Na China, os estudantes que querem ganhar algum dinheiro estão a vender os seus serviços de acompanhantes de corrida. De acordo com o Global Times da China, alguns jovens recebem cerca de 3.000 yuan (cerca de 385 euros) por mês como parceiros de corrida profissionais. Em troca, prometem “uma pitada de encorajamento antiquado” a trabalhadores de escritório de meia-idade e que estejam em baixa forma física.  

“O senhor Zhang foi o meu primeiro cliente. Ele queria que alguém o incentivasse a fazer exercício porque está a ficar gordo devido às longas horas que passa no escritório”, conta Chen Li, um estudante de 24 anos de Chongqing, ao Global Times.

Chen diz receber mais de 1.000 yuan (128 euros) por mês por acompanhar trabalhadores de escritório, estudantes e outros que precisam “desesperadamente de motivação”. Chen cobra dez yuan (1,28 euros) por cada hora de “acompanhamento e conversa”, segundo o Global Times, e está disponível das 7h às 12h durante a semana e todo o dia ao fim de semana. O preço que pratica é ligeiramente inferior à média praticada por outros acompanhantes – 15 yuan (1,93 euros) – porque Chen diz querer atrair mais clientes. Para já, mostra-se confiante com o negócio.

Para além de trabalhadores como o senhor Zhang, Chen Li também ajuda clientes que temem correr à noite e contratam os seus serviços para sentirem uma maior segurança.

É também por questões de segurança que Chen sugere aos seus parceiros que troquem informações pessoais antes de as sessões de corrida começarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR