771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Reforma do Estado

Reforma do Estado

Além da Economia: 5 mil milhões de oportunidades

Portugal está diante de uma oportunidade única de transformação que, pela primeira vez, vai permitir focar na eficiência dos serviços públicos e assim diminuir os impostos e aumentar o poder de compra
Legislativas 2024

Por uma refundação democrática da Justiça

A política de justiça tem sido demasiado governamentalizada. Tal não é compatível com uma matéria cuja dignidade político-constitucional postula uma visão exigente do princípio da separação de poderes
Administração Pública

SIMPLEX para quê?

A quem pode interessar um quadro que proíbe em vez de permitir? Porventura aos vendedores de facilidades e desbloqueios de uma máquina que primeiro cuidaram de impedir de funcionar validamente.
Pós-troika

Que se passa connosco?

Estaremos condenados a viver neste círculo vicioso de clamar por reformas e, caso elas venham, clamar contra elas? Será preferível não reformar para voltar a ter algo para clamar nas próximas eleições
Sociedade

A ambição das pequenas coisas

Talvez devêssemos mesmo esquecer a questão da falta de alternativas que tanto nos tem ocupado o tempo. Pensando mais a fundo nisto, não é no Governo que faz falta uma alternativa, mas na sociedade.
Oficina da Liberdade

A elite e o povo

Em Portugal, a mudança política, mesmo que rara, tem que ser sempre contra a elite e não proposta por ela.
Reforma do Estado

A CPI como janela indiscreta

A administração central deveria ter um planeamento para a mudança. Mas, para isso, seria preciso um verdadeiro comprometimento com o planeamento e com a mudança: dois grandes problemas em Portugal.
Uruguai

Uruguai aprova lei que aumenta idade da reforma

Considerada "socialmente ineficiente" e "contra o povo", foi aprovada a lei que aumenta a idade de reforma de 60 para 65 anos no Uruguai. Milhares de trabalhadores mobilizaram-se contra a decisão.
Fact Check

Edifício da Pfizer foi rodeado por manifestantes?

Publicação viral alega que edifício da Pfizer foi rodeado por manifestantes nos protestos de Paris contra a administração de vacinas para a Covid-19. É falso.
Sociedade

Da coesão territorial à coesão social

As políticas públicas terão de reorientar-se da coesão territorial para a coesão social. A atenção deverá estar focada na deslocalização de serviços para o interior, começando pelos serviços públicos.
Fundos Comunitários

As sociedades não se suicidam

Quando o cabaz de compras começar seriamente a reduzir-se e os alarmes finalmente tocarem, a situação estará “politicamente amadurecida” para as mudanças necessárias, dolorosas e inadiáveis.
Governo

O bloqueio, o alheamento e a ausência 

Metemo-nos num beco sem saída. Por um lado, uma democracia bloqueada por expectativas frustradas. Por outro, uma elite que tudo faz para a manter assim. No meio, a ausência de uma alternativa política
Noticiário

8h. Provedora pede "reformas na Segurança Social"

Maria Lúcia Amaral diz que o "Estado não pode ser mais eficiente a cobrar do que a pagar". Ainda, 1 ferido grave é para já o balanço de um incêndio em Gondomar, no distrito do Porto.
Greve

Pilotos de barra e portos em greve dois dias

A greve começou às 00h00 desta terça-feira e vai terminar no final do dia de quarta-feira. Os pilotos de barra e portos querem garantir a possibilidade da aposentação a partir dos 60 anos de idade.
Governo

As desculpas do Governo

A culpa é do Passos. A culpa é da pandemia. A culpa é da guerra. De culpa em culpa, o Governo anda há sete anos sem conseguir fazer uma reforma que seja. O que explica esta inércia?
Crescimento Económico

“Red tape”

O nosso tecido industrial beneficiaria muito com a redução da carga de red tape, uma reforma estrutural que, a par da reforma da justiça, deve ter a atenção de quem luta por mais crescimento económico
PSD

Onde andará o espirito reformista do PSD?

O Rioismo trouxe a estagnação do reformismo. Perdendo as bases do seu ADN reformista, o Partido Social Democrata já não é o mesmo.
Reforma do Estado

Doze propostas para repensar o Estado

O sucesso do modelo nórdico assenta na flexisegurança laboral mas também em altas taxas de sindicalização: na Dinamarca é de 70%, o que contrasta com os 8% franceses e com os 15% portugueses.
Reforma do Estado

As reformas que parecem missões impossíveis

Estamos fartos de saber aquilo que é preciso fazer para o país se desenvolver. Porque não se faz é cada vez mais incompreensível. Será mais ainda com um governo de maioria absoluta.
Reforma do Estado

Doce mentira, dura verdade

Sou governado por uma minoria absoluta de 21,3% dos votantes. Praticamente um quinto da população tem agora em sua representação um governo quase absoluto no país.
Reforma judiciária

As reformas pouco estruturais

António Costa tem sido acusado de não ter coragem nem fazer reformas estruturais. Mas mesmo sem que as anuncie, algumas acontecem, por força da realidade.
Crescimento Económico

O efeito da despesa pública excessiva

O Estado em Portugal deveria ter um peso máximo entre os 35 e os 40% do PIB de modo a não prejudicar o crescimento económico.
Legislativas 2022

A vitória absoluta do medo e das promessas

António Costa, na hora da vitória, disse o contrário do que fez ao falar de “maioria do diálogo”. Mas é muito difícil abrir portas sem maçanetas. A capacidade de diálogo não se apregoa em autoelogio.
Rádio Observador

Dependência do Estado. Whatsapp para o 910024185

Quase dois terços do eleitorado tem os rendimentos na dependência direta do Estado. De que forma isso pode ter impacto nas eleições? Envie mensagem gravada para o 910024185 e entre no Contra-Corrente.
Liberdades

As maiorias absolutas e os novos censores

A maioria absoluta pode ser uma oportunidade para as reformas há muito adiadas. O outro lado da moeda é a voracidade controladora do PS, num ambiente global de simpatia pela censura.
João Soares

João Soares: Governo deve ser remodelado 

João Soares diz que há sobreposições de competências e demasiados ministros. O antigo ministro socialista espera, ainda, que Carlos Moedas seja um bom presidente da Câmara de Lisboa.
Estado

Um país irreformável

Findos os 48 anos de ditadura e após 47 anos de democracia, Portugal continua a ser o país das reformas, em que a reforma de hoje é essencialmente pior do que a vigorava ontem.
Forças Armadas

Presidente da AOFA: ministro está "isolado"

O presidente da Associação de Oficiais considerou esta sexta-feira que o ministro da Defesa está "completamente isolado", apoiado apenas pelo atual Chefe de Estado-Maior-General, na reforma às FA.
Reforma do Estado

O Estado de Mercado Social

Contributo para o pensamento social, incluindo a reforma do Estado Previdência, de uma Aliança Social Reformista.
Governo

O regresso da troika

Comemoram-se agora sete anos que a troika deixou o país. As reformas que ficaram por fazer prometem agora regressar para pagarmos os subsídios do Plano de Recuperação e Resiliência.
Governo

A mentira do século

É seguramente nos campos interligados da reforma das pensões às da saúde e lares que a UE exigirá a Portugal algo parecido ao que exigiu a Espanha. Mas ao governo não convém abrir a caixa de surpresas
Reforma do Estado

O colapso dos tribunais administrativos

Não funcionando estes tribunais, muitas contingências e responsabilidades que cada governo vai criando nos seus mandatos ficam para resolução de quem lhes suceder. Para quê preocuparem-se com isso?
Segurança Social

Provedora da Justiça pede mudanças nas penhoras

A Provedoria de Justiça insta à "implementação urgente de um mecanismo que assegure o ajustamento automático do valor das penhoras de pensões" através da nota publicada no site.
Estado

Ensaio. Porque falta visão estratégica ao Estado?

Em que medida Portugal aplica mal os seus recursos? Por que razão falta planeamento económico e financeiro? E, sobretudo, por que motivo chegámos a esta situação? Um ensaio do economista Abel Mateus.
Crescimento Económico

Algumas das reformas que estão por fazer

Portugal não pode voltar a desperdiçar outra oportunidade de se lançar numa trajetória de desenvolvimento sustentável. Há que aproveitar, no bom sentido, a generosidade dos nossos parceiros europeus.
Saúde

Sistema Nacional de Saúde: Uma visão estratégica

O consenso nacional que tem existido em torno do SNS (apenas interrompido por invetivas ideológicas) tem de ser reinterpretado e compreender os novos desafios que enfrentaremos enquanto comunidade.
Reforma do Estado

O vírus da reforma do Estado

Ao contrário do coronavírus, o vírus da reforma do Estado tem agora uma oportunidade única para se propagar. Haja vontade para isso entre os portugueses.
Reforma do Estado

Reformas: 35 mil milhões de razões e mais uma

Querer estar em todo o lado, e quando faltam recursos cortar em todo o lado indiscriminadamente, é não ter coragem para abandonar o que deve ser abandonado e para preservar o que deve ser preservado.
Estado

“Papel? Qual papel?”

O transporte de matérias perigosas deve ser regulamentado, mas o emaranhado de requisitos administrativos e burocráticos, papéis, taxas e taxinhas é tal que o megaprocesso só pode não funcionar bem
Regionalização

No regionalizar é que está o ganho?

É curioso que muitos dos que defendem a regionalização o façam a nível nacional mas o recusem a nível europeu, preferindo uma federalização com poderes cada vez mais concentrados no centro da Europa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos