Os grupos de resgate especial em montanha, das Astúrias, Cantábria e Leon, já retomaram esta quarta-feira as buscas para encontrar o montanhista português João Marinho, que se encontra desaparecido desde há uma semana na zona dos Picos da Europa.

Segundo disse à agência Lusa fonte da Guarda Civil de Gijon, além dos grupos de resgate de intervenção em montanha, encontram-se envolvidos nas buscas várias unidades de Cangas de Ónis, localidade onde foi dado o alerta do desaparecimento do português.

João Marinho, atleta natural de Amarante, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido nos Picos da Europa, em Espanha, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e Astúrias.

O veículo de João Marinho foi encontrado pelas autoridades espanholas no estacionamento da Pousada de Valdeón, local onde tiveram início as buscas que continuam hoje, depois do alerta do desaparecimento dado pela família, esperava que o montanhista regressasse a casa na sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil que o jovem deixou no interior do seu veículo apontavam que este tinha previsto fazer a rota denominada “anillo de los refúgios”.

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro e nelas o ‘aventureiro’ aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento deste português, que se apresenta como ‘ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura’, na página do Facebook, está nas redes sociais desde pelo menos segunda-feira, com vários comentários de encorajamento e de esperança que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do ‘Douro Bike Race’, organizou a prova de BTT ‘Mountain Quest’ e o ‘Réccua Douro Ultra Trail’.