Diplomacia

Relações Internacionais

Noruega promete reforço no apoio a Moçambique

A primeira-ministra norueguesa promete reforçar o apoio a Moçambique e ao processo de paz, na gestão de fundos públicos e no combate à corrupção.
República do Congo

Igreja teme que crise de deportados ameace a paz

A Igreja Católica da República Democrática do Congo teme que a crise humanitária causada pelos milhares de deportados de Angola seja uma ameaça à paz ao longo da fronteira entre os dois países.
Diplomacia

Visita de Angola a Portugal será uma "boa visita"

O embaixador angolano em Portugal afirmou que a visita do Presidente de Angola a Portugal, este mês, visa fortalecer e ampliar as relações entre os dois países, vaticinando que será "uma boa visita".
Angola

Angola explica Operação Transparência à ONU

A Operação visa impedir a exploração ilegal de diamantes e outros recursos naturais em todo o país, o que tem "lesado profundamente" o país, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola.
Diplomacia

EUA felicitam independência de Angola

Os EUA assinalaram as relações com Angola, seu "parceiro estratégico e amigo", referindo que estão "comprometidos em apoiar Angola rumo à transparência, democracia e liderança regional".
Diplomacia

EUA e Japão debatem comércio e desnuclearização

O comércio entre os Estados Unidos e o Japão e os avanços no processo de desnuclearização na Coreia do Norte dominaram a reunião entre o vice-Presidente norte-americano e o chefe do Governo japonês.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Chile

Mais de 200 chilenos vão ser repatriados

O Governo do Chile vai repatriar mais de 200 chilenos que vivem em Caracas em situação de "vulnerabilidade" devido à crise político-económica e social que afeta a Venezuela.
Reino Unido

Reação a ataque degrada serviços secretos russos

A reação dos países ocidentais ao envenenamento de um ex-espião "degradou profundamente" a capacidade dos serviços secretos da Rússia, acredita a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Migrações

Migrações. Bulgária não adere ao pacto da ONU

1.368
O Governo búlgaro é o quarto país a anunciar que não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração na cimeira prevista para Marrocos em dezembro, após os Estados Unidos, a Hungria e a Áustria.
Diplomacia

Marcelo em Paris para os 100 anos do Armistício

A cerimónia inicia-se "à 11.ª hora, do 11.º dia do 11.º mês", como o cessar-fogo em 1918, com honras militares e a homenagem aos mortos, seguida do hino nacional de França.
Diplomacia

Fórum para a Paz arranca com 60 chefes de Estado

No arranque dos trabalhos, no início da tarde de domingo, o palco fica para o anfitrião, o Presidente francês, Emmanuel Macron, que antecede o discursos da chanceler alemã, Angela Merkel.
Comissão Europeia

Aeroportos. Bruxelas quer multar Portugal

A Comissão Europeia pediu ao Tribunal de Justiça da União Europeia que sancione Portugal por o país ter respeitado as normas comuns da UE sobre atribuição de faixas horárias (slots) nos aeroportos.
Direitos Humanos

Direitos humanos. Portugal na 1ª liga, mas...

Portugal, apesar de ter passado à primeira liga da proteção dos direitos humanos, continua "deficitário" na integração das minorias ou a igualdade de género, segundo Vital Moreira.
Diplomacia

Marrocos propõe à Argélia diálogo direto e franco

O rei de Marrocos propõe criar um "mecanismo político conjunto de diálogo e de concertação" para ultrapassar os diferendos entre os dois países vizinhos, defendendo uma solução de autonomia.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Parlamento

Sessão de boas vindas a João Lourenço formalizada

A sessão extraordinária de boas vindas ao Presidente de Angola está marcada para dia 22 de novembro, pelas 14h30, e não mereceu objeções de quaisquer partidos.
Estados Unidos da América

EUA e Rússia não se reúnem por questões de agenda

Os dois presidentes não vão estar presentes nas cerimónias que comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial. O encontro entre ambos terá lugar na cimeira do G20, na Argentina, no final do mês.
Brexit

Brexit. Advogados pedem ao governo novo referendo

Um grupo de 1.400 advogados do Reino Unido pede à primeira-ministra britânica para apoiar um segundo referendo sobre o Brexit por considerarem que o Parlamento não está vinculado à votação de 2016.
Timor-Leste

Timor chumba visita do Presidente à Santa Sé

O Parlamento já tinha chumbado, em outubro, uma visita à Indonésia e em setembro o pedido de autorização do Presidente da República para visitar Nova Iorque e participar na Assembleia-Geral da ONU.
Indonésia

Timor aprova voto de pesar por queda de avião

O Parlamento Nacional de Timor-Leste aprovou um voto de pesar e solidariedade para com a Indonésia na sequência da queda na semana passada de um avião da Lion Air, com 189 pessoas a bordo.
Relações Internacionais

Japão quer submarino para vigiar ilhas remotas

O principal objetivo de Tóquio é fortalecer a vigilância nas ilhas remotas, como Senkaku, nas quais se registam constantes atritos diplomáticos com a China.
Sanções

Sanções levam milhares a protestar em Teerão

Nas ruas queimam-se bandeiras americanas, nas redes sociais pede-se desculpa pelo cerco à embaixada norte-americana de 1979. Novas sanções dos EUA entraram em vigor.
Estados Unidos da América

Pompeo reúne-se com braço direito de Kim-Jong Un

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai reunir-se "esta semana" em Nova Iorque com Kim Yong Chol, o braço direito do presidente norte-coreano, Kim Jong Un.
Estados Unidos da América

Israel saúda sanções dos EUA ao Irão

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, saudou os Estados Unidos pelas sanções que vão impor ao Irão e agradeceu em particular Presidente norte-americano, Donald Trump.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça com mais armas nucleares

A Coreia do Norte alertou que poderá reativar uma política de Estado dirigida a fortalecer o seu arsenal nuclear se os Estados Unidos não suspenderem as sanções económicas contra Pyongyang.
Brexit

Irlanda. Brexit prejudica acordo de paz

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, alertou este sábado que o "Brexit" está a "desgastar" a relação entre os dois países e prejudica o acordo de paz de 1998.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo deseja que "tudo corra bem no Brasil"

O Presidente da República não se pronunciou sobre a situação interna de países soberanos, como o Brasil e a Venezuela, quando confrontado por estudantes do ensino secundário numa escola na Madeira.
Eleições no Brasil

Bolsonaro confirma embaixada em Jerusalém

565
Presidente eleito do Brasil confirmou esta quinta-feira que, à semelhança do que fez Donald Trump em maio, pretende transferir a embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém.
Estados Unidos da América

EUA impõe novas sanções à Venezuela

A administração norte-americana impôs novas e "pesadas" sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.
República Centro Africana

RCA: Conselho de Segurança deve renovar mandato

A renovação do mandato da MINUSCA deve ir a par com a da autorização às forças francesas para usarem todos os meios no apoio àquela, se assim o solicitar o secretário-geral.
Diplomacia

João Lourenço exonera embaixador na União Africana

O diplomata Arcanjo Maria do Nascimento, exonerado através de um decreto, estava em funções desde junho de 2011. No documento não é adiantado quem o vai substituir.
Diplomacia

Khashoggi. Turquia quer extraditar 18 suspeitos

A Procuradoria turca avançou com procedimentos administrativos para a extradição dos 18 sauditas suspeitos de envolvimento na morte do jornalista Jamal Khashoggi, em Istambul.
Diplomacia

PM israelita visita pela 1ª vez o Omã desde 1996

O primeiro-ministro israelita realizou uma visita histórica a Omã, onde foi recebido pelo sultão Qabous ben Saïd, apesar de Israel e o sultanato não terem relações diplomáticas.
Diplomacia

Japão espera laços de cooperação com Pequim

O primeiro-ministro japonês quer que as relações com a China passem da "competição à cooperação", numa referência a anos de tensão em torno de questões territoriais.
Bélgica

Rei belga alerta para desafios do 'Brexit'

633
O rei dos Belgas, Philippe, alertou para a necessidade de "reagir com urgência aos desafios causados pelo 'Brexit'", lembrando a importância das exportações para Portugal e para a Bélgica.
Hotelaria

Macau e Portugal acordam estágios para 200 alunos

Cerca de 200 alunos de Macau vão estagiar em Portugal no próximo ano, uma forma de capacitar a oferta hoteleira nacional perante a crescente procura do mercado chinês.
Alemanha

Carros a diesel. Merkel aponta falta de soluções

178
A chanceler alemã Angela Merkel apelou à indústria automóvel para deixar de ser "miserabilista" e investir em soluções para os veículos a diesel responsáveis por emissões excessivas.
Diplomacia

Khashoggi. Tusk apela União Europeia a não pactuar

O presidente do Conselho Europeu defende que o único interesse europeu deve ser conhecer os detalhes da morte do jornalista saudita.
Arábia Saudita

