Foi há quarenta anos que Hercule Poirot se reformou do mundo do crime. O último livro, publicado em 1974, a coletânea de contos Poirot’s Early Cases (em português, Ninho de Vespas), encerrou o caso para Poirot.

Ou pelo menos assim deveria ter sido. Esta terça-feira, Poirot regressa para um último caso. Os Crimes do Monograma, com estreia mundial marcada para dia 9 de setembro, é o primeiro romance autorizado pela família de Agatha Christie, protagonizado pelo seu mais famoso detetive. A autoria é de Sophie Hannah, escritora bestseller de ficção policial, poeta consagrada e claro, fã incondicional de Poirot e Christie. Este será o nono policial escrito pela autora. Fortemente aclamada pela crítica, o talento de Hannah tem conquistado fãs por todo o mundo.

Shophie Hannah nos Specsavers National Book Awards em 2012.

A ação decorre na década de 1920, entre o frenesim da cidade de Londres e o ambiente bucólico do campo. Sentado no seu café favorito, Poirot vê o seu jantar de quinta-feira arruinado ao ser abordado por uma jovem mulher. Esta diz-lhe que vai ser assassinada, mas que ele não se preocupe em investigar o seu crime. A sua morte será merecida. Entretanto, perto dali, o elegante Hotel Bloxham é palco de três assassinatos. Poirot junta-se então ao amigo Catchpool, detetive da Scotland Yard na investigação do misterioso caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os mais curiosos, o primeiro capítulo do novo livro encontra-se disponível para download através do site oficial de Agatha Christie. Para os que preferirem esperar, estará disponível a partir de amanhã, dia 9, com o cunho da editora ASA.

Desde a publicação do seu primeiro livro em 1920, Agatha Christie escreveu mais de três dezenas de obras, oito dos quais policiais, sob o pseudónimo de Mary Westmacott. Os títulos venderam mais de quatro mil milhões de exemplares em todo o mundo, fazendo de Christie a escritora mais lida de sempre.

A propósito do regresso do detetive, e antecipando as comemorações do 125º aniversário do nascimento de Agatha Christie, irá realizar-se a primeira edição do Festival Internacional Agatha Christie na cidade de Torquay em Inglaterra, a terra natal da escritora. O festival acontecerá entre os dias entre os dias 14 e 21 de setembro e contará com a presença de Sophie Hannah, que irá apresentar o livro pela primeira vez ao público.