O equipamento informático indispensável para reativar a emissão de vistos na secção consular da embaixada de Portugal chegou esta terça-feira a Bissau, disse fonte diplomática à agência Lusa.

O serviço está paralisado há três semanas depois de um raio durante uma tempestade ter queimado os sistemas eletrónicos das instalações.

De acordo com a mesma fonte, espera-se que a emissão de vistos possa ser retomada já a partir de quarta-feira.

A situação tem obrigado ao adiamento de viagens de cidadãos guineenses para Portugal relacionadas, entre outros assuntos, com tratamentos médicos e estudos, explicaram à Lusa diferentes residentes em Bissau.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nalguns casos têm sido atribuídos vistos para o espaço Schengen através da embaixada de Espanha, mas os requisitos necessários não permitem que esta alternativa seja generalizada, explicou fonte diplomática.

A falta de voos diretos da TAP entre Bissau e Lisboa contribuiu para a demora na chegada do equipamento de substituição.

Todo o tipo de transporte tem sido prejudicado, mesmo quando efetuado em mala diplomática, acrescentou a memsa fonte.

As ligações aéreas foram suspensas em dezembro de 2013 depois de as autoridades de Bissau forçarem o embarque de passageiros ilegais para Lisboa.

Com a posse das novas autoridades eleitas, foi subscrito entre os dois países um protocolo que prevê que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português passe a realizar controlo de passageiros à entrada do avião.

Depois de alcançado este acordo, a TAP anunciou que os voos serão retomados a 26 de outubro.