Depois da intervenção de quinta-feira na Assembleia da República, onde António Pires de Lima deixou incrédulos todos os deputados presentes no plenário – e todas as pessoas que assistiam ao debate através da televisão -, as palavras propositadamente lentas e arrastadas do ministro estão a ser alvo de piadas na internet. Menos de 24 horas depois do episódio, foi criado um tumblr e até uma música em rap. O tom de voz do ministro da Economia também não passou ao lado de humoristas como Rui Unas.

A página de internet piresdelimaexplica.tumblr.com, que começou a ser partilhada nas redes sociais esta manhã, junta um conjunto de imagens manipuladas do momento em que Pires de Lima segura um papel durante o debate de ontem. Na folha em branco aparecem as mais variadas frases jocosas, que parecem querer combinar com o tom de brincadeira com que o ministro se dirigiu ao ausente António Costa para o desafiar a “ceder à tentação” de não taxar as dormidas no concelho de Lisboa. Nem o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates escapa à partida.

pires de lima 2

Fotomontagem que circula na net, com base numa fotografia de Paulo Alexandre Coelho, do Diário Económico

 

pires de lima1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No YouTube, foram colocados vídeos com excertos da intervenção do ministro, classificando-a de “bizarra”, “triste figura” ou “momento insólito”. Um utilizador prefere fazer uma compilação de algumas tiradas do discurso, apelidando o momento de “Pires de Lima Show“, referindo-se ao alegado espetáculo dado por Pires de Lima no Parlamento.

O humorista Rui Unas também reagiu. Ou melhor, filmou a sua reação ao ouvir o ministro, ironizando com o momento em que o governante desafia o autarca de Lisboa num tom arrastado e visivelmente divertido.

Veja o vídeo:

Foram estas as palavras do ministro que fizeram soar o alerta na internet:

“Só espero que, depois de termos [Governo] resistido ao aumento de taxas, que a Administração Local, aqui na zona de Lisboa, liderada pelo autarca, que é também candidato socialista a primeiro-ministro, o doutor António Costa, quando apresentar o Orçamento da Câmara de Lisboa para 2015, tenha o mesmo poder para resistir às tentações que teve o Governo”.

E o vídeo original está aqui.

Quem também já reagiu foi o próprio Pires de Lima. Esta tarde, no encerramento do 4º Fórum Empresarial da Região de Aveiro, em Albergaria-a-Velha, admitiu que, por vezes, é “criativo” e “até excêntrico” para conseguir fazer passar a sua mensagem. “Hoje não vou ser criativo”, garantiu à audiência, descansando os presentes.

Na sequência de críticas à comunicação social, que tinham sido feitas pelo empresário Flausino Silva na intervenção anterior, o ministro disse mesmo que, para se inspirar, “não preciso de desligar a comunicação social portuguesa, que respeito e compreendo”. “Compreendo a sua necessidade de audiências”, disse, acrescentando que para ir ao encontro dessa necessidade de audiência, “se for preciso, é [sou] criativo. Até excêntrico…”.