O selecionador de futebol da Nigéria, Stephen Keshi, foi demitido esta quinta-feira, um dia depois do primeiro triunfo na fase de qualificação para a Taça Africana das Nações de 2015 (CAN2015).

Segundo a nota publicada pela Federação Nigeriana de Futebol (NFF) no seu ‘site’ oficial na internet, o organismo optou pela demissão de Keshi após uma reunião de emergência, chamando para o lugar Shuaibi Amodu, que comandará a equipa técnica até à contratação de um novo selecionador.

No mesmo comunicado, a NFF felicitou Stephen Keshi pelas “gloriosas conquistas” durante os três anos que liderou a seleção nigeriana, considerando que todos os elementos da equipa técnica “foram verdadeiros heróis”.

“No entanto, no interesse do futebol nigeriano e no objetivo de apuramento para a fase final da CAN2015, a direção decidiu libertá-los dos seus compromissos com efeitos imediatos”, refere a NFF.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com quatro jogos já disputados no Grupo A de qualificação para a CAN2015, a Nigéria somou apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas).

A demissão de Keshi ocorreu um dia depois de os nigerianos terem ganho o primeiro jogo desta fase de apuramento, frente ao Sudão, por 3-1.

Apesar da modesta campanha neste Grupo A, a Nigéria tem ainda hipóteses de se apurar para a fase final.

Ainda com dois jogos por disputar no Grupo A (visita o Congo e recebe a África do Sul), a Nigéria está a três pontos do segundo lugar, o último a assegurar uma vaga na competição, que se disputa no próximo ano em Marrocos.