457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Diplomacia

Estados Unidos da América

EUA mantém "importantes" laços com Portugal

A embaixadora dos EUA em Lisboa considerou "importante" a relação entre Portugal e os EUA, realçando o apoio mútuo entre os países ao longo da história, dois "fortes aliados".
Guerra na Ucrânia

Europa cria Aliança para reconstruir Ucrânia

Cidades e regiões europeias criam Aliança Europeia das Cidades e Regiões para a Reconstrução da Ucrânia. O objetivo desta união é ajudar as autoridades ucranianas a reconstruir infraestruturas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Nigéria: Marcelo quer empresas portuguesas em casa

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou vontade de cooperar com a Nigéria "em tantos setores" e salientou que os portugueses podem ajudar o país a diversificar a sua economia.
Guerra na Ucrânia

"Cortina de ferro". Lavrov critica Ocidente 

Lavrov recupera expressão usada por Churchill para acusar Ocidente de estar a erguer uma nova "cortina de ferro" em relação à Rússia. País foi definido como o principal inimigo dos aliados.
País

Marcelo espera "salto" nas relações com Nigéria

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a visita do homólogo nigeriano representa um momento único nas relações bilaterais e sublinhou que Portugal e a Nigéria têm "as mesmas posições internacionais".
Itália

Draghi deixa cimeira por problemas no Governo

Mario Draghi deixou a cimeira da NATO para regressar a Roma para presidir ao Conselho de Ministros, num momento de tensão na coligação governamental. Lorenzo Guerini vai representar o país na cimeira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende parceria com o Quénia

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu uma "parceria para sempre" com o Quénia, realçando o peso da emigração portuguesa. O Presidente da República elogiou a liderança do seu homólogo queniano.
NATO

Suécia, Finlândia e Turquia reúnem-se em Madrid

A cimeira da NATO arranca na quarta-feira, mas esta terça-feira fica marcada pela reunião entre Suécia, Finlândia e Turquia. Em debate estará o bloqueio dos turcos às candidaturas dos escandinavos.
Oceanos

Presidente angolano alerta para pirataria marítima

João Lourenço alertou que, para atingir os objetivos de proteção do ecossistema marinho, é necessário combater a pirataria marítima. O Golfo da Guiné é a região que tem mais raptos marítimos.
Guerra na Ucrânia

Sanções do G7 visam indústria da defesa da Rússia

Os países do G7 vão desenvolver um mecanismo para limitar o preço do petróleo russo e tentar restringir o acesso da Rússia a recursos industriais no setor da defesa.
Guerra na Ucrânia

Charles Michel quer evitar impacto das sanções

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse estar confiante de que se poderão encontrar soluções para sancionar o setor do ouro russo sem sofrer as consequências dessa decisão.
Noticiário

21h. Embaixadora. Associação satisfeita com saída

A associação defende que a diplomata estava há demasiado tempo no cargo. Ainda neste jornal, o Bloco de Esquerda aponta o dedo ao ministro da economia, por querer apostar na mineração do mar.
Noticiário

20h. Guerra. 1.000 pessoas em protesto em Lisboa

A manifestação contou com a presença de Jerónimo de Sousa e de elementos da CGTP. Ainda neste jornal, a Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta a saída da embaixadora da Ucrânia em Lisboa.
Resposta Pronta

"Ficamos tristes pela saída da Embaixadora"

O Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta saída de Inna Ohnivets: "estamos tristes com esta noticia". Pavlo Sadokha considera que "o trabalho feito pela embaixadora foi excelente".
Ucrânia

Associação lamenta saída de embaixadora ucraniana

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal disse que lamenta a saída da embaixadora do seu país em Lisboa considerando que a diplomata fazia um trabalho "muito certo e eficaz".
Conselho Europeu

Presidência checa organiza primeira reunião da CPE

Objetivo da Comunidade Política Europeia é "oferecer uma plataforma de coordenação política para os países europeus em todo o continente". Órgão junta Estados-membros e restantes parceiros.
Noticiário

12h. Setúbal. Tensão no funeral de criança

Cerimónias decorreram esta manhã e a PSP teve de ser chamada ao local. Ainda neste jornal, a embaixadora ucraniana em Portugal está satisfeita com atribuição do estatuto de candidato à UE à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Moscovo muda nome da morada da embaixada dos EUA

Até esta quarta-feira, a morada da embaixada norte-americana era “Rua Bolshoi Devyatinsky 8“. Nova morada homenageia o reconhecimento de independência da região de Donetsk.
Guerra na Ucrânia

Lituânia preparada para retaliação russa

Gitanas Nauseda assumiu não acreditar em retaliação militar por parte de Moscovo, uma vez que a Lituânia é um país membro da NATO. Presidente lituano pede a Bruxelas que explique conteúdo das sanções.
Rússia

Lavrov na reunião de chefes da diplomacia do G20

Serguei Lavrov estará presente na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G20. Já Putin confirmou a sua participação na cimeira em novembro, sem especificar se o fará presencialmente.
Noticiário

5h. Kharkiv. 15 pessoas morrem em bombardeamento

O governador desta região ucraniana fala em terrorismo e acusa a Rússia de crimes contra a humanidade que devem ser punidos. Ainda, presidente ucraniano quer mais sanções contra Moscovo.
Bruxelas

UE. 600 milhões de euros para ajudar países ACP

Bruxelas propôs a mobilização de 600 milhões de euros do Fundo Europeu para o Desenvolvimento para os países de África, Caraíbas e Pacífico mais afetados pela crise alimentar.
Conferência de Imprensa

Sanções. Como a Rússia está a "maquilhar" impactos

Indicadores mascarados para passar uma certa ideia de normalidade entre a população russa. Para ver alguns exemplos no Observador, onde também pode descobrir até onde pode ir a inteligência artificial
Geopolítica

EUA avisam China para não "desestabilizar" Taiwan

Responsáveis da Defesa da China e dos EUA tiveram reunião em Singapura. No final, China afirmou que iria "esmagar" qualquer tentativa de tornar Taiwan o estado independente que Beijing diz não ser.
Espanha

Diplomacia de joelhos

A inabilidade política de Pedro Sánchez já não surpreende ninguém. A novidade é que a política externa e a diplomacia espanholas são hoje feitas de joelhos e aos pés de Marrocos.
Desporto

10 de Junho. Paulo Cafôfo agradece a Comunidades

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas definiu Dia de Portugal como "um dia de homenagem e de apreciação" e agradeceu a quem tem responsabilidades na diáspora, nos consulados ou associações.
10 de junho

Comunidade no Reino Unido é a 2.ª maior da Europa

A comunidade portuguesa do Reino Unido com a qual o Presidente da República vai celebrar o Dia de Portugal no estrangeiro, na sexta-feira, é a segunda maior da Europa e uma das mais diversas.
Moçambique

ONU. Moçambique concorre ao Conselho de Segurança

Moçambique vai tentar esta quinta-feira substituir o Quénia na vaga do representante africano para membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Gabinete de Guerra

Crise alimentar. "Alimentos são arma de guerra"

Assistimos a um uso dos cereais ucranianos como arma. Para Bruno Cardoso Reis, é algo que era expectável. Mas destaca que "é completamente falso que sanções europeias impeçam a exportação de cereais"
Moçambique

Moçambique tenta lugar no Conselho de Segurança

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicana manifestou confiança na eleição do seu país para o Conselho de Segurança da ONU.
Índia

Goa quer documentos na posse de Portugal

O líder do Governo de Goa, Pramod Sawant, disse que o estado do leste da Índia quer recuperar todos os documentos históricos da região que estejam atualmente na posse de Portugal.
Diplomacia

