Lisboa

Restaurantes de topo a 20 euros. Já fez a sua reserva?

De 16 a 26 de outubro repete-se uma receita de sucesso em Lisboa. A Restaurant Week estende-se a mais de 90 restaurantes e, à semelhança de edições anteriores, apresenta um cariz social.

No Porto, o evento chega a 30 de outubro e prolonga-se até 9 de novembro

Tiago Silva

A iniciativa Restaurant Week está de volta à cidade de Lisboa para uma 12º edição que leva à mesa de mais de 90 estabelecimentos “de topo” a dieta mediterrânica. De 16 a 26 de outubro, cada restaurante do distrito terá a seu cargo um menu exclusivo, que pretende promover um estilo de vida mais saudável a par e passo com uma alimentação equilibrada. Pelo preço fixo de 20 euros, vai ser possível provar entrada, prato principal e sobremesa. No Porto, o evento chega a 30 de outubro e prolonga-se até 9 de novembro.

Entre os restaurantes participantes, em Lisboa, destaque para nomes sonantes da indústria como Assinatura, Bica do Sapato e o (também) africano Zambeze. Cascais e Sintra entram de igual forma no roteiro de sabores, com O Pescador e Nobre Estoril, na Linha, e Lawrence’s Palácio de Seteais na vila do romance.

A causa social continua presente, à semelhança de edições anteriores, com 1 euro por menu a reverter para instituições de cariz solidário — Mulheres de Vermelho, Movimento ao Serviço da Vida e Aldeias de Crianças S.O.S. As reservas podem ser feitas no site da Restaurant Week, o qual permite escolher o local, dia e hora da refeição, mas também através de um número fixo (tel.: 212 490 000) ou da aplicação BestTables disponível para iPhone e Android. 

A ideia em causa nasceu por terras norte-americanas: o primeiro Restaurant Week acontecia em Nova Iorque em 1992, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week e com o objetivo estratégico de aumentar o volume de vendas numa época em que o fluxo turístico era (e é) baixo. À data participaram 90 restaurantes, mas o número aumentou exponencialmente desde então — hoje em dia são mais de 10 mil as unidades envolvidas numa iniciativa que já ganhou protagonismo em cidades como Madrid, Milão, Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo.

Em Portugal contam-se 30 edições — em Lisboa, Porto, Loulé e Cascais –, sendo que o projeto foi por duas vezes realizado à escala nacional. Até ao momento, foram servidas 150 mil refeições.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt
Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

Inês Domingos
181

Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)