A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso amarelo para chuva entre as 21h00 de sábado e as 9h00 de domingo, indicou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões apontam para aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face às previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira alertou para a necessidade do reforço de medidas preventivas, sugerindo que, nas habitações e nas áreas envolventes, devem ser mantidos limpos os sistemas de drenagem, caleiras, sarjetas e escoamentos de águas pluviais, sempre que seja possível fazê-lo em segurança.

A Proteção Civil recomenda também a retirada de objetos e materiais que possam dificultar ou obstruir o escoamento das águas, a fixação ou recolha de estruturas e objetos exteriores que possam ser arrastados, além da verificação das condições de segurança de portas, janelas e estores.

Nas estradas e no exterior, alerta para não atravessar estradas inundadas, linhas de água ou zonas de enxurrada, e para evitar circular ou estacionar em locais historicamente vulneráveis a inundações, derrocadas e galgamentos costeiros.