A imprensa francesa avançou esta terça-feira que dois investigadores do país descobriram como diagnosticar ébola em 15 minutos, o mais rápido até à data. O jornal L’ Alsace adianta que o teste se assemelha a um de gravidez, que poderá ser feito em qualquer lado e que basta usar saliva, sangue ou urina.

Este teste já foi considerado válido pelo laboratório de alta segurança microbiológica Jean Mérieux, em Lyon e até já há uma empresa francesa – VEDALAB , líder europeu em testes rápidos – interessada na comercialização. Até ao final do mês será levado um protótipo para África de maneira a testar-se o equipamento no terreno.

Atualmente o diagnóstico do vírus do ébola é feito através da detetação genética do vírus o que demora duas horas e que só pode ser feito exclusivamente em laboratório. Este novo mecanismo permitirá chegar o teste a mais gente e resulta de uma evolução dos testes já feitos em setembro por japoneses, e que permitiam fazer o diagnóstico em 30 minutos. O jornal francês acrescenta que investigadores americanos continuam à procura de um teste que apresente resultados em 10 minutos.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR