816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Diplomacia

Guerra na Ucrânia

Rússia e Coreia do Norte: acordos "importantes"

Durante visita do Presidente russo à Coreia do Norte, "documentos importantes e muito significativos" serão assinados, sendo possível a "conclusão de um acordo de parceria estratégica global".
Direto ao Assunto

Costa na UE. "Sem obstáculos nem sindicalismos"

O embaixador Seixas da Costa diz que depois dos esclarecimentos do envolvimento de António Costa no processo Influencer, há via aberta para liderar o Conselho Europeu.
Resposta Pronta

"É improvável efetivar as propostas das campanhas"

O politólogo André Freire considera que Portugal ainda é visto como um "pequeno país" aos olhos do Parlamento Europeu. O investigador e professor no ISCTE elogiou o atual sistema de voto.
Guerra na Ucrânia

Putin: "Crescimento ultrapassa a média mundial"

Com trocas comerciais a aumentar na Ásia, África, Médio Oriente e América Latina, a Rússia assume ser dos "principais intervenientes" comerciais no mundo. Putin quer criar um plano de fuga às sanções.
Palestina

Reconhecer a Palestina e os gambozinos

A Europa reconhecer um Estado independente da Palestina que não existe não resolve nada. É o equivalente diplomático da caça aos gambozinos.
Guerra na Ucrânia

NATO dividida no uso de armas por Kiev na Rússia

O secretário-geral da NATO diz ser "altura de reconsiderar algumas das restrições" impostas pelos países à Ucrânia, nomeadamente no que toca à impossibilidade de o país usar armamento em solo russo.
Emissão Especial

"Portugal tem fundos limitados, mas compensa"

Orlando Samões sublinha o esforço político de Portugal para compensar a falta de liberdade económica para ajudar a Ucrânia, numa altura em que, mesmo, explica o especialista, faz "a diferença".
Noticiário

12h. Zelensky aterra em Lisboa ao início da tarde

É a primeira visita de Volodymyr Zelensky a Portugal. O Presidente ucraniano vai aterrar em Figo Maduro e segue depois para São Bento, onde terá uma reunião bilateral com Luís Montenegro.
Guerra na Ucrânia

Polónia limita circulação a diplomatas russos

Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco comunicou que os diplomatas russos não poderão sair da subdivisão administrativa da Mazóvia, acusando a Rússia de possíveis atos de sabotagem.
Noticiário

16h. Acordo de Portugal e Ucrânia abrange 10 anos

O ministro dos Negócios Estrangeiros esclarece que o acordo abrange as áreas em que os dois países têm colaborado. Paulo Rangel diz que Zelensky também vem a Portugal para agradecer.
Diplomacia

Blinken sublinha relações entre os EUA e o Brasil

Os Estados Unidos e o Brasil "estão a traçar novos caminhos para a cooperação económica que respeitam a importância do ambiente, da energia limpa e do desenvolvimento sustentável", afirmou Blinken.
União Europeia

UE: chefes da diplomacia dos 27 discutem conflitos

A guerra entre Israel e o Hamas será um dos temas prioritários do encontro, com os ministros europeus a terem a possibilidade de discutirem a matéria com homólogos para chegar a um acordo de paz.
Óbito

Funeral de embaixador marcado para terça-feira

O funeral do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, que morreu na sexta-feira, vítima de enfarte cardíaco, está marcado para terça-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Noticiário

10h. Governo lamenta morte de embaixador português

O ministro português dos Negócios Estrangeiros manifesta profundo pesar pela morte de Paulo Lourenço. Num comunicado, Rangel fala num diplomata exemplar, que alcançou reconhecimento e prestígio.
Diplomacia

Paulo Lourenço era "um diplomata exemplar"

O Governo português manifestou "profundo pesar" pela morte, na sexta-feira, do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, destacando tratar-se de um "diplomata exemplar".
Noticiário

5h. Governo de Cabo Verde apresenta condolências

Presidente e governo de Cabo Verde apresenta condolências pela morte de embaixador português no país. Ainda, terminaram exercícios militares chineses junto ao Taiwan.
Noticiário

4h Morreu embaixador português em Cabo Verde

Morreu embaixador português em Cabo Verde vitima de um ataque cardíaco fulminante. Ainda, Autoridades portuguesas já prepararam ao detalhe o plano de segurança da visita de Zelensky a Portugal.
Diplomacia

Morreu o embaixador de Portugal em Cabo Verde 

Paulo Lourenço morreu esta sexta-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, vítima de um enfarte cardíaco fulminante. Tinha 52 anos.
Noticiário

17h. Helicóptero com Presidente iraniano caiu

Ebrahim Raisi e também o chefe da diplomacia de Teerão, Hossein Amirabdollahian, que seguia no mesmo helicóptero, estão “em risco”, segundo conta uma fonte iraniana, que preferiu não se identificar.
Noticiário

13h. Santa Casa. Moedas elogia escolha do provedor

O autarca de Lisboa afirma que Paulo Alexandre Sousa é um dirigente de “elevada competência”. Ainda neste jornal, embaixada de Israel em Estocolmo encerrada depois de um tiroteio.
Guerra na Ucrânia

Rússia critica "posição hostil" de Portugal

Maria Zakharova diz estar "em curso uma campanha anti-russa alimentada a nível oficial", com as autoridades portuguesas a reduzirem "ao mínimo os contactos com a Embaixada da Rússia em Lisboa"
China

Pequim lamenta "dificuldades" com a Coreia do Sul

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, afirma que é necessário "construir confiança" entre a China e a Coreia do Sul, durante um encontro em Pequim.
Guerra na Ucrânia

Kuleba aborda integração na UE em visita à Sérvia

Em uma "muito boa e positiva" reunião, o chefe da diplomacia ucraniana encontrou-se com o seu homólogo sérvio para discutir sobre o processo de integração dos respetivos países na União Europeia.
A História do Dia

Como a Rússia ultrapassou Portugal e a CPLP

São Tomé e Moscovo assinaram um acordo de cooperação militar. Outros países da CPLP têm relações com Putin. Como fica Lisboa? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o nosso convidado.
Moçambique

Nyusi pede cimeira à nova embaixadora em Lisboa

Nas reuniões de trabalho com novos embaixadores, o Presidente referiu "ser necessário dinamizar a realização da reunião da cimeira bilateral entre Moçambique e Portugal, a decorrer em Maputo".
Filipinas

Filipinas convocam diplomata chinês após disputas

Convocação chega após incidente que causou danos a um navio da guarda costeira filipina. O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acusou navios filipinos de "violarem a soberania chinesa".
Noticiário

10h. Hamas quer esclarecimentos para cessar-fogo

Depois de Netanyahu prometer um ataque terrestre a Rafah, o Hamas pede mais clareza nos termos do acordo para um cessar-fogo. Ao que se sabe, este acordo permitirá uma pausa de 40 dias nos combates.
Noticiário

8h. Gaza. EUA determinados em alcançar cessar-fogo

Antony Blinken fala em tempos difíceis, mas garante que os EUA querem um cessar-fogo na Faixa de Gaza que leve os reféns para casa. O secretário de estado norte americano está hoje em Tel Aviv.
Eu estive lá

“Diplomacia portuguesa merece mais reconhecimento”

“A politica externa portuguesa tem sido o factor mais estável na nossa instabilidade”, diz Paulo Portas no podcast de Maria João Avillez. E analisa o mundo de hoje: “Incerto e perigoso”.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Rangel fala em relação "madura" com ex-colónias

O chefe da diplomacia portuguesa não comentou as declarações do Presidente da República e remeteu a "posição do Governo" para aquela expressa no Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros.
Guiné-Bissau

PR guineense lamenta detenção em Portugal

"Lamento que tenha sido um magistrado a cair nesta situação. Quem deve julgar não pode cair nisso, mas como sabem o Presidente não julga", afirmou Umaro Sissoco Embaló.
Noticiário

14h. Benfica. Schmidt não perdoa adeptos

EUA e China apelam a uma relação de cooperação e respeito entre os dois países. O treinador do Benfica não perdoa os adeptos que atiraram garrafas e cuspiram nos jogadores após o jogo com o Farense.
China

China alerta para deterioração da relação com EUA

Embora a relação bilateral tenha começado a estabilizar, "os fatores negativos continuam a aumentar", alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros da China em reunião com Antony Blinken.
Coreia do Norte

Coreia do Norte responderá a controlo de sanções

A Coreia do Norte pode adotar "fortes medidas pragmáticas" para aumentar força militar depois dos EUA terem prometido trabalhar com a Coreia do Sul e outros países para monitorizar sanções impostas.
União Europeia

Borrell defende via diplomática com Irão

Admitindo que "as sanções são uma ferramenta importante" e a UE tem-nas usado como "uma clara mensagem", Josep Borrell defendeu que estas não são suficientes e que se deve privilegiar a diplomacia.
Diplomacia

Diplomatas pedem mais meios para embaixadas

Após o 25 de Abril ter levado "a diplomacia portuguesa para o século XX", diplomatas argumentam que "falta agora trazê-la para o século XXI", sendo preciso uma valorização da carreira diplomática.
Diplomacia

Presidente de Moçambique inicia visita a Portugal

O presidente de Moçambique participará nas celebrações do 25 de Abril, no 'relançamento' do sinal da estatal Televisão de Moçambique em Portugal e no lançamento do livro do general Atanásio Mtumuke.
Noticiário

9h. Ataque ao Irão. Ministros do G7 estão reunidos

David Cameron e Antonio Tajani foram algumas das vozes que pediram uma diminuição imediata das tensões na região. Ainda neste jornal, investigação do Ministério Público a uma praxe no Colégio Militar.
Resposta Pronta

"Líderes veem com entusiasmo António Costa na UE"

Paulo Sande diz que um cargo de António Costa na Europa seria muito interessante para Portugal. O especialista em assuntos europeus defende que o conflito no Médio Oriente é um teste para a UE. 
Conflito Israelo-palestiniano

EUA vão impor novas sanções ao Irão

Na sequência do ataque iraniano a Israel, os EUA anunciaram um novo pacote de sanções que incluem os programas de drones e mísseis do Irão. UE pondera fazer o mesmo em breve.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos