269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Diplomacia

Câmara Municipal Lisboa

Preocupação com manifestações do tempo de Costa /premium

139
Ucranianos já fizeram mais de 100 protestos em Lisboa. Dezenas ocorreram no pico da crise da Crimeia, quando António Costa era presidente da câmara. Estão preocupados e querem respostas.
Mundo

O que saiu da cimeira do G7, do clima à China

Mais de mil milhões de vacinas para países carenciados até fim de 2022, investigação às origens do SARS-CoV-2, "revolução verde" e direitos humanos na Rússia e China: o que saiu da cimeira do G7.
Mundo

Biden e o G7: "EUA volta a liderar o mundo"

Uma "reunião extraordinariamente colaborativa e produtiva" que atesta "a recuperação da credibilidade" dos EUA. Foi assim que Biden classificou o encontro das potências mundiais em Inglaterra.
10 de junho

Nyusi felicita Marcelo pelo Dia de Portugal

O Presidente moçambicano endereçou esta quarta-feira felicitações ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pela passagem do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada de Israel nega ter dados de ativistas

O Comité de Solidariedade com a Palestina afirmou que a partilha de dados pela Câmara com embaixadas "é uma rotina", denunciando que situação idêntica ocorreu em 2019 com a Embaixada de Israel.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada diz que não enviou dados para a Rússia

538
"Se fôssemos conservar esses dados, iríamos ter uma biblioteca de dados. Por isso repito: não conservámos, porque isso não interessa, são umas coisas minúsculas que passam", declara o embaixador.
Câmara Municipal Lisboa

Ex-Governador Civil: "impensável" divulgar dados

277
António Galamba afirma que a função desta entidade passava por informar diversas instituições, nomeadamente as forças de segurança, mas numa lógica de assegurar a ordem pública.
Câmara Municipal Lisboa

Comité Palestina: partilha de dados é "rotina"

O CSP divulgou uma troca de mensagens de correio eletrónico, na qual a Câmara refere que "sempre que um país é visado pelo tema de uma manifestação", a sua representação diplomática é informada.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada russa: "Ativista pode voltar a casa"

667
Embaixada da Rússia em Portugal reagiu no Facebook ao caso do envio de dados de manifestantes pela Câmara de Lisboa. "Não interessam nem à Embaixada em Lisboa, nem a Moscovo os tais indivíduos".
China

China aprova lei para retaliar sanções estrangeira

127
A China aprovou uma lei na sessão de encerramento do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular para poder retaliar sanções impostas como as que os EUA e a UE impuseram.
Estados Unidos da América

Kamala Harris chega à Guatemala

A vice-Presidente dos Estados Unidos da América quer ter "uma conversa franca" sobre a luta contra a corrupção, o crime e a violência durante a sua estada na Guatemala.
Diplomacia

José Cutileiro: A elegância da moderação liberal /premium

Na passada segunda-feira, no Grémio Literário, foi apresentado o livro de homenagem a José Cutileiro — A Farewell to José Cutileiro. Com eterna saudade, reproduzo aqui o meu humilde contributo.
Vladimir Putin

Putin admite querer melhorar relações com os EUA

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que quer melhorar as relações entre o seu país e os Estados Unidos, na cimeira com o seu homólogo Joe Biden, no dia 16, em Genebra.
Bulgária

Selfies, poesia de Pessoa e o silêncio de Marcelo

No dia que marca o arranque da visita oficial à Bulgária, o Presidente visitou uma placa de homenagem a Fernando Pessoa, afixada na fachada da Câmara de Sófia. E deixou uma promessa à autarca local.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com Presidente búlgaro 

O Presidente da República reúne-se com o Presidente da Bulgária e depois terá um almoço oferecido pelo primeiro-ministro interino. A visita "estava prometida há mais de dois anos", explica Marcelo.
Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa visita Bulgária

Na capital da Bulgária, Marcelo Rebelo de Sousa terá a cerimónia de boas-vindas na Praça St. Alexander Nevski e no Palácio Presidencial o chefe de Estado português reúne-se com o Presidente búlgaro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo conclui "visita de amizade" à Eslovénia

O Presidente da República agradeceu ao seu homólogo esloveno, Borut Pahor, pela "grande visita", que se deveu a "um grande Presidente" e a um "grande povo, que é o povo esloveno".
Escravatura

Angola quer aproximação aos EUA para sarar passado

O ministro da Cultura angolano declarou que tudo indica que as relações diplomáticas entre Angola e EUA iniciadas em 1993 "ainda não exploraram aspetos histórico-culturais que unem estes povos".
Coronavírus

Países da OMS acordam reforço da agência 

Após mais um ano desde o início da pandemia, os estados-membros aprovaram uma resolução sobre o reforço da OMS, ao cabo de uma semana de debates no âmbito da Assembleia Mundial da Saúde.
Lituânia

NATO. Militares portugueses vão para a Lituânia

Os 146 militares têm como missão "reforçar a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças", lê-se no comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
CPLP

UE e CPLP pretendem reforçar cooperação 

O secretário-executivo da organização lusófona explica que o objetivo é "atualizar o memorando de entendimento de 2007" para que a cooperação das duas entidades fique mais reforçada.
Bielorrússia

