaginem um Natal com a nossa família em que o tema central não seja para onde vamos emigrar no próximo ano ou a degradação completa dos nossos serviços e instituições.
Política

O estado alarmante da Península Ibérica

Portugal e Espanha não podem ser governados por pessoas e partidos que não sabem quando são derrotados nas urnas, por pessoas e partidos que não têm apreço algum pelo estado de direito.
Socialismo

O Socialismo e as alternativas políticas

É crucial que o PSD não se limite a criticar o socialismo, mas apresente uma visão clara para o país. Com a antecipação das eleições, só cumprindo essa premissa é que pode aspirar ser o vencedor.
Socialismo

Nove euros por uma sandes

Ao contrário do que nos diz o PS, diminuir a pobreza e aumentar a igualdade não são a mesma coisa. Por este caminho, avançamos para uma Cuba europeia, em que somos todos iguais, mas todos paupérrimos.
Liberalismo

Política fiscal e crises económicas

O que as sucessivas crises deixaram muito claro é que o modelo socialista só sobrevive com permanentes ajudas. Que seria de nós sem a bazuca dos liberais do centro e norte da Europa? E mesmo assim!
António Costa

Costa, o Magnífico, e a insolência da realidade

A satisfação com que a personagem convive com a mediocridade (“vai funcionando”) mais do que um compêndio de socialismo, é um preciosíssimo reflexo da “forma mentis” deste polichinelo de fancaria.
Liberalismo

Socialismo ou Liberalismo? Social-democracia!

A mentira de que o Governo de Passos Coelho tinha características neoliberais parece ter entrado na cabeça de muitos militantes do PSD. Reduzir a obesidade mórbida do Estado não significa ser liberal.
Ativismo

Tinta para os olhos e martelo nas carteiras

Começámos a semana com a crise climática e acabámos com a crise da habitação. Primeiro atiraram ovos com tinta. No fim acabaram à martelada a montras. A causa que os move é impor o socialismo.
Moçambique

Chissano: Machel começou viabilidade do socialismo

Construção do socialismo em Moçambique "foi um debate longo e que começou com Samora", afirma Joaquim Chissano, referindo que foi "um líder pragmático e que sabia dirigir o país".
Democracia

Sánchez e António Costa: a síndrome do Rei-sol

Como o processo em curso para a formação do novo Governo espanhol deixa claro, Sánchez capturou o partido e só dá ouvidos a quem serve de caixa de ressonância das suas ideias.
Socialismo

O conceito e a política: sobre a hipocrisia

O caso da Terceira Via pode e deve ser entendido como uma explicitação conceptual-ideológica de uma política existente, cuja autoria é distinta da reclamada.
Espanha

O jogo que a “direita” aceitou perder

A “fatwa” socialista aterroriza tanto os principais partidos de “direita” que estes, na ânsia de se distinguirem dos “radicais”, com frequência se esquecem de se distinguir do socialismo.
JMJ 2023

Claramente demonstrado

A JMJ veio provar que a fé não é vivida em todo o mundo do mesmo modo. E também que se o governo não fosse de esquerda estes dias teriam sido marcados por uma muito maior tensão política.
Augusto Santos Silva

Santos Silva pede luta ao conservadorismo na banca

Santos Silva considera que o PS deve promover combates ao conservadorismo na gestão do sistema bancário e pede que, juntamente com o Governo, tenha espírito reformista.
Socialismo

O mau gosto do socialismo

A julgar pelos juristas que acham os cartazes dignos de pena (de prisão), não tarda que a sanção se torne de facto penal. O episódio da Régua foi um teste, e correu bem ao PS.
Socialismo

A Inquisição da esquerda

Em nome da Congregação para a Doutrina das Alterações Climáticas, o estado passou a perseguir os donos de automóveis, utilizadores de sacos plásticos, consumidores e produtores de carne...
Empreendedorismo

Soltem o empreendedorismo

O socialismo matou o “capitalismo popular”. Seja por leis que apenas protegem os grandes investidores, seja pela imposição de regras que apenas alguns conseguem cumprir.
Educação

Da digitalização geral à estupidificação global

Não interessa que os alunos aprendam. Interessa que sejam «digitais». Não importa que os alunos saibam. Basta que haja «inclusão» e se fale, à saciedade, da «escola inclusiva».
Socialismo

A religião de Abril

Aprovar a eutanásia é cumprir Abril. Taxar lucros extraordinários é cumprir Abril. Tudo e o seu contrário pode ser cumprir Abril, assim o digam os sacerdotes da Igreja Abril de Todos os Dias. Amém.
Socialismo

Contra a clique passista-cavaquista

A ganância e o apetite do lucro fácil dos privados estão por detrás de tudo. Quais víboras lúbricas, querem tudo para eles e não olham a meios para atingir os seus fins.
Socialismo

Os vulneráveis da sexta-feira

Na sexta-feira foram apresentadas novas medidas ditas de apoio aos mais vulneráveis. Para cada português há agora uma vulnerabilidade, logo um apoio governamental. O vulnerabilismo é o novo socialismo
Contra-Corrente

Costa a os seus fantasmas: Cavaco (e até Marcelo)

O primeiro-ministro não foi ao Parlamento responder às oposições – foi lá para se defender de Marcelo, mas sobretudo de Cavaco, porque os anos passam e Cavaco nunca deixou de atormentar os socialistas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos