Nicolás Maduro

Nicolás Maduro

Maduro acusa UE de "ajoelhar-se" perante os EUA

O presidente da Venezuela disse que a UE "ajoelha-se perante Donald Trump", com a intenção de "deitar as mãos" às riquezas naturais do país, que detém das mais importantes reservas petrolíferas.
Venezuela

Maduro anuncia aumento de 103,7% do salário mínimo

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7%. Os venezuelanos passam assim a receber o equivalente a 56,7 euros, contudo, os preços dos produtos aumentam cerca de 2,4% diariamente.
Venezuela

Venezuela. Governo acusado de intimidar oposição

O governo de Maduro é acusado de intimidar a líder da oposição por 35 Estados americanos. Relatório sublinha que novos atos contra uma figura opositora reforçam a perseguição política no país.
Venezuela

Venezuela. Presidente designa ministros no Twitter

As alterações no gabinete venezuelano ocorrem depois das eleições presidenciais antecipadas de 20 de maio passado, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um novo mandado de seis anos (2019-2025).
Venezuela

Maduro celebra "vitória" sobre os EUA

O Presidente da Venezuela felicitou o ministro de Relações Exteriores e equipa de trabalho na Organização de Estados Americanos pelo que considerou ser "uma vitória" contra os EUA na organização.
Petróleo

Maduro acusa EUA por causa do petróleo

Maduro disse ter "provas de um processo de penetração, de filtração, através dos corruptos da embaixada dos EUA para gerir informações estratégicas e intervir em processos fundamentais na indústria".
Venezuela

Nicolás Maduro adia reconversão monetária

O Presidente da Venezuela adiou, na terça-feira, pelo menos por 60 dias, a entrada em vigor da reconversão monetária que, a partir de 4 de junho, eliminará três zeros da moeda venezuelana.
Venezuela

Nicolás Maduro acusa UE de ingerência interna

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, condenou a adoção, pela UE, de novas sanções contra a Venezuela e acusou a instituição de querer "meter o nariz" nos assuntos internos do seu país.
Venezuela

Maduro acusa União Europeia de ingerência interna

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, condenou hoje a adoção, pela União Europeia, de novas sanções contra o país e acusou a instituição de querer "meter o nariz" nos assuntos internos do seu país.
Venezuela

Venezuela: OEA critica "eleições sobre democracia"

"Uma farsa" -- é assim que a Organização de Estados Americanos descreve o ato eleitoral que reforçou a posição de Nicolas Maduro enquanto líder da nação sul-americana
Venezuela

Maduro foi reeleito com queixas de irregularidades

212
O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das presidenciais de domingo, com perto de 70% dos votos. Só 46% dos eleitores votaram numas eleições marcadas por irregularidades
Venezuela

Mais de 20,5 milhões elegem Presidente venezuelano

Além do atual Presidente Nicolás Maduro, candidatam-se também Henri Falcón (dissidente do chavismo), o pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijad.
Venezuela

Conselho Eleitoral proíbe Maduro de pagar bónus

O anúncio surge depois de, ao longo da campanha eleitoral, o Presidente venezuelano ter oferecido aos seus apoiantes bónus em bolívares (moeda local) a quem fosse fosse votar "livremente".
Venezuela

A votos e com fome, graças à "dieta de Maduro" /premium

812
Em média, os venezuelanos perderam 11,2 kg em 2017. O peso dos bebés recém-nascidos também está a diminuir, com grávidas que comem duas vezes ao dia. Com fome, a Venezuela vai a votos este domingo.
Venezuela

Presidente do Supremo pede detenção de Maduro

Miguel Angel Martin enviou cartas ao comando militar e policial da Venezuela pedindo a detenção de Maduro por alegado envolvimento num caso de corrupção, relacionado com a Odebrecht.
Cuba

Novo Presidente cubano recebeu Maduro em Havana

Presidente da Venezuela foi recebido pelo seu homólogo cubano, no Palácio da Revolução, em Havana. Maduro foi o primeiro chefe de Estado a estar em Cuba depois da eleição de Miguel Díaz-Canel.
Venezuela

Parlamento autoriza julgamento de Maduro

239
Supremo Tribunal de Justiça no exílio vai julgar o Presidente Nicolás Maduro pelos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, num caso que envolve a construtora brasileira Odebrecht.
Nicolás Maduro

Maduro dúvida de resultado da Cimeira das Américas

O Presidente da Venezuela não assistiu à Cimeira das Américas porque lhe foi retirado um convite feito anteriormente. Mesmo assim defende que foi "um fracasso total".
Mundo

Cimeira das Américas começa sem Trump e Maduro

A VIII Cimeira das Américas começa esta sexta-feira em Lima, evento em que os líderes dos países do continente americano vão tentar, entre outros temas, definir uma agenda para combater a corrupção.
Venezuela

Supremo Tribunal no exílio ordena prisão de Maduro

3.664
Nicolás Maduro foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais pelo Supremo Tribunal de Justiça no exílio, que ordenou a sua prisão preventiva.
Brasil

Venezuela solidariza-se com Lula da Silva

113
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, manifestou esta quinta-feira a sua solidariedade com Lula da Silva pelo que classificou de "injusta" depois da recusa do habeas corpus
Venezuela

Rebelião e incêndio em prisão causa 68 mortos

Um motim na prisão do estado venezuelano de Caraboba seguido de um incêndio provocou a morte de, pelo menos, 68 pessoas. Mas número de vítimas pode ser superior.
Venezuela

Conselho de Segurança decide sobre eleições

António Guterres afirmou que é necessário "um mandato específico" para enviar pessoal para observar as eleições na Venezuela. Guterres remeteu a decisão para assembleia-geral.
Venezuela

Oposição vai marchar contra eleições antecipadas

A oposição venezuelana convocou duas marchas de protesto contra a antecipação das eleições presidenciais no país. A 20 de maio, A Venezuela tem eleições presidenciais, legislativas e municipais.
Venezuela

ONU contesta eleições livres na Venezuela

O Alto-Comissário para os Direitos Humanos questiona a legitimidade das eleições na Venezuela, marcadas para 20 de maio pelo governo de Maduro, dizendo que não há condições para eleições livres.
Venezuela

Maduro ordena expulsão de 24 militares

Nicolás Maduro ordenou a expulsão de 24 militares das Forças Armadas por alegadamente terem incitado à rebelião e terem utilizado violência.
Venezuela

Nicolás Maduro formaliza candidatura presidencial

Nicolás Maduro formalizou esta terça-feira a sua candidatura às eleições presidenciais. Entretanto quatro outros candidatos, tidos como opositores, apresentaram também as suas candidaturas.
Venezuela

Maduro quer todas as eleições no mesmo dia

O Presidente da Venezuela propôs que no dia das eleições presidenciais se vote também para um novo parlamento, para o poder legislativo dos Estados e municipal.
Venezuela

Criptomoeda venezuelana lançada esta terça-feira

111
O Governo de Nicolás Maduro lança esta terça-feira o petro, a nova criptomoeda da Venezuela. Será uma tentativa desesperada de equilibrar a economia? Ou uma maneira de fugir às sanções dos EUA?
Venezuela

Nicolás Maduro convoca exercícios militares 

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ordenou a realização de exercícios militares "Independência 2018", para 24 e 25 de fevereiro, para "afinar a pontaria" dos equipamentos e tropas.
Venezuela

Maduro: eleições a 22 de abril com ou sem oposição

O Presidente venezuelano garante que haverá eleições presidenciais antecipadas a 22 de abril e um chefe de Estado eleito de maneira legítima, independentemente de a oposição se candidatar ou não.
Venezuela

Venezuela. Janeiro foi o mês com mais protestos

O mês de janeiro registou o maior número de protestos de sempre na Venezuela. Em 31 dias, ocorreram 714 protestos e 141 saques.
Nicolás Maduro

Nicolás Maduro mantém ida à Cimeira das Américas

Apesar de ter sido considerado indesejado pelo Governo do Peru, Nicolás Maduro vai marcar presença na Cimeira das Américas. 16 países estão contra a presença do líder venezuelano.
Peru

Presença de Maduro na Cimeira "não é bem-vinda"

A ministra de Relações Exteriores do Peru, Cayetana Aljovín, anunciou que a participação de Nicolás Maduro na VIII Cimeira das Américas "já não é bem-vinda".
Venezuela

Parlamento Europeu defende sanções a Maduro

O Parlamento Europeu defendeu que as sanções impostas pela União Europeia devem ser alargadas a Nicolás Maduro. Em janeiro, a UE aplicou sanções a sete nacionais venezuelanos com cargos oficiais.
Venezuela

Maduro recebeu carta de acreditação de Portugal

O Presidente da Venezuela recebeu na segunda-feira as cartas de acreditação do novo embaixador de Portugal em Caracas e da embaixadora da União Europeia.
Venezuela

Partido no poder aprova recandidatura de Maduro

O Partido Socialista Unido da Venezuela aprovou a recandidatura de Nicolás Maduro à Presidência do país, nas eleições que devem ocorrer até finais de abril.
Venezuela

Venezuela afasta embaixador espanhol

A Venezuela declarou o embaixador espanhol no país "persona non grata". O Governo considera que Espanha cometeu "agressões contínuas" contra Nicolás Maduro.
Venezuela

Venezuela. Assembleia Constituinte marca eleições

119
A Assembleia Constituinte da Venezuela chegou a acordo esta terça-feira para a realização de eleições presidenciais. O sufrágio deverá acontecer ainda antes de 30 de abril.
Venezuela

Venezuela. Oposição suspende diálogo com Governo

A decisão de suspender o diálogo com o Governo deve-se às declarações "irresponsáveis do ministro do Interior" e da justiça, Néstor Reverol, a propósito da morte do ex-polícia rebelde Óscar Pérez.
Venezuela

Maduro ordena preços justos para produtos básicos

Maduro disse, na mensagem anual, que convocou os industriais e agro-industriais para uma reunião, que se vai realizar ainda esta terça-feira para falar sobre a lei dos preços.
Venezuela

Venezuela. Descida de preço gera caos nas lojas

378
Supermercados de Caracas com longas filas de pessoas para poderem fazer compras, um dia depois de as autoridades obrigarem os supermercados a baixar os preços dos produtos.
Venezuela

Venezuela. Criminosos aliciam jovens com comida

A crise económica venezuelana está a fazer com que os grupos criminosos aliciem jovens com comida e empréstimos em dinheiro. 75% das vítimas mortais devido à violência no país têm menos de 30 anos.
Venezuela

Além do pernil, o que faltou no Natal venezuelano?

960
No "pior Natal de sempre", não faltou só o pernil. Também faltou gasolina, embora a Venezuela produza petróleo. E os brinquedos custam vários salários mínimos. A culpa é dos "gringos" e de Portugal.
Venezuela

Maduro. Portugal é o culpado por falta de pernil

3.237
O presidente venezuelano acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco. Ministro Augusto Santos Silva diz que "o governo português não tem o poder de sabotar pernil de porco".
Venezuela

Brasil expulsa principal diplomata venezuelano

Três dias depois de o embaixador brasileiro em Caracas ser declarado persona non grata, o Brasil retalia e faz o mesmo a Gerardo Maldonado, o principal diplomata venezuelano no país.
Diplomacia

Canadá expulsa diplomatas venezuelanos

141
Canadá proíbe regresso do embaixador venezuelano e expulsa o seu substituto. Medida é retaliação a decisão semelhante tomada por Caracas um dia antes.
Venezuela

Venezuela expulsa embaixador brasileiro

103
Relações diplomáticas entre a Venezuela de Maduro e o Brasil de Temer têm vindo a deteriorar-se, culminando agora com a expulsão do embaixador do Brasil em Caracas. Responsável canadiano também sai.
Venezuela

EUA pedem eleições livres na Venezuela em 2018

117
Estados Unidos condenaram os "contínuos ataques" da Assembleia Constituinteda Venezuela contra a democracia no país e instaram Nicolás Maduro a permitir eleições livres e justas em 2018.
Venezuela

Venezuela quer "tolerância zero com terroristas"

195
Nicolás Maduro quer "tolerância zero contra os terroristas" e responder com tiros contra quem atacar a paz na Venezuela. O presidente venezuelano responsabilizou os EUA por um apagão em Caracas.
Venezuela

EUA dizem estar ao lado do povo venezuelano

O Departamento de Estado norte-americano garante estar ao lado do povo venezuelano. Os Estados Unidos ofereceram ainda ajuda humanitária para resolver a crise económica e política que o país atravessa
Venezuela

Venezuela. Governo e oposição retomam diálogo

Representantes do Governo do Presidente Nicolás Maduro e da oposição voltam à República Dominicana, para tentar avançar com um processo de diálogo que ajude a estabilizar a situação na Venezuela.
Venezuela

"As crianças não vão usar o 'Magalhães' no caixão"

Antonio Ledezma, um dos rostos da oposição a Maduro, esteve detido durante dois anos até conseguir fugir da Venezuela, há menos de um mês. O Observador entrevista-o no dia que recebe prémio Sakharov.
Venezuela

Partidos impedidos de participar nas presidenciais

Os três principais partidos da oposição não participaram nas eleições de domingo, alegando falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
Venezuela

Maduro agradece à oposição pelo "diálogo nacional"

Governo venezuelano e a Mesa de Unidade Democrática chegaram sexta-feira a Santo Domingo, na República Dominicana, para iniciar o processo de retoma do diálogo.
Venezuela

Venezuela. Médicos falam em "holocausto" na saúde

345
A Federação Médica Venezuelana falou naquilo a que chama um "holocausto" na saúde do país. A organização culpabiliza Nicolás Maduro pela falta de medicamentos generalizada.
Venezuela

Nicolás Maduro é recandidato a presidente em 2018

161
Nicolás Maduro vai candidatar-se a um novo mandato em 2018. O atual presidente da Venezuela está no cargo desde 2013.
Venezuela

Venezuela. Oposição está pronta para negociar

A aliança Mesa de Unidade Democrática anunciou que está pronta para voltar a negociar com o Governo. As negociações com Nicolás Maduro estão agendadas para 1 e 2 de dezembro, na República Dominicana.
Venezuela

Venezuela. Maduro quer investimento estrangeiro

1.777
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apelou às empresas estrangeiras para que invistam no país, em matéria energética e petrolífera.
Igreja Católica

Mortes à fome e falta de medicamentos na Venezuela

1.340
A Igreja Católica instou no sábado os venezuelanos a serem solidários em tempos de crise e denunciou que há pessoas a morrer à fome e por falta de medicamentos na Venezuela.
Venezuela

Ex-PGR pede ordem de prisão contra Maduro

A ex-Procuradora-Geral da República da Venezuela Luisa Ortega Díaz pediu ao Tribunal Penal Internacional de Haia que emita uma ordem de captura para o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Venezuela

Venezuela anuncia pagamento de juros

O ministério de Economia e Finanças da Venezuela anunciou que vai pagar os juros dos títulos de dívida do Estado. O valor chega aos 199,6 milhões de dólares.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)