455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Rep Democrática do Congo

Nações Unidas

Guterres condena ataques no Congo

Ataques da rebelião do movimento 23 de março na República Democrática do Congo são condenados por Guterres. A ONU continua a apoiar o exército congolês e procura a proteção dos civis afetados.
Rep Democrática do Congo

Combates violentos no leste da RDCongo

O ataque teve como alvo a cidade de Bunagana, antigo reduto rebelde tomado pelo exército em 2013, na província de Kivu do Norte, na fronteira com o Uganda.
Papa Francisco

Kinshasa garante segurança para visita do Papa

O Governo da República Democrática do Congo garantiu que a segurança do Papa, com visita prevista no início de julho, será assegurada inclusive em Goma, onde ocorreram conflitos recentemente.
Rep Democrática do Congo

Rebeldes fazem pelo menos 21 mortos na RD Congo

Pelo menos 21 pessoas morreram num novo ataque do grupo rebelde ugandês Forças Democráticas Aliadas (ADF, sigla em inglês) no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo).
Nações Unidas

ONU: há cerca de 46.000 refugiados na RD Congo

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados adianta que 10.000 dos refugiados fugiram para o país vizinho, enquanto 36.000 se espalharam por outras áreas da República Democrática do Congo.
Nações Unidas

RD Congo. Queda de helicóptero mata oito soldados 

O helicóptero despenhou-se durante uma missão de reconhecimento, em lugar ainda por determinar. Seguiam na aeronave oito militares que integram uma missão internacional das Nações Unidas.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. 14 mortos em campo de refugiados 

Um ataque de milícias a um campo de refugiados em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), matou 14 pessoas, sendo 7 crianças.
Rep Democrática do Congo

Ataque na RDCongo faz 27 mortos

Vinte e sete pesoas morreram durante um ataque rebelde esta noite no nordeste da República Democrática do Congo. População "está a fugir em todas as direções". Dez casas foram incendiadas.
Rep Democrática do Congo

Queda de avião faz três mortos no Congo

Os avião transportava seis pessoas, sendo que os dois pilotos morreram, assim como um dos passageiros, admitindo-se a possibilidade de existirem sobreviventes.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Vulcão pode entrar em erupção

Célestin Mahinda salientou que ao contrário de Nyiragongo, que "ameaça diretamente as cidades de Goma e Gisenyi", as anteriores erupções externas de Nyamuragira foram para o Parque Virunga.
Rep Democrática do Congo

Mais de 1.300 civis mortos desde maio na RD Congo

Um relatório sobre os massacres que se verificam em duas províncias do país revela que desde 2008 houve pelo menos "2.237 ataques" em 696 localidades, que causaram a morte de "mais de 7.404 pessoas".
Rep Democrática do Congo

Violência na RDC gera 11 mil refugiados em 2 dias

Homens armados não identificados atacaram e ocuparam, na noite de domingo para segunda-feira, quatro localidades controladas pelo exército da RDC na zona de Bunagana.
Rep Democrática do Congo

Seleção feminina da RD Congo dorme ao relento

Sem campo onde treinar, a seleção praticou na estrada, lado a lado com os carros. Federação congolesa defende-se garantindo que eram só chutos na bola. Mas vídeo mostra as atletas a dormirem na rua.
Acidente Ferroviário

Descarrilamento de comboio na RDC faz 25 mortos

Maioria das vítimas eram pessoas que viajavam clandestinamente no comboio, responsável pelo transporte de minerais em nome da empresa mineira Tenge Fungurume.
Ébola

RD Congo inicia vacinação para travar ébola

Ainda não se sabe qual a origem da infeção que matou a criança de dois anos, mas já está confirmado que foi ébola. A campanha de vacinação vai incluir todos os contactos e contactos dessas pessoas.
Rep Democrática do Congo

Vírus Ébola resurge no leste da RDC e mata criança

Uma criança de três anos do leste da República Democrática do Congo contraiu o vírus ébola, cinco meses após a declaração do fim oficial da 12.ª epidemia da doença no país.
Conservação da Natureza

Morreu a gorila que ficou famosa numa selfie

A primata foi resgatada em 2007, depois de ter sido encontrada perto da mãe, que tinha sido morta a tiro. O parque Nacional de Virunga situa-se numa região onde existem conflitos armados.
Organização Mundial de Saúde

Funcionários da OMS acusados de abusos sexuais

Comissão independente investigou 80 casos de abusos sexuais de mulheres e raparigas entre os 13 e os 43 anos durante a missão de resposta à epidemia de Ébola. 21 funcionários foram identificados.
Rep Democrática do Congo

Pelo menos 739 civis mortos na RDCongo desde maio

Human Rights Watch diz que o estado de sítio não garantiu segurança no nordeste da RD Congo. Esta região está mergulhada em conflitos entre rebeldes e exército, apesar da presença da ONU.
Rep Democrática do Congo

PR do Congo oferece carros de luxo a deputados

"Estes jipes não são dados aos deputados de graça. Serão deduzidos dos seus emolumentos", disse Eliezer Thambwe, deputada pró-Tshisekedi. O "presente" do Christophe Mboso está a gerar indignação.
Rep Democrática do Congo

Milhares regressam a Goma depois de erupção

Esta terça-feira, centenas de pessoas encheram 34 autocarros e 12 camiões a caminho de Sake, a 26 quilómetros de Goma, numa altura em que regressam à região depois da erupção do vulcão Nyiragongo.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Mais de 500 mil pessoas sem água potável

"Há uma necessidade urgente de fornecer água potável segura à população, porque a cólera é endémica na área e representa uma grande ameaça para todas as pessoas que vivem aqui", afirma coordenadora.
Rep Democrática do Congo

Ataques na RDCongo: mortes sobem para 50

Os assaltantes atacaram o centro de deslocados de Rubingo, não muito longe do centro de Boga. Um líder da sociedade civil atribuiu as mortes aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas Ugandesas.
Rep Democrática do Congo

Vulcão. 1.800 crianças refugiam-se no Ruanda

Pelo menos 3.000 pessoas, das quais 1.800 crianças, refugiam-se no Ruanda devido à erupção vulcânica na República Democrática do Congo. Esperam-se mais cerca de 10.000 pessoas nos próximos dias.
Desastres Naturais

RD Congo. Cidade evacuada devido a gases do vulcão

A atividade contínua do vulcão Nyiragongo está a ameaçar os cidadãos da cidade. Há a possibilidade de acontecer "uma erupção em terra ou debaixo do Lago", disse o governador.
Rep Democrática do Congo

269 sismos em 3 dias em cidade afetada por vulcão

"De sábado até terça-feira de manhã, foram registados 269 sismos". O maior foi sentido na terça-feira com uma "magnitude de 5,2 na escala de Richter". Os sismos deverão diminuir de intensidade.
Desastres Naturais

Pelo menos 23 mortes devido a vulcão Nyiragongo

Pelo menos mais oito pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão Nyiragongo. Sete delas morreram ao tentarem atravessar uma estrada com lava e outra morreu sufocada no banho com gases tóxicos.
Rep Democrática do Congo

RDCongo: 150 crianças separadas, 170 desaparecidas

Pelo menos 150 crianças foram separadas das suas famílias e 170 podem ter desaparecido durante a fuga de milhares de pessoas após a erupção do vulcão Nyiragongo, alertaram as Nações Unidas.
Vulcões

RDC. Evacuação em Goma após erupção vulcânica

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo, este sábado, gerou o pânico na cidade de Goma. Apesar não ter sido considerada perigosa, o fenómeno já fez pelo menos 15 mortes.
Chade

ONU preocupada com situação "perigosa" no Chade

Grandi refere-se à morte do Presidente, rendido no poder por um dos seus filhos, que lidera um Conselho Militar de Transição. "Chade desempenha um papel importante na estabilidade do Sahel".
Ébola

Mais 5 casos de Ébola na RDCongo e Guiné-Conacri

São três os novos casos de Ébola confirmados na República Democrática do Congo e dois na Guiné-Conacri. São agora quatro as zonas do país que registam casos da doença.
Rep Democrática do Congo

Viúva de diplomata morto diz que marido foi traído

O embaixador italiano assassinado no Congo "foi traído por alguém próximo de nós, próximo da nossa família", alguém que "sabia do seu paradeiro falou, vendeu-o e traiu-o", avança Zakia Seddiki.
Rep Democrática do Congo

Congo. Rebeldes negam ataque a diplomata italiano 

Ataque ao diplomata italiano aconteceu numa área próxima da fronteira com o Ruanda. Os rebeldes ruandeses negam estar envolvidos "no ignóbil assassínio" e culpam as forças armadas do Ruanda e RDCongo.
Rep Democrática do Congo

RDCongo acusa rebeldes de morte de embaixador

Os rebeldes hutus ruandeses estão a ser acusados pelo Ministério do Interior congolês de estarem por detrás do ataque que matou o embaixador italiano em Kinshasa.
Rep Democrática do Congo

Embaixador italiano morto a tiro num ataque armado

O embaixador Luca Attanasio, embaixador italiano em Kinshasa, foi morto a tiro num ataque armado a um comboio do Programa Alimentar Mundial.
Ébola

Detetado novo caso de Ébola na RDC

Ministério da Saúde na República Democrática do Congo anunciou morte de mulher com Ébola no Congo. Autoridades temem que este possa significar o início de um novo surto.
Rep Democrática do Congo

25 mortos em ataque na RD Congo

"As pessoas foram para os campos para se prepararem para a passagem de ano, o ADF apanhou-as uma a uma", disse o presidente de uma rede de organizações da sociedade civil.
Ébola

OMS decreta fim de epidemia de Ébola na RD Congo

Esta epidemia, que afetou a província de Équateur e é a décima primeira na RDcongo, causou 130 casos e 55 mortos. Foi dada como terminada após 42 dias desde que o último paciente testou negativo.
Isabel dos Santos

Funeral de Sindika sem José Eduardo dos Santos

No silêncio da catedral, só os passos de Isabel dos Santos atrás do caixão ao som do Avé Maria. Houve cerimónias em Angola, Congo e Reino Unido, um longo programa de TV, muita música, mas não o pai.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Missionário relata quotidiano de pobreza

"É uma situação explosiva. O que isto vai dar ninguém sabe, pode até dar uma guerra civil", receia o missionário que está pela segunda vez em missão no país.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.