A nova página do portal Sapo arranca esta quarta-feira com uma nova identidade, imagem, logótipo e conteúdos, anunciou Celso Martinho, diretor-geral da Sapo, na apresentação desta quarta-feira. A grande novidade vai para aquela que Celso Martinho diz ser a “maior plataforma colaborativa de conteúdos” em Portugal, a Sapo Lifestyle, que reúne contribuições oriundas de 40 parceiros, em áreas como a astrologia, mulher, sabores ou bloggers, como é o caso d’ A Pipoca Mais Doce.

“É uma reorganização dos conteúdos, que passam a ficar debaixo desta ‘umbrella’ que é o Sapo Lifestyle”, explicou Celso Martinho, que acrescenta que o Sapo “deu o salto”, apresentando-se como uma marca “moderna, pura, matemática, que respeita o legado”.

As novidades não se ficam pelo projeto de Lifestyle. Com o lançamento do novo portal, a Sapo “matou o Sapo mobile”, porque a nova homepage foi desenhada para ser utilizada em computadores, smartphones ou tablets, explicou Celso Martinho. “Passamos a ter uma só página para todos os canais em que estamos presentes”, referiu, desafiando os utilizadores a “encontrarem uma página em Portugal que carregue tão depressa como esta”.

O humor também vai ter espaço no novo Sapo, com a série Mitrologia, que junta humoristas como Salvador Martinha, Luís Franco Bastos ou Luciana Abreu numa reinvenção daquilo que é o boletim meteorológico. As notícias do dia serão contadas em episódios que pretendem entreter e fazer rir.

Nos smartphones e tablets, as novidades seguem para a app Banca Sapo, líder de mercado com mais de 300 mil utilizadores ativos, que foi redesenhada com novas funcionalidades e melhorada para os novos sistemas operativos. A plataforma de blogues, que tem mais de 500 mil blogues registados, também foi relançada com uma versão responsive, que, segundo o diretor-geral, passa a “funcionar muito bem” nos equipamentos móveis.

“Começámos por ser um motor de busca (…) e conseguimos construir uma rede quase única a nível mundial. Fomos um dos primeiros projetos digitais a antecipar as tendências tecnológicas em termos de smartphones, televisão, etc”, disse Celso Martinho.

A Sapo surgiu há 19 anos no seio da Universidade de Aveiro. A nova identidade é lançada esta quarta-feira em todos os países em que o portal está presente: Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste. E há mais uma novidade: o portal português é um dos 200 no mundo que tem um domínio único: em breve, o Sapo.pt vai passar a ser apenas Sapo.

“Temos sido uma fábrica de inovação dentro do grupo Portugal Telecom (PT) (…), mas nós nunca nos vamos esquecer da nossa razão de existir, que são as pessoas que nos visitam todos os dias”, referiu Celso Martinho, que enumerou os valores da empresa que lançou há quase 20 anos: inovar, saber antecipar as tendências e comportamentos dos utilizadores, responder rapidamente, saber renovar e simplificar a oferta.

Através do Sapo Labs, a empresa aproxima-se das universidades e há sete anos que organiza o Sapo Codebits, um dos eventos de maior referência na área da tecnologia em Portugal. “Temos de estar perto do talento português, que é o nosso maior ativo, e arriscar“, disse o diretor-geral. Até ao final do ano, a empresa promete trazer mais novidades