Diplomacia
Sanções

Washington autorizada a sancionar importações à UE

A Organização Mundial de Comércio autorizou os Estados Unidos a impor sanções aduaneiras contra a Europa. A autorização é dada no seguimento de uma guerra jurídica entre Boeing e Airbus.
Estados Unidos da América

China e EUA chegam a acordo parcial

Donald Trump confirma que EUA e China chegaram a um acordo parcial para dar trégua à guerra comercial entre os dois países. Descreveu-o como "substancial" e admitiu que ainda há detalhes por acertar.
Direitos Humanos

Direitos humanos. UE elogia Angola por tratados

União Europeia sublinha o empenho na abolição da pena de morte, na erradicação da tortura e na eliminação de todas as formas de racismo e diz que Angola pode incentivar outros países a seguir exemplo.
Diplomacia

Turquia rejeita culpa por crise na Grécia

Emmanuel Macron criticou esta semana a gestão da situação por parte da Turquia. Chefe da diplomacia turca considera declarações do Presidente francês "inaceitáveis" e pede colaboração da Europa.
Angola

Lourenço agradece a Harry pelo trabalho de Diana

O príncipe Harry chegou esta sexta-feira a Luanda. O Presidente de Angola elogiou a visita e agradeceu-lhe pelo trabalho que a mãe, a princesa Diana, fez pelo sofrimento dos angolanos.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Irão

Acordo. Rohani diz que Europa não cumpriu promessa

O Presidente do Irão questionou a vontade UE em salvar o acordo nuclear de 2015 e assegurou que o país vai continuar a reduzir os compromissos sobre o pacto, caso a situação não mude.
Príncipe Harry

Príncipe Harry visita Angola em "parceria ampla"

A embaixadora do Reino Unido em Luanda defendeu que a visita que o príncipe Harry inicia a Angola ocorre num momento de "parceria ampla e profunda" e pode incentivar à adesão do país à Commonwealth.
Donald Trump

Leia aqui toda conversa entre Trump e Zelensky

155
Uma transcrição do telefonema entre Donald Trump e Volodymr Zelensky foi divulgada pela Casa Branca. No decorrer da conversa, Trump pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Donald Trump

Trump pediu à Ucrânia para investigar Biden

122
Transcrição da chamada telefónica entre Donald Trump e Volodymr Zelensky mostra que o presidente dos EUA pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Diplomacia

Putin reitera apoio a Maduro 

"A Rússia apoia consistentemente todos os órgãos de poder legítimo da Venezuela", afirmou Putin. Já Madurogarantiu que Moscovo e Caracas "mostraram que podem superar qualquer dificuldade juntos".
Diplomacia

China não quer destronar EUA como potência 

Wang Yi considera que "China e os EUA não podem avançar um sem o outro". Ministro pede respeito mútuo e lembra que uma desagregação das duas maiores economias do mundo não é realista.
Diplomacia

Maduro reunido com Putin na Venezuela 

Kremlin informou que presidentes reúnem-se para "abordar assuntos regionais e a ingerência direta de países terceiros nos assuntos ibero-americanos". Maduro chama "amigo e camarada" a Putin.
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Nações Unidas

Guterres: mundo enfrenta "grande fratura" iminente

115
António Guterres alertou, na abertura da 74.ª Assembleia-Geral da ONU, para a "grande fratura" protagonizada por dois sistemas paralelos, numa alusão implícita aos Estados Unidos e China.
Leis

Brasil. Duarte Lima deverá ser julgado em Portugal

O ex-líder parlamentar do PSD é suspeito pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, assassinada no Brasil, em 2009, e que foi companheira e secretária do milionário português Tomé Feteira.
António Costa

Der Spiegel compara Portugal a aldeia de Astérix

1544
A revista alemã Der Sipegel avaliou o mandato do “simpático Senhor Costa”, e a receita da governação do "socialista confiável" e não esquece Rio, que "prefere apresentar-se em salas fechadas".
Boris Johnson

Boris responsabiliza Irão por ataque à petrolífera

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável pelos ataques às duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
Diplomacia

Marcelo reúne-se com Guterres em Nova Iorque

119
Marcelo Rebelo de Sousa, que chega a Nova Iorque em dia de eleições regionais na Madeira, ficará até quarta-feira, com vários encontros bilaterais.
Donald Trump

Trump. Acordo com China só depois de 2020

Donald Trump quer um "acordo comercial total" com a China, rejeitando acordos parciais, mas acredita que esse entendimento apenas acontecerá depois das eleições presidenciais de 2020.
Donald Trump

"Sanções mais severas jamais aplicadas a um país"

Donald Trump anunciou novas sanções contra o sistema bancário iraniano, assegurando tratar-se das "mais severas jamais impostas a um país", na sequência do ataque com drones a um campo petrolífero.
Diplomacia

Governo muda embaixadores em Angola e Cabo Verde

Mandatos em Angola e Cabo Verde terminam, mas ainda não houveram nomeações dos embaixadores, uma competência do Presidente da República mediante proposta do Governo.
Alemanha

Itália. Alemanha pode acolher 25% dos resgatados

Alemanha está disponível para acolher 25% de todos os migrantes resgatados no Mediterrâneo e levados para Itália, reiterou o ministro do Interior, apesar das críticas dos conservadores alemães.
Huawei

Huawei com smartphone 5g, mas sem apps da Google

A chinesa Huawei divulgou esta quinta-feira os novos modelos Mate. Mesmo com o embargo dos EUA, vão ter por base o Android, mas não vem com as apps da Google instaladas.
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Brasil

Frutos.Brasil anuncia exportação na Arábia Saudita

Governo brasileiro fechou acordos com a Arábia Saudita para exportação de castanhas, derivados de ovos e para ampliação de vendas de frutas, num mercado potencial superior a 2 mil milhões de dólares.
República Centro Africana

Portugal fornece equipamento militar à RCA

Portugal vai fornecer equipamento militar à República Centro-Africana (RCA) no âmbito de um acordo de cooperação na área da defesa que vai ser assinado entre os dois países.
Diplomacia

China confirma visita aos EUA para encontro

Pequim e Washington têm vindo a dar sinais de apaziguamento., depois de uma guerra comercial que dura há um ano. Donald Trump decidiu também adiar o aumento de taxas alfandegárias.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede desculpa por vandalismo à embaixada

188
O Governo de São Tomé e Príncipe pediu desculpa a Portugal pelos atos de vandalismo que ocorreram na embaixada portuguesa, mas pediu uma “abordagem mais humana” nos procedimentos de vistos.
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Irão

Três estrangeiros detidos no Irão sem explicação 

Foi revelada identidade da terceira estrangeira detida no Irão. Caso não estará relacionado com prisão de dois turistas também britânicos e australianos. Austrália afasta tese de "guerra diplomática".
Estados Unidos da América

EUA querem mais trocas comerciais com o Brasil

Mike Pompeo disse que as trocas económicas com o Brasil deverão aumentar, após um encontro com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, em Washington.
Zona Euro

Helsínquia. Eurogrupo discute orçamento

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se em Helsínquia. Mário Centeno retoma as discussões sobre o futuro instrumento orçamental para a convergência e competitividade na zona euro.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Narcotráfico

Narcotráfico. Portugal quer ajudar Guiné-Bissau

João Gomes Cravinho disse aguardar pela estabilização da Guiné-Bissau para apoiar as Forças Armadas do país nas funções de soberania e impedir que o território seja utilizado para o narcotráfico.
Brasil

Brasil. Cortes na Defesa obrigam a mudar planos

O ministro da Defesa do Brasil disse, em Lisboa, que os cortes no orçamento do próximo ano implicam uma adequação do planeamento estratégico, incluindo as despesas das forças armadas.
Israel

Mundo árabe critica plano de Netanyahu 

Benjamin Netanyahu prometeu anexar parte da Cisjordânia se for reeleito. Mundo árabe não gostou: nações do Médio Oriente dizem que violência vai aumentar e pedem reunião de urgência.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Estados Unidos da América

EUA forçados a retirar infiltrado de governo russo

Depois de Trump ter discutido informação confidencial com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, os serviços secretos "recuperaram" um infiltrado que teria um acesso único ao Governo de Putin.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Itália

Novo governo italiano toma posse

Governo é composto de 10 ministros do partido Movimento 5 Estrelas, 9 do Partido Democrático, um do partido de esquerda Livres e Iguais e um ministro independente.
Fact Check

Governo disse que Bolsonaro não era bem-vindo?

205
Site "Morar em Portugal" escreveu que "membros do Governo português" disseram que Bolsonaro não era bem-vindo em Lisboa. Na verdade, quem o disse foi o Bloco, que não faz parte do executivo de Costa.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
Irão

Irão. Explosão de "rocket" foi falha técnica

A explosão de um 'rocket' no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana devido a uma falha técnica, não causou mortos e o governo iraniano descartou possibilidade de "sabotagem".
Donald Trump

China e EUA. Tarifas aduaneiras arrancam domingo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, descartou a ideia de adiar tarifas adicionais sobre cerca de 300 mil milhões de euros de importações da China.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Relações Internacionais

Tratado fronteiriço no Mar de Timor em vigor

Os primeiros-ministros de Timor-Leste e da Austrália formalizaram, em frente ao Palácio do governo em Díli, a entrada em vigor do tratado de fronteiras marítimas no Mar de Timor.
Incêndios

Maduro responsabiliza Bolsonaro pelos incêndios

1195
Nicolás Maduro acusou Bolsonaro de entregar a Amazónia aos latifundiários, o que chamou de "seus amigalhaços", considerando que "estão a destruir" a maior floresta tropical do mundo.
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Brasil

Amazónia. Governo assume que "cometeu erros"

108
O vice-Presidente brasileiro, Hamilton Mourão, reconheceu na quinta-feira que o governo "cometeu erros" no combate às queimadas na Amazónia, já que "todos os anos" a situação se repete.
Colômbia

FARC regressam à luta, tribunal ordena captura

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram, em vídeo, "uma nova etapa da luta" armada, e o tribunal colombiano revogou a suspensão dos mandados de captura de cinco ex-líderes.
Huawei

Huawei vai lançar topo de gama mesmo sem Google 

Mesmo com embargo dos EUA e sem a Google, os novos smartphones da Huawei, os Mate, vão ser divulgados em setembro. A empresa diz quer continuar a utilizar o Android, mas continua com restrições.
Igreja Católica

Papa nomeia bispo polémico embaixador em Portugal

477
Ivo Scapolo era embaixador do Vaticano no Chile e vem agora para Portugal. As vítimas do histórico caso do padre Karadima acusam-no de ter ajudado a promover um bispo que encobriu os abusos sexuais.
China

Exército chinês muda tropas em Macau e Hong Kong

Exército de Libertação Popular chinês realizou em Macau e em Hong Kong a rotação das suas tropas, aumentando receio de uma intervenção na ex-colónia britânica para travar os protestos pró-democracia.
Timor-Leste

Timor. Portugal continua a apoiar desenvolvimento

O presidente da Assembleia da República disse em Díli que Portugal vai continuar a apoiar o desenvolvimento de Timor-Leste, especialmente nos setores da educação e formação.
Brasil

Brasil. Ministro do Ambiente já teve alta

246
O Ministro do Ambiente brasileiro, Ricardo Salles, esteve internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, desde a madrugada desta quarta-feira. Salles teve alta no fim da tarde.
Timor-Leste

Telegramas mostram esforço dos EUA em Timor

254
Documento dos EUA nota que Cohen disse a Wiranto que os Estados Unidos estavam empenhados numa Indonésia "estável, próspera e unida", mas que eventos "tinham tornado isso impossível".
Investimento

Cabo Verde quer atrair investimento japonês

100
Cabo Verde tem cooperação "diversificada" nos setores do mar, saúde, proteção civil, infraestruturas energéticas, mas pretende "reforçar o diálogo com intenção de atrair" investimento privado.
Celebridades

Foto de Melania a beijar Trudeau muito partilhada

705
O momento foi captado durante os preparativos para uma foto de grupo do G7. Melania Trump cumprimentava Justin Trudeau, com Trump ao lado, e a foto tem sido partilhada (e recriada) nas redes sociais.
Itália

Crise. Presidente da Itália retoma consultas

Se nenhum acordo surgir, Sergio Mattarella, que havia dado mais quatro dias para os partidos negociarem nova maioria, deverá convocar eleições legislativas antecipadas, talvez em 10 de novembro.
Brasil

Brasil rejeita ajuda de 20 milhões do G7

653
"Talvez sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio numa igreja", disse Onyx Lorenzoni. "Ele tem muito que cuidar nas colónias francesas".
Brasil

Amazónia. PGR suspeita de "ação orquestrada"

174
Um dos casos que está sob investigação é o do chamado "dia do fogo", uma alegada convocatória feita por agricultores através de aplicações de mensagens para fazer queimadas na Amazónia.
Rússia

Regressar ao G8? "Não temos isso em mente"

A Rússia foi expulsa do formato G8 em 2014 pela anexação da Crimeia. Trump referiu que ia convidar Putin para a cimeira do G7, mas o chefe da diplomacia russa afirmou que regresso não é objetivo.
G7

G7: 17,95 milhões de euros para a Amazónia

Verba visa o envio de aviões para o combate às chamas e ainda o financiamento de um plano de reflorestamento. Este plano ainda carece de acordo do governo brasileiro.
China

China "em sintonia" com o novo chefe de Macau

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Macau Ho Iat Seng foi no domingo eleito o chefe do Executivo do território e vai tomar posse no dia 20 de dezembro, substituindo Fernando Chui Sai On.
Ambiente

Amazónia. Colômbia propõe pacto de conservação

O Presidente da Colômbia vai entregar à Assembleia-geral da ONU em setembro uma proposta de pacto ambiental de conservação da Amazónia. País está em estado de alarme sobre o avanço do fogo.
Combustível

ANTRAM e sindicato discutem serviços mínimos

Novo pré-aviso de greve compreende o período entre os dias 7 e 22 de setembro, e engloba trabalho extraordinário e aos fins de semana. Sem entendimento, Governo fica responsável por definir serviços.
Brasil

Amazónia. Milhares protestam no Rio de Janeiro

826
Caetano Veloso, Maria Gadú, Sónia Braga, Glenn Greenwald e o ex-ministro do Ambiente, Carlos Minc, foram algumas das personalidades presentes nas manifestações que gritavam "Bolsonero", no Rio.
Ambiente

Bolsonaro: "Incêndios existem em todo o mundo"

683
Numa mensagem oficial na TV estatal, Bolsonaro diz que o desastre não pode servir para "sanções internacionais", e reitera que Brasil tem Código Florestal "que deveria servir de modelo para o mundo".
Presidente Trump

Trump "ordena" empresas dos EUA a saírem da China

1120
Numa sequência de tweets, o presidente norte-americano disse que os EUA não precisam da China e afirmou que "as empresas americanas estão ordenadas a procurar uma alternativa" ao país asiático.
Brexit

Brexit? Tarde demais para novo acordo, diz Macron

675
Em Paris, Boris Johnson voltou a falar na vontade de alcançar um acordo. Mas será possível? Para Macron, não. Já não há tempo e o backstop é "indispensável".
Hong Kong

China deteve funcionário que estava desaparecido

China diz que o jovem está detido na fronteira com Hong Kong por ter violado uma lei chinesa de segurança pública. Funcionário desaparecera depois de mandar sms à namorada: "Reza por mim".
Presidente Trump

Gronelândia não está à venda? Trump cancela visita

694
Mette Frederiksen disse que a ideia de os EUA comprarem a ilha era "absurda". "Tendo em conta os comentários da primeira-ministra [da Dinamarca], vou adiar o encontro", anunciou Trump.
Angola

Angola recebe presidentes africanos em cimeira

O encontro visa assinar e reforçar os entendimentos alcançados entre o Uganda e o Ruanda, que contaram com o apoio dos chefes de Estado angolano e da RDCongo. Cimeira foi organizada por João Lourenço.
Venezuela

Maduro confirma diálogo com os EUA

Nicolás Maduro quer que Donald Trump, "com respeito, oiça a verdade" que os "seus funcionários lhe escondem". "Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem".
Diplomacia

Canárias. Marcelo solidariza-se com rei da Espanha

Incêndio florestal na ilha Grande Canária, já obrigou à retirada de 9 mil pessoas, afetou mais de 6 mil hectares de terra e começou esta madrugada a perder força, após 3 dias incontrolável.
Diplomacia

Relações de Angola com EUA "são excelentes"

O ministro angolano das Relações Exteriores garantiu que "as relações político diplomáticas, e de cooperação bilateral nos vários domínios entre Angola e os Estados Unidos são excelentes".
Hong Kong

Funcionário desaparece após pedir: "Reza por mim"

405
Simon Cheng Man-kit devia ter regressado, depois de uma ida à China, há 12 dias. À namorada mandou mensagem a pedir: "Reza por mim". Desde então ninguém sabe dele.
Angola

Angola. Ministro pede fim da "impunidade"

"Ainda pensam em Angola como um país de guerra e de petróleo", diz Manuel Augusto. O ministro destaca também o investimento "altamente desejável" dos Estados Unidos em áreas como comércio e saúde.
Diplomacia

Presidente de Moçambique faz visita à Rússia

Filipe Nyusi vai reunir com Putin, que o convidou, participar na abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Rússia e reunir-se com a comunidade moçambicana no país. Visita termina na sexta-feira.
Diplomacia

Presidente de Cabo Verde faz visita a Moçambique

O também presidente em exercício da CPLP diz que não toma partido e não se pronuncia sobre divergências no interior de forças políticas, mas apelou ao diálogo e a que desavenças sejam "ultrapassadas".
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Relações Internacionais

Bolsonaro ataca Noruega com vídeo dinamarquês

"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o Presidente do Brasil, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. Só que as imagens são da Dinamarca.
Huawei

Huawei. Suspensão do embargo prorrogada 90 dias

O conflito entre a China e os EUA continua a afetar a Huawei. Suspensão do embargo foi alargada, mas Donald Trump diz que não quer que o país faça "de todo" negócios com a empresa chinesa.
Presidente Trump

Trump confirma interesse em comprar Gronelândia

287
Casa Branca confirmou que o assunto está a ser estudado. Trump explicou depois que a compra é "interessante do ponto de vista estratégico". Dinamarca diz que é um absurdo, ilha não está à venda.
Crise dos Refugiados

Migrações. Bruxelas "muito grata" a Portugal

A porta-voz da Comissão Europeia saúda o facto de "seis Estados-membros estarem dispostos a mostrar solidariedade", entre eles Portugal, que vai receber 10 migrantes a bordo do navio Open Arms.
Hong Kong

Hong Kong. Trump apela à China para dialogar

"Estou preocupado, não quero ver violência. Aposto que o Xi Jinping resolvia isto em 15 minutos", disse Trump. Estão previstos novos protestos para este fim de semana. Polícia proibiu marcha.
China

China investe 22 mil milhões de euros em São Paulo

Investimento será feito ao longo de dez anos. Sobre o conflito EUA-China, o governador do estado de São Paulo diz que o Brasil vai manter-se neutro. "América Latina é prioridade" da China, diz Dória.
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Visita de Marcelo à Alemanha termina junto ao mar

Os chefes de Estado percorreram a pé parte da marginal de uma localidade próxima de Rostock. Marcelo viu a deslocação a Rostock como símbolo da ligação da Alemanha ao mar, ponto comum com Portugal.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Marcelo Rebelo de Sousa

Estudantes bilingue recebem Marcelo em Berlim

O chefe de Estado português esteve alguns minutos com alunos do 11.º ano de uma escola oficial alemã com um projeto de ensino bilingue e trocou breves palavras com uma professora responsável.
Estados Unidos da América

Trump recebido com críticas em Dayton e El Paso

105
O Presidente visitou as cidades onde no domingo morreram 32 pessoas e visitou sobreviventes, médicos e polícias. Manifestantes mostraram o seu desagrado e ergueram cartazes anti-Trump.
Presidente Marcelo

Marcelo recebido em Berlim com honras militares

Os dois presidentes querem "ir mais longe" e aprofundar a relação dos países. Objetivo do encontro é ainda discutir temas como o Brexit ou a tensão comercial entre China e Estados Unidos.
Comércio Externo

Disputa China-EUA volta a prejudicar comércio

Exportações e importações entre os dois países continuam em queda. Taxas alfandegárias ascendem já a centenas de milhares de dólares. Acordo entre Pequim e Washington parece cada vez mais difícil.
Venezuela

Venezuela suspende negociações com oposição 

Suspensão foi anunciada poucas horas antes da nova ronda de negociações, que estava agendada para quarta-feira. Decisão é protesto contra os Estados Unidos, que congelaram os ativos da Venezuela.
Diplomacia

Ministro inglês traça futuro do Brexit nos EUA

Dominic Raab diz que quer "concluir um acordo de comércio livre que seja bom" para o Reino Unido e para "os amigos" Estados Unidos. Raab mostrou-se "encantado" por ter sido recebido por Trump.
Presidente Marcelo

Marcelo inicia esta quarta-feira visita à Alemanha

306
É a segunda visita de Marcelo à Alemanha. O PR vai estar esta quarta na inauguração de uma exposição de Paula Rego. Na quinta-feira, Marcelo é recebido por Frank-Walter Steinmeier.
China

China ameaça retaliar caso EUA instalem mísseis

A China garante que a decisão terá um "impacto negativo direto na estabilidade estratégica global". Mas não detalhou quais são as contra-medidas que está a considerar contra os EUA.
Madrid

Embaixada italiana de dia, discoteca de noite

No mês de julho foram realizadas oito festas, entre jantares e concertos e até à instalação de uma discoteca. Os moradores queixam-se do barulho e da incompreensão da equipa de segurança da embaixada.
Moçambique

Moçambique. Acordo final de paz assinado na terça

O acordo será assinado na Praça da Paz, em Maputo, às 16h00 locais. Acordo de cessação das hostilidades foi assinado na quinta-feira. Objetivo é terminar a violência entre o governo e a Renamo.
Estados Unidos da América

EUA vão desenvolver novos mísseis antiaéreos

Mark Esper responsabiliza a Rússia pelo fim do tratado de desarmamento nuclear. O secretário da Defesa norte-americano diz que desenvolvimento dos mísseis é "resposta prudente às ações da Rússia".
Ministério Administração Interna

Golas? "Notícia falsa", diz Eduardo Cabrita

2893
O ministro recusa comentar a polémica das golas antifumo e remete a resposta para as conclusões do relatório preliminar da Proteção Civil. Diz que polémica partiu de "notícia falsa".
Tailândia

Embaixada Portuguesa pede calma em Banguecoque

Na mensagem deixada pela Embaixada de Portugal, apelava-se a que residentes e turistas "mantenham a calma", garantindo ainda que "não há cidadãos estrangeiros envolvidos".
Estados Unidos da América

Pompeo pronto para diálogo com a Coreia de Norte

Mike Pompeo esperava encontrar-se com um responsável norte-coreano numa conferência a decorrer em Banguecoque. No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano não é aguardado no evento.
Telecomunicações

NOS vai vender smartphone 5G da Huawei em Portugal

A NOS vai vender em Portugal o Huawei Mate X 20 5G, um dos primeiros smartphones 5G do mundo. Operadora fala em "passo decisivo no caminho para o 5G".
Rússia

Rússia não assiste a conferência sobre Venezuela

Moscovo diz que "não é acertado" discutir sobre a Venezuela sem a presença dos "venezuelanos, representantes do Governo e outras forças políticas". Santos Silva afirma que Portugal vai participar.
Diplomacia

EUA e Reino Unido preparam-se para o pós-Brexit

106
Na primeira conversa oficial, Boris Johnson e Donald Trump "acordaram aprofundar e expandir as relações económicas bilaterais depois da saída do Reino Unido da UE", diz a Casa Branca.
Austrália

Austrália e Timor-Leste definem fronteiras no mar

Aprovação do tratado põe fim a uma década de disputa entre os dois países e estabelece as fronteiras marítimas permanentes. Austrália e Timor-Leste vão agora desenvolver campos de gás em conjunto.
Observador/Facebook

Deputada foi embaixadora nos EUA sem falar inglês?

A informação de que Benedita da Silva foi embaixadora em Nova Iorque sem saber falar inglês já foi partilhada centenas de vezes. É falso: não há sequer uma embaixada do Brasil naquele estado.
Diplomacia

Macron recebe Putin a 19 agosto

O Presidente francês anunciou que receberá o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a 19 de agosto, na sua residência de férias, alguns dias antes da cimeira do G7.
Diplomacia

Portugal presente em reunião sobre Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros português confirmou em Bissau que Portugal estará na reunião de Lima, sobre a crise na Venezuela, "ao nível que seja adequado e possível".
Brexit

Merkel convida Boris Johnson para discutir Brexit

A chanceler alemã, Angela Merkel e Boris Johnson já falaram ao telefone. Os dois líderes falaram sobre o aprofundamento das relações bilaterais e Boris Johnson aceitou o convite para ir à Alemanha.
Crise dos Refugiados

Itália. Ministro nega desembarque a 140 migrantes

1290
Matteo Salvini garantiu que enquanto não existir um acordo para a distribuição de migrantes pelos países europeus "nenhum porto vai ser designado" para o desembarque dos 140 migrantes resgatados.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa no funeral de Caïd Essebsi

Marcelo Rebelo de Sousa vai representar o Estado português nas cerimónias fúnebres de Béji Caïd Essebsi, presidente tunisino. O chefe de Estado da Tunísia morreu aos 92 anos.
Diplomacia

China é "essencial" para o Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro diz que o país quer ganhar "capacidade tecnológica e industrial avançada" e que, para tal, "a aliança com a China é essencial".
Diplomacia

EUA e Afeganistão empenhados para terminar guerra

Governos dos dois países concordam que chegou o momento de "acelerar os esforços para garantir um fim negociado da guerra". Acordo surgiu depois de conversa entre Mike Pompeo e Presidente afegão.
Presidente Marcelo

Marcelo faz segunda visita à Alemanha em agosto

Objetivo da visita é "consolidar as relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha". Em Berlim, Marcelo será recebido com honras militares. Em Rostock, o PR participa na abertura de um festival.
Nações Unidas

Polisário pede a ONU autodeterminação no Saara

"A paciência dos sarauís tem limites. É tempo de a ONU assumam as suas responsabilidades", disse Mohamed Salem Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Sarauí Democrática.
Diplomacia

Missão em Ormuz? Nada resolve, diz embaixador

Morteza Jami diz que a situação já é delicada o suficiente e que missão nada vai resolver. Defende que apreensão de petroleiro iraniano em Gibraltar foi "pirataria estatal" e um pedido dos EUA.
Presidente Trump

Índia desmente declarações de Trump 

PM do Paquistão pediu a Trump para mediar o conflito com a Índia a propósito de Caxemira. Líder norte-americano referiu que indianos tinham pedido o mesmo mas Governo da Índia já desmentiu.
Diplomacia

Embaixador do Irão desvaloriza questão dos vistos

Morteza Damanpak Jami não deu importância à suspensão de vistos iranianos em Portugal. Afirma que não está relacionada com a segurança da embaixada.
Presidente Trump

Afeganistão? Ganhava guerra numa semana, diz Trump

662
Donald Trump disse, sentado ao lado do primeiro-ministro do Paquistão, que não quer matar "dez milhões de pessoas". Caso contrário, podia vencer a guerra no Afeganistão "numa semana".
Óbito

AIEA. Reações de pesar à morte do diretor-geral

O Japão, Estados Unidos, Irão e União Europeia lamentaram a morte do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano, de 72 anos.
Brasil

Bolsonaro diz que "Portugal é um país irmão"

234
Apesar da importância dada às relações com a CPLP, Bolsonaro não esclareceu se tomará alguma medida ou acordo no que à questão da mobilidade entre países da lusofonia diz respeito.
Novo Acordo Ortográfico

Acordo Ortográfico. Grupo termina sem consenso

408
No âmbito da CPLP, acordo ortográfico de 1990 está em vigor em Portugal, no Brasil, em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde, enquanto Timor-Leste e Guiné-Bissau apenas o ratificaram, sem implementar.
Diplomacia

Desfile em Londres comemora aliança Luso-Britânica

Capela da Rainha do Palácio de Saint James, que foi usada pela portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei inglês Carlos II no século XVII, vai celebrar uma missa especial.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
Brasil

Bolsonaro insiste em filho para embaixador nos EUA

Bolsonaro diz que, da sua parte, "está definido" que será o filho a ocupar o cargo. No entanto, o chefe de Estado reconheceu que existe o risco de o Senado barrar a nomeação de Eduardo Bolsonaro.
Presidente Marcelo

Trump ainda não confirmou se vem a Portugal

135
Marcelo revelou que convidou o presidente norte-americano formalmente em Paris, mas que nada está ainda confirmado. "Não temos confirmação ainda relativamente a essa visita", sublinhou o PR.
Acordo Nuclear

Acordo com Irão: fracasso será ameaça existencial

Jeremy Hunt deixou o aviso antes de se reunir esta segunda-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas. A ideia é atenuar a crispação existente com o Irão-
União Europeia

UE abre delegação diplomática no Kuwait

A União Europeia (UE) inaugurou uma delegação diplomática no Kuwait, a terceira na região do Golfo, reforçando sua prese-uma altura de intensa tensão no Oriente Médio.
Taiwan

Presidente de Taiwan reitera apoio ao Haiti

Governante foi recebida pelo presidente do Haiti, Jovenel Moise, a quem prometeu apoio taiwanês na forma de investimentos, mas não especificou nenhum plano.
Tratados Internacionais

Bolsonaro assume liderança de Mercosul

Presidência rotativa do bloco fica, assim, nas mãos do Brasil durante os próximos seis meses. A prioridade será a revisão do acordo comercial com a UE.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

182
Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Brasil

Filho de Bolsonaro diz ter apoio de ministro

"Ele é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande do mundo. No meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta do recado", disse o Presidente.
António Guterres

Meios para travar terrorismo em África não chegam

António Guterres salientou que "o terrorismo está a progredir" na África Ocidental e reforçou a necessidade de as forças contraterrorismo terem "o mandato e financiamento adequados".
Relações Internacionais

Governos dos EUA e Reino Unido cancelam reunião 

A reunião iria juntar o secretário do Comércio britânico e o secretário do Comércio norte-americano. Cancelamento surge após declarações polémicas de Trump contra Theresa May e o embaixador britânico.
União Europeia

Português vai chefiar missão da UE junto da OMC

João Aguiar Machado, atual diretor-geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, vai chefiar a missão permanente da União Europeia junto da Organização Mundial do Comércio.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
México

México pensa como ultrapassar deportações em massa

O ministro mexicano das Relações Exteriores garantiu que os consulados do México nos EUA estão a estudar formas legais para proteger os mexicanos contra as deportações em massa de imigrantes ilegais.
Diplomacia

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O petroleiro iraniano intercetado na quinta-feira é suspeito de transportar petróleo para a Síria. As autoridades de Gibraltar estão a investigar a origem e destino do petroleiro.
Diplomacia

Portugal e EUA discutem terrorismo em Moçambique

141
Portugal e os Estados Unidos concordam que "é preciso ter muita atenção" à "progressão das correntes fundamentalistas e de natureza terrorista" no norte de Moçambique.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
Diplomacia

Marcelo anuncia Cimeira entre Europa e África

O Presidente da República diz que cimeira no primeiro semestre de 2021 está assegurada "qualquer que seja o Governo português saído das próximas eleições" legislativas.
Relações Internacionais

Países dos Balcãs Ocidentais reúnem-se na Polónia 

A UE quer aumentar a sua influência na região dos Balcãs Ocidentais, processo tradicionalmente liderado pela Alemanha, país a que agora se junta à Polónia, defensor da integração destas nações na UE.
Coreia do Norte

Coreia do Norte libertou australiano desaparecido

O estudante universitário que desapareceu há duas semanas na Coreia do Norte foi libertado pelas autoridades de Pyongyang. Já está na China e deve viajar para Tóquio durante esta quinta-feira.
Cooperação económica

62 milhões em ajuda australiana a Timor-Leste

A ajuda australiana a Timor-Leste deverá ultrapassar 62 milhões de euros que servirá para apoiar nas melhorias de nutrição, empoderamento de mulheres e meninas e apoio ao desenvolvimento inclusivo.
Diplomacia

Bolsonaro convida Trump para reunião 

Bolsonaro, depois de participar na comemoração da independência dos Estados Unidos, convidou Trump a reunir-se com governos de centro-direita sul-americanos e a discutir a situação da Venezuela.
Diplomacia

Peru debate crise na Venezuela com cem países

O Peru convidou cerca de cem países para falar sobre "a melhor maneira de recuperar a democracia na Venezuela" e examinar o impacto da migração massiva de venezuelanos para os países vizinhos.
Governo

Costa anuncia fundo para reconstrução pós-ciclones

António Costa anunciou a criação de um fundo para a reconstrução de Moçambique com 1,2 milhões de euros, sendo 700 mil euros do Orçamento do Estado e 500 mil de contribuições privadas.
Moçambique

Nyusi: Portugal é porta de entrada de África

"Queremos que Portugal seja a porta de entrada de Moçambique para o mercado europeu, já é, mas é preciso consolidar para que seja para toda a África", disse Filipe Nyusi
Cimeiras

IV Cimeira entre Portugal e Moçambique 

241
A cimeira será iniciada pelo secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, seguindo-se as intervenções do primeiro-ministro português e do chefe de Estado de Moçambique.
Diplomacia

Marcelo quer criar acordos com Moçambique

Cooperação "educativa, cultural e social", melhorar "acordos financeiros e económicos" e ampliar o "investimento e comércio" são alguns dos pontos nos quais Marcelo pretende estreitar as relações.
A página está a demorar muito tempo.