455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vírus

Varíola dos macacos

Portugal com 348 casos de Monkeypox confirmados

A DGS confirma mais 20 casos de infeção do vírus Monkeypox aumentado esta sexta-feira para 348 casos. A sua maioria foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Resposta Pronta

Lares. "Faltou simplicidade de processos de apoio"

TdC detetou falhas nos apoios dados ao lares na pandemia. Rui Fontes, presidente da Associação Amigos da Grande Idade, reage às conclusões do relatório e diz que "não mudou quase nada" desde a crise.
Varíola dos macacos

Monkeypox. Vacinas em Portugal até ao fim do mês

Diretora-geral da Saúde disse que assinou esta quarta-feira o documento que permite ao mecanismo europeu doar as vacinas a Portugal para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados.
Moçambique

Poliomielite detetada em Moçambique

As autoridades moçambicanas detetaram um caso suspeito de poliomielite no centro do país. O adolescente, cujos membros ficaram paralisados, alertou o Ministério da Saúde.
Varíola dos macacos

Portugal com 297 casos de Monkeypox confirmados

Portugal regista 21 novos casos de Monkeypox. Segundo a informação da Direção-geral da Saúde, todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, que se encontram estáveis.
Varíola dos macacos

Portugal com 276 casos de Monkeypox confirmados

Segundo a Direção-Geral da Saúde, todos os casos registados são em homens, entre os 19 e os 61 anos, que estão em acompanhamento clínico e que se encontram estáveis.
Varíola dos macacos

CE adquire quase 110 mil doses de vacinas

O contrato vai permitir que as vacinas contra a varíola dos macacos estejam rapidamente acessíveis a todos os Estados-membros e vão ser distribuídas proporcionalmente no final de junho.
Fact Check

Pfizer foi obrigada a publicar documentos?

Publicação revela que juiz do Texas obrigou farmacêutica a revelar dados sobre vacina da Covid-19. Será que foi mesmo assim?
Fact Check

Vacina contra a Covid-19 é 40 vezes mais mortal?

Publicação mostra estudo feito na Alemanha que revela haver mais casos de complicações após a tomada da vacina do que dizem os números oficias. O problema é o estudo ter falta de informação.
Fact Check

Pandemia da varíola dos macacos foi planeada?

Publicação acusa “máfia da saúde pública” de querer fazer dinheiro com uma nova pandemia.
A História do Dia

As “velhas” vacinas Covid-19 ainda são eficazes?

Com as novas variantes do SARS-CoV-2, vale a pena continuar a tomar as vacinas ou há novas? Conversamos com João Manuel Braz Gonçalves, virologista, professor universitário e diretor do iMed.
Varíola dos macacos

1.400 casos de Monkeypox em 7 países africanos

As autoridades sanitárias de sete países africanos detetaram desde o início deste ano até meados de maio quase 1.400 casos de vírus Monkeypox.
Fact Check

Vacinas da Covid-19 causam varíola dos macacos?

Publicações nas redes sociais mostram fotografias de herpes, para garantir que a varíola dos macacos é uma reação secundária às vacinas contra a Covid-19. A informação é falsa.
Saúde

Infeção humana pelo virus da varíola dos macacos

Poderá o vírus da varíola dos macacos ser considerado uma potencial ameaça se utilizado de forma deliberada? Embora ele não seja formalmente considerado uma arma biológica há motivos de preocupação.
Noticiário

7h. Apenas 1/3 mortalidade 2020 devido à pandemia

Dados da Direção-Geral da Saúde. No primeiro ano Covid-19 em Portugal, o vírus foi a quarta causa mais frequente de morte e representou 5,9% do total de óbitos. Primeiro período atribuído ao frio.
Resposta Pronta

Monkeypox. "Não é tempo de vacinar profissionais"

Portugal tem 58 casos de Monkeypox, mas as "medidas adotadas fazem sentido". "Após dois anos de pandemia, o vírus viu uma oportunidade para se espalhar", explica a investigadora Margarida Saraiva
A História do Dia

A varíola dos macacos é a nova pandemia?

Portugal está no Top3 dos países com mais casos. Não é a primeira vez que há registo da doença por cá, mas não são comuns surtos em 16 países de todo o mundo ao mesmo tempo.
Varíola dos macacos

Varíola dos macacos. Há 39 infetados em Portugal

Organização Mundial da Saúde diz já terem sido confirmados mais de 130 casos de varíola dos macacos mas considera que o surto "invulgar" pode ser contido sem necessidade de vacinações em massa.
Noticiário

18h. Portugal sequencia genoma do Monkeypox

Anúncio feito plo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que fez a descoberta. Diz que “a descoberta pode ser fundamental para perceber a origem do surto”.
Noticiário

17h. Parlamento. Licença de menstruação rejeitada

A proposta do PAN foi chumbada com votos contra do PS, PSD, IL e Chega. E ainda, Bastonário da Ordem dos Veterinários rejeita perigo de varíola dos macacos em animais de estimação.
Vírus

OMS. Transmissão do Monkeypox pode ser parada

Especialista da OMS lembra que se trata de um vírus que tende a não mutar e considera que é possível utilizar as ferramentas de saúde pública para uma rápida identificação e isolamento dos casos.
Vírus

Monkeypox. ECDC recomenda rastreio apertado

O ECDC pede aos países da UE e do Espaço Económico Europeu que "se concentrem na rápida identificação, gestão, localização de contactos e notificação de novos casos de Monkeypox".
Noticiário

16h. Varíola. Risco de transmissão para animais

Alerta é do Centro Europeu de Controlo de Doenças. Portugal tem mais de um terço, quase metade dos casos identificados até agora na União Europeia. OMS diz que situação é controlável.
Varíola dos macacos

Varíola dos macacos. 37 casos em Portugal

Já foram confirmados 37 casos de infeção pelo vírus monkeypox, responsável pela doença conhecida por varíola dos macacos. Autoridades de saúde europeias pedem controlo e isolamento dos casos.
Noticiário

4h. Rússia diz ter controlo total de Azovstal

O Ministério da Defesa russo anunciou que o Exército “libertou na totalidade” o complexo. Ainda neste jornal, há cerca de 80 casos confirmados da chamada varíola dos macacos, detetados em 11 países.
Noticiário

23h. Varíola dos macacos confirmada em 11 países

A OMS anuncia que há cerca de 80 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox . Ainda neste jornal, a Ministra da Defesa diz que Portugal não tem uma estratégia de segurança marítima.
A História do Dia

A Covid-19 voltou em força e agora?

Portugal poderá chegar às 40 mortes e 60 mil casos diários até ao final do mês. É o 1º país da UE com mais casos. O governo não avança com medidas adicionais e pede responsabilidade aos cidadãos.
Varíola dos macacos

ILGA repudia associação entre LGBTI+ e Monkeypox

Relacionar orientação sexual com vírus Monkeypox ou qualquer outra doença "não faz qualquer sentido", afirmou a presidente associação de defesa dos direitos LGBTI+. "Não estamos nos anos 80", disse.
Explicador

Monkeypox. "Taxa de mortalidade não chega a 1%"

O infeciologista Jaime Nina garante que doença raramente é mortal. Fernando Maltez, diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral, diz que "não há indicação para isolar doentes".
Noticiário

5h. Farmácias preparam-se para testes gratuitos

Presidente da Associação Nacional das Farmácias confirma que a corrida aos testes não tem dado sinais de abrandamento, depois de uma quebra provocada pelo alivio das restrições
Resposta Pronta

Monkeypox: "Baixo risco para a população em geral"

DGS confirma 5 casos em Portugal. Infeciologista Margarida Tavares explica que vírus é "conhecido há muito tempo". Admite surto, mas garante que transmissão não é fácil e deixa recomendações.
Resposta Pronta

Varíola dos macacos. "Sem motivo de preocupação"

O virologista João Braz Gonçalves reitera que surtos de varíola dos macacos "têm sido relativamente comuns na Europa nos últimos anos" e que o número de casos em Portugal ainda não é preocupante.
Saúde

Portugal confirma 5 casos de varíola dos macacos

DGS pede a quem tenha sintomas para procurar aconselhamento clínico e a "abster-se de contactos físicos". Pessoas doentes estão "estáveis" e são maioritariamente jovens do sexo masculino.
Resposta Pronta

"Decisão sobre máscaras foi demasiado brusca"

O matemático Henrique Oliveira afirma que 6.ª vaga é "quase inevitável". Critica a forma como surgiu a libertação do uso de máscara nos locais e salienta que "não está nenhuma tragédia no horizonte".
Estudo Científico

Isolado parente do Ébola com potencial pandémico

Estudo chegou à conclusão que o vírus tem não só o potencial para infetar células humanas, como também para se replicar, o que levanta preocupações em relação a um possível surto na Europa.
Saúde

Hepatite aguda. O que é e quais são os riscos?

Não se sabe a origem desta doença que leva a que 1 em cada 10 crianças precise de um transplante do fígado. Icterícia é o sintoma mais comum. DGS apela à higienização das mãos e etiqueta respiratória.
VIH

Espanha sensibiliza sobre VIH na presidência da UE

Num momento em que se cumprem 40 anos desde o primeiro caso de HIV diagnosticado em Espanha, país escolhe tema para uma ação de sensibilização que evite que doentes se sintam marginalizados.
Explicador

O uso de máscara continua a fazer sentido?

O virologista Pedro Simas diz que uso de máscaras é agora "praticamente irrelevante". Já o especialista Tato Borges defende que a utilização em espaços fechados, como salas de aula, "é uma mais-valia"
Ciência

Qual o estado da infeção por VIH em Portugal?

A MSD e o Observador conversaram com o Dr. António Diniz, para perceber o estado da infeção por VIH em Portugal e como se compara com a situação europeia.
Sociedade

VIH: do medo à inclusão

Reportada pela primeira vez nos anos 80, a doença outrora fatal passou a crónica, e o medo do desconhecido foi dando espaço à inclusão dos doentes de VIH. Mas há ainda um caminho a percorrer.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.