Diplomacia

Brasil

Bolsonaro atribui o mais alto título a Netanyahu

421
A Ordem do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros e só pode ser concedida por decisão do Presidente. Bolsonaro atribuiu-a a Benjamin Netanyahu.
Cimeiras

Brexit. May ausente em Davos para resolver impasse

Theresa May vai estar ausente no fórum de Davos, que decorre entre 21 e 25 de fevereiro na Suíça. para resolver impasse do "Brexit" com os líderes dos partidos da oposição.
Moçambique

Moçambique recebe nove novos embaixadores

362
Áustria, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Egito, Gabão, Gana, Paquistão e Seychelles, são as nove novas representações em Moçambique.
Marcelo Rebelo de Sousa

Festejos do Dia de Portugal começam em Portalegre

309
As comemorações do Dia de Portugal em 2019 começam em Portalegre, seguindo depois para a Cidade da Praia, em Cabo Verde, e no dia seguinte para a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Luxemburgo

Sindicato processa Portugal após despedimento

119
Em causa está uma trabalhadora que faz limpezas na embaixada desde 1993, mas que nunca teve um contrato escrito. Sindicato reclama ainda o pagamento de cerca de cinco mil euros.
Estados Unidos da América

Donald Trump admite declarar emergência nacional

255
Trump assegura que não reabre o governo enquanto não receber o financiamento do muro. Nova-iorquinos consideram a paralisação do governo um ataque de raiva do Presidente dos EUA.
Austrália

Detido suspeito de enviar pacotes a consulados

O indivíduo foi detido em sua casa, no estado de Victoria, na quarta-feira, devendo ser presente esta quinta a um juiz. Pelo menos dez missões diplomáticas reportaram a entrega de pacotes suspeitos.
Diplomacia

Merkel inicia visita de dois dias à Grécia

As visitas de Merkel já deram origem a grandes manifestações anti-austeridade em Atenas em anos passados. A chanceler alemã tem encontro marcado com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
Armamento Nuclear

Coreia do Sul quer ajudar a levantar sanções

O Presidente da Coreia do Sul defende que sejam tomadas medidas para facilitar a desnuclearização da Coreia do Norte, citando a aceitação dos EUA de um "regime de paz".
Cabo Verde

CPLP pede fim da violência contra mulheres

988
Deputados de países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão subscrever uma declaração pelo combate à violência contra mulheres e meninas, na VIII Assembleia Parlamentar da CPLP.
Austrália

Consulados evacuados devido a pacotes suspeitos

Os consulados dos Estados Unidos, Índia, França, Hong Kong, Nova Zelândia, Itália estiveram entre as missões diplomáticas em Melbourne que receberam estes pacotes com potenciais substâncias perigosas.
Venezuela

Governo de Maduro proibido de entrar em países

138
Os países que integram o Grupo de Lima, com exceção do México, vão proibir a entrada em território nacional dos membros do Governo de Nicolás Maduro até que "a democracia seja restabelecida".
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan critica declarações de Bolton sobre curdos

As declarações de John Bolton em defesa dos parceiros curdos de Washington na Síria considerados como terroristas por Ancara são "inaceitáveis e impossíveis de digerir" para o presidente turco.
Presidente da República

Marcelo segue orientação do Governo nas posses

996
O presidente da República esteve na posse de Bolsonaro e poderá estar na de Maduro, na quinta-feira. Marcelo diz que segue a orientação do Governo no que toca às representações do Estado português.
Diplomacia

EUA. Pompeo visita aliados árabes no Médio Oriente

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, começa terça-feira uma visita ao Médio Oriente para discutir a retirada militar da Síria, o conflito no Iémen e os diferendos com o Irão.
Venezuela

EUA só reconhecem o parlamento na Venezuela

Os EUA apoiaram este sábado o novo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN, parlamento), Juan Guaidó, e classificaram a instituição como a única legítima no país.
Espionagem

Londres adverte Moscovo sobre Paul Whelan

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, advertiu Moscovo contra um "jogo de xadrez diplomático" após a acusação por espionagem do ex-Marine Paul Whelan.
Diplomacia

Tensão com Otava: China já deteve 13 canadianos

No início de dezembro, Pequim ameaçou Otava com "graves consequências" caso não libertasse a diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.
Relações Internacionais

Jinping felicita Bolsonaro e pede respeito

O Presidente chinês felicitou o novo chefe de Estado brasileiro e reforça que China e Brasil têm a responsabilidade de melhorar as suas economias, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento.
Relações Internacionais

EUA e Brasil juntos contra regimes autoritários

Os EUA consideram que este é o começo de uma nova etapa, que será produtiva e irá mais além da vertente política, para gerar uma cooperação económica, criar empregos e novas oportunidades de negócios.
China

Xi Jinping quer acordo com os EUA "rápido"

O presidente da China esteve ao telefone com Donald Trump e pediu um acordo "o mais rápido possível" com os EUA. Xi Jingping falou em "progresso" nas relações bilaterais entre os países.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Relações Internacionais

EUA querem reforçar parceria com o Brasil

Mike Pompeo vai estar no Brasil para a tomada de posse de Jair Bolsonaro. EUA encaram a visita de secretário de Estado como uma oportunidade histórica para aproximar relações
Relações Internacionais

Israel não vai à tomada de posse de Bolsonaro

O primeiro-ministro israelita tinha confirmado no final de novembro a presença na cerimónia de posse de Bolsonaro, a 1 de janeiro, mas decidiu não prolongar a estadia no Brasil além de domingo.
Diplomacia

Libertação de presos. Tensão aumenta na China

"Questiono o que tem isto a ver com a UE e o Reino Unido. Onde estavam quando o Canadá e os EUA detiveram uma executiva chinesa?", questionou a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros.
China

EUA e China voltam a negociar por telefone 

O Ministério assegurou que os dois países alcançaram "novos progressos", sem avançar com mais detalhes, e que definiram os assuntos a abordar nos próximos diálogos e visitas mútuas.
Diplomacia

Bolsonaro manterá relações intensas com Portugal

153
"Do ponto de vista bilateral, espero e confio que o relacionamento seja tão intenso como é padrão, normal entre Portugal e Brasil", afirmou o ministro Augusto Santos Silva.
Brexit

Portugal preocupado mas preparado para hard Brexit

"Estamos preparados para o cenário de não acordo, mas não a 100% porque nunca podemos estar preparados a 100%", defendeu o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Diplomacia

Canadá exige à China libertação de canadianos 

"Estamos profundamente preocupados com a detenção arbitrária de dois canadianos no início deste mês e pedimos a sua libertação imediata", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe quer cooperar com Angola

Numa mensagem dirigida ao presidente de Angola, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe demonstrou interesse em iniciar um novo ciclo de cooperação em vários domínios, sem adiantar quais.
Diplomacia

Turquia promete apoiar Irão contra sanções dos EUA

O Presidente da Turquia considera ilegais as sanções impostas pelos EUA ao Irão, como a proibição de lhes comprar petróleo, alegando que este país árabe não cumpre acordos de desenvolvimento nuclear.
António Costa

Costa: país deve continuar a ser espaço de certeza

Primeiro-ministro diz ser um um bom dia para a assinatura de cinco contratos de investimento no valor de 400 milhões de euros, considerando ser "essencial que este ciclo de investimento se prolongue".
Empresas

AICEP. 2018 foi ano com mais contratos assinados

O total de contratos assinados regista 49, num investimento superior a mil milhões de euros. O ano de 2018 foi um "marco" para a entidade, sendo o ano com mais contratos assinados em 10 anos.
China

Canadá recusa relacionar detenção com caso Huawei

Os dois casos anteriores terão servido de retaliação pela detenção da diretora financeira da empresa chinesa Huawei. Justin Trudeau considera que o caso "parece" ser diferente.
Diplomacia

Arábia Saudita condena resoluções dos EUA

A Arábia Saudita condenou as resoluções aprovadas na quinta-feira contra o regime de Riade, uma sobre o conflito no Iémen e a outra sobre o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.
CPLP

Novo dirigente da CPLP estabelece metas

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou que a mobilidade académica e cultural deve ser o ponto de partida facilitação da livre circulação de pessoas no espaço lusófono.
França

Ataque. MNE sem registo de vítimas portuguesas

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz não ter até ao momento registo de qualquer vítima portuguesa do ataque de terça-feira em Estrasburgo, no leste de França, que provocou 3 mortos e 12 feridos.
Huawei

CFO da Huawei paga 6,6 milhões pela fiança

122
A diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá a pedido dos EUA, saiu após pagar uma fiança de valores históricos. Trump admite "intervir" no caso para ajudar acordo comercial.
Diplomacia

Kim Jong-un não deve visitar Seul este ano

A falta de progressos no diálogo entre Pyongyang e Washington parecem ser um entrave à realização de uma nova cimeira inter-coreana, que seria a quarta desde abril.
Governo

Rede externa vai contar com mais 89 trabalhadores

O Governo vai reforçar a rede diplomática e consular com mais trabalhadores e com a modernização e capacitação tecnológica dos serviços consulares, que em 2017 ultrapassaram os dois milhões de atos.
Huawei

Caso Huawei. China convoca embaixador dos EUA

China convocou embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a detenção da diretora financeira da operadora de telecomunicações chinesa Huawei.
União Europeia

Itália. Patrões pedem a Governo que evite sanções

A Confederação Geral da Indústria Italiana pediu ao Governo para chegar a acordo com a Comissão Europeia sobre o Orçamento para 2019 e evitar eventuais sanções.
Rússia

Portugal e Alemanha contra sanções à Rússia

O prolongamento das sanções à Rússia será analisado na cimeira do Conselho Europeu da próxima semana, mas ministros admitem não haver consenso na União Europeia para a aplicação de novas sanções.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Relações Internacionais

Diplomacia. Madeira de visita à África do Sul

Miguel Albuquerque estará, até domingo, a acompanhar, pelo terceiro ano, a Festa da Flor em Free State, com a expectativa de manter o esquema de cooperação que se iniciou há três anos.
Japão

Japão quer maior cooperação com Angola

O diplomata japonês referiu que a Agência de Cooperação Internacional do Japão tem estado a promover a cooperação nos setores da educação, saúde, agricultura, indústria, energia e infraestruturas.
Estados Unidos da América

Khashoggi. CIA reforça suspeita sobre sauditas

Os senadores norte-americanos que saíram da audiência com a diretora da CIA declararam-se ainda mais convencidos da responsabilidade do príncipe herdeiro saudita no assassínio do jornalista.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata sobre Xi Jinping: "Dono Disto Tudo"

2.002
Diplomata disse no Facebook, quanto à visita do presidente chinês: "DDT" [Dono Disto Tudo]. MNE já mandou "averiguar" e admite "consequências"
Diplomacia

Presidente da República vai à China em 2019

O presidente chinês, Xi Jinping, convidou Marcelo Rebelo de Sousa a visitar a China em 2019 e o chefe de estado português já aceitou o convite.
Cabo Verde

Português em greve de fome por recusa de visto

O Centro de Vistos terá recusado o visto à mulher do português por este não ter residência em Portugal. O português questionou a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, mas disse que não o receberam lá.
Estados Unidos da América

Donald Trump quer pôr fim à corrida às armas

O Presidente dos EUA está disposto a trabalhar com os homólogos chinês e russo, para por fim à corrida ao armamento. Na opinião de Trump, esta é uma situação que está "fora de controlo".
Estados Unidos da América

Talibãs. EUA pedem ajuda ao Paquistão para acordo

O presidente dos EUA pediu ajuda ao Paquistão para levar o movimento talibã a negociar o fim da guerra no Afeganistão, depois de uma acusação de Trump sobre o país ter abrigado Osama bin Laden.
Ministério da Economia

China: ministro quer investimento produtivo

O ministro da Economia falou na conferência "Portugal-China, uma relação com futuro", em Belém, dando ênfase ao facto de o país ser "um parceiro comercial muito significativo".
Diplomacia

Moçambique e Índia reforçam cooperação bilateral

José Pacheco vai participar em encontros empresariais e reunir-se com a ministra das Relações Exteriores da Índia para troca de impressões sobre situação política, económica e social nos dois países.
Senado

EUA querem saber se empresa ajudou Venezuela

Os senadores querem ver determinado se a ZTE usou ilegalmente componentes norte-americanos ou ajudou o Governo do Presidente Nicolás Maduro a violar processos democráticos ou direitos humanos.
Estados Unidos da América

Manafort terá visitado Assange na embaixada

Paul Manafort ter-se-á encontrado em segredo por três vezes com Julian Assange na embaixada do Equador, em Londres, revela o The Guardian. Assange nega e diz que vai processar o jornal por difamação.
Moçambique

Saúde. 155 funcionários com processo disciplinar

Os processos disciplinares contra 155 funcionários foram abertos devido à pratica de atos ilícitos, como corrupção ou roubo de bens, culminando com expulsões, demissões e repreensões públicas.
Sanções

Nicarágua. EUA impõem sanções a altos funcionários

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra altos funcionários da Nicarágua em resposta à "repressão e corrupção generalizada" do Governo daquele país.
Brexit

BBC mostra trapalhadas de Boris Johnson em Lisboa

131
Durante um ano, a BBC acompanhou diplomatas de topo britânicos, incluindo o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Várias gafes de Boris Johnson em Lisboa integram a série "Inside the Foreign Office".
Relações Internacionais

Timor. Gastos de 163 milhões de dólares em 2019

A maior fatia desse valor corresponde ao Governo da Austrália, que tem previsto canalizar para Timor-Leste mais de 50,33 milhões de dólares no próximo ano. Quanto à UE, o valor é de 22,76 milhões.
Diplomacia

Britânico condenado em Abu Dhabi vai ser libertado

Os Emirados Árabes Unidos concederam perdão ao académico britânico Matthew Hedges, que tinha sido condenado a uma pena de prisão perpétua por espionagem depois de ter confessado ser oficial do MI-6.
Relações Internacionais

Angola promete "clima desanuviado" com Lisboa

Na nova fase das relações entre Angola e Portugal, João Lourenço assumiu que o momento é de explorar "ao máximo" as "vastas oportunidades" que agora se abrem entre os dois países.
Diplomacia

França vai restituir 26 obras de arte ao Benim

As 26 obras de arte que vão ser restituídas foram tomadas como saque pelo Exército francês, em 1892, durante a guerra civil, tendo sido agora reclamadas pela República do Benim.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)