Diplomacia

Diplomacia

Irão convoca diplomatas europeus após ataque

O Irão convocou diplomatas da Dinamarca, Grã-Bretanha e a Holanda porque, segundo Teerão, estes países abrigam membros dos grupos terroristas que reivindicaram o atentado numa parada militar.
Venezuela

Venezuela. Dez portugueses em prisão preventiva

Um tribunal da Venezuela decidiu manter em prisão preventiva pelo menos dez portugueses e luso-descendentes acusados de impedir o abastecimento de produtos e de violarem as leis que regulam os preços
História

In memoriam de Franco Nogueira /premium

254
“Um homem livre, recto e determinado que lutou, com paixão, pelas suas convicções e pelas suas ideias, (…) para recuperar o espírito que fez a grandeza de Portugal”.
Julian Assange

Rússia tinha plano para ajudar Assange a fugir

O plano passava por retirar Julian Assange da embaixada do Equador em Londres dentro de uma viatura diplomática. Dali, seguiria ou para a Rússia ou para o Equador. O plano tinha apoio do Kremlin.
Sanções

EUA. "Medidas antirrussas" ameaçam estabilidade

Moscovo alertou, esta sexta-feira, os Estados Unidos que as novas sanções aplicadas a pessoas e empresas russas ameaçam "a estabilidade mundial" e acusou Washington de "brincar com fogo".
Defesa

RCA. Federação Russa investe nas Forças Armadas

Ao fim de nove meses de presença na República Centro-Africana, a Federação Russa investiu em numerosos projetos, como a formação das Forças Armadas e a relação com as milícias.
Angola

Os altos e baixos da viagem de Costa a Angola

O primeiro-ministro esteve dois dias em Angola e voltou com 11 acordos de cooperação assinados e com a fé nas relações com Luanda redobrada. Mas nem tudo foram pontos altos.
Cimeiras

Cimeira entre Coreias para a desnuclearização

Os líderes das duas Coreias voltam a reunir-se, até quinta-feira, no Norte, numa tentativa de desbloquear o diálogo entre o regime de Kim Jong-un e os EUA para a desnuclearização da península.
Estados Unidos da América

Ministro da Defesa dos EUA visita Macedónia

Jim Mattis deslocou-se a Skopje para apoiar o "sim" no referendo sobre a alteração do nome da Macedónia e contrariar o que designou de "campanha de influência russa" contra este voto.
Angola

Relação entre Portugal e Angola imune à diplomacia

Nas ruas de Luanda, as relações entre os dois países que se encontram esta segunda-feira a nível oficial são vistas como inevitáveis: "Estão condenados a viver juntos".
Venezuela

Venezuela: OEA está a promover intervenção militar

Caracas vai recorrer à ONU e a outras instâncias internacionais para denunciar a Organização de Estados Americanos (OEA), que acusa de promover uma intervenção militar na Venezuela.
Angola

PM confia em rápida retoma nas relações com Angola

António Costa realiza segunda e terça-feira uma vista oficial a Angola. Governo português acredita que contribuirá para rápida retoma nas relações político-económicas.
Angola

Costa vai encontrar-se com João Lourenço em Luanda

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira, em Luanda, com o Presidente da República angolano, João Lourenço.
Relações Internacionais

Aliança África-Europa será "uma grande prioridade"

A Alta-Representante da União Europeia para a Política Externa assegura que a nova "Aliança África-Europa" será "uma grande prioridade" do executivo comunitário no seu último ano de mandato.
Reino Unido

Skripal. Suspeitos alegam que eram turistas

140
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
Nações Unidas

ONU vai investigar violência contra imigrantes

Michelle Bachelet anunciou que enviará equipas de peritos a Itália e Áustria para investigar o aumento de atos de violência e racismo contra imigrantes africanos.
Coreia do Norte

Trump saúda desfile norte-coreano "sem mísseis" 

O presidente norte-americanos saudou o desfile militar organizado em Pyongyang "sem a tradicional exibição de mísseis nucleares". E agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, por essa iniciativa.
Mónaco

Príncipe do Mónaco reuniu com presidente chinês

O príncipe Alberto II do Mónaco reuniu com o Presidente chinês, Xi Jinping, no parlamento chinês, numa visita que incluiu a inauguração de uma exibição sobre a história daquela cidade-estado.
Diplomacia

EUA. Secretário da Defesa reúne-se com PR afegão

O secretário da Defesa dos EUA chegou a Cabul na sexta-feira para uma visita surpresa, durante a qual se encontrará com o Presidente afegão e com novo comandante das forças dos EUA e da NATO.
Diplomacia

Coreias voltam a reunir-se de 18 a 20 de setembro

Encontro tem como objetivo discutir a "completa desnuclearização da península coreana", informou esta quinta-feira uma autoridade do Governo de Seul.
Angola

Presidente angolano visita Portugal em novembro

A visita deverá marcar o fim da tensão diplomática entre os dois países, criada na sequência da Operação Fizz, que envolvia o vice-presidente angolano, Manuel Vicente.
Diplomacia

Skripal. May pede reunião de emergência na ONU

Tentativa de assassinato teve luz verde de uma alta patente do Estado russo, acusa May. "Tínhamos razão em dizer que a Rússia era responsável", sublinha a primeira-ministra britânica.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder rede elétrica a outro país"

Summer Session com George E. Glass: Do "perigo" da OPA chinesa à EDP ao potencial que o gás natural tem para Portugal, passando por piadas sobre raças de cães, boxe e Madonna.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder controlo da rede elétrica" /premium

O "perigo" da OPA da China Three Gorges à EDP, o gás natural em Portugal, raças de cães, boxe e Madonna. A Summer Session com o embaixador dos EUA em Portugal, George E. Glass, deu para tudo.
Diplomacia

UE. Mogherini aborda situação na Venezuela

A alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança considerou que a crise na Venezuela é uma das urgências que a diplomacia comunitária deverá enfrentar a curto prazo.
Jogos Olímpicos

Presidente do COI espera ver Coreias juntas

Os atletas das duas Coreias já desfilaram em conjunto nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018, em fevereiro, que assinalou um período de desanuviamento sem precedentes entre as duas Coreias.
Diplomacia

Angola tenta fechar financiamento chinês

João Lourenço terá, já este domingo, um encontro bilateral com o homólogo chinês, Xi Jinping, tal como anunciou, em comunicado, o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto.
Diplomacia

Presidente das Filipinas inicia visita a Israel

A chegada de Duterte será seguida de perto em Israel, devido à forte personalidade e franqueza do líder populista que há dois anos chegou a comparar-se a Adolf Hitler.
Angola

Angola. "Elite corrupta" não pode ditar relações

Rafael Marques participou na rentrée do BE para falar sobre a situação política em Angola. Considerou o primeiro ano de João Lourenço "positivo" mas pede combate efetivo à corrupção.
Diplomacia

MNE envia carta rogatória às autoridades do Iraque

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já enviou para as autoridades do Iraque uma carta rogatória para notificação dos gémeos iraquianos da acusação de tentativa de homicídio de um jovem em 2016.
Diplomacia

PR de Angola vai visitar Moçambique ainda em 2018

O Presidente angolano, João Lourenço, desloca-se a Moçambique antes do fim do ano para uma visita oficial e de trabalho, a convite do homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, que irá a Angola em 2019.
Diplomacia

Ministro moçambicano visita Singapura

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, desloca-se esta segunda e terça-feira a Singapura com o objetivo de reforçar relações com este país.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Trump acusa China de não ajudar

O presidente dos Estados Unidos cancelou a viagem de Mike Pompeo à Coreia do Norte por acreditar que não estão a ser feitos os progressos suficientes face à desnuclearização. Trump culpa China.
Diplomacia

EUA. Pompeo volta à Coreia do Norte para a semana

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou a nomeação de um enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, com quem vai a Pyongyang "na próxima semana".
Estados Unidos da América

Hackers russos têm novo alvo: sites republicanos

Microsoft denuncia vários sites que foram criados por "hackers" russos. O alvo, agora, são institutos republicanos que criticam a política externa de Trump e pedem mais sanções contra a Rússia.
Diplomacia

China e El Salvador estabelecem laços diplomáticos

O documento que estabelece as relações diplomáticas foi assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, em frente às bandeiras da China e do pequeno Estado da América Central.
Irão

Petrolífera Total abandona projetos no Irão

A petrolífera francesa Total abandonou os seus projetos de investimento no Irão, depois do restabelecimento das sanções norte-americanas a este país, anunciou o ministro iraniano do Petróleo.
Religião

Sauditas impedem peregrinação de qataris a Meca

Governo do Qatar admitiu que "não há qualquer possibilidade" de os seus cidadãos participarem na peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, devido ao encerramento da fronteira com esse país.
Conflitos

Merkel e Putin de acordo sobre Ucrânia e Síria

Merkel e Putin dizem que acordos de Minsk devem ser a base para resolver o conflito na Ucrânia. Evitar catástrofe humanitária na Síria é uma necessidade, defendem.
Diplomacia

Angola e Zâmbia acordam suprimir vistos

Os cidadãos angolanos e zambianos deixam de precisar de vistos para entrar nos dois países. No entanto, não vão poder ficar fora do seu país por mais de 90 dias.
Moçambique

Moçambique investiga rapto de Américo Sebastião

Moçambique comunicou formalmente a Portugal que está a investigar o caso do português Américo Sebastião, desaparecido na província de Sofala há dois anos.
Diplomacia

EUA ameaçam novas sanções à Turquia

Secretário do Tesouro norte-americano advertiu que EUA avançam com sanções adicionais contra a Turquia caso o pastor protestante Andrew Brunson não seja libertado imediatamente.
Angola

Chefes de Estado africanos querem mais coordenação

Os chefes de Estado que participaram na mini-cimeira de Luanda pediram aos seus homólogos o envolvimento pessoal na resolução dos conflitos políticos e militares que afetam a região.
Angola

Luanda. Três chefes de Estado na mini-cimeira

Os trabalhos da mini-cimeira, que deveriam ter começado pelas 9h00 locais, só tiveram início três horas depois, apenas com os chefes da diplomacia de Angola, Congo e Gabão.
Rússia

Moscovo critica sanções contra Turquia e Rússia

Segundo Lavrov, as restrições aplicadas por Washington contra vários países são "ilegais" e revelam um desejo norte-americano de "dominar" em todo o mundo.
Turquia

Até quando pode resistir uma Turquia sem aliados? /premium

231
Com a lira turca a afundar diariamente e uma parte importante da dívida a vencer, Erdogan pode ter de pedir ajuda em breve. Numa altura em que os aliados escasseiam, até recorrer ao FMI será difícil.
Turquia

Lira cai mais 8%. Erdogan fala de economia sitiada

146
Depois de ter cair 15% face ao dólar na sexta-feira, a lira turca perde mais de 8%, bolsa cai mais de 4% e os juros da dívida a 10 anos batem novo recorde. Erdogan fala de facada nas costas dos EUA.
Venezuela

Sócrates, Lino e o rei do pernil da Venezuela /premium

1.855
Mário Lino é chairman da Iguarivarius, que já faturou mais de 200 milhões de euros na Venezuela. O negócio começou com a diplomacia económica de José Sócrates — e continuou com a de Paulo Portas.
Rússia

EUA. Rússia rejeita categoricamente novas sanções

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira novas sanções pelo envolvimento no caso do envenenamento com um agente neurotóxico (Novichok) do antigo espião russo Serguei Skripal e da filha, Yulia.
Diplomacia

Tweet cria tensão entre Canadá e Arábia Saudita

Um embaixador expulso, outro chamado a regressar ao país, programas de estudo internacionais suspensos e ameaças de cortes nas relações comerciais. Tudo por causa do comentário no Twitter.
Estados Unidos da América

Skripal. EUA vão impôr novas sanções à Rússia

Os Estados Unidos anunciaram restrições à exportação de tecnologia sensorial para a Rússia. As novas sanções surgem em resposta ao ataque químico aos Skripal, no Reino Unido.
Sanções

EUA vão impor novas sanções à Rússia

Num comunicado feito pela porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, o executivo acusa a Rússia de violar a lei internacional e diz que as sanções irão ser impostas no dia 22.
Presidente Trump

Putin propôs acordo nuclear mas não teve resposta

O Politico teve acesso a um documento com a proposta de Putin para Trump onde o Presidente da Rússia terá procurado estender acordo nuclear até 2026. EUA dizem que não se comprometeram com nada.
Diplomacia

Skripal. Reino Unido quer extradição de suspeitos 

O Reino Unido pretende enviar à Rússia um pedido de extradição para os suspeitos do envenenamento de Serguei Skrial. No entanto, o pedido deve ser rejeitado pela Rússia.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Conflitos

Grécia recusa extraditar jornalista turco

Ministro da Justiça grego, Stavros Kontonis, recusou extraditar para a Turquia o jornalista turco Turgut Kaya. O jornalista foi condenado no seu país por participação em organização "terrorista".
Comércio

Brasil quer reforçar comércio com Angola

O Brasil quer atingir novamente os 4.000 milhões de dólares no comércio bilateral com Angola, valor registado na primeira década do século, estando atualmente em um quarto desse montante.
Estados Unidos da América

EUA. Pressão sobre Coreia do Norte deve continuar

O secretário de Estado norte-americano pediu à comunidade internacional a "manutenção da pressão diplomática e económica" contra a Coreia do Norte, até que seja cumprida a desnuclearização.
Diplomacia

Angola recebe visita do Presidente da RDCongo

O Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, chega a Luanda para uma visita de oficial e de trabalho de dois dias, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
Diplomacia

Presidente da RD Congo faz visita oficial a Luanda

O Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, chega quinta-feira a Luanda para uma visita de oficial de dois dias, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
Diplomacia

Ministra australiana visita Timor após disputa

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália visita esta segunda-feira Timor-Leste para reparar as relações bilaterais, depois de uma disputa sobre receitas de gás e petróleo.
Economia

Guerra comercial prolonga-se e afeta todo o mundo /premium

113
Das máquinas de lavar roupa produzidas nos EUA, aos iPhone montados na China com partes importadas de todo o mundo. A disputa comercial entre Trump e o mundo já se faz sentir. E não tem fim à vista.
Estados Unidos da América

Irão: EUA são "viciados" em sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou que os Estados Unidos são "viciados" em sanções. Daqui a uma semana entram em vigor novas medidas punitivas contra o país.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)