É impossível saber o que está por detrás de um rosto. Veja-se o exemplo de Sarah Lipstate. Noveller é o projeto a solo da produtora, realizadora de cinema e compositora de bandas sonoras. Tirou um bacharelato em Rádio, Televisão e Cinema na Universidade de Austin, no Texas (EUA), já fez estrada com St. Vincent, Xiu Xiu e com os Emeralds, e já colaborou diretamente com os Cold Cave, Parts & Labor e com os Jesus Lizard.

Tem na guitarra o instrumento que serve de base para as suas composições, mas foi também com o piano e com sintetizadores que desenhou o som de uma dúzia de curtas e longas-metragens. O tom é quase sempre o mesmo: melancólico e escuro, num estilo a que se costuma chamar “noise”.

E este “Fantastic Planet” é por vezes assim, ruidoso. Não é um disco fácil. O modo como Sarah Lipstate olha e aprecia o planeta (não sabemos qual) é atmosférico, por vezes denso, negro da cor da noite. Um disco outono/inverno, introspetivo. Pode bem ser a banda sonora dos dias, porque toda a gente tem dias assim.

“Fantastic Planet” sai no final de janeiro de 2015.

sarahlipstate.com

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR