Diplomacia

Reino Unido

Suspeitos de envenenar Skripal identificados

A imprensa britânica revela que a polícia e os serviços secretos britânicas que a investigação teve "um avanço importante" depois de identificados suspeitos que terão regressado à Rússia.
Diplomacia

Lisboa. Embaixada quer americanos longe da manif

O protesto "Pela Paz! Fim à agressão à Síria!" decorreu esta quinta-feira em Lisboa. A Embaixada dos Estados Unidos alertou os americanos na cidade para "evitar" o Largo Camões e manter a "discrição"
Coreia do Sul

Coreias criam 'telefone vermelho' entre líderes

Coreia do Norte e Coreia do Sul criaram um telefone vermelho para Kim Jong-un e Moon Jae-in comunicarem. A abertura desta via de comunicação acontece a uma semana de uma cimeira entre os dois líderes.
Refugiados

Portugal concedeu 500 pedidos de asilo em 2017

Em 2017, Portugal respondeu de forma positiva a 500 pedidos de asilo. Os sírios foram os principais beneficiários da concessão de asilo, seguindo-se os eritreus e os ucranianos.
Timor-Leste

Embaixada em Díli acolhe "Festa do Livro" 

A "Festa do Livro" é o primeiro grande evento do novo espaço cultural da embaixada, que ainda não foi oficialmente inaugurado mas que já acolheu várias pequenas iniciativas.
Coreia do Norte

Trump negoceia libertação de 3 norte-americanos

Trump diz que há possibilidade de serem libertados três norte-americanos que estão presos na Coreia do Norte. O presidente norte-americano refere ainda que poderá desmarcar o encontro com Kim Jong-un.
Guiné-Bissau

Portugal saúda Guiné por nomeação de PM

O MNE português referiu que este compromisso representa "um renovado empenho dos atores políticos guineenses". Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro do país para chefiar um Governo inclusivo.
China

Ilha chinesa dá isenção de vistos a portugueses

Portugueses podem ficar na ilha chinesa de Hainão durante um mês sem apresentarem visto. A medida entra em vigor no próximo mês e aplica-se também a outros países.
Presidente Marcelo

Marcelo termina visita de Estado a Espanha

Marcelo Rebelo de Sousa e Felipe VI viajam até Salamanca esta manhã, naquele que é o último dia da visita de Estado do Presidente da República a Espanha.
Presidente Marcelo

Europa será forte com força de Portugal e Espanha

Marcelo Rebelo de Sousa disse, durante a sua visita de Estado a Espanha, que sem a força conjunta de Portugal e Espanha "não há uma Europa forte".
Presidente Marcelo

Marcelo defende luta conjunta na União Europeia

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta terça-feira, que Portugal e Espanha devem lutar juntos na negociação do quadro financeiro plurianual e da política agrícola.
Presidente Marcelo

Marcelo reúne-se esta terça-feira com Rajoy

A reunião de Marcelo Rebelo de Sousa com Mariano Rajoy acontecerá perto da hora de almoço, no Palácio da Moncloa, sede do Governo espanhol, estando previstas declarações conjuntas à imprensa.
Moçambique

Moçambique quer acolher investimentos do Botsuana

Filipe Nyusi manifestou o seu desejo para que "o Botsuana participe nos projetos de investimento em Moçambique", nomeadamente na produção e transporte de energia, turismo e comunicação.
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Conflito na Síria

MNE da UE consideram "inaceitável" armas químicas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE consideram que as informações recentes procedentes da Síria são "verdadeiramente chocantes" e devem ser investigadas de forma "urgente e independente".
Presidente Marcelo

Marcelo sente-se em casa em Madrid

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "futuro, esperança, desenvolvimento" são "três marcas da cidade de Madrid", cidade onde se sente em casa desde os seus seis anos.
Espanha

Rajoy busca "aprofundar sintonia" com Portugal

Com o presidente português em Espanha para uma visita oficial, Mariano Rajoy elogia papel dos dois países na resposta à crise. E diz que quer aprofundar as "interconexões" nos transportes e energia.
Japão

Japão e China retomam laços económicos

Os ministros dos Negócios Estrangeiros japonês e chinês, Taro Kono e Wang Yi, reuniram-se em Tóquio. A agenda estará focada nas relações económicas e comerciais.
Presidente Marcelo

Marcelo inicia visita de três dias a Espanha 

Marcelo Rebelo de Sousa vai ser recebido esta manhã pelos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, no Palácio Real. A deslocação "pretende reforçar o nível de excelência" das relações bilaterais.
Diplomacia

Governo saúda consenso sobre política externa

O chefe da diplomacia portuguesa saudou a decisão de procurar consensos em votos sobre temas internacionais, mas lembrou que a condução da política externa portuguesa cabe ao Governo.
Presidente Marcelo

Marcelo homenageia vítimas de atentado no Egito

Marcelo Rebelo de Sousa termina esta sexta-feira a visita ao Egito. O Presidente da República fez uma homenagem silenciosa às vítimas do atendado de dezembro de 2016 e depositou flores no memorial.
Diplomacia

Skripal. Rússia testou agente nervoso em maçanetas

Uma carta enviada pelo Governo britânico à NATO revelou que a Rússia testou o agente nervoso que envenenou os Skripal em maçanetas de portas. O ex-espião e a filha eram vigiados desde 2013.
Angola

Restos mortais de cabo Aquilino deixam Angola

A exumação dos restos mortais do antigo cabo do Exército português Aquilino Silva Gonçalves ficou concluída esta quinta-feira e devem chegar sábado ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou visita ao Egito

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou esta quinta-feira o programa oficial da visita de Estado ao Egito com um encontro com o seu homólogo, Abdel Fatah al-Sisi, no palácio Helipolis, no Cairo.
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Presidente Marcelo

Marcelo compara Síria a um "quase inferno"

O Presidente da República descreveu os ataques que se têm passado na Síria como um "quase inferno", tal como António Guterres já fez. Marcelo defendeu, no Egito, o diálogo para o "caminho da paz".
Espionagem

Yulia Skripal recusa ajuda de embaixada russa

Em comunicado, a filha do ex-espião russo que foi envenenada no Reino Unido recusou a ajuda da embaixada russa e pediu que a prima que está na Rússia não a visite ou tente contactar.
CPLP

CPLP "unânime" sobre mais mobilidade

157
Os nove estados-membros da CPLP reuniram-se esta quarta-feira e concordaram em aprofundar a "implementação do conjunto de acordos já existentes sobre mobilidade".
Moçambique

Consulados emitiram 10 mil vistos a moçambicanos

Consulados portugueses em Moçambique emitiram 10 mil vistos em 2017 para moçambicanos entrarem em Portugal. Cerca de dois terços dos vistos emitidos destinam-se a visitas ao país, sobretudo turismo.
Augusto Santos Silva

Moscovo. Embaixador português continua em Lisboa

O embaixador português em Moscovo foi chamado para "consultas" após o envenenamento do ex-espião russo e continua em Lisboa, pelo menos, até segunda-feira.
António Costa

Costa promete relação próxima depois do Brexit

Costa prometeu a Theresa May que depois do Brexit as relações entre os dois países serão "o mais próximas possível". O primeiro-ministro quer que as relações económicas se continuem a desenvolver.
Macau

Macau acolhe Subcomissão para Língua Portuguesa

A Subcomissão Mista foi constituída no âmbito da Comissão entre Portugal e Macau, e reúne alternadamente em Lisboa e Macau, sendo que a última reunião teve lugar em Lisboa. Agora realiza-se em Macau.
Mundo

Filha de Skripal já saiu do hospital

Yulia Skripal teve alta do Hospital de Salisbury na segunda-feira, avança esta terça-feira a BBC. O pai, o ex-espião russo Serguei Skripal, ainda vai continuar internado.
Sanções

Até quando irá resistir a economia russa?

253
Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais.
África do sul

África do Sul. Procura por ensino português cresce

O secretário de Estado das Comunidades disse, esta segunda-feira, que se regista "um crescimento muito significativo na procura de língua portuguesa" na África do Sul, não só por lusodescendentes.
CPLP

CPLP discute mobilidade de cidadãos lusófonos

Entre terça e quarta-feira a CPLP vai analisar a implementação dos acordos sobre mobilidade de pessoas na comunidade e refletir sobre mecanismos para construir uma maior mobilidade.
Espionagem

Embaixada russa critica Londres no caso Skripal

A embaixada russa em Londres denunciou falta de informação da parte dos britânicos sobre a morte do exilado russo Nikolai Glouchkov e o envenenamento do ex-agente duplo Serguei Skripal e da filha.
Diplomacia

Rússia quer encontro com ministro britânico

A delegação russa em Londres pediu este sábado um encontro entre o embaixador russo Alexandr Yakovenko e o Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson. "Já é hora", dizem.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Emmanuel Macron

Macron pede a Putin que pressione Damasco

Emmanuel Macron pediu a Putin que exerça a sua influência sobre o regime sírio para "pôr fim à escala militar constatada nos últimos meses". O objetivo é proteger a população.
Espionagem

Ex-espião envenenado já não está em estado crítico

Sergei Skripal, o ex-espião russo envenenado à porta de casa por um agente nervoso, já não está em estado crítico. Esta semana, a filha de Skripal já tinha revelado que espera ter alta em breve.
Diplomacia

Espanha apoia descentralização em Moçambique

A presidente do Congresso dos Deputados espanhol afirma que a experiência de descentralização da Espanha, baseada na Constituição, pode ajudar Moçambique a tomar o mesmo rumo.
Diplomacia

Costa reúne-se com Theresa May na terça-feira

António Costa desloca-se a Londres na terça-feira para se reunir com Theresa May. António Costa deverá reiterar a posição portuguesa em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Coreia do Norte

Kim mostra abertura para discutir programa nuclear

No primeiro encontro entre os dois líderes desde que chegou ao poder, o líder da Coreia do Norte terá demonstrado abertura ao presidente chinês para conversar sobre programa nuclear.
Espionagem

Yulia Skripal terá dito que espera ter alta breve

Filha do antigo espião russo, que foi envenenada juntamente com o seu pai, terá dito a uma prima que estão ambos a recuperar e que espera sair do hospital em breve, de acordo com a imprensa russa.
Espionagem

Envenenamento é pretexto para "demonizar a Rússia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que o Reino Unido não pode ignorar as questões "legítimas" da Rússia e acusa o Ocidente de inventar um pretexto para "demonizar a Rússia".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo repudia ataque à embaixada portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, repudiou esta quarta-feira o "ato criminoso" que causou o incêndio que ocorreu no edifício da embaixada de Portugal em Estocolmo, na Suécia.
Diplomacia

Rússia expulsa diplomatas húngaros e belgas

A Rússia está a prosseguir com a expulsão de diplomatas em resposta à ação assumida na semana passada por vários países, tendo sido confirmada a saída de diplomatas da Hungria e da Bélgica.
Rússia

Santos Silva: "Sim, eu acredito nos meus aliados"

Dúvidas sobre origem do ataque a ex-espião russo no Reino Unido fizeram esquerda recuperar fantasma das Lages. Ministro admite que não há certezas, mas confia no Reino Unido. PSD divide-se em público.
Diplomacia

Fogo na embaixada na Suécia. Suspeito detido

117
Um incêndio na embaixada de Portugal em Estocolmo, na Suécia, fez 14 feridos. A polícia sueca já prendeu um suspeito de 50 anos que terá alegadamente ateado o fogo.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
União Europeia

UE apoia sanções impostas à Guiné-Bissau

196
A União Europeia apoia as sanções que foram impostas a 19 pessoas na Guiné-Bissau, entre as quais se encontram o Procurador da República e o filho do Presidente.
Malásia

Malásia. Resgatados 56 refugiados rohingya

Foi intercetada uma embarcação de refugiados rohingya esta terça-feira, na Malásia. Nela seguiam 56 pessoas, entre as quais 18 mulheres e 19 crianças. Agora "encontram-se em boas condições".
Diplomacia

Chefe da diplomacia da Coreia do Norte em Pequim

Os chefes da diplomacia norte-coreana e chinesa reúnem-se esta terça-feira em Pequim. A visita de Ri Yong Ho a Pequim acontece poucos dias depois da visita de Kim Jong-un à China.
Arabia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.
Rússia

Skripal. Rússia quer participar nas investigações

A Rússia anunciou que "nunca aceitará" os resultados da investigação da Organização para a Proibição de Armas Químicas em relação ao "caso Skripal" sem a participação de especialistas russos.
Diplomacia

Embaixador russo entende posição de Portugal

O embaixador russo em Lisboa disse entender a posição de Portugal no contexto da atual crise diplomática entre Moscovo e o ocidente e não tem interesse em originar problemas na embaixada de Portugal
Diplomacia

Rússia. EUA lideram atual "campanha anti-russa"

O embaixador russo em Lisboa em Portugal disse esta segunda-feira que "os EUA não gostam que a Rússia tenha a sua própria opinião" e admite uma crise nas relações com o ocidente.
Rússia

Skripal interessa porque desvia atenção do Brexit

Serguei Lavrov afirma que o caso Skripal interessa ao governo britânico porque é incapaz de "cumprir as promessas feitas aos eleitores sobre as condições do Brexit".
Diplomacia

Hanói e Pequim vão manter paz

O mar do sul da China é um local estratégico tanto para o Vietname como para a China e tem sido motivo de tensões entre os dois países, que se comprometeram agora a manter a paz.
Coreia do Norte

Kim Jong-un recebe artistas sul-coreanos

Kim Jong-un "recebeu calorosamente a delegação sul-coreana". O líder norte-coreano mostrou contentamento com a visita de músicos, dançarinos e praticantes de artes marciais a Pyongyang.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site