Se é um bom observador já reparou que em todas as imagens oficiais usadas pela Apple para promover o iPhone 6 a hora é invariavelmente a mesma: 9h41. A mania de mostrar sempre o mesmo horário no relógio não é nova, o número é que perdeu um minuto. E, como seria de esperar de uma marca conhecida por apostar tanto no design e na imagem, a escolha da hora não é um acaso.

iphone-6-

Superstição? Algum código secreto? Recuemos a 2007, com a ajuda da The Atlantic, para resolver o mistério. O fundador da Apple, Steve Jobs, subia ao palco da Macworld Expo de São Francisco, nos Estados Unidos, para apresentar o primeiro iPhone de sempre. “Hoje a Apple vai reinventar o telemóvel”, disse, no final. Eram 09h42. A equipa de marketing pegou nessa hora e estampou-a em cada imagem promocional do novo telefone.

Até que também começaram a aparecer nos mostradores do iPhone e do iPad o número 9h41. Mais uma vez, há uma explicação oficial, dada pelo engenheiro de software da Apple, Scott Forstall.

“Desenhamos as apresentações dos novos lançamentos para que a grande revelação do produto aconteça no final dos 40 minutos da exposição. Quando a imagem do produto aparece em grande no ecrã, queremos que a hora que aparece seja próxima do horário real dos relógios da audiência”. Eis a explicação que deita por terra possíveis teorias inventadas sobre as 9h41 e as 9h42.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR