Todos os anos os cientistas descobrem novas espécies. Alguns estimam que a maioria dos organismos vivos existentes na Terra ainda não tenha sido descoberta ou classificada. Mas nesta história o insólito foi o local onde foram descobertas três novas espécies de cogumelos: num supermercado. Entenda-se, na prateleira de um supermercado inglês. Proveniência dos cogumelos: China.

Bryn Dentinger e Laura Martinez-Suz, dois micologistas — isto é, dois especialistas em cogumelos — descobriram as novas espécies dentro de uma embalagem de Porcini secos, num supermercado local em Londres. Os cientistas analisaram os cogumelos chineses através de uma técnica de análise de ADN, que consiste na comparação de uma amostra de um perfil genético com uma base de dados das espécies conhecidas, explica a CBC. Das quinze espécies encontradas dentro da embalagem, três não tinham correspondência.

Apesar do insólito, a descoberta está longe de ser bombástica. Existem cerca de 16 mil espécies de cogumelos conhecidas, mas apenas uma pequena parte está bem documentada. Centenas de cogumelos Porcini são colhidos e vendidos todos os anos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos mas, apesar de geralmente compostos por cinco espécies europeias, a maioria é cultivada na China.

Os novos cogumelos já foram batizados: Boletus meiweiniuganjun, Boletus bainiugan e Boletus shiyong. Com a nova descoberta, os cientistas esperam inspirar outros micologistas a procurar e documentar outras espécies de cogumelos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR