São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

S. Tomé. Eleição do presidente da federação adiada

A eleição para o cargo de presidente da FSF tinha três candidatos: Nino Monteiro, Idalécio Pachire e Jocy Barros. Ainda assim, uma comissão da FSF decidiu chumbar a candidatura dos 2 últimos.
São Tomé e Príncipe

PR vê ingerências na Justiça

O presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, considerou que as últimas resoluções do Parlamento estão "repletas de ingerência" na área da Justiça.
São Tomé e Príncipe

Presidente alerta para "consequências gravosas"

O Presidente reagiu à anulação da nomeação de juízes do Tribunal Constitucional e da recondução de juízes do Supremo Tribunal de Justiça são-tomense e advertiu para as consequência na justiça.
São Tomé e Príncipe

São Tomé reconduz juízes conselheiros do Supremo

O parlamento são-tomense reconduziu os quatro juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), cessando assim as funções dos juízes conselheiros do Tribunal Constitucional (TC).
Parlamento

São Tomé aprova programa de Governo sem votação

O programa do XVII Governo Constitucional para os próximos quatros anos foi aprovado sem votação e apenas com o sentido de votos das declarações políticas das diferentes bancadas.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe quer cooperar com Angola

Numa mensagem dirigida ao presidente de Angola, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe demonstrou interesse em iniciar um novo ciclo de cooperação em vários domínios, sem adiantar quais.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Secretário do ADI abandona funções

Na passada quarta-feira, um grupo de membros da comissão Política do ADI suspendeu o secretário-geral das suas funções até à realização do congresso, ainda sem data marcada.
CPLP

Marcelo na tomada de posse de secretário da CPLP

Os Presidentes de Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão assistir à tomada de posse do próximo secretário-executivo da CPLP, o português Francisco Ribeiro Telles. Esta decorre no sábado.
São Tomé e Príncipe

Reservas de São Tomé e Príncipe em baixo

O primeiro-ministro de São Tomé que as reservas internacionais do país não chegam para cobrir 3 meses de importações e anunciou a abertura de um concurso externo para auditar as contas do Estado.
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Angola

Angola vai fornecer geradores a São-Tomé

O responsável da missão técnica angolana garantiu que o seu país tem "experiência avançada" no ramo e acredita ser possível até às vésperas da quadra festiva ter o problema resolvido.
Ministério da Defesa

Defesa estuda cooperação com São Tomé 

O ministro português da Defesa abriu a porta ao reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe na área militar, manifestando-se disponível para mais diálogo.
São Tomé e Príncipe

Presidente são-tomense em Marrocos e Portugal

Evaristo Carvalho viaja sábado para Marrocos e Portugal por um período de 20 dias, para participar na conferência intergovernamental do Pacto Global sobre as Migrações, que decorre nos dias 10 e 11.
São Tomé e Príncipe

São-Tomé. Economia do país em estado crítico

O executivo são-tomense, liderado por Jorge Bom Jesus, disse ter constatado que as dívidas do Estado para com os bancos comerciais "são exorbitantes".
São Tomé e Príncipe

Tomada de posse adiada para segunda-feira

A cerimónia de tomada de posse do novo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, e dos restantes membros do Governo, inicialmente marcada para sábado foi adiada para segunda-feira
São Tomé e Príncipe

São Tomé nomeou novo primeiro-ministro

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe nomeou esta quinta-feira como primeiro-ministro o líder do MLSTP-PSD, Jorge Bom Jesus
São Tomé e Príncipe

Presidente convida oposição para formar governo

O Presidente de São Tomé convidou Jorge Bom Jesus, do segundo partido mais votado, a formar governo. Esta quarta-feira a ADI, partido vencedor, tinha proposto Álvaro Santiago para primeiro-ministro.
São Tomé e Príncipe

ADI propõe Álvaro Santiago para primeiro-ministro

A Ação Democrática Independente, vencedora das eleições legislativas, vai indicar o ex-governante João Álvaro Santiago para primeiro-ministro. A decisão surge após Olinto Daio ter recusado o convite.
São Tomé e Príncipe

Estradas barricadas para a capital são-tomense 

Moradores da cidade de Neves ergueram barricadas e cortaram a ligação rodoviária com a capital em protesto contra três dias consecutivos de falta de energia elétrica.
São Tomé e Príncipe

Suspeitos de golpe de Estado em liberdade

Três cidadãos espanhóis e dois são-tomenses, em prisão preventiva há quatro meses por suspeitas de tentativa de golpe de estado em São Tomé, estão agora com termo de identidade e residência.
São Tomé e Príncipe

ADI vai formar governo mesmo que minoritário

Patrice Trovoada diz que partido irá depois ver no parlamento "se se consegue entendimento para que esse governo possa executar o seu programa".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Líder da oposição nega negociações

O presidente do MLSTP, maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, desmentiu "categoricamente" que haja "negociações oficiosas" com a Ação Democrática Independente (ADI).
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Sindicato acusa empresa de negligenciar

