O treinador Fernando Santos vai ser esta quarta-feira apresentado como selecionador português, em conferência de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um dia depois de ter sido anunciado como sucessor de Paulo Bento. Aos 59 anos, Fernando Santos vai tornar-se no segundo treinador a comandar a equipa das “quinas” depois de ter orientado os três “grandes”, igualando o feito do brasileiro Otto Glória.

Recentemente, o técnico, formado em engenharia eletrónica e telecomunicações, levou a seleção da Grécia aos quartos de final do Euro2012 e aos “oitavos” do Mundial2014, tendo agora por missão qualificar Portugal para o Euro2016. Além de “herdar” o desaire frente à Albânia, na estreia lusa na qualificação para o Campeonato da Europa, Fernando Santos corre ainda o risco de falhar a fase de qualificação devido à suspensão de oito jogos imposta pela FIFA na sequência do Mundial2014.

Este castigo vai obrigar a Federação Portuguesa de Futebol a uma solução de contingência, com a apresentação de um treinador de campo para os jogos em que Fernando Santos não possa se sentar no banco. Um papel que deverá ser desempenhado pelo atual coordenador técnico das seleções jovens de Portugal, Ilídio Vale.

A apresentação de Fernando Santos está marcada para hoje, a partir das 12h30, na sede da FPF, em Lisboa.

Antes de chegar à equipa das “quinas”, Fernando Santos orientou, além da seleção grega, clubes como Estoril-Praia, Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting e Benfica, em Portugal, AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK Salónica, na Grécia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR