FC Porto e Sporting defrontam-se no sábado, pela segunda vez na presente temporada, agora na Taça de Portugal em futebol, o que significa o adeus inevitável de um dos dois, logo à terceira ronda da 75.ª edição.

Além do carácter eliminatório do “clássico”, o jogo terá também o de “tira-teimas”, por estar fortemente marcado por incidências com “epicentro” na época anterior, quando o Sporting conseguiu terminar o campeonato à frente do FC Porto, o que já não acontecia há 12 épocas, desde 2001/02, a última vez que os “leões” celebraram o título nacional.

Os dois emblemas defrontaram-se três vezes, registando-se uma vitória para cada (1-0 para o Sporting, em Alvalade, e 3-1 para o FC Porto, no Dragão) e um empate (para a Taça da Liga), na que foi a primeira época da presidência “leonina” de Bruno Carvalho, que tem “picado” várias vezes os “dragões”.

Já na presente época, registou-se, à sexta ronda da I Liga, um empate a um golo em Alvalade (golos de Jonathan Silva e Naby Sarr, na própria baliza), onde a equipa de Marco Silva revelou capacidade para “bater o pé” à do espanhol Julen Lopetegui, que tem agora o fator casa a seu favor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No seu reduto, os “dragões” lideram claramente no histórico dos confrontos com os “leões” na prova, que também conquistaram mais vezes do que os lisboetas: lideram por tangenciais 16-15, seguindo atrás do detentor Benfica (25).

Sendo a Taça um dos objetivos, apesar de secundário, para qualquer um dos “grandes”, é natural que Lopetegui e Marco Silva não façam poupanças com vista aos compromissos europeus, na terça-feira, dia em que os portistas recebem o Athletic de Bilbau e os sportinguistas jogam na casa do Schalke 04.

Após 11 jogos oficiais em 2014/15, os “dragões” ainda não perderam qualquer jogo, somando sete vitórias e quatro empates, estes nos últimos seis jogos, enquanto os “leões” contam três triunfos, cinco empates e uma derrota — na receção ao Chelsea (0-1) – nos nove embates realizados.

No campeonato nacional, e com sete rondas realizadas, o FC Porto é segundo classificado, com 15 pontos, a quatro do líder Benfica, e com mais dois que o Sporting (quarto), por ter menos um empate (três) do que os “verde e brancos” (quatro).

Além do empate entre ambos, o FC Porto não venceu em Guimarães (1-1) e em casa com o Boavista (0-0), enquanto o Sporting somou igualdades a um na casa de Académica e do Benfica e, em Alvalade, com o Belenenses.

Os “dragões” também estão melhor na “Champions”, pois lideram o Grupo H, com quatro pontos, face ao 6-0 ao BATE Borisov e ao 2-2 no reduto do Shakhtar, enquanto os “leões” são últimos do G, com um ponto (1-1 na casa do Maribor).

Com planteis renovados, a começar pelos treinadores, FC Porto e Sporting têm tentado assentar táticas com base num misto de jogadores que transitaram da época anterior e alguns dos reforços, mas nenhuma ainda tem definido um “onze tipo”.

O espanhol Julen Lopetegui tem contado com a experiência de Fabiano, Maicon, Alex Sandro, Danilo e Jackson Martinez, a quem tem juntado Martins Indi, Brahimi, Óliver Torres e Cristian Tello, no que diz respeito aos mais utilizados.

Marco Silva não tem “rodado” tanto o plantel, por comparação com Lopetegui, mantendo fixos vários responsáveis pelo alto rendimento da época transata, como Rui Patrício, Cédric, William Carvalho, Adrien Silva, Carrillo e Slimani, reforçados com o regressado Nani e também João Mário.

Muitas das atenções estarão centradas no colombiano Jackson Martinez (10 golos na época, nas várias competições) e em Nani (três), que é o segundo melhor marcador dos “leões”, apenas ultrapassado pelo argelino Slimani (quatro), todos jogadores que estiveram, nos últimos dias, envolvidos em compromissos das suas respetivas seleções.