Vírus

Ébola

Epidemia de Ébola já fez 1.223 mortos na RD Congo

Desde o início da epidemia, em agosto de 2018 na República Democrática do Congo, o número de infetados é de 1.847, dos quais 1.135 foram confirmados laboratorialmente e 88 são suspeitos.
Saúde

O que acontece ao corpo quando baixam 10ºC

1.334
O sistema imunitário fica mais permeável a vírus e quem sofre de asma ou de alergias tem tendência a ter mais crises de tosse e de falta de ar. Com mudanças tão abruptas, até o risco de AVC aumenta.
Rep Democrática do Congo

26 mortes por Ébola num só dia na RD Congo

O controlo deste vírus, o mais letal na história da RDC, tem sido dificultado pela recusa de algumas comunidades em receber tratamento e pela insegurança na área, onde operam numerosos grupos armados.
Ébola

Ébola na RDCongo faz 865 mortos 

O Ministério da Saúde da RDCongo admite que a epidemia de Ébola, em algumas regiões do país, já é a maior da história do Congo. Desde o início da epidemia já foram registadas 865 mortes confirmadas.
República do Congo

RD Congo. Ébola mata 11 pessoas em 24 horas 

As mortes foram registadas em Katwa, Mabalanko e Butembo. Em zonas onde operam grupos armados, algumas povoações têm recusado receber tratamento.
República do Congo

1.089 pessoas infetadas com ébola na RDCongo

A epidemia de Ébola no nordeste da República Democrática do Congo provocou 690 mortos desde agosto do ano passado. O Ministério da Saúde já congolês já indicou que 1.100 pessoas foram contagiadas.
República do Congo

Ébola. Número de mortes subiu para 652

As vítimas mortais foram registadas nas províncias da República Democrática do Congo de Kivu Norte e Ituri. Das 652 mortes provocadas pelo vírus do Ébola, 23 aconteceram nos últimos três dias.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola ultrapassou os mil casos

O último balaço indica que desde o início da epidemia foram registados 1.009 casos no país, dos quais 944 confirmados e 65 prováveis. No total, registaram-se 629 óbitos e 321 pessoas curaram-se.
Ébola

RD Congo. Ébola já matou mais de 600 pessoas

De acordo com os números oficiais, entre os 606 óbitos por ébola, 541 foram confirmados positivos em laboratório, enquanto nos casos de contágio, de entre os 968 registos, 903 foram laboratorialmente.
Ébola

Mais de 600 mortos por ébola na R.D. Congo

O número de mortes provocadas pelo vírus do ébola nas províncias congolesas de Kivu Norte e Ituri já ultrapassou as seis centenas desde 1 de agosto. Só 314 pessoas foram curadas.
Infarmed

Desaparecem 68 unidades de medicamento para o VIH

300
Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, desapareceram 68 unidades do medicamento Tivicacy 50 mg, usado no tratamento de pessoas infetadas com o VIH.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Resposta à ébola "está a falhar"

Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, a atual resposta ao surto está "a ser tóxica". O ébola infetou até agora 907 pessoas na RDCongo e matou 569.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Número de mortos por Ébola sobe para 565

Foram contabilizados 900 contágios. Contudo, o ministro da Saúde congolês afirma que a epidemia encontra-se sob "relativo controlo" na maioria das áreas afetadas.
Ébola

RD Congo e OMS gerem centro de tratamento de ébola

Depois de ter sido alvo de um ataque, um dos centros de tratamento do ébola voltou a abrir. Doze pacientes que tinham sido transferidos para uma unidade provisória já voltaram para o centro principal.
Ébola

Ébola. Mortos na RDCongo sobe para 546

O valor de mortes pelo vírus Ébola na República Democrática do Congo subiu para 546. O número total de pessoas afetadas pelo vírus desde que a epidemia foi declarada já vai nos 869.
Ébola

Confirmado caso de Ébola em zona da RDCongo

Na cidade de Beni, um dos maiores centros urbanos da área afetada pela epidemia, há já três semanas que não eram detetados novos casos.
Rep Democrática do Congo

OMS autoriza experimentação de vacina contra ébola

A medida tomada "reverte uma decisão anterior que impedia que mulheres grávidas recebessem a vacina" "por não haver evidências suficientes sobre sua segurança", refere a OMS em comunicado.
Ébola

RD Congo. Mortos pelo ébola sobem para 517

Segundo a OMS, a epidemia continua a manter-se com "intensidade moderada". Nos últimos 21 dias, foram reportados 97 novos casos distribuídos por 13 zonas, sendo que Katwa é a zona mais afetada.
Ébola

RD Congo. Ébola já fez 488 mortos

Segundo os dados mais recentes da OMS, até 5 de fevereiro foram registados 789 casos de infeção com o vírus ébola (735 confirmados e 54 prováveis). O índice de mortalidade global atingiu os 62%.
Ébola

RD Congo. Sobe número de mortos por ébola

A RD Congo foi atingida nove vezes pelo Ébola e já ocorreram mais 25 mortes. As equipas do Ministério da Saúde e organizações não-governamentais diagnosticaram 45 novos casos de contaminação.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos por contágio sobe para 465

Beni, Katwa, Mabalako e Kalunguta continuam a ser as localidades da província de Kivu Norte com maior mortalidade devido ao contágio do ébola, desde que a epidemia foi declarada a 1 de agosto de 2018.
Moçambique

Unidade paramilitar concebida para espalhar sida

5.096
Uma unidade paramilitar sul-africana que operou durante o "apartheid" foi concebida para infetar com sida a população negra do país e em Moçambique, segundo um documentário do Independent.
Organização Mundial de Saúde

Anti-vacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde

559
Na lista da Organização Mundial de Saúde contam-se também bactérias resistentes a antibióticos, poluição e alterações climáticas ou doenças como ébola, dengue e VIH.
Nações Unidas

ONU no combate ao HIV nos países africanos 

O apelo foi lançado após uma reunião da ONISUDA em Dacar, Senegal. Cerca de 67 mil crianças até aos 9 anos e 69 mil adolescentes até aos 19 anos são infetados pelo HIV.
VIH

ONU. Países africanos têm de travar VIH em jovens

Só este ano, cerca de 67 mil crianças (até aos 9 anos) e 69 mil adolescentes (dos 10 aos 19 anos) foram infetados com VIH, sendo que mais de metade dos adolescentes (46 mil) eram raparigas.
VIH

Proibida comercialização de teste rápido para VIH

O Infarmed alertou para a proibição da comercialização do teste rápido para o VIH NecLife One Step, após a autoridade finlandesa ter ordenado a recolha do dispositivo por não cumprir os requisitos.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 374 mortos e 623 contaminações de ébola

Desde que o último surto foi decretado, a 1 de agosto, o vírus do ébola matou 374 pessoas e há já 623 casos de contaminação. A maioria das mortes deu-se em Beni, na província de Kivu Norte.
Ébola

Caso suspeito de ébola identificado na Suécia

113
As autoridades adiantam que, para já, a eventualidade de se tratar do vírus é apenas uma hipótese, estando o diagnóstico em aberto. O paciente terá viajado há três semanas para o Burundi.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Média de duas mortes/dia por ébola

A Organização Mundial de Saúde registou uma média de duas mortes por dia desde que foi declarado o surto de epidemia de ébola, a 1 de agosto. A maioria das mortos ocorreu em Kivu Norte.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos sobe para 354 na RDCongo

O número de mortes causadas pelo ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 354 pessoas. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Ébola

Uganda. OMS doa 3 mil vacinas contra o Ébola

A OMS doou mais de 3 mil doses de vacinação contra o Ébola ao Uganda. As vacinas vão servir para imunizar os profissionais de saúde ao vírus. Em novembro foram doadas 2.100 doses experimentais.
Rep Democrática do Congo

Surto de ébola é o mais mortífero com 283 mortos

Na República Democrática do Congo, 235 mortes foram confirmadas em testes de laboratório e as restantes 48 "são prováveis", tendo sido contabilizados 494 casos, dos quais 446 estão confirmados.
Rep Democrática do Congo

Ébola causa 271 mortos e 458 casos de contágio

O número de casos de ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 458 pessoas infetadas e 271 mortos. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Direção Geral da Saúde

Governo distribuiu mais de 57 milhões de seringas

No âmbito do Programa Troca de Seringas, implementado em 1993, foram distribuídas nos últimos 25 anos mais de 57 milhões de seringas e 30 milhões de preservativos em Portugal, segundo dados da DGS.
VIH

Apelo ao rastreio em Dia da Luta Contra a Sida

210
A Abraço apela à realização este sábado, Dia Mundial da Luta Contra a Sida, do teste VIH/sida, uma doença que, em três décadas, atingiu quase 58 mil pessoas e matou mais de 14.500 em Portugal.
Sida

Sida. Vacina pode chegar daqui a quatro anos /premium

115
Resultados promissores num ensaio feito na Tailândia abriram caminho para novas experiências. Há, pelo menos, três testes em humanos a começar ou já em curso. Especialistas apontam 2023 como meta.
Europa

VIH na Europa: 82% de casos nos países do leste

A região leste da Europa é responsável por 82% dos 159.420 novos casos de infeção com VIH diagnosticados na Europa em 2017. As taxas mais altas são na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia e Moldávia.
VIH

Lisboa lança campanha para conhecer casos de VIH

Lisboa vai receber na quarta-feira a campanha "parar o VIH está nas nossas mãos", com o objetivo de "aumentar o conhecimento da população" relativamente à prevenção e transmissão do vírus da sida.
Rep Democrática do Congo

RDCongo regista 46 novos casos de ébola

O Ministério da Saúde congolês registou 46 novos casos de ébola na República Democrática do Congo. Esta é considerada a maior epidemia de ébola na história do país e tem 372 casos confirmados.
Angola

Angola. Tratamento a VIH chega a 26% dos pacientes

O tratamento de pessoas com VIH em Angola alcança apenas um em cada quatro infetados, o que torna o país como o pior lusófono neste aspeto.
Rep Democrática do Congo

Ébola provoca 219 mortes e 386 casos de contágio

A epidemia deste ano já ultrapassou em casos de contágio e mortos a primeira no país, registada em 1976. Dados da OMS indicam que 10 pessoas morreram entre 13 e 20 de novembro.
VIH

Harry faz teste da sida para acabar com estigma

479
Príncipe Harry marca semana nacional do teste do VIH com um vídeo onde aparece a fazer um teste para o vírus da sida. Objetivo é mostrar que é "completamente normal" e "não há vergonha nenhuma".
Estados Unidos da América

EUA vão dar 500 mil dólares para combater VIH/Sida

Os EUA vão desembolsar 500 mil dólares (cerca de 441,583 mil euros) para o reforço do combate ao VIH/Sida em Moçambique, anunciou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Sobe para 209 mortos na RD Congo

O número de mortos por contaminação de ébola nas províncias de Kivu Norte e Ituri, no leste da República Democrática do Congo, aumentou para 209 desde 1 de agosto, de acordo com a OMS.
Rep Democrática do Congo

Maior surto de ébola da história da RDCongo

A epidemia de ébola, declarada a 1 de agosto nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, já é o maior da história do país relativamente ao número de contágios.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau sem antirretrovirais há 3 meses

A presidente da rede nacional das associações de pessoas com HIV disse à agência Lusa que há cerca de quatro meses que se assiste a uma ruptura no fornecimento de antirretrovirais aos infetados.
Organização Mundial de Saúde

Contágio por ébola subiu 41,2% em menos de um mês

Mais de 300 pessoas foram contagiadas pelo ébola na República Democrática do Congo até 5 de novembro, um aumento de 41,2% desde 15 de outubro, segundo dados da OMS sobre a epidemia.
Moçambique

Moçambique quer reduzir infecções por VIH

Moçambique está a rever o Plano Estratégico Nacional da Resposta ao HIV/Sida para permitir que o país reduza de 130 mil para 70 mil o número de novas infecções.
Ébola

Ébola já matou 181 pessoas na RDCongo desde agosto

A epidemia de ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) provocou 181 mortos desde que foi declarada, em agosto, segundo registos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ébola

Ébola. Sobe para 170 mortos na RD Congo

O número de mortos por contágio do vírus ébola na República Democrática do Congo aumentou para 170 desde a declaração da epidemia, a 1 de agosto, indicou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.
Moçambique

Mortes pelo VIH baixam para menos de 70 mil

As mortes por doenças associadas ao VIH/Sida em Moçambique baixaram para 69.843 em 2017 face a 73.248 em 2016 e 79.124 em 2015, indicam dados do Conselho Nacional de Combate à Sida.
Ébola

RD Congo. Ataques rebeldes aumentam casos de ébola

Ataques rebeldes na República Democrática do Congo aumentaram o números de casos de ébola no país. Em três meses foram registadas 157 mortes, 122 das quais de ébola.
Estados Unidos da América

EUA. Adenovírus mata seis crianças em hospital

Há um novo vírus a alastrar-se nos Estados Unidos. Em Nova Jersey, seis crianças morreram e 12 estão infetadas com adenovírus num centro hospitalar, avançou a BBC esta terça-feira.
Ébola

Ataque rebelde no RD Congo provoca um morto

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo: um morto entre as milícias

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Rebeldes matam dois agentes de saúde

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo, onde um surto de ébola ainda está ativo, disse que tem havido numerosas agressões contra elementos da área da saúde na província de Nord-Kivu.
Zika

Angola. Microcefalia pode não ter ligação ao zika

A Organização Mundial de Saúde afastou a possibilidade de os 73 casos de microcefalia registados em Angola em um ano estarem todos ligados ao zika.
Espanha

Usar células estaminais para tratar VIH?

140
As análises a cinco doentes transplantados com medula óssea já não detetam a presença do vírus VIH no sangue e nos tecidos. O próximo passo é deixar a medicação com antirretrovirais.
Ébola

OMS alerta para a epidemia de ébola na RD Congo

O Comité de Emergência da OMS reúne-se esta quarta-feira com urgência para abordar a epidemia de ébola na República Democrática do Congo, onde morreram 139 pessoas desde agosto até domingo passado.
VIH

Governo aprova venda ao público de testes de VIH 

Medida proposta pelo Ministério da Saúde foi aceite e segue o exemplo de países como Espanha, Bélgica, França e Itália. Testes devem ser colocados à venda em farmácias a partir de novembro.
Ébola

Ébola. Sobre para 135 mortos na RD Congo

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde da Republica Democrática do Congo, o número de mortes no país subiu para 135, sendo que, do número total, 100 casos ocorreram devido ao vírus ébola.
Ébola

Ébola. Já morreram 125 dos 200 infetados no Congo

Segundo a OMS, a febre hemorrágica já matou 125 pessoas. O surto de Ébola foi declarado no dia 1 de agosto nas províncias de Kivu do Norte e de Ituri, no norte da República Democrática do Congo.
África

HIV. Primeiro transplante sem transmissão do vírus

387
África do Sul faz história: foi realizado com sucesso o primeiro transplante de fígado de mãe infetada com HIV sem transmissão para o bebé. Anúncio foi feito em Joanesburgo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)