Plano de apoio da UE a Bielorrússia democrática

Plano servirá para apoiar a Bielorrússia a estabilizar a sua economia e a reformar as suas instituições, disse chefe da diplomacia europeia. A proposta "não será um forte encorajamento" a Lukashenko.
Bielorrússia

Lituânia expulsa dois diplomas bielorrussos

"Dois oficiais das informações" da Bielorrússia "trabalhavam sob a cobertura de diplomatas e foram convidados a deixar a Lituânia. Não obrigado, e adeus", diz ministro dos Negócios Estrangeiros.
União Europeia

UE-África "funciona mal" ou "não funciona e todo"

A maioria dos mais de 360 representantes de organizações da sociedade civil africana e europeia que participaram no inquérito reconhecem "elevada" importância, mas avaliam negativamente.
Coronavírus

Procuradoria Europeia vai começar a 1 de julho

Uma das funções da Procuradoria Europeia será "assegurar" que as verbas de recuperação pós-crise da Covid-19 sejam eficientes. O organismo entra em funções no dia 1 de junho.
NATO

Conselho de Estado reúne-se com NATO

O tema é "NATO, situação e perspetivas". A reunião começa às 15h00, no Palácio da Cidadela de Cascais. É a 20.ª reunião do Conselho de Estado convocada pelo atual Presidente da República.
Bielorrússia

Jornalista aparece em vídeo a confessar crimes

551
Detido numa prisão em Minsk, Roman surge em vídeo divulgado pelas estações públicas do país a confessar ter participado na organização de grandes protestos e a dizer que está a ser bem tratado.
Marrocos

Brahim Ghali: Marrocos espera resposta espanhola

A hospitalização do líder da Frente Polisário em Espanha continua a ser um motivo de discórdia entre Rabat e Madrid. Marrocos pede "investigação transparente" e ameaça com "grave crise".
Conflito Israelo-palestiniano

Guerras em que as pessoas são usadas como armas /premium

303
Não podemos deixar os inimigos da democracia e os seus idiotas úteis manipular os termos da discussão, como nos casos dos ataques a Israel e da invasão de Ceuta.
Diplomacia

Ceuta. Espanha não "aceita chantagens" de Marrocos

Num dia em que as ruas de Ceuta voltam à normalidade, a ministra da Defesa espanhola acusa Marrocos de "agressão às fronteiras espanholas e da UE". EUA não tomam partidos e pedem trabalho conjunto.
Rádio Observador

A crise migratória em Ceuta. Ligue 910024185

Desde o início da semana, milhares de migrantes desembarcaram em Ceuta. O que está a motivar a crise migratória? Entre em direto no Contra-Corrente e dê a sua opinião.
Migração

Sete pontos para entender o que se passa em Ceuta /premium

Espanha e Marrocos estão de costas voltadas após a crise migratória que levou mais de 8 mil pessoas a entrar no enclave de Ceuta. Ato de retaliação devido ao Saara estará na origem de tudo.
Guiné-Bissau

Bissau e São Tomé reforçam relações com visita 

A "visita é um marco histórico que servirá para reforçar as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países e povos irmãos", afirmou o Presidente guineense.
Marcelo Rebelo de Sousa

PM da Guiné considera histórica visita de Marcelo 

"Estamos muito satisfeitos com esta visita que acontece depois de mais de três décadas. É uma visita histórica para a Guiné-Bissau", observou o primeiro-ministro guineense.
Guiné-Bissau

Marcelo quer ajudar Guiné a aperfeiçoar democracia

A visita pelo presidente-português é mais importante que a de Joe Biden, diz chefe de Estado da Guiné-Bissau. Marcelo Rebelo de Sousa agradece visita inesquecível ao país.
Presidente da República

Bissau. Marcelo recebido por milhares sem máscara

202
"Presi, Presi." 31 anos depois um Presidente da República voltou à Guiné-Bissau e foi recebido por milhares de pessoas nas ruas, numa altura de pandemia e sem distanciamento físico.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo saudado por multidão na Guiné-Bissau

516
Marcelo Rebelo de Sousa saiu várias vezes do carro para ir ao encontro da multidão efusiva, provocando grande agitação nas forças de segurança, depois 31 anos sem uma visita oficial ao país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Bissau 31 anos depois de Soares 

"Passaram 31 anos sem vir um chefe de Estado" à Guiné-Bissau em visita oficial, o último foi Mário Soares, em 1989, o que "é muito, é demasiado para países tão próximos", disse a ministra guineense.
Coreia do Sul

Mulher de embaixador agride, mas não será julgada

A mulher do embaixador belga na Coreia do Sul é acusada de roubar e agredir dois funcionárias numa loja. Embaixada já invocou imunidade diplomática e acidente obrigou a pedido de desculpas.
Resposta Pronta

"Guiné-Bissau é dos países mais pobres do mundo"

Clara Carvalho considera que as críticas à visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Guiné-Bissau são "compreensíveis". A investigadora comenta ainda a "diplomacia agressiva" de Umaro Sissoco Embaló.
Resposta Pronta

"Críticas à visita à Guiné-Bissau justificam-se"

António Pacheco, jornalista e especialista em Assuntos Africanos, critica "momento" da visita oficial à Guiné-Bissau. "Presidente nem foi investido. Autoproclamou-se presidente da Guiné-Bissau".
Cabo Verde

Cabo Verde. PR "sofre" por visita sem abraços 

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Palácio Presidencial, na cidade da Praia, para uma curta visita oficial de pouco mais de quatro horas, para manter a viagem, que anunciou em abril que iria realizar.
Ministério da Defesa

Centro do Atlântico formalizado com 16 países 

A iniciativa, segundo o ministro da Defesa, consiste "uma nova frente de apoio à paz e à estabilidade no oceano Atlântico, que é tão importante para nós e para tantos outros países".
Guiné-Bissau

Guineenses contra visita de Marcelo 

294
"Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de direito e muito religioso, sabe a situação que estamos a passar na Guiné-Bissau. Se vai lá é porque está de acordo com golpistas", diz uma manifestante.
Primeiro-Ministro

Costa encontra-se com João Lourenço e Filipe Nyusi

Encontros serão à margem da reunião que servirá para discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente e que vai contar com a presença de 15 líderes africanos
Estados Unidos da América

EUA condena disparos de Gaza contra Israel

O chefe da diplomacia norte-americana disse que os "palestinianos e israelitas merecem níveis iguais de liberdade, dignidade, segurança e prosperidade" e lamentou "a perda de vidas" nos últimos dias.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR visita Cabo Verde a 17 de maio

Numa mensagem colocada na sua conta oficial na rede social Facebook, o Presidente cabo-verdiano refere que manteve contactos na terça-feira com o homólogo português e confirma a visita a Cabo Verde.
Tunísia

António Costa manifesta apoio a Tunísia 

O primeiro-ministro apoia a "consolidação democrática" e as reformas em curso na Tunísia: "Não somos só bons vizinhos da Tunísia. Somos, em cada dia que passa, amigos mais fortes da Tunísia".
Conflito Israelo-palestiniano

Liga Árabe reúne-se para discutir Jerusalém 

Hossam Zaki, secretário-geral adjunto da Liga Árabe, disse que a reunião vai discutir os "crimes israelitas" e os "ataques contra locais sagrados islâmicos e cristãos na Jerusalém ocupada".
União Europeia

Acordo UE-Índia permitirá "libertar potencial"

A retoma das negociações de um acordo de livre comércio com a Índia, a negociação de um acordo sobre proteção de investimentos e outro sobre indicações geográficas foram o mais importante do encontro.
Moçambique

Ministro satisfeito com cooperação com Portugal

Jaime Bessa Neto manifestou a sua "alegria" com a renovação deste programa-quadro. "Vamos trabalhar no sentido de tirarmos todo o proveito possível, olhando para a situação atual do país", sublinhou.
Paquistão

Embaixada do Paquistão com os olhos em Odemira 

"Estamos em contacto com as autoridades portuguesas e, assim que recebermos informações concretas, veremos como poderemos fazer face à situação", disse o diplomata do Paquistão sobre Odemira.
Moçambique

Borrell reconhece urgência de ajuda a Moçambique 

Borrell lembrou que "Portugal já ofereceu metade do pessoal" para a missão europeia, acrescentando que, "na verdade, já enviou instrutores militares" que se encontram já no terreno.
União Europeia

Portugal é um "parceiro muito especial" da Índia

Santosh Jha considera que a reunião de líderes UE–Índia, que decorre neste sábado, servirá para demonstrar ao mundo que “as duas maiores democracias” estão prontas para “dançar juntas”.
Estados Unidos da América

EUA vão continuar a apoiar Guiné-Bissau

"O povo dos Estados Unidos vai continuar a trabalhar com o povo da Guiné-Bissau. Vamos continuar envolvidos. Estamos cá.", afirmou embaixador norte-americano.
PSD

PSD quer que Governo ajude mais Moçambique

O PSD quer que o Governo envie esforços “junto dos Estados-membros das Nações Unidas, para que seja dada uma resposta à crise humanitária e também à reconstrução de Moçambique”.
Cabo Verde

Morreu ex-embaixador Onésimo Silveira, aos 86 anos

Em 1992 tornou-se o primeiro presidente eleito da Câmara Municipal de São Vicente e em 2002 aceitou a nomeação para embaixador extraordinário e plenipotenciário de Cabo Verde em Portugal.
Rússia

EUA e Rússia com menos respeito que na guerra fria

O ministro lembrou as declarações do Presidente norte-americano sobre Vladimir Putin, que apelidou de "assassino" e falou do tom do presidente da Rússia no recente discurso sobre o Estado da Nação.
Burla

Embaixada da China notifica chamadas fraudulentas

Cidadãos chineses a residir em Portugal reportaram às autoridades terem sido burlados por pessoas que se identificaram como funcionários daquela missão diplomática.
Moçambique

Moçambique. Embaixador confrontado com insegurança

Embaixador português em Maputo de visita a Pemba foi questionado pelos portugueses sobre as questões de segurança na província.
Comissão Europeia

Sofagate. Von der Leyen sentiu-se "magoada"

216
A presidente da Comissão Europeia afirma que se sentiu "magoada, sozinha, como mulher e como europeia" na deslocação à Turquia e questiona "o que teria acontecido se usasse fato e gravata".
Cimeiras

Putin e Biden planeiam cimeira para junho

Os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Joe Biden, planeiam realizar uma cimeira em junho. Será a primeira entre os dois países desde 2018, quando Trump e Putin se reuniram em Helsínquia.
Israel

Tráfico humano. Israel adere à Convenção Europeia

Israel aderiu à Convenção do Conselho da Europa sobre o Combate ao Tráfico de Seres Humanos, tornando-se o primeiro país não europeu a assinar aquele acordo.
Eslováquia

Eslováquia vai expulsar 3 diplomadas russos 

O ministro da Defesa eslovaco avança que as atividades das três pessoas "não respeitavam as regras internacionalmente admitidas". Rússia já reagiu: "a nossa resposta não vai tardar".
Moçambique

Governo anuncia missão a Pemba 

Contactos com as autoridades moçambicanas locais, bem como um encontro com a comunidade portuguesa presente na província de Palma, fazem parte da agenda do diplomata para esta missão.
Conferências

Marcelo e Costa contra desunião na luta à Covid-19

"Estamos todos no mesmo barco, ninguém se salva sozinho", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. O combate à pandemia da Covid-19 "é uma questão global e não de uma questão eleitoral ou partidária", disse.
Coronavírus

Ministro espera que lições da UE ajudem África

O ministro da Educação explicou que a pandemia de Covid-19 "trouxe grandes desafios e alterações à forma" como se "leciona, ensina, comunica e colabora dentro e entre as comunidades".
TAP

Costa diz que TAP é essencial para Europa e Brasil

147
O primeiro-ministro disse que está a ser feito "um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea, a TAP, que é a ponte de ligação entre o Brasil e a Europa".
Moçambique

Portugal apoia Cabo Delgado com 250 mil euros 

“Face ao agravar da situação na província de Cabo Delgado”, Portugal vai ajudar com 250 mil euros projetos de organizações não-governamentais para o desenvolvimento na província moçambicana.
Rússia

Rússia promete resposta a novas sanções dos EUA

Pouco antes, o governo norte-americano tinha anunciado uma série de sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de dez diplomatas, em resposta a ciberataques e ingerências nas presidenciais 2020.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR assinala 60 anos de relações com Coreia do Sul

O Presidente da República escreve que ao longo destas seis décadas os dois países souberam consolidar uma "relação de amizade, alicerçada no interesse comum de uma cooperação acrescida".
Líbia

Dbeibah encontrou-se com Erdogan em Ancara

A reunião entre primeiro-ministro líbio e o presidente turco tem por objetivo reforçar a diplomacia entre os dois países, com especial foco nos setores de energia e saúde.
Sanções

Renovadas sanções ao Irão com mais visados

O Conselho da UE decidiu prolongar até 13 de abril de 2022 as medidas restritivas impostas adotadas contra o Irão "em resposta às graves violações dos direitos humanos".
Espanha

Sánchez: Angola está "comprometida com a paz"

O chefe do Governo de Espanha considera que Angola está "comprometida com a paz" e que cada vez mais tem "peso, respeito e influência", para a resolução de conflitos na região".
Conflitos

Ucrânia. Merkel pede menos presença militar russa 

A conversa entre Putin e Merkel aconteceu numa altura em que Kiev e os seus aliados ocidentais acusam Moscovo de aumentar o número de militares presentes na fronteira com a Ucrânia.
Espanha

Chefes de governo de Espanha e Angola reúnem-se

"Queremos transformar esta década na década de Espanha em África", salientou o chefe espanhol na semana passada, acrescentando que "Espanha está cada vez mais próxima de África".
Turquia

Erdogan deixa Von der Leyen em sofá lateral

1779
Presidentes da Turquia e do Conselho Europeu tiveram direito a cadeiras e a líder da Comissão Europeia ficou sentada num sofá lateral. UE já criticou a situação que decorreu durante reunião em Ancara.
Ministério Administração Interna

MAI e homólogo dos EUA tiveram reunião

Os dois governantes realçaram a importância de reforçar a cooperação e a troca de informações entre as forças de segurança dos dois países. Foram ainda debatidas as respostas à pandemia de Covid-19.
Turquia

Uigures na Turquia contra visita de MNE chinês

A Turquia, que alberga 50 mil refugiados uigures, foi palco de manifestações contra a visita de Wang Yi ao país. Manifestantes temem que Ancara ratifique um acordo de extradição em troca de vacinas.
Turquia

Saída da Turquia de Convenção é "lamentável" 

Após a saída da Turquia da Convenção, alegando que tinha sido "sequestrada para normalizar a homossexualidade", a UE classificou-a de "grande passo para trás" que envia "uma mensagem muito perigosa".
Diplomacia

China acusa europeus de intimidação e hipocrisia 

"A China não aceita essa forma irracional de certos países europeus convocarem os seus embaixadores". China rejeita a conduta diplomática europeia e defende os seus embaixadores que foram convocados.
Estados Unidos da América

Blinken considera Nord Stream 2 uma "má ideia" 

Secretário de estado reúne-se com o seu homólogo alemão para reafirmar a posição dos EUA em relação à infraestrutura para gás russo, as possíveis sanções e sublinhar o "firme" compromisso com a NATO.
União Europeia

Sanções da UE. China chama embaixador em Pequim

A medida da UE foi imposta a funcionários chineses por alegadas violações dos direitos humanos no tratamento dos uigures na região autónoma de Xinjiang.
Diplomacia

China. Sanções a 10 europeus, 5 são eurodeputados

115
A China condena as sanções da União Europeia, acusando o bloco europeu de "espalhar mentiras" e "prejudicar gravemente" a sua soberania, e ameaça com mais medidas.
Myanmar

UE sanciona chefe da junta militar de Myanmar

As sanções decretadas são dirigidas a 10 das mais altas patentes das forças armadas birmanesas e ao presidente da comissão eleitoral e resultam no congelamento de bens e interdição de viajar para a UE
Rússia

Rússia acusa líderes ocidentais de "falsidades" 

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, acusa os líderes ocidentais de rejeitarem violentamente "qualquer ponto de vista alternativo tanto na arena internacional como dentro de casa".
CIA

William Burns confirmado como diretor da CIA

O Senado norte-americano confirmou o veterano diplomata como director da CIA, dando-lhe o controlo da principal agência de informações de segurança, quando os EUA enfrentam ameaças da China e Rússia.
União Europeia

UE. Erdogan reúne-se com líderes das instituições

Encontro visa fazer o ponto da situação das relações entre a UE e a Turquia antes da cimeira da próxima semana. De acordo com um embaixador europeu, a situação é "difícil" e preocupante.
Direitos Humanos

EUA acusa Coreia do Norte de abusos sobre cidadãos

"O regime autoritário da Coreia do Norte continua a cometer abusos sistemáticos e generalizados contra o seu próprio povo", diz O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken.
Rússia

Dezenas de países criticam prisão de Navalny 

Numa declaração conjunta sem precedentes contra a Rússia, os signatários denunciam "a deterioração da situação dos direitos humanos" e pedem a libertação "imediata" do opositor russo.
Diplomacia

Turquia anuncia retoma das ligações com o Egipto 

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, anunciou que os contactos foram retomados entre Ancara e o Cairo. Ligações estavam suspensas desde 2013, quando o presidente egípcio Morsi foi deposto.
União Europeia

UE. Ministros debatem pacto migratório 

Pacto migratório é uma prioridade da presidência portuguesa. Portugal quer "assegurar que a migração se torne uma questão importante e construtiva" e reforçar "a cooperação entre atores".
Papa Francisco

Papa deixa o Iraque após visita de 3 dias ao país

Terminou a visita do Papa após percorrer Bagdade, Mossul, Qaragosh, Ur e Erbil, de se ter encontrado com o aiatola Ali Sistani (xiita) e de ter sobrevoado 1.445km de zonas com células de terroristas.
União Europeia

UE e EUA suspendem sanções por causa da aviação

Joe Biden e Ursula von der Leyen acordaram suspender as pesadas tarifas retaliatórias impostas após ajudas públicas à aviação, classificando este como um "novo começo" com Washington.
Bielorrússia

Bielorrússia. “Portugal pode ser decisivo" /premium

101
Líder da oposição bielorrussa veio a Portugal pedir à UE para impor mais sanções ao regime de Lukashenko. Quer urgência na resposta à violência e acredita ser uma questão de tempo até novas eleições.
Myanmar

Enviado da ONU pede embargo de armas ao Myanmar

O enviado especial da ONU em Myanmar pediu ao Conselho de Segurança o estabelecimento de um "embargo global de armas" a este país, assim como sanções internacionais.
Vacinas

Vacinas. Israel, Dinamarca e Áustria fazem acordo

Os três países vão lançar "um fundo de investigação e desenvolvimento" e "iniciar esforços conjuntos para a produção de futuras vacinas", adiantou Netanyahu.
Joe Biden

Os dilemas de Joe Biden no Médio Oriente /premium

Antes de chegar à Presidência, Biden prometeu retomar o acordo nuclear com o Irão e responsabilizar a Arábia Saudita. O "embate com a realidade" pode tornar essas promessas difíceis de cumprir.
União Europeia

UE aprova Conferência sobre Futuro da Europa

Embaixadores junto da UE deram o seu apoio unânime e a Conferência poderá finalmente arrancar depois de um longo impasse. A "presidência conjunta" foi a fórmula encontrada para chegar a um consenso.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "não voltará" a ter golpes de Estado

Embaló garante que com ele os "especialistas em desinformação" não o impedirão de ir até fim do mandato. Apoia reeleição de Guterres e enaltece as relações "que nunca foram tão próximas" com Lisboa.
Filipinas

Agressões. Duterte demite embaixadora no Brasil 

450
Rodrigo Duterte despediu a diplomata que agrediu uma funcionária durante vários meses, revogou os seus benefícios de reforma e impedi-la-á de ocupar cargos públicos para o resto da vida.
Nações Unidas

ONU avisa Irão: inspeções não são "moeda de troca"

A Agência da Energia Atómica está interessada em garantir que a supervisão nuclear não serve de arma de arremesso diplomática entre as partes, depois do regime iraniano ameaçar "tomar medidas".
Relações Internacionais

Irão rejeita ter explodido um navio israelita 

"A fonte dessa acusação é a menos credível que existe". Teerão refuta a responsabilidade da explosão avançada por Israel e diz que não deixará "o regime de ocupação em Jerusalém" intimidar a região.
Diplomacia

Índia pode apoiar Angola no acesso às vacinas

Embaixadora indiana em Angola avança que já houve contactos entre os dois países e que o pedido está a ser avaliado pelas autoridades indianas. Nova Deli já doou muitas vacinas à iniciativa Covax.
Diplomacia

Efacec. Noruega atenta a preocupações portuguesas

716
Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês disse que Oslo está a preparar uma carta sobre as preocupações portuguesas acerca do cancelamento do concurso ganho pela Efacec.
Sanções

EUA anunciam restrição de vistos a 76 sauditas

As sanções inscrevem-se no quadro da nova "Lei Khashoggi", que visa proibir a entrada nos Estados Unidos a qualquer pessoa acusada de atacar dissidentes ou jornalistas no estrangeiro.
EFACEC

MNE vê concurso anulado à Efacec com preocupação 

O Palácio das Necessidades acompanha o afastamento da Efacec após ganhar concurso "com muita preocupação" devido às perdas financeiras e reputacionais. Já foram desencadeados contactos diplomáticos.
Estados Unidos da América

EUA recandidata-se ao Conselho de Direitos Humanos

O país recandidata-se após a saída em junho de 2018. O chefe da diplomacia norte-americana promete repensar o funcionamento do Conselho e avisou os países com "mau histórico de direitos humanos".
Rep Democrática do Congo

Congo. Rebeldes negam ataque a diplomata italiano 

Ataque ao diplomata italiano aconteceu numa área próxima da fronteira com o Ruanda. Os rebeldes ruandeses negam estar envolvidos "no ignóbil assassínio" e culpam as forças armadas do Ruanda e RDCongo.
Coronavírus

China exporta mais vacinas para países pobres 

Pequim quer tornar-se o maior fornecedor de vacinas dos países pobres planeando a distribuição de 4.000 milhões de doses que cobrirão até 40% da procura global. Atualmente dá assistência a 53 países.
Myanmar

Myanmar: EUA aplicam novas sanções à junta militar

Um general e um tenente-general foram alvo das sanções norte-americanas que congelaram os seus bens nos Estados Unidos. Objetivo é "exercer pressão sobre os militares e a polícia birmanesas".
Irão

Irão reitera apelo aos EUA para suspender sanções 

Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano utilizou a rede social Twitter para apelar à anulação das sanções impostas por Donald Trump, oferecendo a reversão "imediata" de "medidas corretivas".
Canadá

Portugal assina iniciativa do Canadá 

Iniciativa visa impedir os Estados de deter cidadãos estrangeiros como meio de pressão nas suas relações diplomáticas. Portugal é um dos 60 países que já assinou.
União Europeia

UE quer "continuar a colaborar" com o Kosovo

A União Europeia mostra-se disponível para "continuar a colaborar" com o Kosovo, após a vitória do movimento de esquerda nacionalista nas eleições legislativas.
Diplomacia

Myanmar. Internet voltou, oito horas depois

Serviços como telecomunicações e internet foram restaurados em Myanmar depois de um blackout de 8 horas. A detenção da líder civil foi prolongada por dois dias. As manifestações continuam.
Resposta Pronta

"Governo não fez nada para nos defender"

Empresários portugueses no Reino Unido estão indignados com novas medidas para quem viaja de Portugal e acusam Governo português de inação. "É injusto sermos o único país europeu com estas restrições".
Diplomacia

Irão compromete diplomacia violando acordo nuclear

Depois do anúncio de que o Irão começou a produção de urânio metálico, a França, a Alemanha e o Reino Unido advertiram o Irão e avisam: a violação do acordo nuclear compromete o regresso à diplomacia.
Moçambique

África do Sul "perplexa" com "silêncio" de Maputo

162
"É difícil entender". Governo da África Sul reiterou que o Governo de Moçambique deve especificar a ajuda internacional regional que pediu e que não compreende como é que isto ainda não foi feito.
União Europeia

Rússia está disposta a romper relações com a UE

101
A Rússia diz-se pronta para cortar relações com a União Europeia caso o bloco adote algum tipo de sanções económicas contra o pais. As divergências começaram após a detenção de Alexei Navalny.
Conflitos

Angola. UE quer reunião sobre conflitos em Cafunfo

Os incidentes na zona de Cafunfo motivou a União Europeia a enviar uma carta ao ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano pedindo uma reunião para "abordar diretamente a situação".
Política

Grupo de republicanos quer novo partido

A formação de um terceiro partido nos EUA está a ser discutida por vários republicanos anti-Trump: 40% aprovam a ideia mas a criação de uma "fação" ainda está em aberto.
Diplomacia

Himalaias. Índia e China reduzem escalada militar

Nova Deli e Pequim chegaram a acordo e começaram a desmobilizar tropas no Lago Pangong, a oeste dos Himalaias, onde os chineses reivindicam Arunachal Pradesh e os indianos Aksai Chin.
Diplomacia

Turquia já não negoceia reunificação do Chipre

Erdogan entende que deixou de fazer sentido continuar a negociar a reunificação do Chipre, defendendo que "não há outra saída" que não a "solução de dois estados".
Diplomacia

Opositor venezuelano pede sanções dos EUA e UE

Leopoldo López pede que os Estados Unidos e a União Europeia sancionem os responsáveis por violações de direitos humanos no país e pede apoio internacional para enfrentar a "crise humanitária".
Cabo Verde

Cabo Verde inaugura embaixada na Guiné-Bissau 

Cabo Verde pretende uma maior cooperação com o vizinho lusófono para estabelecer uma agenda comum na região, em especial na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Resposta Pronta

"Isto exclui os portugueses. Pagar 2 mil euros?"

Quem chega ao Reino Unido vindo de Portugal vai estar obrigado a fazer quarentena num hotel e a pagar 2 mil euros. Gonçalo Cabral, a viver em Londres, critica o Governo português. "Tem estado aquém."
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. EUA são aliados, China é parceira

109
Santos Silva considera que os EUA são um aliado e afirma que a China nunca vai ocupar o papel que Washington ocupa nas relações diplomáticas portuguesas. Com Biden "há um maior alinhamento".
União Europeia

Borrell admite propor sanções à Rússia

O Alto Representante da União Europeia admite que as respostas a dar à Rússia podem passar por sanções. Conselho Europeu vai discutir este dossier a 25 e 26 de março.
Irão

Irão pode tentar obter arma nuclear 

Mahmoud Alavi avisou a Europa e os Estados Unidos de que o Irão poderá mudar o rumo do seu programa nuclear -- até aqui pacífico, segundo Teerão --, se todas as sanções impostas não forem levantadas.
Diplomacia

Cabinda. FLEC anuncia fim de relações com Portugal

136
Grupo que luta pela independência do enclave de Cabinda, donde provém cerca de metade o petróleo angolano, denuncia a hipocrisia do Estado português nos últimos 46 anos face ao seu "martirizado povo".
Estados Unidos da América

Portugal vai beneficiar com Biden, diz professor 

O cientista político e professor Paul Manuel considera que o mandato do novo presidente norte-americano Joe Biden trará um regresso à normalidade e uma "abordagem muito mais favorável" a Portugal.
União Europeia

Rússia humilha diplomacia europeia /premium

406
Enquanto decorria o encontro entre Borell e Lavrov, Moscovo expulsava três diplomatas de países da União Europeia por terem “participado nas manifestações ilegais” a favor da libertação de Navalny.
União Europeia

Portugal pode facilitar relação entre Europa e EUA

Segundo James Lindsay, a presidência portuguesa da UE pode facilitar a reaproximação entre a Europa e os EUA. "O papel de Portugal nesta posição é facilitar as conversas de uma forma produtiva", diz.
Terrorismo

União Europeia renova lista de terroristas

A lista de terroristas da União Europeia foi atualizada, fazendo parte dela 21 grupos e 14 pessoas. O congelamento de fundos e contas bancárias são algumas das medidas que a UE pode aplicar.
União Europeia

UE. Detenção de Navalny é "inaceitável"

Para o chefe da diplomacia da UE, a detenção do opositor de Putin Alexei Navalny é "inaceitável" e foi "politicamente motivada". E admite a possibilidade de haver novas sanções contra a Rússia.
Coronavírus

Ajuda a Portugal é do "interesse da Alemanha"

198
O embaixador alemão em Lisboa considera que a ajuda dada pelo país é "do interesse do própria Alemanha". "Porque na Europa, ou regressamos todos juntos à nossa vida normal ou não voltamos", diz.
China

Diplomata chinês apela a melhor relação com os EUA

O mais alto quadro da diplomacia chinesa apelou a melhores relações com os Estados Unidos. Yang Jiechi disse que os dois países têm diferenças entre si, mas que não devem atrapalhar as relações.
Política

Brasil. Câmara dos Deputados tem novo presidente 

A Câmara dos Deputados vai ser presidida por Arthur Lira, candidato apoiado por Jair Bolsonaro. Muitos consideram esta eleição como "muito importante" para o atual chefe de Estado do Brasil.
Diplomacia

Alemanha defende gasoduto da Rússia. França ataca

Estados Unidos, França e Polónia têm uma visão negativa do novo gasoduto, que irá duplicar o Nord Stream 1, já em operação, porque vai tornar a Alemanha e a UE mais dependentes da Rússia.
Irão

EUA nomeiam enviado para retomar diálogo com Irão

Rob Malley tem uma longa experiência no Médio Oriente: negociou acordos em Camp David e Teerão. Criticado pela sua linha dura contra Israel, terá a missão de limitar o programa nuclear iraniano.
Economia

China ajuda Cabo Verde na construção de hospitais

108
O governo de Pequim vai disponibilizar 13 milhões de euros e ajudar na construção de edifícios hospitalares na ilha de São Vicente depois de terem assinado um acordo de cooperação na quinta-feira.
Diplomacia

Novo programa de cooperação entre Lisboa e Maputo

339
Os dois países estão a criar um novo programa de cooperação militar, algo que já acontece desde 1988. O novo acordo tem como objetivo melhorar os "desempenhos operacionais" de Moçambique.
Palestina

EUA. Palestina saúda restabelecimento de relações

A Palestina saudou a intenção de Biden de reabrir os escritórios da Organização para a Libertação da Palestina, encerrados por Trump e também da aplicação de medidas para a solução dos dois estados.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Problemas consulares debatidos no Parlamento 

PSD requereu a presença de Berta Nunes no Parlamento devido a um "aumento progressivo de problemas na rede consular portuguesa". Objetivo passa por alterar a situação e evitar uma "escalada".
Diplomacia

Moscovo e Teerão querem salvar acordo nuclear

Os chefes da diplomacia da Rússia e Irão afirmam que "é necessário salvar o acordo dos riscos e perigos que surgiram depois de os Estados Unidos saírem [do acordo nuclear]".
Resposta Pronta

Vacina. "Não estão previstas sanções"

Paulo Saragoça da Matta explica que não estão previstas sanções para as pessoas não prioritárias que tomam a vacina contra a covid-19. O advogado defende uma análise individual dos casos.
Moçambique

Moçambique. Santos Silva cumpriu objetivos

Santos Silva disse que cumpriu os objetivos da missão política em representação da UE na visita a Moçambique, que também passavam por exprimir "a solidariedade europeia" face à crise humanitária.
Brexit

Governo britânico garante privilégios

O Governo britânico garante que a Delegação da União Europeia no Reino Unido, incluindo o embaixador João Vale de Almeida e restantes funcionários, "receberão os privilégios e imunidades necessárias.
Diplomacia

China felicita Biden pela tomada de posse

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China congratulou Joe Biden pela tomada de posse como novo Presidente dos Estados Unidos e pede "unidade" entre os dois países.
Justiça

Espanha. Regime de semiliberdade a cunhado do rei

Inaki Urdangarin foi condenado por ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar eventos e desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que detinha.
Geopolítica

China diz que Mike Pompeo é um "palhaço mentiroso"

132
A horas de Mike Pompeo deixar o cargo de Secretário de Estado dos EUA, o governo chinês acusou o responsável de "mentir descaradamente" ao considerar que o regime cometeu crimes contra a Humanidade.
União Europeia

Embaixada de Portugal em Paris faz "revolução"

Obras de artistas portugueses como Joana Vasconcelos, Bela Silva, e Rui Chafes estarão em exposição na Embaixada de Portugal, em Paris. E tem havido um "espírito de entreajuda" entre os dois países.
Política

Augusto Santos Silva apela à libertação de Navalny

Augusto Santos Silva pede a libertação "imediata" do opositor russo Alexei Navalny, diz que "a detenção de Alexei Navalny é motivo de grande preocupação" e que "Portugal acompanha a situação de perto"
Política

Von der Leyen condena detenção de opositor russo

Ursula von der Leyen critica a detenção do opositor russo Alexei Navalny e exige a sua libertação imediata e "a sua segurança" bem como uma investigação ao seu envenenamento.
Estados Unidos da América

O admirável senhor Burns /premium

Em 2006, como embaixador dos EUA em Moscovo, Bill Burns assinou um telegrama que se tornaria célebre. Ele será o primeiro diplomata de carreira a chegar a diretor da Central Intelligence Agency.
Estados Unidos da América

Trump anuncia nova vaga de sanções contra o Irão 

Administração de Donald Trump anunciou, cinco dias antes do final de mandato, novas sanções contra o Irão, reforçando a "pressão máxima" que complica a retomada de diálogo desejada por Joe Biden.
Diplomacia

Marcelo falou com presidente da Ucrânia sobre Ihor

Volodymyr Zelenskyy agradeceu a "justa compensação" à família do ucraniano morto no SEF e pediu uma "investigação imparcial". Presidente da Ucrânia "ficaria grato" por receber vacinas até fevereiro".
Economia

Portugal vai cooperar com a Guiné-Bissau

Portugal vai assinar um programa estratégico de cooperação de 60 milhões de euros com a Guiné-Bissau. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou que o acordo vai durar cinco anos.
Nações Unidas

Timor não quer sair dos países menos desenvolvidos

O governo quer continuar na categoria dos países menos desenvolvidos das Nações Unidas de modo a manter acesso a alguns benefícios de que precisam, afirma o Conselho de Ministros.
Estados Unidos da América

Pompeo desmarca viagem para apoiar Trump

Mike Pompeo, chefe da diplomacia dos EUA, cancelou a viagem à Bélgica que tinha planeado, de modo a apoiar Donald Trump perante a um possível processo de impeachment no Congresso.
Reino Unido

China pede a Reino Unido para não se imiscuir

159
A China pediu para que o Reino Unido não interfira nos assuntos internos chineses, após Londres ter aplicado sanções a Pequim devido à perseguição da minoria muçulmana dos uigures.
Estados Unidos da América

Pompeo: "Al-Qaeda tem uma nova base" e é o Irão

Mike Pompeo acusou o Irão de ser a nova base da rede terrorista Al-Qaeda. O ministro dos negócios estrangeiros iraniano já respondeu e deixou uma provocação relacionada com o 11 de setembro.
Acidente Rodoviário

Acidente. Consulados apoiam família de portugueses

Consulados em França e na Suíça estão a "prestar todo o apoio necessário" à família dos três portugueses que morreram no acidente rodoviário junto a Nîmes, no sul de França.
União Europeia

França apoia a presidência portuguesa da UE a 200%

Numa conferência promovida pela embaixada portuguesa em França, Paris reiterou o apoio a Portugal "a 200%". Ex-dirigente italiano também participou, enaltecendo o papel "global" da liderança lusa.
A página está a demorar muito tempo.