MNE compromete-se a dar resposta aos consulados

Em visita a Nova Iorque, João Gomes Cravinho ouviu as preocupações da comunidade portuguesa em Newark e admitiu que os serviços consulares têm sofrido "grande pressão e dificuldades" em dar respostas.
Moçambique

Moçambique tenta lugar no Conselho de Segurança

Analistas afirmam que uma eventual eleição de Moçambique para membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU vai permitir que o país mostre a sua experiência na resolução de conflitos.
Gabinete de Guerra

"Principal culpado da crise alimentar é a Rússia"

Embaixador russo abandonou reunião da ONU depois de Charles Michel ter acusado a Rússia de causar a atual crise alimentar. Para Bruno Cardoso Reis, o discurso foi "no tempo certo, eficaz e direto".
Rádio Observador

Apoio à Ucrânia está a abrandar? Ligue 910024185

Na Europa começam a dividir-se opiniões sobre qual pode ser o desfecho da guerra na Ucrânia, derrotar a Rússia ou permitir uma saida airosa? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Venezuela

Maduro quer cimeira latino-americana com Biden

O Presidente venezuelano pediu à Argentina a convocação de uma reunião da CELAC com o Presidente dos EUA, depois deste ter excluído a Venezuela, Cuba e Nicarágua da Cimeira das Américas.
Pessoas

Pessoas de bem dignificam Portugal

Sendo, em simultâneo, uma excelente pessoa e um óptimo diplomata, só pode ter sido, de facto, o que foi: um grande senhor.
Noticiário

7h. Ocidente deve visar a Rússia com mais sanções

Neste jornal, o presidente ucraniano adianta que os países ocidentais estão a trabalhar em novas medidas para castigar a economia russa. E Marcelo Rebelo de Sousa ainda não leu artigo de Cavaco Silva.
Guerra na Ucrânia

Sanções. UE poupa chefe da Igreja Ortodoxa russa

Embaixadores dos Estados-membros deram "luz verde" ao sexto pacote de sanções, que tem como elemento central um embargo progressivo às importações de petróleo russo.
Guerra na Ucrânia

Costa: "petróleo russo tem dias contados na UE"

António Costa diz que acordo entre os 27 mostra que o petróleo russo tem os dias contados na União Europeia. Compras a fornecedores alternativos duplicaram este ano. UE tenta escoar cereal ucraniano.
União Europeia

Borrell saúda embargo parcial ao petróleo russo

Durante a madrugada ficou decidido o embargo parcial ao petróleo russo que o chefe da diplomacia da UE classificou como "uma forma razoável de sair da discussão" após longos dias de debate.
Noticiário

10h. Rússia. Borrell "confiante" com sanções

Chefe da diplomacia europeia aplaude acordo que prevê que até ao final do ano o embargo europeu vai estar cumprido em 90%. Ainda, preços voltam a subir. A inflação disparou este mês para os 8%.
E o vencedor é...

Os alunos estão a passar de ano com que mérito?

Alunos sem saber distinguir verbos e palavras no plural. Descemos o nível de exigência só para não chumbar crianças? Um processo de descentralização "feito com os pés" e o murro na mesa de Rui Moreira
Noticiário

8h. CE. Embargo é "forma de pressão" à Rússia

No segundo dia do encontro do Conselho Europeu, Charles Michel sublinha a importância deste avanço nas sanções. Ainda, Ministério Público quer que Ricardo Salgado tenha uma pena de prisão de dez anos.
Venezuela

Maduro recebe embaixador de Portugal na Venezuela

O novo embaixador de Portugal na Venezuela foi recebido esta segunda-feira por Nicolás Maduro que afirma que o encontro com o diplomata serviu para "reafirmar as históricas relações" bilaterais.
Noticiário

00h. Petróleo russo. Acordo parcial para embargo

Luz verde em Bruxelas. Informação acaba de ser avançada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Acordo cobre de forma imediata mais de dois terços das exportações.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.