Reforma do Estado
Lei Eleitoral

Isto está tudo ligado

Face à nossa incapacidade, enquanto sociedade civil, de agir, é talvez altura de recordar Miguel Torga: “Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.” Os partidos políticos agradecem.
Reforma do Estado

XIV legislatura: Reformar a Administração Pública

288
É verdade que a reforma administrativa custa dinheiro e algum tempo, mas o problema entre nós é que os custos em tempo e dinheiro da não-reforma da Administração estão a ser muito mais elevados.
Reforma do Estado

Problemas são poucos, soluções parecem impossíveis /premium

259
Temos pouca poupança para muita dívida e muitos idosos. Temos um país desorganizado, sem líderes nas organizações. Temos um Estado irracional. Três problemas apenas que podíamos querer solucionar.
Reforma do Estado

Aprovado novo regime de acesso à reforma na CGA

Em causa está o alargamento aos funcionários públicos do fim do corte às reformas antecipadas para quem tem 60 anos de idade e 40 anos de descontos.
Reforma do Estado

Reformar o governo para reduzir, poupar e melhorar /premium

1805
Ministérios por toda a cidade geram custos excessivos, falta de eficiência e dificuldades de colaboração entre equipas. O exemplo sueco mostra como poderia ser. Ensaio de Fernando Teigão dos Santos.
Administração Pública

A partidarização da administração pública

204
Mais danoso são os “jobs for the boys” na administração pública. Este tipo de “nomeações” deveria estar obrigatoriamente vinculada ao tempo de permanência de quem os indica.
Reforma do Estado

As reformas que continuarão a não ser feitas /premium

Ligados como estão o envelhecimento e a saúde, o gasto é 25% do PIB (equivalente a 50% dos impostos) e só pode aumentar se nada for feito e se mantiver a iniquidade das pensões!
Política

Três desafios políticos de 2019 /premium

139
Devemos deixar de falar em “A reforma do Estado”, uma expressão gasta, ambígua, imodesta, mas concentrarmo-nos em pequenas reformas em regras e instituições que farão toda a diferença em eficiência.
Reforma do Estado

Mais um novo ano. Então… e a reforma do Estado?

199
Para os ideólogos do Estado social burocrático, os serviços sociais são bons se prestados em instituições estaduais; mas, em instituições privadas, até de qualidade excelente, são dogmaticamente maus.
Reforma do Estado

Uma comissão Leopardo?

É preciso alguma dose de ingenuidade ou voluntarismo para assumir que é possível conceber uma reforma séria do Estado com sete personalidades num espaço de um ano.
Reforma do Estado

Frente Comum contra fim da reforma aos 70 anos

Segundo a Frente Comum, "prolongar artificialmente a idade de trabalho será fator de não renovação e de não rejuvenescimento na Administração Pública".
Reforma do Estado

Tomemos a descentralização a sério

Seria uma forma de destruir a causa nobre da descentralização se ela fosse levada a cabo como um fardo para os contribuintes ou para a eficiência da Administração Pública.
Reforma do Estado

Pouco barulho por coisa nenhuma

Deslocalizar as sedes de instituições que estão em Lisboa e despejar responsabilidades sobre os autarcas. A descentralização de António Costa e Rui Rio ameaça ser feita de muita parra e pouca uva.
Estado

Estado-exíguo e reforma do Estado

O partido-estado é o dos interesses permanentes, mesmo que seja um partido inorgânico, pastoso, conglomerado e difuso. No plano formal é um partido virtual, no plano material é um partido clientelar.
Economia

Já não estamos no trilho, Sr. Presidente

529
Esta maioria formou-se precisamente para mudar de trilho, não em relação à “austeridade”, mas em relação às “reformas” que a governação de Passos Coelho ameaçava fazer. Era aí é que estava o problema.
Reforma do Estado

“O Futuro do Governo” vs “O Governo do futuro”

113
Os ministérios gastam demasiados recursos, têm edifícios dispersos por toda a cidade de Lisboa, as suas equipas e serviços funcionam de forma pouco organizada e coerente. É preciso inovar e modernizar
Descentralização

A reforma do estado

103
Não tenho grandes dúvidas que se as escolas que dependem do Ministério da Educação não tivessem tal dependência, seriam tão boas como as escolas de propriedade privada em todos os parâmetros possíveis
Reforma do Estado

Incêndios, armas e a reforma da cultura do Estado

Não se trata apenas de mais despesa, trata-se de melhor, mais prioritária e mais célere despesa. Nada disto se resolve por si com a demissão de ministros e pode mesmo ser agravado no curto prazo.
PSD

PSD retoma proposta para reduzir deputados

O PSD vai retomar nas jornadas parlamentares que arrancam esta terça-feira as suas propostas para a redução de deputados, consagração do voto preferencial e facilitação do voto em mobilidade.
CDS-PP

Notas sobre o CDS e Portugal

O CDS tem de saber identificar no seu discurso político de forma simples, clara e objectiva aquilo que defende e projecta para Portugal.
Governo

Sim, dá muito jeito ter António Costa no governo

1752
A oligarquia portuguesa percebeu que improvisações orçamentais efémeras bastam para ir buscar dinheiro ao BCE, e que enquanto isso durar não precisará de mudar o Estado ou de libertar a economia.
Estado

Centeno tem razão: o Portugal de hoje é diferente

1662
Com António Costa, chegou ao fim a concepção do Estado como entidade imparcial e inspirada pelo bem público. Hoje, o Estado tomou partido por alguns grupos e serve os seus interesses privados
Reforma do Estado

Funções do Estado para o êxito na globalização

Os países estão em competição global pelo bem estar das suas populações. É uma competição sem trégua nem fim à vista, em que Estado, empresas e cidadãos estão do mesmo lado, na mesma equipa.
Legislativas 2015

Funcionários públicos a estagiar no privado

PSD e CDS-PP propõem a atribuição de mais prémios de desempenho no Estado, mas a atribuição desses prémios está condicionada à redução de custos e ao aumento da eficiência dos serviços.
Legislativas 2015

O que devo a Passos Coelho. E o que ele deve a nós

2592
Devo ao primeiro-ministro dois momentos em que soube dizer não e uma teimosia. Ele fica a dever as reformas que não fez e o debate que não houve sobre se queremos ser mais livres ou mais socialistas.
Reforma do Estado

O partido-estado e a reforma do Estado

224
O partido-estado é uma espécie de guardião do regime e de todos os direitos adquiridos, sempre ausente mas sempre omnipresente. É o “partido do povo”, dos interesses permanentes, inorgânico e pastoso.
Reforma do Estado

A reforma do Estado depende dos empresários

362
A reforma do Estado só pode começar quando acabar a pedinchice ao Estado.
Reforma do Estado

"The economy, stupid"

264
Sempre me lembro de mim, ao longo da vida inteira, a pedir à economia para dar mais ao social. E não é que, desde há algum tempo, estou a reconhecer que o social deve conceder mais ânimo ao económico?
Pré-Publicação

Reinventar o Estado. E a democracia também?

179
Chama-se a "A Quarta Revolução" e explica ao que vem: "A corrida global para reinventar o Estado". É um livro que levanta muitas questões e também abre algumas pistas, de que aqui deixamos um excerto.
Governo

Reforma do Estado: mais funções e testes em curso

115
Com vários projetos-piloto a decorrer ao mesmo tempo, a ideia é criar um tubo de ensaio para alguns capítulos da Reforma do Estado. No entanto, alguns projetos vêm adicionar competências ao Estado.
Descentralização

PS acusa Governo de "falhar" na reforma do Estado

Todos concordam em descentralizar, mas todos discordam em como o fazer. Oposição diz que modelo escolhido pelo Governo não é a "verdadeira descentralização". Governo não percebe porque PS está contra.
Governo

O que foi feito do guião da reforma do Estado

252
Passado mais de um ano do guião para a reforma do Estado, o que é que foi feito, o que é que está a ser executado pelos ministros e que áreas é que não foram tocadas? O Observador faz a avaliação.
Pedro Passos Coelho

PM: “à pressão, há muitas medidas que são cegas"

Pedro Passos Coelho afirmou na terça-feira que o Estado tem de se portar bem, seja o Governo ocupado por partidos mais gastadores ou mais poupadinhos e admitiu que este deve continuar a emagrecer.
Orçamento do Estado

Portas sem responsabilidade na reforma do Estado

Mandato do vice-primeiro-ministro foi de elaboração de um guião, mas não de monitorização das medidas que cabem aos ministros. Passos corrobora Portas: reformas estão já no OE 2015.
Governo

Nogueira Leite: reforma do Estado "não foi feita"

"O que queria ver era a economia a crescer mais, sem que me passassem a fatura cada vez maior em termos fiscais", afirmou o economista.
Governo

As 18 medidas que faltam da reforma do Estado

Um ano para o fim do Governo, um ano para aprofundar a reforma do Estado. No domingo, Passos voltou a pedir mais ritmo. O Observador foi verificar as medidas que estão prometidas até ao final do ano.
Pedro Passos Coelho

Governo quer acelerar reforma do Estado

Primeiro-ministro disse hoje que até às eleições é preciso prosseguir e aprofundar a reforma do Estado, para travar situações burocráticas que atrasam a concretização de investimentos.
Reforma do Estado

Tudo adiado.


A vida será - já é - cada vez mais mudança e movimento. Lutar contra a globalização é como pretender anular as ondas do oceano. Cumpre ao governo proteger os excluídos do Progresso e do Futuro.
Governo

Onde está a reforma do Estado?

A contradição é óbvia: se tudo é reformar o Estado, nada é reformar o Estado. Só que, mesmo óbvia, a contradição aparece em discursos de ministros.
A página está a demorar muito tempo.