894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Miguel Pinheiro

Colunista

Sou diretor executivo do Observador desde Fevereiro de 2016. Comecei a trabalhar em jornalismo no semanário O Diabo, passei pelo diário A Capital e fui director-adjunto do jornal 24Horas. Durante nove anos, fui director da revista Sábado.

Artigos publicados

Estado

O cão que morde o homem também tem de ser notícia

Na nossa relação com o Estado, devíamos perguntar: "Porque é que os cães continuam a morder as pessoas? Quem são os donos destes cães? E porque é que são sempre as mesmas pessoas a serem mordidas?”
PS

Parece que há “fascistas” no PS

Depois de terem descoberto “fascistas” no Chega, no CDS, na IL e no PSD, os socialistas portugueses descobriram agora um “fascista” no próprio PS. Estas histórias acabam sempre assim.
Motins

Tenham cuidado com o que desejam

Se alguém, por razões políticas, pretender aproveitar o atual momento de tensão em Portugal para transformar a polícia num símbolo de opressão deverá ter a cautela de reparar no que se passou lá fora.
PSD

Luís Montenegro vai ser uma nota de rodapé?

Tal como aconteceu em 1979 e em 1985, este seria o momento para o PSD romper. Se quisesse fazê-lo talvez voltasse a receber os votos que permitiriam uma maioria absoluta. Mas, até ao momento, não quis
Jornalismo

Maria João Avillez? Quem vos dera

Nestas longas décadas de trabalho e esforço, Maria João Avillez nunca se escondeu: o trabalho que fez, pela sua própria natureza, é público. Agora, subitamente, é tratada como uma usurpadora.
Política

A liberdade de Vera Lagoa faz-nos falta

Vera Lagoa teve coragem para enfrentar os que estavam do outro lado. Mas também teve a liberdade de enfrentar os que estavam do lado dela. Não suportava "a cambada" — e "a cambada" não lhe perdoou.
Eleições Presidenciais

A farda e a vassoura de Gouveia e Melo

Se for eleito, o novíssimo Presidente Gouveia e Melo começará imediatamente a tentar construir uma maioria política que sirva de suporte e de instrumento para a sua ação. O regime não ficará na mesma.
Incêndios

A ERC e o bê-á-bá do jornalismo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social emitiu um comunicado para ensinar os jornalistas a noticiarem os fogos. O resultado, claro, é uma pequena desgraça.
Justiça

Os deputados nunca devem ter sido assaltados

Na audição à procuradora-geral, os deputados só se preocuparam com matérias que incomodam políticos sob investigação. Já terão ouvido falar em assassinatos, em agressões ou em tráfico de droga?
Corrupção

Políticos, empresários e envelopes com notas

Um empresário que esteja a pensar comprar um político ou um político que esteja a pensar ser comprado por um empresário devem olhar para a Operação Vórtex e concluir que as coisas podem correr mal.
ERC

Rodrigues dos Santos? Deviam ver o Jeremy Paxman

Perguntas repetidas 12 vezes, referências à revista porno Horny Housewives, "ameaças" e "piadas". A BBC avisa que as entrevistas a políticos não podem ser "moles". A ERC não sabe o que isso é.
André Ventura

André Ventura tem um grande futuro atrás dele?

Deu-se agora um acontecimento raro: o líder do Chega ficou sem saber o que fazer. Por isso, procurou um tema que lhe permitisse ser popular e populista ao mesmo tempo. Mas está num impasse perigoso.
Ministério Público

E quando o Ministério Público acerta?

Rui Rio quer convencer-nos de que o Ministério Público erra sempre. A realidade desmente-o. O guru do Manifesto dos 50 não sabe do que está a falar, não quer saber e tem raiva de quem sabe.
PS

O que se passa na cabeça de um ex-ministro do PS

Descobrimos agora que, quando o núcleo duro de António Costa se sentou para discutir a queda do governo, pelo menos um ministro acreditou mesmo que estava em curso um golpe de Estado. É bom saber.
Ministério Público

Onde é que já ouvimos isto antes?

Há 25 anos, o então todo-poderoso procurador-geral da República deu uma entrevista para responder às críticas feitas ao Ministério Público. Quer descobrir as diferenças? (Esqueça: não há nenhumas.)
França

Como é a vida num país sem "linhas vermelhas"?

A França, como sempre aconteceu na História, antecipou-se a todos nós. Ali, as "linhas vermelhas" foram dizimadas à esquerda e à direita. Para já, isso trouxe o caos, a divisão e o radicalismo.
Eleições Europeias

Os jornalistas não são os censores da CNE

A CNE acha que os jornais, as rádios e as televisões não existem para dar notícias — acha que existem para serem a milícia privada de uma entidade administrativa que toma decisões de forma instantânea
Rui Rio

Rui Rio, um populista muito português

Com os ataques à Justiça e à imprensa, sempre em nome do povo, a única coisa que, apesar de tudo, distingue Rui Rio dos populistas é que eles, normalmente, ganham votos — e Rio, como sabemos, nem isso
Eleições Europeias

Esqueçam a Europa: esta eleição é sobre o governo

É muito simples: se o PS ficar em primeiro lugar nas europeias, o governo cai; se a AD ficar em primeiro lugar, o governo ganha algumas hipóteses de sobreviver. E a Europa? Esqueçam a Europa.
Eleições Europeias

PS acha que Marta Temido é a Rainha de Inglaterra?

Os socialistas pensavam que a campanha da ex-ministra se podia resumir a sorrir, acenar e ler slogans pré-fabricados. Já terão percebido o erro mas faltam 22 dias para as eleições. Tic-tac. Tic-tac.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.