Diplomacia

Estados Unidos da América

EUA. Trump escolhe novo embaixador em Cabo Verde

John Jefferson Daigle foi o nome escolhido pelo Presidente dos EUA para representar o país em Cabo Verde, A escolha está sujeita a votação no Senado. Esta embaixada está sem embaixador desde setembro.
Venezuela

Crise na Venezuela e ilusões em Portugal

Uma intervenção militar é a única forma de garantir o derrube rápido de um regime como o da Venezuela. Há poucas coisas certas na crise da Venezuela, exceto que ela não tem saídas fáceis e boas.
Brasil

Bolsonaro faz primeira visita oficial aos EUA

O porta-voz da presidência disse ainda que a prioridade da agenda externa é fortalecer o relacionamento com os países que possam contribuir para o desenvolvimento, prosperidade, segurança" do Brasil.
Comissão Europeia

Bruxelas opõe-se a parcerias 5G com a China

A Comissão Europeia divulgou esta quarta-feira um comunicado em que pede aos países europeus uma frente conjunta a parcerias com a China por questões de segurança.
Irão

Irão. Funcionário da embaixada portuguesa baleado

A tentativa de assassinato, que está a ser investigada, aconteceu perto da embaixada de Portugal no Irão. O funcionária, iraniano, foi hospitalizado. O suspeito terá tido motivações pessoais.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Venezuela

Maduro não cede na expulsão do embaixador alemão

O regime de Nicolás Maduro considerou o embaixador da Alemanha 'persona non grata' e, por isso, reiterou a ordem de expulsão do diplomata. A UE condenou "firmemente" a expulsão.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Diplomacia

Coreia do Sul quer paz e unificação das Coreias

O Presidente sul-coreano quer trabalhar com o povo da Coreia do Norte para criar uma nova ordem de paz.
Venezuela

Portugal analisa embaixador nomeado por Guaidó

Augusto Santos Silva referiu que já teve a "comunicação formal" por parte da Assembleia venezuelana e que está a analisar o pedido de alteração de embaixador, adiantando que não há prazos definidos.
Venezuela

Diplomata venezuelano afastado em Lisboa

234
Víctor Liendo Muñoz, segundo secretário da embaixada da Venezuela, reconheceu o autoproclamado Presidente Juan Guaidó deixando uma mensagem através da rede social Twitter.
Cimeiras

Putin e Netanyahu discutem coordenação na Síria

No centro das conversações dos dois líderes estará a consolidação do Irão na Síria e o ataque às suas bases. Netanyahu promete que Israel "continuará a agir até que a Síria fique limpa de iranianos".
Diplomacia

Imigração. Hungria insiste em "complot" da UE

Hungria prepara-se para enviar carta aos cidadãos a denunciar os planos que a UE está a preparar, para obrigar Estados-membros a aceitar mais imigrantes. Bruxelas já negou existência de plano.
Marinha

Militar sancionado por "importunação sexual"

158
Em causa está um dos candidatos ao concurso de praças que diz ter sido abordado por um militar que, alegadamente, dizia ser médico e que referiu haver a necessidade de o examinar.
Arábia Saudita

EUA. Princesa será embaixadora da Arábia Saudita

A princesa Reema bint Bandar é filha de um antigo embaixador nos Estados Unidos, onde viveu até 2005. Na Arábia Saudita foi ativista pelos direitos das mulheres. Tem agora a missão de reatar relações.
Rússia

EUA pedem conselho para lidar com Coreia do Norte

Rússia afirma que EUA pediram o seu conselho sobre possíveis cenários de como a cimeira entre Trump e Kim Jong-un, em Hanói, poderia evoluir. Os dois Presidentes reúnem-se esta quarta e quinta-feira.
Diplomacia

São Tomé. PM inicia visita de dois dias a Angola

A visita oficial a Angola serve para dar um novo impulso à cooperação entre esse país e São Tomé. Jorge Bom Jesus afirma que os dois países "têm conhecido altos e baixos nos últimos tempos".
Diplomacia

Seul acredita em acordo de paz entre Trump e Kim

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, depois de a Guerra da Coreia ter terminado com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. Trump e Kim reúnem-se esta semana em Hanói.
Diplomacia

Desnuclearização. Cimeira Trump/Kim é "simbólica" 

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, reúnem-se esta semana, em Hanói, reafirmando a inédita aproximação entre Washington e Pyongyang.
Venezuela

Venezuela. Portugal à espera de novo embaixador

Augusto Santos Silva sublinhou que compete ao MNE "instruir os processos" relativos às representações diplomáticas, mas as decisões "envolvem vários órgãos de soberania".
Diplomacia

São Tomé e Portugal discutem ações de cooperação

180
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros iniciou uma visita de dois dias a São Tomé. Portugal vai discutir com o governo são-tomense possíveis ajustamentos e melhorias do que resta do PEC.
Venezuela

José Rafael Cotte é o novo embaixador da Venezuela

149
Do grupo de representantes para 15 países europeus anunciado esta terça-feira, destaque para a escolha de Antonio Ecarri, vice-presidente do partido Ação Democrática, como embaixador em Espanha.
Diplomacia

Trump e Kim Jong-un ponderam trocar representantes

A segunda cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte aproxima-se e os dois países já começam a dar passos para o estabelecimento de relações diplomáticas.
Angola

Marcelo vai a Angola em março

Depois de João Lourenço ter estado em Portugal e de o António Costa ter visitado o país africano, agora é a vez de o Presidente de Portugal aterrar em Luanda. Santos Silva foi lá 4 vezes em 2 anos.
Diplomacia

Presidentes discutem casos Hanekom e Chang

A morte de um sul-africano e a detenção de um ex-ministro moçambicano foram assunto central no encontro entre os dois. Filipe Nyusi diz que situação não afeta as relações com África do Sul.
Cabo Verde

Fragata Álvares Cabral deixa Cabo Verde

402
A fragata portuguesa Álvares Cabral chegou a Cabo Verde a 29 de janeiro com uma missão em vista, no âmbito da cooperação técnico-militar e de ações de diplomacia, em particular com os países da CPLP.
Luanda

Itália encoraja Angola a prosseguir com reformas

O foco da cooperação entre os dois países mantém-se na economia, mas Mattarella garante que Angola poderá contar com a "amizade leal e o apoio" de Itália, relação que se estabeleceu há quarenta anos.
António Ramalho Eanes

Eanes: "A China não é regime totalitário"

294
O ex-Presidente da República revelou pormenores do reconhecimento oficial da China por Portugal e da negociação da passagem de Macau para a soberania chinesa.
Luanda

João Lourenço aceita fazer visita oficial a Itália

Sergio Mattarella começou esta manhã visita oficial a Angola, onde ficará até quinta-feira. Itália tem uma forte relação empresarial com Angola, tendo sido a primeira a reconhecer-lhe a independência.
NATO

Macedónia passa a ser membro da NATO

A adesão da Macedónia à NATO foi bloqueada durante 10 anos devido ao nome da antiga república da Jugoslávia, que coincide com o de uma região grega. A adesão tem que ser ratificada pelos 29 membros.
Estados Unidos da América

Enviado especial vai a Pyongyang preparar cimeira

Vão ser discutidos o processo de desnuclearização da península coreana, as relações bilaterais entre Washington e Pyongyang e a construção de uma paz duradoura, além dos preparativos para a cimeira.
Lisboa

Relações com a China: Lisboa é "pequena potência"

Portugal aproximou-se economicamente da China na altura em que foi assinado um acordo de parceria estratégica com a China, que teve aplicação prática a partir de 2011.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo aprova fim da dupla tributação com Angola

A convenção entre os dois países para evitar a dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento e prevenir a fraude e a evasão fiscal contou com a abstenção do BE.
União Europeia

Irão. Mecanismo da UE para negociar está no início

Paris, Londres e Berlim prometeram a Teerão encontrar um mecanismo para manter as trocas comerciais com o país, permitindo que o Irão continuasse a vender petróleo e a importar outros produtos.
Diplomacia

Presidente de Itália faz visita de 3 dias a Angola

Itália tem desde 1980 uma forte relação empresarial com Angola, sobretudo a nível do petróleo, com a ENI, em parceria com a Sonangol, a explorar blocos em águas profundas no "offshore" angolano.
Diplomacia

Presidente búlgaro saúda relações com Portugal

Marcelo é pela "defesa de um acordo" que foi negociado entre UE e Reino Unido. Presidente búlgaro declara que relações entre Bulgária e Portugal são um símbolo para o futuro da Europa.
Brexit

Brexit. Michel Barnier diz que situação "é grave"

O negociador-chefe da UE lembra que o mecanismo de salvaguarda para prevenir o regresso de uma fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte faz parte do acordo de saída e que não será renegociado.
António Costa

Presidência da UE abordará relações com África

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro português, António Costa, na apresentação das conclusões da V Cimeira dos Países do Sul da União Europeia, que se realizou em Nicósia, no Chipre.
História

Fernão de Magalhães. Candidatura será conjunta

102
A ministra do Mar garantiu ao Observador que a candidatura a património mundial será feita com Espanha. Programa de comemorações dos 500 anos da circum-navegação foi apresentado esta quinta-feira.
Brasil

Vice-PR nega fecho da Embaixada da Palestina

Bolsonaro prometeu acabar com com a representação palestiniana no país, caso fosse eleito. Razão: "a Palestina não é um país". Vice-presidente brasileiro rejeita tal possibilidade.
Smartphones

Honor, da Huawei: "Seguimos a lei de cada país"

A chinesa Huawei é grande ao ponto de até ter outras marcas de telemóveis. Ao Observador, o presidente da Honor promete que a empresa é de confiança, numa altura em que estão a expandir em Portugal.
Tratados Internacionais

Putin e Abe discutem tratado suspenso desde 1945

Putin referiu que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, enquanto Shinzo Abe admitiu que não é fácil resolver problemas que permanecem há mais de 70 anos, mas que devem fazê-lo.
Brasil

Bolsonaro atribui o mais alto título a Netanyahu

421
A Ordem do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros e só pode ser concedida por decisão do Presidente. Bolsonaro atribuiu-a a Benjamin Netanyahu.
Cimeiras

Brexit. May ausente em Davos para resolver impasse

Theresa May vai estar ausente no fórum de Davos, que decorre entre 21 e 25 de fevereiro na Suíça. para resolver impasse do "Brexit" com os líderes dos partidos da oposição.
Moçambique

Moçambique recebe nove novos embaixadores

362
Áustria, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Egito, Gabão, Gana, Paquistão e Seychelles, são as nove novas representações em Moçambique.
Marcelo Rebelo de Sousa

Festejos do Dia de Portugal começam em Portalegre

309
As comemorações do Dia de Portugal em 2019 começam em Portalegre, seguindo depois para a Cidade da Praia, em Cabo Verde, e no dia seguinte para a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Luxemburgo

Sindicato processa Portugal após despedimento

119
Em causa está uma trabalhadora que faz limpezas na embaixada desde 1993, mas que nunca teve um contrato escrito. Sindicato reclama ainda o pagamento de cerca de cinco mil euros.
Estados Unidos da América

Donald Trump admite declarar emergência nacional

255
Trump assegura que não reabre o governo enquanto não receber o financiamento do muro. Nova-iorquinos consideram a paralisação do governo um ataque de raiva do Presidente dos EUA.
Austrália

Detido suspeito de enviar pacotes a consulados

O indivíduo foi detido em sua casa, no estado de Victoria, na quarta-feira, devendo ser presente esta quinta a um juiz. Pelo menos dez missões diplomáticas reportaram a entrega de pacotes suspeitos.
Diplomacia

Merkel inicia visita de dois dias à Grécia

As visitas de Merkel já deram origem a grandes manifestações anti-austeridade em Atenas em anos passados. A chanceler alemã tem encontro marcado com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
Armamento Nuclear

Coreia do Sul quer ajudar a levantar sanções

O Presidente da Coreia do Sul defende que sejam tomadas medidas para facilitar a desnuclearização da Coreia do Norte, citando a aceitação dos EUA de um "regime de paz".
Cabo Verde

CPLP pede fim da violência contra mulheres

988
Deputados de países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão subscrever uma declaração pelo combate à violência contra mulheres e meninas, na VIII Assembleia Parlamentar da CPLP.
Austrália

Consulados evacuados devido a pacotes suspeitos

Os consulados dos Estados Unidos, Índia, França, Hong Kong, Nova Zelândia, Itália estiveram entre as missões diplomáticas em Melbourne que receberam estes pacotes com potenciais substâncias perigosas.
Venezuela

Governo de Maduro proibido de entrar em países

138
Os países que integram o Grupo de Lima, com exceção do México, vão proibir a entrada em território nacional dos membros do Governo de Nicolás Maduro até que "a democracia seja restabelecida".
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan critica declarações de Bolton sobre curdos

As declarações de John Bolton em defesa dos parceiros curdos de Washington na Síria considerados como terroristas por Ancara são "inaceitáveis e impossíveis de digerir" para o presidente turco.
Presidente da República

Marcelo segue orientação do Governo nas posses

996
O presidente da República esteve na posse de Bolsonaro e poderá estar na de Maduro, na quinta-feira. Marcelo diz que segue a orientação do Governo no que toca às representações do Estado português.
Diplomacia

EUA. Pompeo visita aliados árabes no Médio Oriente

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, começa terça-feira uma visita ao Médio Oriente para discutir a retirada militar da Síria, o conflito no Iémen e os diferendos com o Irão.
Venezuela

EUA só reconhecem o parlamento na Venezuela

Os EUA apoiaram este sábado o novo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN, parlamento), Juan Guaidó, e classificaram a instituição como a única legítima no país.
Espionagem

Londres adverte Moscovo sobre Paul Whelan

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, advertiu Moscovo contra um "jogo de xadrez diplomático" após a acusação por espionagem do ex-Marine Paul Whelan.
Diplomacia

Tensão com Otava: China já deteve 13 canadianos

No início de dezembro, Pequim ameaçou Otava com "graves consequências" caso não libertasse a diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.
Relações Internacionais

Jinping felicita Bolsonaro e pede respeito

O Presidente chinês felicitou o novo chefe de Estado brasileiro e reforça que China e Brasil têm a responsabilidade de melhorar as suas economias, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento.
Relações Internacionais

EUA e Brasil juntos contra regimes autoritários

Os EUA consideram que este é o começo de uma nova etapa, que será produtiva e irá mais além da vertente política, para gerar uma cooperação económica, criar empregos e novas oportunidades de negócios.
China

Xi Jinping quer acordo com os EUA "rápido"

O presidente da China esteve ao telefone com Donald Trump e pediu um acordo "o mais rápido possível" com os EUA. Xi Jingping falou em "progresso" nas relações bilaterais entre os países.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)