O livro infantil A História de Catherine, de Patrick Modiano, escritor francês distinguido este ano com o Prémio Nobel de Literatura, é editado em Portugal a 4 de dezembro, foi anunciado esta quinta-feira. Em comunicado, a Editorial Presença, que chancela a obra, afirma que a tradução de Catherine Certitude (título original) é de Álvaro Manuel Machado, escritor português que viveu exilado em Paris de 1967 a 1976, doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Sorbonne.
Segundo a mesma fonte, o livro, que conta com ilustrações de Jean-Jacques Sempé, narra a história de Catherine, que usa óculos tal como o pai e que gostaria de se tornar bailarina como a mãe, que vive em Nova Iorque. “E porque tem de tirar os óculos para dançar, Catherine descobre a vantagem de poder viver em dois mundos diferentes: o mundo real, assim como ela o vê quando tem os óculos postos, e um mundo pleno de doçura, vago e suave, quando os tira. Um mundo onde dança como num sonho”, lê-se no comunicado da editora portuguesa.
“Com A História de Catherine, Modiano faz-nos mergulhar no universo terno de uma menina de nome estranho, cuja infância é passada no bairro da Gare du Nord, em Paris, durante os anos 1960″, acrescenta a Editorial Presença. Do Nobel da Literatura 2015, saiu este mês o romance As Avenidas Periféricas, com a chancela da Porto Editora e até agora inédito em Portugal. As Avenidas Periféricas receberam o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. A ação da obra decorre numa aldeia junto de Fontainebleau, na altura da ocupação alemã durante a II Guerra Mundial.
A Porto Editora anunciou, entretanto, que irá lançar em janeiro próximo, uma nova edição de Dora Bruder e, “no primeiro semestre de 2015”, os títulos L’herbe des nuits e Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier (títulos originais editados pelas Éditions Gallimard). Também este mês, as Publicações D. Quixote reeditaram, de Modiano, Domingos de Agosto. A rua das lojas escuras (Relógio d’Água), Dora Bruder e No Café da Juventude Perdida (Edições Asa) e O Horizonte (Porto Editora) são outras obras de Modiano já editadas em Portugal.
Patrick Modiano, de 69 anos, nasceu nos arredores de Paris e publicou o primeiro romance aos 23 anos. Uma década depois, recebeu o Prémio Goncourt, o prémio literário mais prestigiado de França, depois de já ter recebido em 1972 o prémio da Academia Francesa. No próximo dia 10 de dezembro, na capital sueca, o escritor recebe, das mãos do rei Carlos Gustavo o galardão, numa cerimónia no Stockholm Concert Hall, seguida de um banquete na câmara municipal. Patrick Modiano foi o 15.º escritor francês a receber o Prémio Nobel da Literatura.