Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

São Tomé e Príncipe

Alterações Climáticas

Troca de dívida por investimentos é tema da COP29

Portugal acordou com Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, em 2023, um alívio com troca da dívida bilateral por investimentos climáticos no mesmo valor. UE pediu nota sobre mecanismo ao Governo.
CPLP

CPLP vai decidir local da próxima cimeira 

A seguir a São Tomé e Príncipe, a presidência rotativa da CPLP devia ir para a Guiné-Bissau. No entanto, a sucessão não está garantida, visto que o Presidente guineense dissolveu o parlamento do país.
Estados Unidos da América

49 anos de independência. EUA felicitam São Tomé

Secretário de Estado Antony Blinken congratulou o país africano pelo aniversário da sua independência, aproveitando para reforçar a intenção de aumentar a cooperação entre ambos.
São Tomé e Príncipe

População vive "um dos períodos mais difíceis"

Nos 49 anos de independência, Carlos Vila Nova admitiu as fragilidades e problemas que abalam o povo são-tomense e impedem a sua "liberdade económica". Endividamento excessivo é uma das preocupações.
CPLP

São Tomé e Cabo Verde querem acordo de mobilidade

Chefe de Estado de São Tomé e de Cabo Verde apelam a um compromisso de mobilidade e de segurança social entre todos os países. "Espírito democrático deve ser fortalecido", afirmou o líder da CPLP.
Nações Unidas

Portugal foi o 1º. a apoiar estados insulares

Um aumento de 1% no mundo equivale a um aumento cinco vezes maior para os Estados Insulares em Desenvolvimento. A ONU desenvolveu uma estratégia específica de apoio. Portugal foi o primeiro a aderir.
UNICEF

São Tomé. Unicef felicita proteção de crianças

O representante do Unicef referiu que "a situação das crianças em São Tomé é boa, mas há algumas dificuldades" que, em conjunto, poderão ser ultrapassadas.
São Tomé e Príncipe

UE elogia São Tomé pela melhoria das eleições

A missão de UE de observação de São Tomé, em funções desde 2022, avaliou positivamente as mudanças que foram feitas ao processo eleitoral. Mas reconhece que ainda existem melhorias a fazer até 2026.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Pedido de asilo político "não cumpre requisitos"

Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma que foi entregue uma carta assinada por cidadão são-tomense cujo assunto é um pedido de asilo político mas que não cumpre os requisitos.
São Tomé e Príncipe

Ex-PM leva Estado guineense a tribunal

Após ter sido demitido do cargo em 2020, Aristides Gomes refugiou-se nas instalações das Nações Unidas em Bissau, durante cerca de um ano, "por temer pela sua vida".
São Tomé e Príncipe

Gouveia e Melo defende cooperação com São Tomé

Henrique Gouveia e Melo destacou que a ligação entre Portugal e São Tomé e Príncipe "é construída sobre uma base histórica e cultural robusta, consolidada através de longas e continuadas e estreitas".
São Tomé e Príncipe

Falta de acordo com FMI deixa país em "colapso"

O líder da oposição são-tomense sublinhou ser "sabido" que, sem o acordo com o FMI, o país tem "as portas fechadas às instituições de crédito" e não conseguirá dar passos.
São Tomé e Príncipe

São Tomé com dívida elevada e sem bens necessários

FMI alerta para a dívida "muitíssimo elevada do país" e falta de financiamento para bens necessários enquanto reconhece a estabilidade energética conseguida graças a empresa de investimento turca.
País

Portugal e São Tomé não discutem Rússia

O primeiro ministro de São Tomé reuniu pela primeira vez com Luís Montenegro num encontro em que discutiu os vistos CPLP, a cooperação bilateral e no âmbito da UE e da CPLP, mas nunca a Rússia.
São Tomé e Príncipe

Acordo São Tomé-Rússia prevê cooperação em fóruns

O acordo militar com Rússia ameaça condicionar São Tomé em futuras tomadas de posição, nomeadamente na ONU, ao prever a cooperação com Moscovo no "quadro de organizações e fóruns internacionais".
Guerra na Ucrânia

Rangel: cooperação com São Tomé "não vai sofrer"

Paulo Rangel explicou que, "evidentemente, entre dois bons amigos ou dois países irmãos", pode também falar-se "sobre os assuntos que às vezes exigem alguma clarificação".
São Tomé e Príncipe

ONU disponibiliza 2,3 milhões para São Tomé

É uma primeira cooperação que vai haver entre São Tomé e a Comissão e Fundo da Consolidação da Paz", afirmou o primeiro-ministro são-tomense. O programa de visita da ONU terá três dias.
Guerra na Ucrânia

Portugal não é "fator de bloqueio" para São Tomé

O chefe de Estado apelou à "calma a todas as partes" para que se possa trazer contributos para o bem de São Tomé e Príncipe "porque o país vive momentos muito difíceis socioeconomicamente".
Noticiário

8h. PM de S. Tomé sublinha a independência do país

Patrice Trovoada diz não precisar de Portugal para tomar decisões. Também neste jornal, Sebastião Bugalho acusa Tânger Correia de incitar ao ódio antissemita.
Noticiário

7h. Rui Rio diz que PGR deve demitir-se

Para o ex-líder do PSD, a PGR deve assumir responsabilidades pelas crises políticas. Ainda neste jornal, o PM de S. Tomé e Príncipe diz que não precisa de Portugal para cooperar com outros países.
Noticiário

2h. Europa. "São Tomé não precisa de Portugal"

É a reação do primeiro-ministro de São Tomé às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa e de Paulo Rangel sobre o acordo de cooperação militar do país africano com a Rússia.
Guerra na Ucrânia

"Não preciso de Portugal para falar com a Europa"

Primeiro-ministro são-tomense reagiu a declarações de Marcelo e de Rangel sobre acordo militar de São Tomé e Rússia. E diz que não precisa de Portugal para manter contactos com outros países europeus.
Guerra na Ucrânia

São Tomé: "Ninguém dita" relação com Rússia

O primeiro-ministro são-tomense reagiu à "apreensão" portuguesa face ao acordo militar assinado com a Rússia dizendo que "não há razões para preocupação" e ninguém vai ditar as suas relações externas.
A História do Dia

Como a Rússia ultrapassou Portugal e a CPLP

São Tomé e Moscovo assinaram um acordo de cooperação militar. Outros países da CPLP têm relações com Putin. Como fica Lisboa? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o nosso convidado.
Noticiário

14h. IL vai chamar Paulo Rangel ao Parlamento

São Tomé assinou um acordo de cooperação militar com Moscovo, com o objetivo de intensificar o treino militar conjunto. E ainda, André Ventura defende que a imigração em Portugal tem de ser regulada.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE recusa comentar acordo entre São Tomé e Rússia

MNE destacou a defesa e a segurança como "pilares" da cooperação bilateral com o país africano, sublinhado a parceria "multifacetada, intensa e sustentada" que Portugal mantém com o arquipélago.
CPLP

São Tomé. PM defende revisão do acordo ortográfico

Sublinhando que a "língua é dinâmica" e que "é normal que se faça algumas correções", Patrice Trovoada defendeu uma atualização do acordo ortográfico da CPLP.
Colonialismo

Trovoada diz que reparações não estão na agenda

O primeiro-ministro são-tomense corrigiu a sua ministra da Educação, que afirmou aos jornalistas que o Governo são-tomense iria pedir a Portugal a reparação dos danos morais da colonização.
CPLP

CPLP quer promover padrões elevados de qualidade 

O diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do secretariado executivo da CPLP sublinhou os avanços significativos dos últimos anos, sem esquecer os desafios importantes a ultrapassar ainda.
Noticiário

14h.São Tomé. Reparação a ex-colónias é relevante

Carlos Vila Nova aponta que os atos de maus tratos e violência da colonização não estão resolvidos. Ainda, Paulo Rangel diz estar disponível para ir ao Parlamento falar sobre o tema.
São Tomé e Príncipe

São Tomé: Falta independência ao poder judicial

A situação dos direitos humanos em São Tomé e Príncipe, em 2023, manteve-se semelhante à do ano anterior, revela o relatório anual do Departamento de Estado dos EUA.
São Tomé e Príncipe

CAF quer a reabilitação do Estádio de São Tomé

Patrice Motsepe destaca "os muitos talentos" do país e quer que o Estádio Nacional seja reabilitado para que "a população possa sentir o entusiasmo de ir ao estádio e apoiar a seleção nacional".
Cruzeiros

A odisseia de 8 passageiros que ficaram em terra

Um atraso numa visita a São Tomé obrigou grupo de turistas com uma grávida, um paraplégico e uma mulher de 80 anos, a passar por seis países para embarcar de novo no navio que os deixara em terra.
São Tomé e Príncipe

Professores são-tomenses exigem melhores salários

A greve dos professores encheu-se de cartazes com diferentes palavras de ordem. "Pelo menos conseguimos com que os professores saíssem às ruas e demonstrassem a sua indignação" afirmou Vera Lomba.
São Tomé e Príncipe

São-Tomé pretende evitar abuso sexual como cultura

No final de uma conferência que debateu o abuso sexual, o presidente são-tomense, pediu medidas para evitar um crime que têm traumatizado várias famílias e apelou à "reflexão mais ampla e profunda".
Sustentabilidade

Costa: troca dívida por investimento azul e verde

António Costa defendeu a troca de dívida por investimentos relacionados com a transição climática, mencionando Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, países que trocam dívida por este tipo de investimento.
São Tomé e Príncipe

PR são-tomense apreensivo sobre futuro da justiça

O chefe de Estado defendeu a necessidade de "serenidade, diálogo, cooperação e urbanidade" face ao "desrespeito pela constituição e das leis" e pede que seja reposta a confiança no sistema judiciário.
Legislativas 2024

Primeiro-ministro são-tomense felicita AD

Trovoada diz que há boas relações com todos os partidos e felicitou também o Partido Socialista, considerando que "oito anos no poder desgasta, e o resultado não foi tão mal".
África

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe dos mais livres

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estão entre os países mais bem classificados, em África, no respeito pelos direitos políticos e liberdades civis. Angola surge como "não livre" no relatório divulgado.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe bate recorde de turismo

O país registou 35.817 visitantes em 2023, com portugueses a liderar com quase 50% dos visitantes, segundo dados revelados à Lusa pela Direção do Turismo e Hotelaria.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada