268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Vírus

Resposta Pronta

Cancelo testa positivo. "As bolhas são falíveis"

321
Virologista explica que os jogadores, mesmo vacinados, estão sempre sujeitos a contrair o vírus Sars-CoV-2 e diz que, agora, é tempo de estar alerta a eventuais novas infeções no grupo de trabalho.
Indonésia

Casos de dengue caem com ajuda de mosquitos 

Após a introdução da bactéria Wolbachia numa população de mosquitos, os casos de dengue caíram 77%, mostram os resultados dessa experiência de três anos publicado no New England Journal of Medicine.
Gripe

H10N3. Que vírus da gripe das aves é este? /premium

Os vírus que causam gripe nas aves têm uma grande capacidade de se modificar, adaptar-se a mamíferos e até saltar para humanos. A história mostra que vírus como o H10N3 requerem vigilância.
Vírus

Gripe das aves: H10N3 pela 1ª vez em humanos

A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou o caso de infeção com o H10N3, um vírus pouco comum e que até agora nunca tinha sido detetado em humanos.
Saúde

Rede vigia vírus que provoca infeções em crianças

O Vírus Sincicial Respiratório "é o maior responsável pelos internamentos em idade pediátrica, sobretudo nos primeiros dois anos de vida". Vai ser lançada uma rede própria de vigilância a este vírus.
Coronavírus

Confiança dos consumidores maior que pré-pandemia

O indicador de confiança dos consumidores "aumentou significativamente nos últimos três meses", assim como o "indicador de clima económico", diz Instituto Nacional de Estatística.
VIH

Direito ao esquecimento. VIH deve vir no diploma

"O projeto elaborado pelo PS centra-se exclusivamente em doenças que já estejam superadas", critica o Centro Anti-Discriminação. E pede alterações.
Infeções

DGS apela para testes de VIH, hepatites e infeções

"A pandemia de Covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados à escala global". Estes testes são gratuitos.
VIH

Dia 18, falamos sobre o futuro do VIH

230
"O VIH já não é o VIH como o conhecemos" é o tema da talk digital que o Observador, em parceria com a Janssen, vai realizar na próxima terça-feira, dia 18 de maio.
VIH

E se Asimov trouxesse agora a sua racionalidade?

O projeto do Observador com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson and Johnson, voltou para nos relembrar que, mesmo em tempos de pandemia, a luta contra o VIH mantém-se crítica.
VIH

E se Liberace ainda nos desse música? 

O projeto do Observador com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson and Johnson, voltou para nos relembrar que, mesmo em tempos de pandemia, a luta contra o VIH mantém-se crítica.
Explicador

"Nota-se o muro de imunidade criado pelas vacinas"

222
"Mesmo que infeções subam, não teremos mais internamentos", adianta o virologista. O bioquímico Miguel Prudêncio concorda e dá como exemplo os lares: "Há mais de uma semana que não morre ninguém".
Explicador

Contas à pandemia. "Ainda sem motivo para alarme"

"Não há motivos para alarmismo", mas o matemático Carlos Antunes acredita que subida do R(t) obriga a repensar o desconfinamento. Task Force garante que comunicação sobre vacinas está a ser melhorada.
Resposta Pronta

AstraZeneca. "A vacina é segura"

Sintomas a longo prazo para quem tomou a vacina? "Não se prevê que aconteça", aponta Pedro Simas, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular. "Felizmente, temos mais do que uma vacina".
Resposta Pronta

Dúvidas desfeitas. "Vacina AstraZeneca é segura"

294
Agência Europeia de Medicamentos deu parecer positivo à vacina da AstraZeneca. "As conclusões são claras, é segura e eficaz". Miguel Prudêncio do iMM espera que a vacinação "prossiga como planeado".
Coronavírus

Sem orientações há farmácias a vender autotestes

O Infarmed ainda não emitiu a circular sobre os kits de testagem que podem ser vendidos, mas há farmácias que já estão a disponibilizar estes autotestes. Infarmed está a fazer fiscalizações.
Coronavírus

UE vai rever exportações de vacinas

Atrasos da AstraZeneca condicionaram vacinação na UE. Von der Leyen confiante na vacina britânica, mas vai rever exportações para o Reino Unido. Certificado para viajar não será obrigatório.
Coronavírus

Inverno. Podemos ter menor imunidade contra vírus

582
A prevenção contra o coronavírus protegeu-nos de outros vírus respiratórios, mas pode ter reduzido a imunidade. Manter estilo de vida saudável e usar máscara no pico da gripe podem ajudar, diz médico.
DGS

Homossexuais. Doação de sangue vai ser mais clara /premium

Um estudo começou a ser preparado em 2019, mas foi atrasado pela pandemia. A norma vai tornar claro quem não pode doar sangue e porquê. E deverá deixar de ter critérios específicos para homossexuais.
Ébola

Mais 5 casos de Ébola na RDCongo e Guiné-Conacri

São três os novos casos de Ébola confirmados na República Democrática do Congo e dois na Guiné-Conacri. São agora quatro as zonas do país que registam casos da doença.
Resposta Pronta

Madeira. "Dados da DGS nunca batem certo"

Pedro Miguel Ramos, secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, contesta os dados do boletim diário da Covid-19 divulgado pela DGS: "Há sempre uma discrepância".
Coronavírus

Índice médio de transmissibilidade nos 0,68

O índice médio de transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,68, o que indica "uma tendência decrescente de novos casos ao nível nacional em todas a regiões do país".
Resposta Pronta

Variante brasileira "pode dominar" em Portugal

O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia admite que variante brasileira pode tornar-se dominante em Portugal. Flávio Guimarães da Fonseca revela ainda como está agora a pandemia no Brasil.
Ébola

Ébola. Guiné-Conacri lança campanha de vacinação 

A Guiné-Conacri recebeu mais de 11.000 vacinas contra o Ébola, vírus que pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Será administrada aos doentes de Ébola e seus contactos, num total de 371 pessoas.
Estudo Científico

Novo fármaco poderá inibir transporte de vírus

Um estudo identificou uma nova forma farmacológica na proteína que faz parte daquelas vias de transporte pode contribuir para o desenvolvimento de medicamentos.
Coronavírus

Confirmados primeiros casos de variante brasileira

1026
Sete casos que tinham sido sinalizados como suspeitos pelos laboratórios UniLabs e Synlab foram agora confirmados pelo Instituto Ricardo Jorge. A variante tem elevado potencial de transmissão.
Coronavírus

Transmissão nos 0,66 indica redução de casos

1529
"Os resultados indicam uma tendência decrescente de novos casos ao nível nacional em todas a regiões do país", anunciou o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
Ébola

Guiné-Conacri vai iniciar vacinação contra o Ébola

322
A campanha de vacinação contra o vírus do Ébola começa na segunda-feira na Guiné-Conacri com 11 mil vacinas inicialmente previstas, anunciou a OMS e as autoridades de saúde locais.
Coronavírus

Covid. Alemanha reforça controlos nas fronteiras

Alemanha reforça controlos fronteiriços com a República Checa e a Áustria para tentar conter a propagação das novas variantes, quando a taxa de incidência de contágios mantém a tendência de baixa.
Coronavírus

Covid. UE vai acelerar autorizações das vacinas

União Europeia admite saltar etapas da autorização no caso de vacinas melhoradas já existentes e certificadas. Critérios de segurança não serão afetados garante comissária da Saúde dos 27.
Coronavírus

Desconfinamento por fases sem precipitações

763
Diretor clínico do maior hospital do país defende que desconfinamento deve ser feito por fases, com cautela e sem precipitações. Potencial de crescimento das novas variantes do coronavírus preocupa.
Coronavírus

Novo Estado de Emergência em vigor desde as 00h00 - como aconteceu

Europa já ultrapassou as 800 mil mortes, em Portugal são mais de 15.000. Desconfinamento deverá acontecer depois da Páscoa e especialistas pedem para que não haja "precipitações" e seja faseado.
Ébola

Guiné-Conacri. Novos casos de ébola matam quatro

Dois dos casos foram registados em Nzérékoré e outros dois na comunidade de Gouécké, uma região densamente florestal e já próxima da fronteira com a Libéria e a Costa do Marfim.
Coronavírus

Menos de 5.000 internados, UCI ainda acima de 800

827
Há 4.850 pessoas internadas nos hospitais das 107.371 pessoas atualmente doentes com a Covid-19. Nas últimas 24 horas morreram 149 pessoas.
Coronavírus

Governo rejeita, para já, passaporte de vacinação

Governo está a acompanhar ideias sobre criação de passaportes de vacinação, mas diz que é "prematuro" fazer essa discussão em Portugal quando vacinação ainda está concentrada em grupos prioritários.
Resposta Pronta

Dose única da vacina? "DGS devia tomar posição"

"Não são necessárias duas doses da vacina caso a infeção tenha sido há menos de seis meses", defende João Gonçalves. Virologista e diretor do iMED acredita que decisão deve abranger todas as vacinas.
Coronavírus

Laboratório diz ter 2 casos da variante brasileira

O laboratório Unilabs avançou que detetou dois casos da variante brasileira na região da Grande Lisboa. O Instituto Nacional de Saúde confirma que vai analisar as duas amostras suspeitas.
Resposta Pronta

AstraZeneca. "Não há contradição entre DGS e OMS"

Portugal não recomenda a vacina Astrazeneca em pessoas com mais de 65 anos. Agora, a OMS desfez as "dúvidas" sobre a eficácia desta vacina. "As vacinas são seguras", defende Miguel Castanho do iMM.
Coronavírus

Casos descem mas pressão nos hospitais aumenta

127
Números mais baixos de novos casos e mortos animam quem está fora dos hospitais. Nas enfermarias e UCI pressão volta a aumentar esta segunda-feira.
Coronavírus

Médicos criticam avanço para 2ª fase da vacinação

169
Médicos criticam gestão da pandemia feita pelo Governo e opção de avançar para segunda fase da vacinação "manipulando a perceção pública" denunciam falta de vacinação dos profissionais de saúde.
Ébola

Detetado novo caso de Ébola na RDC

Ministério da Saúde na República Democrática do Congo anunciou morte de mulher com Ébola no Congo. Autoridades temem que este possa significar o início de um novo surto.
Coronavírus

Vírus está a competir com ele próprio

1322
Especialista do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa considera que o vírus que provoca a Covid-19 está a "competir com ele próprio neste momento", gerando novas variantes.
Coronavírus

Alemanha com 14.211 novos casos e 786 mortes 

As autoridades de saúde alemãs registaram 14.211 novas infeções por coronavírus e 786 mortes nas últimas 24 horas. O número máximo registado de novos casos foi de 33.777.
Pandemia

Vamos ter de ser mais práticos no futuro

São necessários médicos e outros profissionais de saúde nos hospitais e a restrição, no passado, à entrada de estudantes no curso de Medicina e especialidades da área da saúde foi um erro.
Coronavírus

Moderna vai testar reforço da vacina

A vacina parece continuar eficaz contra a variante britânica e sul-africana, mas ainda assim, a Moderna vai testar o reforço com mais uma dose e criar vacina específica contra a variante sul-africana.
Coronavírus

Mutações Erik e Nelly: o risco das novas variantes /premium

Tornaram o vírus mais eficaz a atacar as nossas células ou a escapar-se dos anticorpos. Duas das três variantes já estão em Portugal, mas a forma de combater o vírus mantém-se a mesma.
Coronavírus

Novas variantes na Califórnia e Alemanha

183
Na Califórnia, procurava-se a variante inglesa e descobriu-se uma nova. Na Alemanha, num surto com 73 pessoas, 35 tinham uma variante desconhecida. Não se sabe qual será o impacto destas mutações.
Coronavírus

Variante inglesa pode chegar a 60% em 2 semanas /premium

466
A variante do coronavírus do Reino Unido pode representar 60% dos casos de infeção em Portugal dentro de quinze dias, prevê estudo. Não há, por enquanto, prova que afete mais certos grupos etários.
Gripe

Novas estirpes do vírus da gripe mais violentas

Este ano as estripes do vírus da gripe sazonal são mais violentas e poderá existir um maior risco para as pessoas mais vulneráveis, afirma o especialista em doenças infecciosas, Francisco Antunes.
Projetos Observador

Ar livre de vírus no carro e transportes públicos 

Uma empresa do setor automóvel de Águeda aliou-se à Universidade de Coimbra para desenvolver um purificador do ar em transportes públicos e viaturas pessoais. Objetivo: diminuir o risco de Covid-19.
Coronavírus

INSA segue 2 pistas para encontrar nova variante /premium

Histórico de viagem ao Reino Unido e teste de diagnóstico que falhou a detetar uma das regiões do vírus tornam a amostra suspeita de ser a nova variante britânica. DGS recomenda distância no Ano Novo.
Coronavírus

Veja os hospitais que iniciam vacinação esta terça

103
Esta terça-feira arranca a vacinação em vários hospitais de todo o país. Tal como aconteceu no domingo, os profissionais de saúde vão ser os primeiros a recebê-la.
Resposta Pronta

Portuguesa vacinada. "Sinto dor onde tomei vacina"

Ana Chainho, professora em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A portuguesa explica que o processo é demorado até que seja considerada imune.
Coronavírus

Nova variante poderá infetar mais crianças

364
As crianças são menos afetadas porque têm menos portas de entrada para o vírus nas suas células. A nova variante, no entanto, tem mais facilidade em encontrar essas portas, mesmo quando são poucas.
Coronavírus

Covid. Nova variante identificada em vários países

203
Bélgica, Gibraltar, Dinamarca e Austrália são os mais recentes países e territórios onde a nova variante do coronavírus, que se está a espalhar no Reino Unido, foi identificada.
Coronavírus

Nova estirpe. Conselho Europeu reúne de urgência

Reunião com técnicos este domingo para preparar a reunião de urgência do Mecanismo Integrado de Resposta Política a Situações de Crise. Suspensão de tráfego aéreo com Reino Unido em cima da mesa.
Coronavírus

A nova estirpe britânica em 6 respostas /premium

301
O Reino Unido fez soar as campainhas ao anunciar a descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2 70% mais transmissível. Quando foi identificada, que diferenças tem? As vacinas deixam de ser eficazes?
Resposta Pronta

"Vacinas podem deixar de ser eficazes"

613
Variante é mais contagiosa. "A possibilidade de condicionar a eficácia das vacinas existe, mas a investigação constante protege-nos", explica Miguel Castanho, investigador principal do iMM.
Coronavírus

EAU e Bahrain aprovam vacina chinesa

Os países deram autorização plena à vacina. Alegam eficácia de 86% citando dados que a farmacêutica ainda não divulgou. Nem a China deu autorização plena a esta vacina.
Fact Check

SARS-Cov2 foi identificado ainda em 2007?

Publicação viral partilhou suposto estudo antigo onde se identificava o actual vírus. Virologistas desmentem informação. Post é falso.
Resposta Pronta

Corrida aos testes antes do Natal. "É preocupante"

Portugueses procuram testes rápidos antes do Natal. "O teste nunca é 100% fiável", alerta o médico Carlos Martins, que deixa críticas ao Governo: "A mensagem foi errada. Baixámos os braços" ao vírus.
Coronavírus

Ações da Moderna sobem 410% e da BioNTech 258%

154
As ações da Moderna, uma das empresas que está a desenvolver a vacina para a Covid-19, subiram 410,4% desde março. Já as da BioNTech também registaram uma forte subida (258,4%).
Sida

Hospital de Braga continua a acompanhar o HIV/Sida

O Hospital de Braga manteve "na íntegra" o atendimento prioritário a doentes HIV/Sida, apesar da pandemia de covid-19, tendo realizado, desde março, 1.748 consultas de acompanhamento.
Açores

Açores vão criar coordenação de combate à SIDA

A região está "sem números atualizados" e sem um "organismo especializado" no vírus da SIDA desde 2018. Clélio Meneses diz que "é preciso agir". Há menos VIH em Portugal, 46% desde há 10 anos.
Sida

Abraço apela ao rastreio do VIH/sida 

Na véspera de se assinalar o Dia Mundial Contra a Sida, a presidente da Abraço diz que a mensagem que "é importante passar" é que quem vive com a doença, se tiver tratamento, não a transmite.
Saúde

Viver plenamente a VIHDA com VIH? Sim, é possível

533
O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se a 1 de dezembro. Quase 40 anos depois do vírus VIH ter sido diagnosticado pela primeira vez, vamos perceber o que mudou. Bem-vindos a 2020.
Observador Lab

E se… em 2020, se falar sem tabus sobre o VIH?

548
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida assinala-se no dia 1 e publicamos um best-of do projeto “E se… em 2020”, que faz a pergunta: e se, nos anos 80, existissem as terapêuticas que existem hoje?"
VIH

Pandemia pode atrasar rastreios de VIH/SIDA

A diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose afirma que a pandemia de Covid-19 pode diminuir o número de rastreios de VIH/SIDA. É algo que tem de ser "acompanhado", diz.
Saúde

Novos casos de infeção pelo VIH desceram quase 30%

A maior parte dos novos casos diagnosticados pertence a homens, com uma percentagem de 69,3%. O número de novos casos tem, no entanto, vindo a diminuir desde 2009.
Resposta Pronta

Vacinação Covid-19. "Farmacêuticos não sabem nada"

"Task-Force" do Governo tem 30 dias para definir plano de vacinação contra a Covid-19. Ordem dos Farmacêuticos pede "coordenação e orientação". "Os farmacêuticos estão hesitantes e com receios".
VIH

Portugal regista quebra nos diagnósticos de VIH

Um relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças que compara números de 2010 e 2019, indica que as taxas de diagnósticos desceram de 6,6 casos por 100.000 habitantes para 5,4 casos.
Coronavírus

Moderna: "É óbvio que temos de ter uma margem" /premium

Vice-presidente lembra que a empresa investiu "milhares de milhões" nos últimos 10 anos "sem receber um dólar em troca". Em entrevista ao Observador garante também que a vacina será segura.
Resposta Pronta

Surtos. "É preciso manter as escolas abertas"

255
A situação é "preocupante", mas o presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais, Jorge Ascensão, considera essencial manter escolas abertas. "São o porto de abrigo para muitas crianças".
Resposta Pronta

"Os especialistas têm de ser sérios e sinceros"

Eurico Castro Alves, presidente da Convenção Nacional da Saúde e ex-presidente do Infarmed, acredita que o Governo precisa de "informação credível" sobre o vírus. "Não é só pensar na vacina".
Resposta Pronta

Covid-19. O que se passa no Norte? "Descontrolo"

278
Óscar Felgueiras, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, participou na reunião do Infarmed e não tem dúvidas: Os portugueses "baixaram a guarda" e a "situação descontrolou-se".
Comentário

Contágios em ambiente familiar. "São apenas 10%"

4865
Os contágios em contexto familiar não foram assim tão elevados como avançou o primeiro-ministro e a DGS. "Estes números não espelham a realidade do país", assinala a jornalista Ana Kotowicz.
Ébola

OMS decreta fim de epidemia de Ébola na RD Congo

Esta epidemia, que afetou a província de Équateur e é a décima primeira na RDcongo, causou 130 casos e 55 mortos. Foi dada como terminada após 42 dias desde que o último paciente testou negativo.
Coronavírus

Estudo mostra imunidade celular ao fim de 8 meses

208
Estudo mostra que pequenos níveis de anticorpos ou células T e B no sistema imunitário pode ser o suficiente para proteger de reinfeção, conferindo uma imunidade mais duradoura a pessoas recuperadas.
Resposta Pronta

Testes em massa. "Pode ser boa arma, mas é cedo"

Até que ponto testar a população em massa tem impacto na redução de infeções? Ricardo Mexia pede cautela e garante "primeiro temos que perceber o sucesso ou insucesso da experiência na Eslováquia".  
Coronavírus

6 pontos sobre o que esperar da vacina da Moderna /premium

147
A eficácia é alta, mas em linha com a da vacina da Pfizer/BioNTech. A vantagem é que pode ser guardada num frigorífico e congelador normais. O problema ainda é o custo de cada dose: 21 euros para a UE
Coronavírus

Moderna: Vacina tem cerca de 95% de eficácia

434
Dores de cabeça e ligeiro cansaço foram os únicos efeitos secundários reportados por alguns voluntários depois de receberem as doses da vacina. Moderna espera aprovação dos EUA "nas próximas semanas".
Coronavírus

Um terço do total de mortes registado em lares /premium

Mais de mil idosos que morreram infetados com a Covid-19 viviam em lares. Portugal regista 655,2 novos casos por cada 100 mil habitantes, sendo a taxa de incidência referente aos últimos 14 dias.
Atualidade

Nova vacina. Temperatura é um dos maiores desafios

Especialistas explicam como poderá decorrer a distribuição da vacina com 90% de eficácia que a Pfizer anunciou. A necessária conservação a temperaturas extremamente baixas é uma grande preocupação.
Coronavírus

Deve usar máscara durante exercício físico?

4537
Quando avaliaram o nível de oxigenação e o desempenho dos praticantes, os investigadores não encontraram diferenças entre quem usava máscara ou não. A vantagem é prevenir os contágios nos ginásios.
Resposta Pronta

Vacina Pfizer. "Vai finalmente abrir-se uma luz"

247
Testes à vacina da farmacêutica norte-americana garantem 90% eficácia contra a Covid-19. O virologista João Gonçalves espera "surpresas" nos próximos dois meses. "É uma grande oportunidade".
Coronavírus

DGS. Bases de dados incompletas e com erros

7504
Dados da DGS são de fraca qualidade, dizem investigadores: homens grávidos, pessoa com 134 anos, mais de 4.000 dados desaparecidos. DGS diz que dados são de vigilância, não de investigação científica.
E=mc²

O caso chinês de brucelose

Ainda há doentes com brucelose após surto que infetou 6 mil pessoas na China, em 2019. Doença pode tornar-se "crónica" e os sintomas assemelham-se aos da gripe. Em Portugal, foram detetados 33 casos.
Coronavírus

Boletim. Os números da pior semana da pandemia

Semana com maior número de novos casos, mortes, casos ativos e contactos em vigilância, mas também mais recuperados. Os números do boletim deste domingo refletem um cenário difícil no combate à Covid.
Conversas de Fim de Tarde

"Este Natal ofereçam cultura portuguesa"

São uma banda dos 8 aos 80. Para assinalar 12 anos de carreira, os Anaquim lançaram um vinil com temas inéditos. Em entrevista, o vocalista pede "normalidade" para todos os setores da sociedade".  
Coronavírus

Pode a vitamina D reduzir a inflamação pulmonar? /premium

A proposta é o uso de calcifediol, mas são precisos mais estudos. A ideia é reduzir o número de internamentos nos cuidados intensivos, mas não cura o vírus. Tem de ser feito sob vigilância médica.
Coronavírus

Spray nasal bloqueou o vírus inalado por furões

Investigadores desenvolveram um spray que, dizem, ataca o vírus diretamente. Furões que estiveram em contacto com outro animal infetado foram pulverizados com o spray e não ficaram infetados.
Coronavírus

850 mil vírus novos que podem infetar humanos

561
A estimativa é da plataforma para a biodiversidade e serviços de ecossistema que alerta que agricultura intensiva, sobreexploração da natureza e aumento da população aumentam o risco de pandemias.
Conversas de Fim de Tarde

"Este período é um teste à nossa criatividade"

"Confia" faz parte do primeiro álbum que já se tornou o "maior desafio" de Matay. Para já, aproveita para estar em família: "Os meus filhos ouvem todos os dias a música do Conan".
Coronavírus

Concertos em sala fechada são seguros

255
Os espetáculos em salas fechadas não aumentam a transmissão do vírus se forem cumpridas as normas de segurança: lugares sentados e afastados e várias entradas para evitar a aglomeração de pessoas.
Resposta Pronta

Diabéticos pedem "soluções" para casos não covid

293
Governo autoriza suspensão da atividade não urgente no SNS durante o mês de novembro. Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal atira: "Ainda estamos à espera de reunir com a ministra da Saúde".
Coronavírus

75% dos casos secundários acontecem em 5 dias

Um estudo publicado pelos Centros para o Controlo e Prevenção da Doença acompanhou a transmissão em agregados familiares. O isolamento tardio pode justificar piores resultados que noutros países.
Resposta Pronta

Teletrabalho. "É lamentável" não conhecer decreto

Luís Gonçalves Silva, especialista em direto do trabalho, critica o Governo e considera "impossível" que as empresas e que os trabalhadores se adaptem ao novo regime a dias de entrar em vigor. 
Coronavírus

Quer prevenir a transmissão? Viaje em silêncio

1392
A recomendação é de uma equipa do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Espanha, porque as carruagens não são ventiladas. A equipa diz que o próprio metropolitano deveria exigi-lo.
Coronavírus

Cromossoma 3 envolvido na gravidade da Covid-19

Grandes bases de dados de genética e medicamentos podem ajudar os cientistas a encontrarem os genes responsáveis pelas manifestações mais graves da doença e os medicamentos para as tratar.
Coronavírus

Oxford estuda testes para assintomáticos

A Universidade de Oxford quer verificar qual a adesão aos testes e a quantidade de pessoas assintomáticas detetadas. Importante é que os positivos fiquem em isolamento e os negativos não relaxem.
Resposta Pronta

Recolher obrigatório? "Não é eficaz"

Celso Cunha, virologista do IHMT, entende que não faz sentido proibir cidadãos de circular à noite se a fiscalização diurna não aumentar. "Não há evidência de que é à noite que há mais contágio".
Resposta Pronta

"Cenário epidémico atual não é inesperado"

162
Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, alerta para a necessidade de preparação, confiança e informação. "A Cruz Vermelha está preparada para ajudar na resposta à pandemia."
Coronavírus

Diminuição da imunidade? Não é isso que diz estudo /premium

122
Os investigadores do Imperial College apresentam conclusões fortes — perda de imunidade e aumento do risco de reinfeção —, mas no próprio artigo dizem que não têm base para afirmá-lo e contradizem-se.
Coronavírus

Vírus pode usar entrada alternativa nas células

Só por si, a entrada alternativa não parece ser o melhor dos acessos à célula, mas em combinação com outra entrada já bem conhecida a capacidade de infetar as células aumenta significativamente.
Coronavírus

Mutação do vírus faz com que se transmita mais

802
A partir de março a mutação foi sendo cada vez mais frequente e tornou-se dominante nos vírus que circulam na Europa e EUA. A vantagem para o vírus é que faz com que se multiplique mais.
Coronavírus

Plasma ineficaz no tratamento de doentes Covid-19

O primeiro ensaio clínico com um grupo de controlo para o plasma convalescente não encontrou efeito na redução da mortalidade ou doença severa. Mas o plasma usado pode não ter sido o mais indicado.
Coronavírus

Vacina testada em minorias e doentes crónicos

Os voluntários para a fase III dos ensaios clínicos da vacina da farmacêutica Moderna foram recrutados nos Estados Unidos. Foram incluídas comunidades com pouca representação na investigação clínica.
Fact Check

Testes PCR não distinguem os coronavírus?

Publicação afirma que testes não distinguem vários coronavírus e levam a falsos positivos. Mas procedimento tem como alvo partes únicas do SARS-CoV-2. Saiba como funciona, passo a passo.
Coronavírus

Giro d'Italia. Gaviria está novamente infetado /premium

Algo na bolha de proteção de Fernando Gaviria falhou e o ciclista foi infetado outra vez. Mesmo sem sintomas, não é possível garantir que a infeção não cause estragos. La Vuelta não terá público.
Coronavírus

Jovem ganha 25.000 dólares para combater o vírus

O objetivo era encontrar um medicamento contra a gripe recorrendo a simulações de computador, mas agora o novo alvo é o SARS-CoV-2. As simulações permitem testar milhões de opções em pouco tempo.
Coronavírus

Médico sem máscara infeta pelo menos 100 doentes

278
Um município belga estranhou tantos novos casos de infeção com SARS-CoV-2. Quando foi investigar a origem do surto descobriu um médico, também infetado, que se recusava a usar máscara nas consultas.
Coronavírus

Cientistas criticam estudo da OMS sobre remdesivir /premium

Remdesivir, hidroxicloroquina e interferões não reduzem o risco de morte, diz OMS. Uns cientistas defendem a qualidade do estudo, outros criticam-na — incluindo a farmacêutica dona do remdesivir.
Resposta Pronta

"Testes de imunidade acessíveis à população"

"TecniCov" desenvolve testes rápidos e acessíveis que detetam resposta imunitária ao vírus da covid-19 para "monitorizar a população mundial a baixo custo", diz a líder do projeto, Goreti Sales.
Coronavírus

Anticorpos contra SARS-CoV-2 podem durar 6 meses

Os resultados foram anunciados por uma equipa do Arizona, mas uma equipa portuguesa prepara-se para publicar resultados idênticos. Falta saber qual o nível de proteção dada por estes anticorpos.
Fact Check

Portugal comprou testes para a Covid-19 em 2018?

Publicação no Facebook afirma há um documento do Banco Mundial que confirma que Portugal comprou testes para a Covid-19 em 2018, quando a doença ainda nem tinha sido identificada. É falso.
Coronavírus

Droga usada em transplantes pode tratar Covid-19? /premium

O SARS-CoV-2 pode desencadear uma resposta imunitária descontrolada. Um travão a fundo com a ciclosporina pode diminuir a reação e reduzir a mortalidade nos doentes Covid-19.
Coronavírus

Covid. 26 espécies que podem ser infetadas /premium

Um coronavírus e 215 espécies à solta dentro de um computador resultou em 26 espécies infetadas. O estudo não permite, porém, dizer se os animais são tão capazes de transmitir o vírus como o homem.
VIH

Primeiro curado de VIH morre de leucemia

Timothy Ray Brown faleceu esta terça-feira, depois de ter sido a primeira pessoa a curar-se do VIH. O também chamado 'paciente Berlim' morreu devido a uma reincidência da leucemia.
Coronavírus

Reino Unido a Cabo Verde. Novo dia, novos recordes

Reino Unido bateu novo recorde diário pelo segundo dia consecutivo. Polónia, Dinamarca, Holanda e Cabo Verde também registaram nas últimas 24 horas valores mais altos de sempre.
Coronavírus

Covid e comboios. “Não dizemos que há risco zero" /premium

102
Investigadores estudaram a ligação das infeções com Covid-19 às estações de comboio. Mas, rapidamente, se transpuseram as conclusões para dentro das carruagens, até o ministro Pedro Nuno Santos o fez.
Coronavírus

Covid. 5 razões para Madrid estar perto do colapso /premium

195
Espanha é, neste momento, o país europeu com mais casos por 100 mil habitantes. No centro da epidemia espanhola está Madrid. Falhas no rastreio dos contactos próximos são um dos principais problemas.
Resposta Pronta

"A pressão nos hospitais pode ser maior"

171
Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, explica que esta fase da pandemia "está a criar mais pressão do que o início da primeira". "É uma ultramaratona e exige responsabilidade e resiliência", afirma.
Coronavírus

Portugal na terceira fase de crescimento dos casos /premium

Cada infetado transmite a doença a mais do que uma pessoa, fazendo com que o número de casos esteja a crescer de forma consistente, mas ainda estamos a tempo de reverter a situação.
Coronavírus

Vacina russa. Cientistas questionam os resultados

Cientistas têm dúvidas sobre os resultados dos ensaios clínicos da vacina Sputnik V publicados na The Lancet. "É altamente improvável observar um número tão grande de duplicações."
Coronavírus

Reinfeção pode acontecer como noutros coronavírus

128
As análises de sangue de 10 holandeses (em 35 anos) mostraram que podiam ser reinfetados com os coronavírus que causam constipações que já tinham tido antes. Pode acontecer o mesmo com o SARS-CoV-2.
Coronavírus

Desde abril que não havia tantos casos numa semana

367
3.725 novos casos em sete dias, uma média superior a 530 novos casos diárias só ultrapassada pelo pico da pandemia entre final de março e início de abril. Mais sete mortos em 24 horas.
Coronavírus

Maior aumento absoluto desde 16 de abril. 3 mortos

186
Desde abril, no pico da pandemia, que o boletim da DGS não mostrava um número tão grande de faixas etárias com mais de 100 casos confirmados.
Ébola

Ébola: novo surto matou 48 pessoas na RDCongo

Um novo surto de ébola no nordeste da República Democrática do Congo, que começou em 1 de junho já matou 48 pessoas e 112 foram infetadas, anunciou a organização Médicos Sem Fronteiras.
Coronavírus

As escolas lá fora: bolhas, multas e divisórias /premium

255
Das bolhas de alunos às multas e divisórias de plástico, que medidas estão os outros países a adoptar para a reabertura escolar? E o risco de contágio nas escolas é mais baixo do que na comunidade?
Coronavírus

A Covid-19 mata menos em África. Porquê?  /premium

378
1,2 milhões de infetados em África podem ser só a ponta do iceberg. Mas a taxa de letalidade parece mais baixa do que no resto do mundo. Idade, infeções anteriores e modo de vida podem ser a resposta.
Coronavírus

Moderna. Vacina é segura em pessoas mais velhas

134
O ensaio clínico foi feito com pessoas acima dos 56 anos e mostrou que a vacina era segura e bem tolerada e que a quantidade de anticorpos produzida era equivalente ao dos adultos abaixo dessa idade.
Coronavírus

Boston. 20 mil casos com origem numa conferência

Uma equipa de investigadores estudou 772 sequências genéticas em Massachusetts e encontrou mais de 80 versões diferentes do novo coronavírus, mas apenas uma delas aparecia ligada ao evento em Boston.
Coronavírus

Trump, FDA e plasma: ciência ou política? /premium

O plasma de doentes que recuperaram da Covid-19 pode reduzir a mortalidade em 35%, disse Trump e o comissário da FDA. Mas os dados não dizem isso e o comissário da FDA já admitiu que se excedeu.
Resposta Pronta

"Vêm aí mais reinfeções e não é motivo de alarme"

Confirmado primeiro caso de reinfeção por Covid-19. O virologista João Gonçalves não ficou "surpreendido" e admite: "É um caso em 24 milhões de infeções. Estamos longe do alarme." 
Coronavírus

OMS espera que a pandemia acabe em dois anos

Para a OMS, se num mundo globalizado, em que as pessoas estão mais próximas umas das outras, o "vírus tem mais hipótese de se disseminar", também é nele que há "melhores tecnologias para o controlar".
Coronavírus

Trump quer tratamentos aprovados sem dificuldades /premium

Donald Trump anunciou que foi emitida uma autorização para o uso de plasma para tratar doentes Covid-19. O Financial Times assegura que o Presidente quer o mesmo para as vacinas antes das eleições.
Coronavírus

Não ter presos em ensaios clínicos é pouco ético

Nos Estados Unidos, as prisões são um dos principais focos de transmissão do SARS-CoV-2. Não incluir os presos nos ensaios clínicos é privá-los de algo que os poderia beneficiar.
Coronavírus

Remdesivir mostrou benefícios na doença moderada

A experiência feita com doentes de 105 hospitais mostrou benefícios no tratamento de cinco dias, mas é preciso mostrar que é realmente mais eficaz que os corticosteroides — muito mais baratos.
Ébola

Surto de Ébola no Congo fez 43 mortos desde junho

Pelo menos 43 pessoas morreram e 100 poderão ter sido contagiadas com Ébola no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) desde que o novo surto foi declarado a 01 de junho.
Coronavírus

Covid-19. Tripulantes protegidos por anticorpos

Investigadores dizem ter encontrado a prova de que os anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2 são eficazes a prevenir uma nova infeção, mas o estudo ainda não foi revisto por outros cientistas.
Ébola

OMS alerta para "evolução preocupante" da Ébola 

152
A OMS alertou para a "evolução preocupante" da epidemia de Ébola na República Democrática do Congo. O país tem um de total de 86 casos (82 confirmados e quatro prováveis), incluindo 36 mortes.
Espanha

Vírus do Nilo causa 19 casos de meningoencefalite

703
O vírus é transmitido por mosquitos comuns naquela região e pode causar uma inflamação do cérebro e meninges. Os habitantes estão aconselhados a usar repelente para evitar as picadas dos mosquitos.
Coronavírus

Gripe e Covid-19 juntas? "Pode ser dramático" /premium

391
Podemos ter um pico de gripe e de Covid-19 no outono e inverno. As dificuldades? Sintomas semelhantes e hospitais lotados. As soluções? Testar, vacinar, isolar.
Infarmed

Novos tratamentos para VIH e doença de Crohn

226
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que estão disponíveis novos medicamentos de utilização em meio hospitalar para o tratamento da infeção por VIH e para a doença de Crohn.
Coronavírus

Número mais baixo de recuperados desde maio

Número de novos infetados continua abaixo das duas centenas, mas pela primeira vez desde 20 de maio o número de recuperados é inferior a uma centena.
Coronavírus

Hospital Universitário de Berlim planeou pandemia?

Publicação sugere que hospital que planeou a pandemia é responsável por fabricar os testes que os outros países utilizam. É falso.
Coronavírus

Máscaras. Direção do consumidor emite 4 alertas

1897
Máscaras insuficientes na filtração aumentam o risco de infeção se não forem usadas medidas de proteção adicionais, como o distanciamento social.
Coronavírus

Covid-19. DGS cedeu dados errados a cientistas /premium

3359
Os investigadores insistiram e tiveram acesso aos dados dos doentes com Covid-19. Mas há homens grávidos, falhas graves na proteção da identidade e artigos científicos a sair com informação errada.
Coronavírus

Pandemia Covid-19 ainda não matou nenhum político?

Publicação no Facebook questiona a veracidade da Covid-19, porque "ainda não matou nenhum político". É falso, entre os mais de 700 mil mortos já confirmados, também há políticos.
Explicador

Tecnologia destrói a covid-19 que circula no ar

João Nunes, um dos investigadores responsáveis, explica que a transmissão aérea é a mais difícil de controlar, porque "até pelos olhos pode haver infeção" - daí a importância desta nova tecnologia.
Coronavírus

Novas infeções voltam a passar os 200

Desde 1 de agosto que Portugal não registava tantos mortos (3), novos casos (213) e recuperados (275) Região Norte é a que tem mais óbitos. E desde 21 de maio que Boletim não revela casos importados.
Coronavírus

Covid. Proteína pode ser responsável por gravidade

100
O risco de um quadro mais grave da doença aumenta com a idade e, em especial, nos homens. Em causa pode estar a glicoproteína transferrina, avançam investigadores.
Ébola

RD Congo. Surto de Ébola fez 32 mortos desde junho

Trinta e duas pessoas morreram e 74 ficaram infetadas pelo Ébola no noroeste da República Democrática do Congo desde junho. É a 11ª epidemia desta doença.
Coronavírus

Asma não é fator agravante para casos de Covid-19

467
O estudo prova que o novo coronavírus é menos complicado para "exacerbar a asma do que outras infeções respiratórias virais", como o rinovírus, vírus sincicial respiratório e o vírus da gripe.
País

Como deve o SNS preparar-se para mais Covid-19?

900
Onde estão os doentes de outras patologias que não foram ao médico durante o isolamento? Não deixar ninguém para trás é uma das lições da pandemia, assim como dar condições aos profissionais do SNS.
Coronavírus

As novas regras para voos, bares e discotecas /premium

Estado de calamidade termina nas 19 freguesias. Bares e discotecas podem mudar para cafés e restaurantes. Novas regras para quem chega de fora do espaço Schengen com multas para as companhias aéreas.
A página está a demorar muito tempo.