O sindicato dos trabalhadores da Empresa são-tomense de Água e Electricidade acusou a direção da empresa de "negligenciar" a manutenção dos grupos geradores.
São Tomé e Príncipe

MP acusa arguidos por tentativa de golpe de Estado

O Ministério Público são-tomense acusou 20 arguidos de crimes, incluindo atentado contra o Presidente e associação criminosa, após a investigação à "tentativa de golpe de Estado, desmantelada".
São Tomé e Príncipe

Crise energética em São Tomé vai melhorar

O atual chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, afirmou que a crise energética que está a afetar o país nas últimas semanas deverá melhorar dentro de duas semanas.
São Tomé e Príncipe

PM cessante de São Tomé regressa "em breve"

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse que regressará "muito em breve" a São Tomé e Príncipe, de onde se ausentou pouco depois das eleições legislativas.
São Tomé e Príncipe

Governante de São Tomé pede "unidade do povo"

O ministro da Educação de São Tomé e Príncipe pediu "uma maior unidade dos são-tomenses",durante a inauguração de uma estátua do líder rebelde rei Amador Vieira, pelo Presidente são-tomense.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Oposição pede formação de governo

A oposição em São Tomé e Príncipe instou hoje o Presidente da República a iniciar auscultações para formação do governo, mesmo antes da tomada de posse da nova Assembleia Nacional.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. PR quer punir autores das "barricadas'

O Presidente são-tomense instou as autoridades a "melhorar a vigilância e prevenção" e a "identificar e responsabilizar judicialmente os protagonistas" das barricadas que têm ocorrido nos últimos dias
São Tomé e Príncipe

São Tomé. PR vai falar à nação sobre eleições

O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, dirige esta quarta-feira uma mensagem à nação "por conta dos últimos acontecimentos pós-eleitoral", indica uma nota enviada esta segunda-feira à Lusa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Governo promete melhorias na energia

O ministro das Infraestruturas de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, pediu "compreensão" aos cidadãos em relação à crise de energia elétrica, prometendo melhorias abastecimento de luz no país.
São Tomé e Príncipe

Portugueses apoiam famílias são-tomenses

122
Aos nove anos, já tem o futuro decidido: Liedson quer ser presidente de São Tomé e Príncipe para "ajudar o país". Por agora, é uma das mais de 500 crianças são-tomenses apadrinhadas pela Helpo.
São Tomé e Príncipe

Líder da oposição desafia PM de São Tomé

O presidente do MLSTP desafiou o primeiro-ministro cessante, vencedor das legislativas, a regressar ao país para conversar sobre a proposta para a formação de um governo de base alargada.
São Tomé e Príncipe

Presidente do Príncipe pede ''entendimento amplo''

196
O líder do Governo Regional do Príncipe defendeu esta quarta-feira a necessidade de um "entendimento amplo" para governar o país, apelando à intervenção do Presidente são-tomense nesse sentido.
São Tomé e Príncipe

Governo de São Tomé aposta no turismo e na pesca

O presidente do executivo regional do Príncipe, António José Cassandra, apontou a aposta na pesca, na agricultura e no turismo para atrair investimento estrangeiro em São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe

PM português e são-tomense reúnem-se em Lisboa

Patrice Trovoada deverá reunir-se na próxima semana com António Costa para o informar sobre a situação do país, garantindo que regressará depois a São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Escrutínio das eleições sob "pressão"

Patrice Trovoada considerou que o Tribunal Constitucional apreciou os votos das legislativas de 7 de outubro sob "uma pressão jamais vista".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Resultados das eleições divulgados

O Tribunal Constitucional são-tomense proclamou os resultados oficiais das eleições de 07 de outubro.
São Tomé e Príncipe

Resultados das eleições divulgados na sexta-feira

O Tribunal Constitucional são-tomense anuncia esta sexta-feira os resultados definitivos das eleições de 07 de outubro, divulgaram os mandatários da oposição na Assembleia Geral de Apuramento.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. ONU no país até resultados das eleições

François Fall, representante do secretário-geral, garantiu que só vai deixar o país depois de os resultados oficiais das eleições de 7 de outubro serem anunciados pelo Tribunal Constitucional.
São Tomé e Príncipe

Militares entram no Tribunal Constitucional

Militares são-tomenses entraram esta 3ª feira no Tribunal Constitucional, gerando aplausos efusivos dos populares concentrados diante do edifício, onde decorre a reavaliação dos votos nulos e brancos.
São Tomé e Príncipe

Assembleias distritais desobedecem a exigências

Os presidentes das assembleias de apuramento distritais das eleições de São Tomé e Príncipe recusaram acatar uma exigência do Tribunal Constitucional.
São Tomé e Príncipe

TC quer ''isenção e transparência'' nas eleições

O TC de São Tomé iniciou o apuramento geral das eleições de 7 de outubro, tendo o presidente, José Bandeira, prometido "absoluta isenção e transparência" e "dar o melhor para o bem da nação".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. MNE espera "respeito pela democracia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português desejou que São Tomé e Príncipe se mantenha como um "exemplo de respeito pelas regras democráticas em África", após as recentes eleições legislativas.
São Tomé e Príncipe

Presidentes de São Tomé quer encontro de partidos

Miguel Trovoada e Pinto da Costa apelaram à serenidade, face à "tensão política e social reinante", e propuseram um encontro entre todos os partidos que participaram nas eleições legislativas.
São Tomé e Príncipe

Quebras de eletricidade em São Tomé preocupam

Na capital, há noites em que o apagão é geral e, subitamente, a cidade toda fica às escuras. O problema, que dura há seis meses, mas que se terá agudizado no verão, não deverá ter solução em breve.
São Tomé e Príncipe

Ordem dos Advogados apoia desobediência civil

A Ordem dos Advogados são-tomense considera ilegal a proibição de manifestações até três dias depois da publicação dos resultados oficiais das eleições, decretada quinta-feira pela Polícia Nacional.
São Tomé e Príncipe

Polícia proíbe protestos após resultado eleitoral

Um comunicado do comando geral da Polícia Nacional, anunciado esta quinta-feira, os que desobedecerem serão "identificados e responsabilizados" pelas manifestações e contestações.
São Tomé e Príncipe

Partido vencedor será chamado "em primeira-mão"

Em entrevista à Lusa na capital de São Tomé, esta quinta-feira, o chefe do Governo advertiu que os eleitores não escolheram uma coligação da oposição.
São Tomé e Príncipe

Oposição são-tomense pede para se "queimar etapas"

Oposição em São Tomé e Príncipe pediu ao Presidente da República para "queimar etapas", viabilizando a formação de um Governo com "sustentabilidade parlamentar".
Eleições

CPLP diz que não houve fraude eleitoral em S. Tomé

Os observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa às eleições em São Tomé e Príncipe afirmaram que não houve indícios de "fraude eleitoral".
Eleições

São Tomé. Parte da oposição vai contestar eleições

O MLSTP-PSD admite impugnação das legislativas, mas a coligação MDFM/PCD/UDD rejeita a contestação. Estas foram a segunda e terceira forças mais votadas nas eleições de domingo.
São Tomé e Príncipe

Partido no poder condena protestos em São Tomé

O porta-voz da Ação Democrática Independente, partido no poder em São Tomé e Príncipe, condenou "veementemente" os protestos violentos que ocorreram esta segunda-feira na capital.
São Tomé e Príncipe

MLSTP acusado de "manchar o processo eleitoral"

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, acusou o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP-PSD) de querer "manchar o processo eleitoral e instalar o caos no país"
São Tomé e Príncipe

Vencedor de legislativas pede verificação de votos

A Ação Democrática Independente (ADI), vencedor das legislativas de São Tomé e Príncipe, pediu ao Tribunal Constitucional "a verificação" dos "mais de 2.000" votos nulos e brancos.
São Tomé e Príncipe

S. Tomé. Protestos por alegada recontagem de votos

A juíza são-tomense Natacha Amado Vaz, cuja intervenção na comissão eleitoral de Água Grande motivou um protesto violento em São Tomé, negou estar a recontar votos das eleições de domingo e garantiu estar a agir na legalidade.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Polícia tenta dispersar manifestantes

Várias pessoas concentravam-se em frente à sede da comissão eleitoral e incendiaram o carro da juíza Natacha Amado Vaz, que, segundo os manifestantes, está no interior da sede a recontar os votos.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. José Cassandra reeleito para 4.º mandato

Nas eleições regionais do Príncipe, que decorreram em simultâneo com as eleições legislativas e autárquicas em São Tomé, estavam inscritos 5.168 eleitores para escolher os sete mandatos na assembleia.
São Tomé e Príncipe

MLSPT e coligação querem formar Governo

MLSTP-PSD e a coligação PCD-MDFM-UDD, que afirmam ter obtido "maioria absoluta" de 28 assentos parlamentares nas legislativas de domingo, anunciaram que vão formar o próximo Governo.
São Tomé e Príncipe

ADI vence eleições legislativas em São Tomé 

O partido ADI venceu as eleições legislativas são-tomenses de domingo, alcançando 25 mandatos no parlamento, seguindo-se o MLSTP-PSD, com 23 eleitos, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).
São Tomé e Príncipe

ADI quer continuar a governar São Tomé

Líder da Ação Democrática Independente, no poder em São Tomé e Príncipe, reconheceu "um mau resultado" do seu partido nas legislativas de domingo.
Eleições Legislativas

S. Tomé. Oposição vence com maioria absoluta

189
MLSTP-PSD reclama vitória nas legislativas de São Tomé e Príncipe, esta segunda-feira, quando ainda não foram divulgados os resultados oficiais das legislativas autárquicas e regional do Príncipe.
São Tomé e Príncipe

São Tomé/Eleições. Afluência inédita às urnas

As eleições em São Tomé e Príncipe estão a registar uma afluência inédita, informou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN). A duas horas do fecho das urnas já terão votado 60 a 70% dos eleitores.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)