457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Socialismo

Noticiário

16h. Pedro Nuno Santos já saiu de São Bento

O ministro das Infraestruturas dá uma conferência de imprensa às 16h30. Ainda neste jornal, os partidos apontam o dedo àquilo que consideram ser falta de coordenação entre os socialistas.
Fact Check

Zelensky afastou 44% dos deputados no Parlamento?

A alegação é falsa. Vários partidos foram banidos, mas apenas três destes concorreram às últimas legislativas e a sua representação não ia além dos 10%.
Emissão Especial

"Vim para ser candidato a primeiro-ministro"

O agora líder do PSD começou o discurso dizendo que "hoje, quem venceu foi Portugal" e aponta a uma liderança de quatro anos: "eu vou ser candidato a primeiro-ministro". 
Contra-Corrente

O PS tem um novo berloque de esquerda: o Livre

O debate na especialidade do Orçamento confirmou aquilo de que já se suspeitava: o Livre vai ser o novo amor dos socialistas, uma seta apontada ao coração de um Bloco que António Costa nunca suportou.
Liberalismo

Socialismo e a dimensão social no liberalismo

Quanto ao delírio, à libertinagem das novas causas ditas societais, cavalgadas e promovidas pelos órfãos do marxismo, com as quais muitos liberais incautos se confundem, nada têm de liberalismo.
Legislativas 2022

O único debate

O liberalismo e a social-democracia partilham um universo comum, constituindo-se como pontos de vista diversos sobre esse universo. O socialismo representa, pelo seu lado, um outro universo.
Parlamento Europeu

Iratxe García reconduzida como líder parlamentar

É o momento da social-democracia, e estou certa de que o nosso grupo se tornará o maior no Parlamento após as eleições europeias de 2024", afirmou a deputada.
França

Candidata a PR de França inspira-se em Costa

Anne Hidalgo, que recebeu apoio explícito de António Costa e Pedro Sanchéz à sua candidatura ao Eliseu, explicou que se inspira "muito" em ambos os governantes.
Socialismo

Costa participa em evento dos Socialistas europeus

António Costa participará, ao final da tarde, com Hidalgo e Sánchez, numa mesa-redonda intitulada "A Grande Transformação: Rumo a um bem-estar sustentável para todos".
Noticiário

13h. PAN fecha porta a integrar Governo socialista

O deputado Nélson Silva diz que o partido vai apresentar um programa de Governo e depois logo conversa com os partidos. Acrescenta que o PAN espera um crescimento nas eleições de 30 de Janeiro.
Democracia

A estagnação termina quando o socialismo cair

O grande desafio político é o da contenção. É o princípio das democracias liberais: limitar o poder político para que ninguém, por via do Estado ou das grandes empresas, condicione a vida dos cidadãos
Socialismo

Lembras-te, avó

Tenho saudades dos nossos debates, direita contra esquerda. A tua arma de arremesso era o socialismo nórdico. Mas não resulta por cá, somos demasiado pobres. Asfixiamos numa carga fiscal sem retorno.
Reportagem Observador

Rio atira-se à "vigarice das sondagens"

Candidato da coligação Novos Tempos almoçou com os presidentes do PSD e CDS no Parque Mayer. Em dia dedicado ao teatro promete não levar para a candidatura "os da cultura a quem paga subsídios"
Economia

A culpa não é deles

O poder socialista não capturou apenas o Estado, instalou uma anestesia acrítica na sociedade que não nos permite ver o que está à frente dos nossos olhos.
CDS-PP

Líder do CDS-PP quer "resgatar país do socialismo"

"Seremos a espinha entalada na garganta de António Costa", disse o líder do CDS-PP, que sublinhou ainda a vontade de que o centro-direita resgate o país do socialismo e da corrupção.
Política

O liberalismo é para Homens

Em última análise, a escolha entre liberalismo e socialismo depende da visão que se tenha do Homem, de que tipo de bicho seja.
Política

Exagero?

Talvez a principal característica do extraordinário sistema de vida que os socialistas impuseram ao país seja afinal este permanente e humilhante “pôr e dispôr” dos Portugueses.
Sociedade

Visão sínica do estado da “nossa” nação

Será socialmente responsável emigrar para o capitalismo sem antes partir os dentes ao socialismo no nosso país? Não demonstrará isso falta de civismo?
Socialismo

O Miguelito da JS: a revelação de um idiota

Conheci Miguel Costa Matos há uns meses. Um jornal perguntou-lhe se preferia Trump ou Xi Jinping, o prodígio preferia o déspota chinês ao presidente americano. Percebi logo: tínhamos idiota.
Política

O futuro é de quem o ouve chegar

Está na altura de abandonar o passado, guardando na memória as suas lições, mas não permitir mais que este continue a definir o medo que ainda temos da mudança e do progresso.
País

Marquises há muitas

Escolha o leitor a sua: a de Ronaldo. A dos adeptos. A das notícias inconvenientes. Há uma marquise para cada um de nós. Ou não fosse Portugal um país trancado na marquise do socialismo.
Autárquicas 2021

Uma nova AD em Odivelas contra o socialismo

Estamos certos que o nosso projeto político é uma verdadeira alternativa política ao socialismo enraizado em Odivelas ao longo dos últimos 22 anos, mas ao qual não estamos inexoravelmente sujeitos.
Democracia

A tentação totalitária do socialismo português

Portugal precisa, tão cedo quanto possível, de livrar-se desta governação e erguer um sistema de freios e contrapesos que impeçam que um político volte a ter tanto poder como Costa ou Sócrates tiveram
Política

Sá Carneiro, Cavaco Silva, Passos Coelho

Trata-se de fazer com que o país possa crescer para além do Estado e que a sociedade seja suficientemente adulta e livre para não ter de viver no sobressalto da pedinchice e das «bazucas» europeias.
Estado

Soluções liberais para os problemas sociais

Um Estado com verdadeira preocupação social promove, apoia e ajuda a sociedade civil, sem querer sobrepor-se a ela e menos ainda substituí-la.
Governo

O socialismo é isto: todos iguais, todos pobres

Já tínhamos tarifas sociais para a internet, água, luz, gás... Agora chegou a tarifa para ajudar os patrões a pagarem o salário mínimo. O sonho possível no Portugal socialista é conseguir uma tarifa.
Socialismo

Não fugi da Roménia para parar nisto

Já vivi num mundo que via a propriedade privada como um roubo e a iniciativa individual como suspeita, tirando a uns para dar a outros, nivelando tudo numa mediocridade cinzenta. Não o quero de volta.
Democracia

Socialismo ou liberdade

Só por Portugal não ser a Espanha ou Lisboa não ser Madrid, não quer dizer que em Portugal ou em Lisboa socialismo e liberdade sejam compatíveis. Não são, nunca foram. Nem em Madrid, nem em Lisboa.
Socialismo

O que oferecer ao PS nos anos? O PS já tem tudo

Hoje já não temos, sequer, de pensar o que oferecer ao PS. Os nossos bolsos são prévia e pontualmente esvaziados pela Autoridade Tributária de molde a que o PS vá tomando posse de tudo o que necessita
Resposta Pronta

"Jorge Coelho foi um cidadão exemplar"

Guilherme d'Oliveira Martins, ex-ministro do PS, lamenta a perda de um amigo e salienta a "entrega completa" de Jorge Coelho ao serviço público.
Socialismo

Saúde socializada: o utente não escolhe

Num sistema socialista as preferências dos utentes são sempre ingeríveis. É esta incapacidade de gestão que torna o socialismo impróprio para consumo humano.
Política

O Papão (neoliberal) e Homem do Saco (socialista)

O meu medo foca-se no Homem do Saco Socialista, o ser que se revela capaz de, nesse saco, encerrar parte da minha liberdade e autonomia. Competente na atividade de lá sequestrar direitos e dinheiro.
País

Podem não saber o que dizem mas sabem o que fazem 

Arrasar brasões ou defender o racismo como exclusivo dos brancos não são doidices mas sim as peças soltas da obra de desconstrução da sociedade livre.A PSP e os tribunais são os próximos alvos.
Catalunha

Catalunha. António Costa apoia Salvador Illa 

O primeiro ministro português expressa "todo o apoio" aos socialistas catalães e ao ex-ministro da Saúde de Espanha Salvador Illa, para as eleições de domingo em Catalunha, Espanha.
Socialismo

Vitimização, o ópio dos socialistas

José Sócrates e António Costa são vítimas. Principalmente deles próprios. As mentiras não ajudaram. Mas como vítimas exigem perdão, redenção, restituição e reeleição.
Política

Os passados da cabeça

O ministro da Economia manda esvaziar prateleiras de supermercados; a ministra da Saúde quer confiscar empresas; do ministério da Justiça saem documentos manipulados… e nós a ver cornos no Capitólio.
Política

A narrativa, sempre a narrativa

Não é difícil perceber o quanto um militante ou dirigente do PS em 2020 encaixa na perfeição no militante ou dirigente da União Nacional de 1950.
Política

A alucinação marxista

A alucinação marxista continua a agir no interior de inúmeros espíritos por esse mundo fora. Tal baixo-latim encontramo-lo no PCP, mas também no Bloco apesar da cobertura “pós-moderna” do seu discurso
Política

Chega para lá, Chega para cá…

Se aqueles que advogam uma mudança clara não fizerem o suficiente, o risco para os portugueses de os próximos 20 anos, face aos últimos 20, virem a não ser muito melhores para o país, será muito maior
Economia

António Costa foi à Makro das infraestruturas

A parte óptima de termos primeiros-ministros socialistas é que um dia, eventualmente, os seus mandatos terminam. A parte horrível é que, com muito azar, eles acabam por ir parar à liderança da ONU.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.