Príncipe herdeiro implicado na morte de jornalista

204
A imprensa turca publicou novas informações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita na morte do jornalista Jamal Khashoggi, na véspera de revelações sobre o caso.
Diplomacia

Os reis da Bélgica estão de visita a Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, no Palácio de Belém, que iniciaram esta segunda-feira uma visita de Estado de três dias a Portugal.
Arábia Saudita

Khashoggi. Portugal quer apurar responsabilidades

237
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que Portugal se revê na posição da União Europeia e da comunidade internacional sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente chinês visita Portugal em dezembro

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o líder chinês vai estar em Portugal a 4 e 5 de dezembro e que o Presidente da República vai "retribuir brevemente" a visita de Estado com uma deslocação à China.
Grécia

Macedónia avança para mudança de nome do país

Mudar a Constituição e o nome para "República da Macedónia do Norte" será o primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia.
Diplomacia

Embaixada em Díli esteve temporariamente encerrada

A Embaixada de Portugal em Díli esteve temporariamente encerrada devido à concentração de um elevado número de pessoas, algumas das quais tentaram forçar a sua entrada no espaço.
Vistos Gold

Vistos Gold. Investimento cai 5% em setembro

De acordo com os dados estatísticos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o investimento de vistos gold caiu 5%, em termos homólogos, para 37 milhões de euros, e 19% face a agosto.
Relações Internacionais

Diretora-geral do FMI adia viagem ao Médio Oriente

A decisão da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) surge num momento de crescente mediatização do caso da morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Diplomacia

Portugal e o Brexit

Portugal, ao colar-se às posições continentais europeias, não renega apenas o seu passado de aliança com Inglaterra, está também a querer afirmar-se num terreno onde corre o risco de ficar isolado.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Diplomacia

Cuba acusa EUA de campanha de difamação

O diretor-geral dos EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Carlos Fernández de Cossío, disse que nos últimos meses o Governo norte-americano tem aumentado a "retórica hostil" contra Cuba.
Geopolítica

Londres, Paris, Berlim pedem investigação credível

Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista.
Geopolítica

Arábia Saudita recusa sanções e "acusações falsas"

A Arábia Saudita recusou que lhe venham a ser impostas sanções, depois da ameaça dos Estados Unidos de um "castigo severo", no âmbito do caso do desaparecimento de Jamal Khashoggi.
Diplomacia

Acordo assinado entre Japão e Timor-Leste

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês afirmou esta sexta-feira, em Díli, que Tóquio quer revitalizar o relacionamento com Timor-Leste.
Arábia Saudita

Gravações provam tortura e morte de jornalista

407
"Washington Post" avança que autoridades turcas informaram os EUA de que existem gravações – imagem e som – que mostram que Jamal Khashoggi foi torturado e o seu corpo desmembrado.
Julgamentos

Turquia. Nova audiência do pastor americano detido

O caso da detenção do pastor norte-americano Andrew Brunson tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington. A audiência realiza-se esta quinta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Diplomacia

138 contratos assinados entre China e Angola

A visita oficial à China feita pelo Presidente angolano saldou-se na assinatura de 138 contratos e garantias de empréstimo de 2.300 milhões de dólares (2.000 milhões de euros).
Coreia do Norte

Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

327
Agência de notícias sul-coreana avança que o líder da Coreia do Norte gostaria de receber o Papa Francisco no país. Um convite que será reforçado durante a visita do homólogo sul-coreano ao Vaticano.
Diplomacia

EUA pedem investigação sobre a morte de jornalista

Estados Unidos pediram uma investigação "exaustiva e transparente" sobre o desaparecimento do jornalista saudita, depois de a Turquia ter pressionado a Arábia Saudita a esclarecer o caso.
Diplomacia

Pompeo na China para "restabelecer confiança"

A China afirmou esperar que a visita a Pequim do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, restabeleça a confiança mútua entre os dois países.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte em nova cimeira

Os EUA e a Coreia do Norte concordaram em realizar uma segunda cimeira "o mais breve possível" entre Trump e Kim Jong-un
Diplomacia

Netanyahu diz que vai encontrar-se com Putin

Presidente israelita disse ter conversado com Putin e que ambos concordaram em "encontrar-se em breve a fim de prosseguirem com a importante coordenação" entre os dois exércitos.
Diplomacia

Pompeo diz que há "progressos" com Coreia do Norte

Esta é a quarta viagem do secretário de Estado norte-americano à Coreia do Norte enquanto parece tomar forma um acordo entre os dois países. Kim Jong Un disse ter-se tratado de "um bom encontro".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)