Depois da intervenção de quinta-feira na Assembleia da República, onde António Pires de Lima deixou incrédulos todos os deputados presentes no plenário – e todas as pessoas que assistiam ao debate através da televisão -, as palavras propositadamente lentas e arrastadas do ministro estão a ser alvo de piadas na internet. Menos de 24 horas depois do episódio, foi criado um tumblr e até uma música em rap. O tom de voz do ministro da Economia também não passou ao lado de humoristas como Rui Unas.

A página de internet piresdelimaexplica.tumblr.com, que começou a ser partilhada nas redes sociais esta manhã, junta um conjunto de imagens manipuladas do momento em que Pires de Lima segura um papel durante o debate de ontem. Na folha em branco aparecem as mais variadas frases jocosas, que parecem querer combinar com o tom de brincadeira com que o ministro se dirigiu ao ausente António Costa para o desafiar a “ceder à tentação” de não taxar as dormidas no concelho de Lisboa. Nem o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates escapa à partida.

pires de lima 2

Fotomontagem que circula na net, com base numa fotografia de Paulo Alexandre Coelho, do Diário Económico

 

pires de lima1

No YouTube, foram colocados vídeos com excertos da intervenção do ministro, classificando-a de “bizarra”, “triste figura” ou “momento insólito”. Um utilizador prefere fazer uma compilação de algumas tiradas do discurso, apelidando o momento de “Pires de Lima Show“, referindo-se ao alegado espetáculo dado por Pires de Lima no Parlamento.

O humorista Rui Unas também reagiu. Ou melhor, filmou a sua reação ao ouvir o ministro, ironizando com o momento em que o governante desafia o autarca de Lisboa num tom arrastado e visivelmente divertido.

Veja o vídeo:

Foram estas as palavras do ministro que fizeram soar o alerta na internet:

“Só espero que, depois de termos [Governo] resistido ao aumento de taxas, que a Administração Local, aqui na zona de Lisboa, liderada pelo autarca, que é também candidato socialista a primeiro-ministro, o doutor António Costa, quando apresentar o Orçamento da Câmara de Lisboa para 2015, tenha o mesmo poder para resistir às tentações que teve o Governo”.

E o vídeo original está aqui.

Quem também já reagiu foi o próprio Pires de Lima. Esta tarde, no encerramento do 4º Fórum Empresarial da Região de Aveiro, em Albergaria-a-Velha, admitiu que, por vezes, é “criativo” e “até excêntrico” para conseguir fazer passar a sua mensagem. “Hoje não vou ser criativo”, garantiu à audiência, descansando os presentes.

Na sequência de críticas à comunicação social, que tinham sido feitas pelo empresário Flausino Silva na intervenção anterior, o ministro disse mesmo que, para se inspirar, “não preciso de desligar a comunicação social portuguesa, que respeito e compreendo”. “Compreendo a sua necessidade de audiências”, disse, acrescentando que para ir ao encontro dessa necessidade de audiência, “se for preciso, é [sou] criativo. Até excêntrico…”.