Desde 1985 que há uma revista a alimentar, pelo menos uma vez por ano, o ego de um homem e os desejos dos leitores, que correspondem a 30% de homens e 70% de mulheres com uma média de 38 anos. Sean Connery em 1989, Tom Cruise em 1990, Patrick Swayze em 1991 ou Brad Pitt 1995. Todos tiveram o seu momento vaidoso na capa da People: a eleição do homem mais sexy do ano. Este ano o escolhido foi Chris Hemsworth. E porquê? As explicações para a distinção de um homem, e não de outro, podem estar na ciência, avança a Medical Daily.

mel gibson people

Mel Gibson foi o primeiro homem eleito como o mais sexy do mundo, em 1985.

O que é que as mulheres querem? Aparentemente, podem existir várias características comuns com uma explicação sólida por trás. As mulheres estão biologicamente programadas para se sentirem atraídas por homens mais velhos porque essa combinação é mais eficaz para assegurar descendência. O contrário também é verdade — homens mais velhos sentem-se atraídos por mulheres mais novas.

De acordo com um estudo intitulado “Porque é que os homens devem procriar com mulheres mais novas?”, os casais em que o homem é mais velho tendem a ter mais filhos. Nos casais que têm mais filhos, o homem é em média 5,9 anos mais velho do que a mulher. A população Sami, povo indígena da Noruega, vai mais longe. O parceiro ideal para acasalar tem mais 15 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em quase 30 anos de sensualidade masculina, todos menos um eram caucasianos. Denzel Washington foi escolhido e, desde aí, todos os homens premiados eram brancos. Da análise de 2,4 milhões de contactos entre heterossexuais através da aplicação “Are you interested”, do Facebook, chegou-se uma conclusão: a maioria das mulheres, com exceção das mulheres de raça negra, sente-se mais atraída por homens caucasianos. Os dados da OkCupid corroboram a tese: além das europeias, as mulheres asiáticas e da América Latina preferiam “sem dúvida” os homens caucasianos.

denzel people

Capa de Denzel Washington

No que respeita à barba, o melhor é não a ter. Muitas mulheres vêem a barba como um sinal de “agressividade” e até de “frieza”. As respostas são de mais de 200 mulheres europeias, questionadas sobre a aparência da cara que preferiam ver no homem: com barba ou mais “suave”. As mulheres classificam um rosto sem barba como mais atraente, de acordo com o estudo publicado no jornal Behavioral Ecology. E as capas da People comprovam: a maioria aparece de “cara lavada”.

Ao que parece, ter um corpo trabalhado até ao limite não é assim tão importante. Nem bonito. As mulheres preferem um físico magro, mas sem estar demasiado musculado. E nem sequer é saudável: ter uma constituição física muito definida, habitualmente resultado de horas intensivas no ginásio, está relacionada com altos níveis de testosterona. E ter altos níveis desta hormona pode prejudicar o sistema imunitário, avança a Live Science citada pela Medical Daily.

O investigador Vinet Coetzee revela que as mulheres tendem a sentir-se atraídas por “alguma gordurinha”, em oposição ao corpo extremamente trabalhado, porque essa “gordurinha” é sinal de saúde. Um homem muito musculado não é visto como sendo muito saudável, aponta. Ainda assim, o premiado deste ano, Chris Hemsworth, é conhecido pelo seu físico definido. Mas nas questões da atração, cada homem e mulher tem a sua lei, certo?