Vírus
Saúde

1.020 pessoas fizeram testes rápidos do VIH 

Desde a implementação do projeto-piloto em 21 farmácias de Cascais envolvidas no programa Fast Track Cities, já 1.020 pessoas realizaram testes rápidos de diagnóstico do VIH/sida e hepatites.
Ébola

RDCongo. Epidemia ébola confinada a pequena região

Epidemia do Ébola na República Democrática do Congo está cingida a uma área de difícil acesso e de grande insegurança devido à atividade de milícias.
Mundo

Vai começar a época do vírus que sabe contar 

O vírus da Gripe A é especial: sabe contar até oito e usa as nossas células em seu proveito. Para grandes males, grandes remédios e é nesses que a equipa de Maria João Amorim, do IGC, está envolvida.
Infarmed

Infarmed proíbe teste rápido de diagnóstico HIV

o Infarmed frisa que existe livre circulação do produto, apesar de este dispositivo médico não estar à venda em Portugal e solicita ainda que a existência deste teste rápido seja reportada.
Rep Democrática do Congo

RDCongo distribui nova vacina do Ébola em outubro

A nova vacina, fabricada pela multinacional Johnson & Johnson, será administrada, em duas doses com 56 dias de intervalo, a populações em risco em áreas onde não existe transmissão ativa do Ébola.
Ébola

Ébola. OMS acusa Tanzânia de sonegar informações 

OMS diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades do país de recusarem informar sobre o assunto. A mais recente epidemia da doença, na RD Congo, matou 2100.
VIH

Lenda do râguebi revela que vive com VIH

Gareth Thomas, uma das maiores estrelas do râguebi do País de Gales, estava a ser chantageado e decidiu placar o estigma e tornar público que vive infetado com o VIH. "Vivi anos com este segredo".
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Brasil

Champalimaud premeia combate à cegueira no Brasil

Três organizações ofereceram cirurgias nas zonas mais remotas do Brasil e curaram a cegueira a milhares de pessoas. São as vencedoras do Prémio Champalimaud de Visão e vão receber um milhão de euros.
Ébola

Ébola está a chegar ao marco de 2 mil mortos

A Organização Mundial de Saúde disse que o surto de Ébola na RDCongo está a aproximar-se do marco histórico de dois mil mortos na epidemia que dura há mais de um ano.
Doenças

Peste suína africana vai ter controlo do Governo

Comissão vai reforçar as medidas de vigilância, de prevenção, da biossegurança e de incremento dos controlos oficiais para evitar o vírus. Serão elaborados "relatórios trimestrais de progresso".
Ébola

Epidemia de Ébola chega a uma terceira província

Foram registados dois casos confirmados em Kivu Sul, tendo um dos pacientes morrido. A República Democrática do Congo registou 257 novas infeções pelo vírus do Ébola nas últimas três semanas.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Dois medicamentos reduzem número de mortos

Dois dos quatro medicamentos em teste na República Democrática do Congo mostraram bons resultados no tratamento dos doentes. Vão poder seguir para uma nova fase de ensaios clínicos.
Ébola

Ébola. Número de mortos aumenta para 1.868

Entre 17 de julho e 6 de agosto foram registados 257 novos casos em 18 zonas de saúde, elevando para 2.787 o número de casos e para 1.868 as mortes ligadas à doença.
República do Congo

Congo e Ruanda restringem viagens devido a Ébola

As pessoas que pretendam viajar entre a RDCongo e Ruanda, por razões não essenciais, vão precisar de autorização dos dois governos. A Organização Mundial de Saúde desencoraja a medida.
Ébola

ONU pede resposta "urgente" para epidemia de ébola

O surto da doença na República Democrática do Congo cumpriu, esta quinta-feira, um ano que foi declarado e já causou 1.813 mortos entre 2.701 casos registados, continuando sem estar controlado.
Ébola

Inciados novo teste de vacinas contra o Ébola

O teste da vacina da Janssen Pharmaceuticals envolve até 800 pessoas e é apoiado pela organização Médicos Sem Fronteiras e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
Ébola

Ruanda fecha fronteiras terrestres com a RD Congo

Já são mais de 1.700 mortes pelo vírus Ébola na RDCongo nesta última epidemia. Anúncio acontece depois de confirmado o terceiro caso da doença na cidade de Goma, situada a poucos metros de Ruanda.
Saúde

Reclusos com hepatite e VIH são tratados na prisão

Há um ano foram estabelecidos protocolos para que os reclusos infetados com hepatite B e C e com VIH passassem a receber o tratamento na prisão prestado por médicos que ali se deslocam.
Ébola

Missão enviada para combater Ébola na RDCongo

A União Africana quer ainda desenvolver, em conjunto com o Governo da RDCongo, autoridades locais e outros parceiros, uma campanha de consciencialização junto das comunidades afetadas.
República do Congo

DGS desaconselha viagens para a RDCongo

A Direção-Geral da Saúde aconselha quem tenha mesmo de viajar para aquele país a não contactar com doentes ou cadáveres infetados com Ébola e usar apenas água potável.
VIH

Vacina viva contra VIH testada em humanos

291
A vacina já passou pelos ensaios clínicos de fase I para verificar a segurança e, na segunda fase II, pretende testar a melhor forma de vacinação. É uma vacina preventiva, não é uma cura.
Ébola

Epidemia de Ébola declarada emergência global

390
Foi a quarta vez que a atribuição de emergência global foi discutida, tendo sido chumbada nas restantes três. Até segunda-feira, 2.512 pessoas estavam infetadas e 1.676 morreram de Ébola na RDCongo.
Rep Democrática do Congo

Detetado foco de ébola em cidade de 2 milhões

Há mais um foco de ébola naquela que é a segunda epidemia mais mortífera da história, apenas atrás da que atingiu a África Ocidental, em 2014. Mais de 1600 pessoas perderam a vida em menos de um ano.
Ébola

Descobertos dois tratamentos para vírus do Ébola

A investigação revelou que os tratamentos experimentais com base de 'Remdesivir' (antiviral) e 'ZMapp' (anticorpos) "bloquearam o crescimento de microrganismos do vírus".
Angola

Angola nega discriminação de VIH/Sida nos vistos

ONU colocou Angola no leque de países que exige o exame de VIH/Sida aos estrangeiros que pedem autorização para viajar para o país. Governo diz que os angolanos não são "apologistas da discriminação".
Angola

Angola com medidas de restrição de VIH em viagens

As Nações Unidas continuam a pedir que sejam abolidas todas as formas de restrições relacionadas ao VIH. 11 países ainda impõe restrições de entrada e habitação com base nesse critério.
VIH

Mais de cinco anos para diagnóstico de VIH

131
Os homens heterossexuais demoraram em média 5,4 anos, após o momento da infeção, a ter um diagnóstico de VIH. No caso dos homens que têm sexo com homens, o tempo é de 2,5 anos.
VIH

VIH/Sida. Portugal já atingiu as metas da ONU

As metas definidas indicavam que até 2020 se devia ter 90% das pessoas infetadas diagnosticadas e que, dessas, 90% estivessem a fazer tratamento e 90% tivessem carga viral indetetável.
Angola

Angola: criticados testes de sida em recrutamentos

A deputada angolana Eulália Rocha condenou "a exigência de testes" de VIH/Sida nos processos de recrutamento de algumas instituições em Angola, considerando ser uma "atitude inaceitável".
Rep Democrática do Congo

Ébola na RDCongo não representa emergência global

O presidente do comité anunciou que o surto é "uma emergência sanitária na RDCongo", mas que a situação não cumpre os requisitos para ser considerada emergência à escala global.
Vacinas

Ébola: Merck vai produzir mais doses da sua vacina

O diretor-geral da OMS anunciou que a farmacêutica Merck vai produzir a sua vacina contra o Ébola na sua fábrica norte-americana, em complemento das suas instalações na Alemanha.
República do Congo

Surto de Ébola no Congo avaliado esta sexta-feira

O Comité de Emergência no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional vai reunir para averiguar se o surto de Ébola na RDCongo constitui emergência de saúde internacional.
Organização Mundial de Saúde

Ébola. OMS pondera declarar emergência de saúde

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde convocou uma reunião de urgência para decidir se declara a epidemia do vírus do Ébola na RDCongo uma emergência de saúde global.
Ébola

Morreu no Uganda primeira vítima de Ébola 

Morreu uma criança de cinco anos vítima do vírus do Ébola no Uganda. A família da criança tinha ido aé à RDCongo para assistir a um funeral e a criança regressou ao Uganda já doente.
Ébola

Uganda declara primeiro caso de Ébola

O Governo do Uganda anunciou um caso de um paciente infetado naquele país com o vírus do Ébola, o primeiro caso no exterior do surto iniciado na RD Congo. Paciente é uma mulher congolesa.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola mata 44 pessoas numa semana 

O número de mortes causadas pelo vírus ascende a 1.390 desde 2018. Mais de duas mil pessoas foram infetadas neste período. Os Médicos Sem Fronteiras temem que o número de mortos aumente.
Ébola

Ébola mata 1.346 na República Democrática do Congo

Ministério da Saúde da RDCongo confirma que número de mortos subiu para 1.346. Organização Médicos sem Fronteiras fala na possibilidade de o número de infetados ser superior aos números oficiais.
Ébola

Epidemia de Ébola já fez 1.223 mortos na RD Congo

Desde o início da epidemia, em agosto de 2018 na República Democrática do Congo, o número de infetados é de 1.847, dos quais 1.135 foram confirmados laboratorialmente e 88 são suspeitos.
Saúde

O que acontece ao corpo quando baixam 10ºC

1334
O sistema imunitário fica mais permeável a vírus e quem sofre de asma ou de alergias tem tendência a ter mais crises de tosse e de falta de ar. Com mudanças tão abruptas, até o risco de AVC aumenta.
Rep Democrática do Congo

26 mortes por Ébola num só dia na RD Congo

O controlo deste vírus, o mais letal na história da RDC, tem sido dificultado pela recusa de algumas comunidades em receber tratamento e pela insegurança na área, onde operam numerosos grupos armados.
Ébola

Ébola na RDCongo faz 865 mortos 

O Ministério da Saúde da RDCongo admite que a epidemia de Ébola, em algumas regiões do país, já é a maior da história do Congo. Desde o início da epidemia já foram registadas 865 mortes confirmadas.
República do Congo

RD Congo. Ébola mata 11 pessoas em 24 horas 

As mortes foram registadas em Katwa, Mabalanko e Butembo. Em zonas onde operam grupos armados, algumas povoações têm recusado receber tratamento.
República do Congo

1.089 pessoas infetadas com ébola na RDCongo

A epidemia de Ébola no nordeste da República Democrática do Congo provocou 690 mortos desde agosto do ano passado. O Ministério da Saúde já congolês já indicou que 1.100 pessoas foram contagiadas.
República do Congo

Ébola. Número de mortes subiu para 652

As vítimas mortais foram registadas nas províncias da República Democrática do Congo de Kivu Norte e Ituri. Das 652 mortes provocadas pelo vírus do Ébola, 23 aconteceram nos últimos três dias.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ébola ultrapassou os mil casos

O último balaço indica que desde o início da epidemia foram registados 1.009 casos no país, dos quais 944 confirmados e 65 prováveis. No total, registaram-se 629 óbitos e 321 pessoas curaram-se.
Ébola

RD Congo. Ébola já matou mais de 600 pessoas

De acordo com os números oficiais, entre os 606 óbitos por ébola, 541 foram confirmados positivos em laboratório, enquanto nos casos de contágio, de entre os 968 registos, 903 foram laboratorialmente.
Ébola

Mais de 600 mortos por ébola na R.D. Congo

O número de mortes provocadas pelo vírus do ébola nas províncias congolesas de Kivu Norte e Ituri já ultrapassou as seis centenas desde 1 de agosto. Só 314 pessoas foram curadas.
Infarmed

Desaparecem 68 unidades de medicamento para o VIH

300
Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, desapareceram 68 unidades do medicamento Tivicacy 50 mg, usado no tratamento de pessoas infetadas com o VIH.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Resposta à ébola "está a falhar"

Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, a atual resposta ao surto está "a ser tóxica". O ébola infetou até agora 907 pessoas na RDCongo e matou 569.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Número de mortos por Ébola sobe para 565

Foram contabilizados 900 contágios. Contudo, o ministro da Saúde congolês afirma que a epidemia encontra-se sob "relativo controlo" na maioria das áreas afetadas.
Ébola

RD Congo e OMS gerem centro de tratamento de ébola

Depois de ter sido alvo de um ataque, um dos centros de tratamento do ébola voltou a abrir. Doze pacientes que tinham sido transferidos para uma unidade provisória já voltaram para o centro principal.
Ébola

Ébola. Mortos na RDCongo sobe para 546

O valor de mortes pelo vírus Ébola na República Democrática do Congo subiu para 546. O número total de pessoas afetadas pelo vírus desde que a epidemia foi declarada já vai nos 869.
Ébola

Confirmado caso de Ébola em zona da RDCongo

Na cidade de Beni, um dos maiores centros urbanos da área afetada pela epidemia, há já três semanas que não eram detetados novos casos.
Rep Democrática do Congo

OMS autoriza experimentação de vacina contra ébola

A medida tomada "reverte uma decisão anterior que impedia que mulheres grávidas recebessem a vacina" "por não haver evidências suficientes sobre sua segurança", refere a OMS em comunicado.
Ébola

RD Congo. Mortos pelo ébola sobem para 517

Segundo a OMS, a epidemia continua a manter-se com "intensidade moderada". Nos últimos 21 dias, foram reportados 97 novos casos distribuídos por 13 zonas, sendo que Katwa é a zona mais afetada.
Ébola

RD Congo. Ébola já fez 488 mortos

Segundo os dados mais recentes da OMS, até 5 de fevereiro foram registados 789 casos de infeção com o vírus ébola (735 confirmados e 54 prováveis). O índice de mortalidade global atingiu os 62%.
Ébola

RD Congo. Sobe número de mortos por ébola

A RD Congo foi atingida nove vezes pelo Ébola e já ocorreram mais 25 mortes. As equipas do Ministério da Saúde e organizações não-governamentais diagnosticaram 45 novos casos de contaminação.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos por contágio sobe para 465

Beni, Katwa, Mabalako e Kalunguta continuam a ser as localidades da província de Kivu Norte com maior mortalidade devido ao contágio do ébola, desde que a epidemia foi declarada a 1 de agosto de 2018.
Moçambique

Unidade paramilitar concebida para espalhar sida

5096
Uma unidade paramilitar sul-africana que operou durante o "apartheid" foi concebida para infetar com sida a população negra do país e em Moçambique, segundo um documentário do Independent.
Organização Mundial de Saúde

Anti-vacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde

559
Na lista da Organização Mundial de Saúde contam-se também bactérias resistentes a antibióticos, poluição e alterações climáticas ou doenças como ébola, dengue e VIH.
Nações Unidas

ONU no combate ao HIV nos países africanos 

O apelo foi lançado após uma reunião da ONISUDA em Dacar, Senegal. Cerca de 67 mil crianças até aos 9 anos e 69 mil adolescentes até aos 19 anos são infetados pelo HIV.
VIH

ONU. Países africanos têm de travar VIH em jovens

Só este ano, cerca de 67 mil crianças (até aos 9 anos) e 69 mil adolescentes (dos 10 aos 19 anos) foram infetados com VIH, sendo que mais de metade dos adolescentes (46 mil) eram raparigas.
VIH

Proibida comercialização de teste rápido para VIH

O Infarmed alertou para a proibição da comercialização do teste rápido para o VIH NecLife One Step, após a autoridade finlandesa ter ordenado a recolha do dispositivo por não cumprir os requisitos.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 374 mortos e 623 contaminações de ébola

Desde que o último surto foi decretado, a 1 de agosto, o vírus do ébola matou 374 pessoas e há já 623 casos de contaminação. A maioria das mortes deu-se em Beni, na província de Kivu Norte.
Ébola

Caso suspeito de ébola identificado na Suécia

113
As autoridades adiantam que, para já, a eventualidade de se tratar do vírus é apenas uma hipótese, estando o diagnóstico em aberto. O paciente terá viajado há três semanas para o Burundi.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Média de duas mortes/dia por ébola

A Organização Mundial de Saúde registou uma média de duas mortes por dia desde que foi declarado o surto de epidemia de ébola, a 1 de agosto. A maioria das mortos ocorreu em Kivu Norte.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Número de mortos sobe para 354 na RDCongo

O número de mortes causadas pelo ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 354 pessoas. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Ébola

Uganda. OMS doa 3 mil vacinas contra o Ébola

A OMS doou mais de 3 mil doses de vacinação contra o Ébola ao Uganda. As vacinas vão servir para imunizar os profissionais de saúde ao vírus. Em novembro foram doadas 2.100 doses experimentais.
Rep Democrática do Congo

Surto de ébola é o mais mortífero com 283 mortos

Na República Democrática do Congo, 235 mortes foram confirmadas em testes de laboratório e as restantes 48 "são prováveis", tendo sido contabilizados 494 casos, dos quais 446 estão confirmados.
Rep Democrática do Congo

Ébola causa 271 mortos e 458 casos de contágio

O número de casos de ébola em Kivu do Norte e Ituri subiu para 458 pessoas infetadas e 271 mortos. A epidemia é já a maior da história na República Democrática do Congo relativamente aos contágios.
Direção Geral da Saúde

Governo distribuiu mais de 57 milhões de seringas

No âmbito do Programa Troca de Seringas, implementado em 1993, foram distribuídas nos últimos 25 anos mais de 57 milhões de seringas e 30 milhões de preservativos em Portugal, segundo dados da DGS.
VIH

Apelo ao rastreio em Dia da Luta Contra a Sida

210
A Abraço apela à realização este sábado, Dia Mundial da Luta Contra a Sida, do teste VIH/sida, uma doença que, em três décadas, atingiu quase 58 mil pessoas e matou mais de 14.500 em Portugal.
Sida

Sida. Vacina pode chegar daqui a quatro anos /premium

115
Resultados promissores num ensaio feito na Tailândia abriram caminho para novas experiências. Há, pelo menos, três testes em humanos a começar ou já em curso. Especialistas apontam 2023 como meta.
Europa

VIH na Europa: 82% de casos nos países do leste

A região leste da Europa é responsável por 82% dos 159.420 novos casos de infeção com VIH diagnosticados na Europa em 2017. As taxas mais altas são na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia e Moldávia.
VIH

Lisboa lança campanha para conhecer casos de VIH

Lisboa vai receber na quarta-feira a campanha "parar o VIH está nas nossas mãos", com o objetivo de "aumentar o conhecimento da população" relativamente à prevenção e transmissão do vírus da sida.
Rep Democrática do Congo

RDCongo regista 46 novos casos de ébola

O Ministério da Saúde congolês registou 46 novos casos de ébola na República Democrática do Congo. Esta é considerada a maior epidemia de ébola na história do país e tem 372 casos confirmados.
Angola

Angola. Tratamento a VIH chega a 26% dos pacientes

O tratamento de pessoas com VIH em Angola alcança apenas um em cada quatro infetados, o que torna o país como o pior lusófono neste aspeto.
Rep Democrática do Congo

Ébola provoca 219 mortes e 386 casos de contágio

A epidemia deste ano já ultrapassou em casos de contágio e mortos a primeira no país, registada em 1976. Dados da OMS indicam que 10 pessoas morreram entre 13 e 20 de novembro.
VIH

Harry faz teste da sida para acabar com estigma

479
Príncipe Harry marca semana nacional do teste do VIH com um vídeo onde aparece a fazer um teste para o vírus da sida. Objetivo é mostrar que é "completamente normal" e "não há vergonha nenhuma".
Estados Unidos da América

EUA vão dar 500 mil dólares para combater VIH/Sida

Os EUA vão desembolsar 500 mil dólares (cerca de 441,583 mil euros) para o reforço do combate ao VIH/Sida em Moçambique, anunciou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
Rep Democrática do Congo

Ébola. Sobe para 209 mortos na RD Congo

O número de mortos por contaminação de ébola nas províncias de Kivu Norte e Ituri, no leste da República Democrática do Congo, aumentou para 209 desde 1 de agosto, de acordo com a OMS.
Rep Democrática do Congo

Maior surto de ébola da história da RDCongo

A epidemia de ébola, declarada a 1 de agosto nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, já é o maior da história do país relativamente ao número de contágios.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau sem antirretrovirais há 3 meses

A presidente da rede nacional das associações de pessoas com HIV disse à agência Lusa que há cerca de quatro meses que se assiste a uma ruptura no fornecimento de antirretrovirais aos infetados.
Organização Mundial de Saúde

Contágio por ébola subiu 41,2% em menos de um mês

Mais de 300 pessoas foram contagiadas pelo ébola na República Democrática do Congo até 5 de novembro, um aumento de 41,2% desde 15 de outubro, segundo dados da OMS sobre a epidemia.
Moçambique

Moçambique quer reduzir infecções por VIH

Moçambique está a rever o Plano Estratégico Nacional da Resposta ao HIV/Sida para permitir que o país reduza de 130 mil para 70 mil o número de novas infecções.
Ébola

Ébola já matou 181 pessoas na RDCongo desde agosto

A epidemia de ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) provocou 181 mortos desde que foi declarada, em agosto, segundo registos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ébola

Ébola. Sobe para 170 mortos na RD Congo

O número de mortos por contágio do vírus ébola na República Democrática do Congo aumentou para 170 desde a declaração da epidemia, a 1 de agosto, indicou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.
Moçambique

Mortes pelo VIH baixam para menos de 70 mil

As mortes por doenças associadas ao VIH/Sida em Moçambique baixaram para 69.843 em 2017 face a 73.248 em 2016 e 79.124 em 2015, indicam dados do Conselho Nacional de Combate à Sida.
Ébola

RD Congo. Ataques rebeldes aumentam casos de ébola

Ataques rebeldes na República Democrática do Congo aumentaram o números de casos de ébola no país. Em três meses foram registadas 157 mortes, 122 das quais de ébola.
Estados Unidos da América

EUA. Adenovírus mata seis crianças em hospital

Há um novo vírus a alastrar-se nos Estados Unidos. Em Nova Jersey, seis crianças morreram e 12 estão infetadas com adenovírus num centro hospitalar, avançou a BBC esta terça-feira.
Ébola

Ataque rebelde no RD Congo provoca um morto

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo: um morto entre as milícias

Um novo ataque do grupo de rebeldes Mai Mai a uma posição das Forças Armadas da República Democrática do Congo na periferia de Beni, na província de Nord-Kivu, no leste, provocou um morto.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Rebeldes matam dois agentes de saúde

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo, onde um surto de ébola ainda está ativo, disse que tem havido numerosas agressões contra elementos da área da saúde na província de Nord-Kivu.
Zika

Angola. Microcefalia pode não ter ligação ao zika

A Organização Mundial de Saúde afastou a possibilidade de os 73 casos de microcefalia registados em Angola em um ano estarem todos ligados ao zika.
Espanha

Usar células estaminais para tratar VIH?

140
As análises a cinco doentes transplantados com medula óssea já não detetam a presença do vírus VIH no sangue e nos tecidos. O próximo passo é deixar a medicação com antirretrovirais.
Ébola

OMS alerta para a epidemia de ébola na RD Congo

O Comité de Emergência da OMS reúne-se esta quarta-feira com urgência para abordar a epidemia de ébola na República Democrática do Congo, onde morreram 139 pessoas desde agosto até domingo passado.
VIH

Governo aprova venda ao público de testes de VIH 

Medida proposta pelo Ministério da Saúde foi aceite e segue o exemplo de países como Espanha, Bélgica, França e Itália. Testes devem ser colocados à venda em farmácias a partir de novembro.
Ébola

Ébola. Sobre para 135 mortos na RD Congo

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde da Republica Democrática do Congo, o número de mortes no país subiu para 135, sendo que, do número total, 100 casos ocorreram devido ao vírus ébola.
Ébola

Ébola. Já morreram 125 dos 200 infetados no Congo

Segundo a OMS, a febre hemorrágica já matou 125 pessoas. O surto de Ébola foi declarado no dia 1 de agosto nas províncias de Kivu do Norte e de Ituri, no norte da República Democrática do Congo.
África

HIV. Primeiro transplante sem transmissão do vírus

387
África do Sul faz história: foi realizado com sucesso o primeiro transplante de fígado de mãe infetada com HIV sem transmissão para o bebé. Anúncio foi feito em Joanesburgo.
Ébola

Confirmadas 78 vítimas de ébola no Congo

O número de "mortes prováveis" provocadas pelo vírus do ébola no norte da República Democrática do Congo subiu para 113, sendo que 78 já foram confirmadas através de testes de laboratório.
Ébola

Surto de ébola na RD Congo já matou 92

O número de mortos causados pelo surto de ébola na República Democrática do Congo subiu para 92, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, que apontou para 137 casos de contágio no país.
Ébola

Novo caso de ébola registado na RD Congo

A notícia foi dada pela porta-voz do Ministério da Saúde, Jessica Ilunga, que afirmou terem sido tomadas medidas imediatas para conter a propagação do vírus na cidade de Butembo.
Organização Mundial de Saúde

Ébola. Risco de vias transmissão não conhecidas

Num comunicado, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a saúde reconhece que estes riscos se devem a potenciais cadeias de transmissão não identificadas.
Cabo Verde

Cabo Verde mantém plano de contingência para ébola

As autoridades de saúde de Cabo Verde decidiram manter o plano de contigência sobre o vírus do ébola em vigor, dado o surto que se verifica na República Democrática do Congo.
Ébola

RD Congo. Ébola põe em perigo equipas médicas

O surto de ébola que atingiu a República Democrática do Congo está já a pôr em perigo as equipas médias. As autoridades estão já a preparar-se para que apareçam novos casos nos próximos dias.
Ébola

Angola toma medidas preventivas por causa do ébola

O Presidente de Angola garantiu que o país está a "tomar medidas preventivas" para "enfrentar o ébola" caso o vírus atravessa a fronteira com a República Democrática do Congo.
Ébola

Mortes por ébola na RD Congo sobem para 59

Num anúncio feito pelo Ministério da Saúde da República Democrática do Congo, a situação a 21 de agosto apontava ainda para outros 102 casos, sendo que 75 estavam confirmados.
Rep Democrática do Congo

Ébola causa 55 mortos na RD Congo

O mais recente foco da epidemia de febre hemorrágica ébola fez 55 mortos no leste da República Democrática do Congo, onde o Governo decretou a gratuitidade dos cuidados de saúde durante três meses.
Ébola

20 mortes por ébola confirmadas na RD Congo

O número de mortes confirmadas devido ao surto de ébola que afeta o nordeste da República Democrática do Congo subiu para 20, de acordo com o Ministério da Saúde do país.
Ébola

Ébola. 51 casos no nordeste da RD Congo

A região do Kivu do Norte é o epicentro da epidemia, enquanto em Ituri, no nordeste, a incidência é menor e corresponde, particularmente, às deslocações de pessoas infetadas.
Ébola

RD Congo. Ébola alastra a mais uma província

A República Democrática do Congo anunciou o primeiro caso do surto de ébola na província de Ituri, no nordeste, região vizinha de Kivu do Norte, onde este novo surto da doença começou.
Saúde

Febre do Nilo Ocidental chegou mais cedo à Europa

208
A época da transmissão do vírus do Nilo Ocidental na Europa ocorre, normalmente, entre julho e outubro. Este ano, os casos começaram a ser reportados mais cedo. Há 335 casos e 17 mortos.
Ébola

Novo surto de ébola na RD Congo

O novo surto de ébola no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) soma já 22 casos confirmados, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país.
Ébola

Portugal ajuda Angola na resposta contra ébola

Uma equipa de 15 elementos, incluindo três portugueses, vão ajudar Angola a preparar uma resposta contra o surto de ébola que ataca o país vizinho, a República Democrática do Congo.
Ébola

RD Congo. Confirmadas 10 mortes por ébola

O novo surto de Ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) causou, até agora, dez vitímas mortais, disse esta sexta-feira o Ministério da Saúde do país.
Rep Democrática do Congo

Quatro vítimas de ébola confirmadas na RDCongo

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo confirmou a existência de mais quatro vítimas mortais devido ao ébola, numa altura em que o país se confronta com o 10.º surto do vírus letal.
Ébola

RD Congo. Novo surto de ébola atinge 10 locais

O novo surto de ébola detetado no nordeste da República Democrática do Congo já atinge dez lugares à volta do epicentro, a cidade de Mangina, disse um responsável da Organização Mundial de Saúde.
Ébola

Ébola. Poderá não haver vacinas para a RD Congo

"Podemos não ter nenhuma opção de vacina", disse o chefe de atendimento a emergências da Organização Mundial de Saúde, acrescentando que é necessário perceber a origem do novo surto de Ébola no Congo.
Ébola

Ébola. Detetados novos casos na República do Congo

Apenas uma semana depois de o governo da República do Congo ter anunciado o fim do surto de Ébola, foram detetados novos casos numa província na zona oriental do país, na fronteira com o Uganda.
Sida

Maputo. 50% dos doentes de HIV não transmite virus

Metade dos doentes de HIV/SIDA que estão em tratamento na cidade de Maputo não transmitem o vírus, devido à eficácia do tratamento, disse o secretário do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA.
Rep Democrática do Congo

RD Congo declara fim da epidemia de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reagiu e felicitou o país e todos os envolvidos no combate ao surto de ébola, que desde maio matou 33 pessoas.
Médicos

Médicos vão às prisões tratar reclusos com VIH

Os médicos vão passar a deslocar-se às prisões para cuidar dos reclusos infetados com VIH e hepatites B e C e vão realizar-se rastreios à entrada, durante e no final da reclusão.
VIH

Portugal entre os melhores na luta contra VIH

Segundo o coordenador do Programa de Doenças Transmissíveis da OMS, Portugal atingiu praticamente todos os objetivos estabelecidos no programa das Nações Unidas para o VIH/sida -ONUSIDA.
Ébola

Propagação do ébola na RD Congo quase contida

A epidemia de ébola na República Democrática do Congo "foi contida em grande parte", anunciou Organização Mundial de Saúde (OMS), advertindo contudo que "não pode ser considerada extinta".
Ébola

Ébola. Número de mortos no Congo sobe para 27

O número de mortos por Ébola na República Democrática do Congo subiu para 27, depois de ter sido confirmado mais um teste positivo para a doença, anunciou o Ministério da Saúde daquele país.
Ébola

37 casos de Ébola confirmados no Congo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 30 de maio foram registados 50 casos de Ébola na República Democrática do Congo, dos quais 37 foram confirmados. 682 pessoas já foram vacinadas.
Macau

Macau intensifica prevenção contra dengue e Zika

Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram que vão intensificar as medidas de prevenção e as ações de eliminação de mosquitos, para reduzir o risco de propagação da febre de dengue e do vírus Zika.
Rep Democrática do Congo

Igreja suspende sacramentos para travar Ébola

Igreja Católica na República Democrática do Congo (RDCongo) decidiu, como medida preventiva contra o surto de Ébola no país, suspender a administração de sacramentos com contacto físico.
Zika

Nova técnica para detetar mosquitos com vírus zika

Um grupo de cientistas desenvolveu uma técnica mais rápida e mais eficaz para detetar mosquitos infetados com o vírus zika.
Medicamentos

VIH. Infarmed avalia segurança de medicamento

A Agência Europeia de Medicamento recomenda que não sejam prescritos medicamentos com dolutegravir, usado no tratamento do HIV, a mulheres que queiram engravidar, após os resultados de um estudo.
República do Congo

Trinta casos de Ébola confirmados no Congo

O governo congolês revelou que já existem 30 casos confirmados com o vírus do Ébola, declarado no noroeste da República Democrática do Congo, tendo sido registadas pelo menos 22 mortes.
Ébola

Mortes por Ébola na RD Congo sobem para 27

O balanço do surto de Ébola no noroeste da República Democrática do Congo a partir de 20 de maio é de 27 mortos, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde do país.
República do Congo

OMS avança com vacinas contra o Ébola no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a vacinação contra a epidemia do Ébola na República Democrática do Congo começa no domingo e afastou para já cenário de emergência internacional.
Ébola

Ébola. Sobre para 25 número de mortos na RD Congo

O número de mortos na epidemia de febre hemorrágica Ébola na República Democrática do Congo subiu para 25, num total de 45 casos, segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde.
Ébola

OMS reúne comité para analisar Ébola na RD Gongo

O Comité de Emergência da OMS vai reunir-se esta sexta-feira por teleconferência. O diretor-Geral da organização divulgará posteriormente os resultados das deliberações e decisões científicas tomadas.
Ébola

Caso de Ébola em zona urbana descoberto no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a descoberta de um primeiro caso de Ébola em zona urbana na República Democrática do Congo (RDC).
VIH

Moçambique. AR incentiva à circuncisão masculina

Assembleia da República comprometeu-se a mobilizar a população. Compromisso tem como objetivo ajudar a reduzir a propagação do HIV/SIDA.
Vírus

Vírus encontrado em porcos pode infetar humanos

A doença que foi agora associada ao vírus descoberto em porcos pode ser fatal. Veterinários e especialistas estão preocupados, mas o único contágio só aconteceu em laboratório.
República do Congo

OMS disponibiliza 4 mil vacinas contra o Ébola

Depois da OMS ter alertado para o elevado risco de propagação de Ébola no Congo, a organização assegurou esta segunda-feira que tem quatro mil vacinas preparadas para disponibilizar.
Ébola

OMS alerta para risco elevado de Ébola no Congo

Segundo a OMS há elevado risco de propagação de Ébola na República Democrática do Congo. A organização está preocupada e prepara-se para o pior cenário.
Ciência

Nanopartículas magnéticas para detetar VIH

247
Seis projetos científicos e quatro de iniciativa comunitária, dedicados ao vírus do VIH, à hepatite e ao cancro, foram distinguidos pelo programa Gilead Génese 2017.
Zika

Zika pode eliminar tumores cerebrais em ratos

Equipa de investigadores da Universidade de São Paulo, no Brasil, injetou uma baixa concentração do vírus purificado em tumores cerebrais embrionários humanos que foram induzidos em ratos.
Dengue

Mosquitos: a bactéria que falhou na prevenção

Uma bactéria que infeta insetos parecia ser a solução para evitar que os mosquitos transmitissem dengue ou zika. Uma equipa de investigadores demonstra que é preciso considerar outros fatores.
Lusofonia

VIH. Portugal colabora com Fundo Global de Combate

Portugal vai ajudar o Fundo Global de Combate ao VIH, Tuberculose e Malária nos países lusófonos. O país vai comprometer-se "na identificação de especialistas que colaborarão" com a instituição.
Saúde

Todos os casos de sarampo estão curados

Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados. Nos últimos quatro dias não houve novos casos confirmados. Autoridades têm ainda em investigação 18 casos suspeitos.
Moçambique

Falta de profissionais é desafio no combate ao VIH

A falta de profissionais de saúde e a sua formação são obstáculos no combate ao VIH em Moçambique. "Apesar dos desafios, há progresso", pois desde 2011 o número de pessoas a serem tratadas aumentou.
VIH

Uma vacina para prevenir a infeção com VIH

A ideia é uma vacina para dar uma ou duas vezes por ano. Os resultados são preliminares: foram usados macacos e o vírus que afeta estes animais. O próximo passo é um ensaio clínico em humanos.
VIH

Conchita Wurst revela que é seropositiva 

A cantora que venceu o festival Eurovisão em 2014 revelou este domingo que é portadora do vírus VIH. A revelação surge depois de Conchita ter sido chantageada por um ex-namorado.
Ordem dos Farmacêuticos

VIH/hepatites. Testes rápidos a partir do verão

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos afirmou que até ao verão deverá haver as condições necessárias para se começarem a fazer os testes rápidos de VIH e hepatites pelos farmacêuticos.
Angola

Angola. Autoridades investigam surto de dengue

As autoridades de saúde angolanas estão a investigar um surto de dengue na província do Cuanza Norte, com 78 casos suspeitos notificados nos últimos cinco dias.
Cabo Verde

Cabo Verde. Plano contra o zika está em andamento

O ministro da Saúde de Cabo Verde disse que 42% do plano de emergência de combate e prevenção ao vírus zika no país já foi executado e as autoridades esperam concluir o processo até novembro.
Privacidade

Grindr partilhou dados sobre VIH dos utilizadores

A aplicação de encontros homossexuais partilhou dados sobre os seus utilizadores, inclusive informação sobre VIH e quando fizeram o último teste, com outras empresas. Grindr nega venda de informação.
Doenças

Sarampo. Casos confirmados sobem para 86

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais um caso de sarampo em Portugal, com o número total a ser agora de 86 casos. 77 destas pessoas já estão curadas e apenas um permanece internado.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
Saúde

Sarampo: casos confirmados aumentam para 66

O Hospital de Santo António Porto continua a ser o mais atingido pelo surto de sarampo. A última atualização dá conta de um aumento do número de casos para 66, estando três pacientes internados.
Espanha

Após 15 anos de inferno, afinal não tem VIH

545
Em 2000, um homem foi diagnosticado com VIH, hepatite B e hepatite C. 15 anos depois, proibido de ver a filha e rejeitado pela família, descobriu que não tem nenhum dos vírus.
Saúde

Moçambique. Número de infetados com VIH aumenta

O Governo de Moçambique subiu de 1,9 para 2,1 milhões a estimativa do número de pessoas no país que vivem infetadas com o vírus que causa a sida, anunciou a ministra da Saúde, Nazira Abdula.
Ministério da Saúde

Testes do VIH poderão ser realizados na farmácia

227
A adesão dos estabelecimentos à venda e realização dos testes de rastreio é voluntária. Portugal tem uma das mais elevadas taxas da União Europeia de diagnóstico tardio de VIH.
A página está a demorar muito tempo.