Diplomacia

Diplomacia

Quem mente mais: Putin ou Trump? /premium

337
Não sei foi Putin ou Trump quem venceu em Helsínquia, mas parece ser claro que a humanidade sofreu mais uma pesada derrota. O mundo é governado por dirigentes cada vez mais irresponsáveis.
Brexit

Brexit. Todos perdem e o Reino Unido perde mais

O FMI estima que o Brexit tenha um impacto no longo prazo até 1,5% do PIB na União Europeia. Irlanda, Bélgica, Holanda e Luxemburgo são os que mais sofrem, além do próprio Reino Unido.
Presidente Trump

UE prepara retaliação contra taxas dos EUA

Donald Trump reiterou a ameaça de taxas sobre as importações automóveis caso não consiga o acordo comercial que considera justo com a UE. Europa está a preparar lista de bens para aplicar taxa de 20%.
Diplomacia

Putin preferia Trump e Trump mostrou porquê

113
Na conferência de imprensa após a cimeira, Putin admitiu que preferia Trump a Hillary, mas rejeitou interferência. Trump não responsabilizou Putin e guardou ataques para dentro de portas.
Diplomacia

A primeira cimeira Trump-Putin. De que vão falar? /premium

106
Trump e Putin já estão juntos para a sua primeira cimeira bilateral. Discussão passará pela Ucrânia, Síria, energia e armas nucleares. Mas é manchada por suspeitas de conluio em 2016.
Diplomacia

Trump sem expectativas para o encontro com Putin

O presidente dos EUA garantiu que não parte com grandes expectativas para a cimeira com o homólogo russo, Vladimir Putin, que vai decorrer na segunda-feira em Helsínquia, na Finlândia.
Aeroportos

Aeroporto. Búlgaros sobrevivem com ajuda da PSP

644
Dois búlgaros de 22 e 25 anos estiveram dois dias a dormir num banco do aeroporto sem dinheiro para comer nem regressar a casa. Um cidadão anónimo ofereceu-se para pagar a viagem.
África

Presidente da Eritreia já chegou à Etiópia

O Presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, chegou este sábado à Etiópia para a primeira visita em 22 anos e na sequência da recente deslocação histórica do primeiro-ministro etíope a Asmara.
CPLP

CPLP. Portugal quer declaração forte na mobilidade

Portugal tem "expetativas bastantes altas" sobre a próxima cimeira da CPLP, que terá um "nível de representação" alto e aprovará "uma declaração política forte" sobre mobilidade
Presidente Trump

Trump recebido com protestos no Reino Unido

Um balão de seis metros em forma de "bebé Trump", uma máscara de "gorila Trump" e uma faixa gigante da Amnistia Internacional. Assim foi a recepção a Donald Trump em Inglaterra.
Diplomacia

Angola e Portugal: é tempo de "relação de amor"

O Jornal de Angola publicou um editorial onde refere que portugueses e angolanos têm interesse numa boa relação entre os dois países e que podem agora estabelecer "uma relação de amor".
António Costa

Costa reúne-se com chefes de Estado da NATO

O primeiro-ministro, António Costa, que estará acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, cumpre o primeiro de dois dias de uma desafiante cimeira da NATO.
Diplomacia

Presidente angolano vem a Portugal no outono

Ministro dos Negócios Estrangeiros angolano foi recebido esta segunda-feira em Belém e acertou plano com Marcelo: João Lourenço vem a Portugal ainda este ano, mas depois de António Costa ir a Luanda.
Primeiro-Ministro

PM. Relações com Angola em "momento auspicioso"

O primeiro-ministro considerou que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola atravessam "um momento auspicioso" com as autoridades dos dois países a retomarem as visitas oficiais de alto nível.
António Costa

Costa recebe carta do Presidente angolano

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, uma carta do Presidente angolano, João Lourenço.
Diplomacia

Início da visita de Aga Khan com Marcelo e Costa

Encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro e um discurso na sala do Senado, no parlamento, marcam as cerimónias dos 60 anos de Aga Khan como líder dos muçulmanos ismaelitas.
Presidente Marcelo

Marcelo promete levar corpo diplomático a Bragança

Marcelo referiu que tem levado o corpo diplomático a visitar vários pontos do país e agora deixou a promessa para Bragança: "veremos como e quando".
Barack Obama

Obama e Felipe VI visitam Museu Rainha Sofia

Depois de ter estado no Porto, o ex-presidente dos EUA seguiu para Espanha para uma escapadela, com o rei Filipe VI, até ao Museu Rainha Sofia onde a Guernica despertou especial atenção.
Diplomacia

Cultura. Portugal aprofunda relação com Macau 

O Governo português "está disponível para promover o aprofundamento das relações culturais" com os homólogos chineses. No ensino, as bolsas de estudo para aprender português e chinês aumentaram.
Estados Unidos da América

Pyongyang. Atitude dos EUA é "lamentável"

Pyongyang diz que atitude dos EUA durante as conversações sobre a desnuclearização foi lamentável. Horas antes Pompeo tinha dito que foram feitos progressos neste campo.
António Vitorino

António Vitorino ciente das dificuldades do cargo

O antigo ministro socialista António Vitorino afirmou-se ciente das dificuldades com que se confrontará no exercício do cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.
Rui Rio

Rio em Luanda "como secretário pessoal" de Costa

O investigador luso-angolano Eugénio Costa Almeida considera que o presidente do PSD foi a Angola "como secretário pessoal" do primeiro-ministro.
Angola

Marcelo recebe Chefe da Diplomacia angolana

Ministro das Relações Exteriores de Angola vem a Lisboa para a primeira visita oficial. É recebido segunda-feira pelo Presidente da República. Novo Embaixador apresenta credenciais na terça-feira.
Diplomacia

Macedónia ratifica acordo para mudar nome do país

O Parlamento da Macedónia ratificou um acordo histórico, para a mudança de nome do seu país, pela segunda vez em duas semanas, após o Presidente macedónio bloquear temporariamente o acordo.
Diplomacia

Cimeira Luso-moçambicana realiza-se em Maputo 

A III Cimeira Luso-moçambicana realiza-se com a presença do primeiro-ministro português que depois da reunião terá contactos com a comunidade lusa e ficará na capital de Moçambique até sábado.
Angola

João Lourenço: relações com Portugal "estão boas"

Presidente angolano garante que as relações com Portugal "estão boas" e que a visita oficial de António Costa a Angola acontecerá ainda este ano, não estando dependente do processo Manuel Vicente.
Angola

Governo nega que visita de Rio afete a de Costa

O chefe da diplomacia angolana visitará Lisboa na próxima semana adiantou também à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Cimeira do Euro

Conselho Europeu. Quem (ainda) quer mudar o euro? /premium

Mais de três anos depois de se decidir começar a mudar o euro, dois terços dos líderes que se vão sentar a discutir o futuro da moeda única já não são os mesmos, mas as divisões mantêm-se.
Diplomacia

Cimeira Trump e Putin a 16 de julho em Helsínquia

Os presidentes dos EUA e da Rússia reúnem-se em Helsínquia a 16 de julho para discutir as relações entre os dois países, numa altura em que a campanha de Trump ainda está sob investigação.
Donald Trump

Trump recebe primeiro-ministro italiano em julho 

Depois de Donald Trump se ter encontrado com Giuseppe Conte à margem do G7 no Canadá, o presidente dos Estados Unidos vai agora receber o primeiro-ministro italiano a 30 de julho.
Diplomacia

Governo português vai reforçar serviços consulares

O Governo português vai enviar uma missão de dois funcionários à Venezuela, para acelerar o despacho relativos a centenas de pedidos de nacionalidade que estão atrasados.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega hoje aos EUA para visita oficial 

200
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega esta terça-feira a Washington para uma visita oficial de um dia e meio em que será recebido pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump.
Diplomacia

Direitos Humanos fora da foto com Marcelo e Trump

NATO, Lajes, energia e exportações na agenda da visita de Marcelo a Donald Trump. E um tema a desfocar a foto na Casa Branca: os Direitos Humanos na fronteira sul dos Estados Unidos.
Turquia

UE. Campanha eleitoral turca não foi imparcial 

Chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse que "as condições da campanha eleitoral não foram justas". Os media turcos não puderam dar informações equilibradas, disse.
Estados Unidos da América

EUA negam entrada a ex-chefe da diplomacia da UE

O ex-chefe da diplomacia da União Europeia e ex-secretário-geral da NATO Javier Solana, foi impedido de entrar nos Estados Unidos devido às suas viagens ao Irão.
União Europeia

Merkel: "Há boa vontade" para discutir desacordos

A chanceler disse que os participantes na reunião concordaram que as fronteiras da Europa devem ser mais bem protegidas para evitar a entrada ilegal de imigrantes.
Presidente Trump

Trump ameaça Europa com taxa de 20% sobre carros

141
Não é a primeira vez que Trump ameaça com uma taxa de 20% sobre todos os carros vendidos para os EUA. Taxa seria aplicada ao abrigo da segurança nacional, mas os prejudicados seriam apenas aliados.
País

Há mais brasileiros a pedir cidadania portuguesa

Atualmente residem em Portugal cerca de 120 mil brasileiros, dos quais três mil na Região Autónoma da Madeira. O número de cidadãos que requer cidadania portuguesa está a aumentar.
Macau

Macau e Shenzhen reforçam cooperação

O governo de Macau anunciou um reforço da cooperação com a província de Shenzhen. Disse que vai haver um "aprofundamento da cooperação nas áreas de turismo, cultura, comércio, finanças e serviços".
NATO

EUA e Portugal aumentam despesas com a NATO

Augusto Santos Silva e Mike Pompeo debateram as relações UE - EUA e firmaram um compromisso de aumentar as despesas com a NATO, reforçar a segurança europeia na energia e enfrentar as ações da Rússia.
Diplomacia

Alemanha concede 100 milhões à Jordânia

Berlim vai disponibilizar mais 100 milhões de dólares de empréstimo à Jordânia, a juntar aos 384 milhões de euros de ajuda bilateral registados em 2018. Angela Merkel fez a promessa esta quinta-feira.
Estados Unidos da América

Visita dos Reis de Espanha. Os erros de Melania

265
Melania Trump quebrou o protocolo durante a visita dos Reis de Espanha. Deu dois beijinhos a Letizia e cruzou as pernas. Como se não bastasse, na hora de posar para a foto houve uma pequena confusão.
Diplomacia

Pedro Sánchez reúne com Costa a 2 de julho

Pedro Sánchez vai reunir com António Costa em Lisboa a 2 de julho e não a 26 como a agência Efe tinha avançado. Antes vai estar em Paris e na Alemanha.
Diplomacia

Presidente da Coreia do Sul na Rússia

Moon Jae-in está de visita à Rússia para debater a relação com a Coreia do Norte e a desnuclearização. A cooperação trilateral, em áreas como transportes ou eletricidade deverá ser abordada.
Marcelo Rebelo de Sousa

Putin encontra-se com Marcelo e elogia seleção 

183
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Putin e elogiou a seleção portuguesa, dizendo que "é uma das mais brilhantes da Europa e do mundo". Marcelo e Guterres estão a assistir ao jogo na Rússia.
Diplomacia

Pedro Sánchez reúne com Costa em Lisboa

Pedro Sánchez vai estar em Lisboa na próxima segunda-feira para se encontrar com António Costa. Os dois vão discutir a realização ainda este ano da próxima cimeira bilateral entre Portugal e Espanha.
Coreia do Norte

Duas Coreias unem-se nos Jogos Asiáticos

Nos Jogos Asiáticos, que se realizam em agosto, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão competir juntas em algumas modalidades, à semelhança do que já aconteceu nos Jogos de Inverno.
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Diplomacia

Costa anuncia abertura de vagas na rede consular

O primeiro-ministro anunciou esta sexta-feira a abertura de um concurso para o preenchimento das vagas em falta na rede consular portuguesa nos Estados Unidos.
Desporto

Boris Becker alega imunidade em caso de dívida

O ex-tenista alemão alegou imunidade diplomática para não ir a tribunal por uma dívida a um banco privado. Boris Becker é adido da República Centro Africana na União Europeia desde abril de 2018.
Venezuela

Venezuela. Governo acusado de intimidar oposição

O governo de Maduro é acusado de intimidar a líder da oposição por 35 Estados americanos. Relatório sublinha que novos atos contra uma figura opositora reforçam a perseguição política no país.
Incêndios

Costa quer acelerar cooperação com Califórnia

"Estamos a ver como podemos trocar boas práticas e como podemos aprender uns com os outros", disse o primeior-ministro, que pretende aprender com o modelo californiano.
Saúde

Portugal e Cabo Verde criam junta médica mista

Os dois países vão criar uma junta médica para melhorar a transferência de doentes cabo-verdianos. A ideia é possibilitar que um doente tratado em Portugal possa fazer o seguimento em Cabo Verde.
Coreia do Norte

Coreias discutem fim de tensão na fronteira

As Coreias estão em conversações com o objetivo de reduzir a tensão que existe na fronteira e alcançar um compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os EUA.
Relações Internacionais

Rússia saúda diálogo entre EUA e Coreia do Norte

O Kremlin saudou o início do diálogo direto entre o presidente de Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, mas sublinhou que não se deve esperar soluções rápidas.
Crise dos Refugiados

Itália chama embaixador após críticas de Macron

O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador de França no país, no âmbito das declarações caracterizadas como "surpreendentes" por parte do presidente francês Macron
Diplomacia

Mike Pompeo vai a Pequim após cimeira Trump-Kim

A China anuncia que o secretário de Estado norte-americano vai reunir-se na quinta-feira, em Pequim, com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
Diplomacia

Trump e Kim aceitam convite para visita

"Kim Jong-un convidou Trump a efetuar uma visita a Pyongyang em altura oportuna e Trump convidou Kim Jong-un a ir aos EUA", avançou a KCNA. Os dirigentes "aceitaram com prazer os seus convites".
Coreia do Norte

Afinal, quanto vale o acordo de Trump e Kim? /premium

104
Entre a comunidade de especialistas, a palavra de ordem perante o acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte é "ceticismo". Ao Observador, notam que o entendimento é "vago" e apontam-lhe falhas.
Coreia do Norte

O que está nas entrelinhas do acordo Trump-Kim /premium

O acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte tem apenas uma página e quatro pontos. O que quer dizer aquela linguagem vaga? O que vai ser mais fácil fazer? E mais difícil?
Exportações

Soja. Exportação do Brasil para China bate recorde

Depois das tensões com os Estados Unidos devido às sanções impostas, a exportação de soja do Brasil para a China atingiu novo recorde em maio.
Coreia do Norte

Trump e Kim acordam desnuclearização total - como aconteceu

650
O acordo assinado entre Trump e Kim Jong-un prevê o caminho para a desnuclearização total da península da Coreia e a manutenção de um regime estável e pacífico na península.
G7

May defende "diálogo construtivo" com Trump 

A primeira-ministra britânica considera que os países "há muito tempo aliados" dos Estados Unidos não podem "fazer progressos ignorando as preocupações dos demais", mas sim "enfrentando-as juntos".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)