Nicolás Maduro

Venezuela

Regime de Maduro tortura militares dissidentes

2.009
Capitão Rafael Acosta terá sido eletrocutado e espancado e morreu no dia em que apareceu numa cadeira de rodas num tribunal militar. ONU já denunciou vários tipos de tortura do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela. Regime quer dissolver parlamento

"Pretendem dissolver o parlamento e convocar ilegalmente eleições parlamentares e inclusive perseguir deputados maciçamente" garante o líder da oposição Juan Guaidó sobre o regime de Maduro.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Nicolás Maduro

Maduro acusa EUA de usar sanções para ter petróleo

257
O ainda líder do país sul-americano afirmou no passado sábado que as sanções são a forma dissimulada que Trump arranjou para conseguir dominar a Venezuela e apoderar-se do seu petróleo.
Venezuela

Juristas pedem fim da Assembleia venezuelana

A Assembleia Constituinte foi "criada unilateralmente" pelo Presidente Nicolás Maduro, sem submissão a referendo popular, e pretendia inicialmente redigir uma nova Constituição.
Venezuela

Opositor de Maduro morreu com 38 lesões no corpo

8.409
A informação relativa às lesões — "escoriações, queimaduras, fraturas", entre outras — apareceu na autópsia, revelada por um jornalista venezuelano. Arévalo era considerado um preso político.
Venezuela

Maduro apela à união entre civis e militares

Na cerimónia de celebração dos 198 anos da Batalha de Carabobo, Nicolás Maduro disse que para a Venezuela existir como "república independente e soberana" é necessária a coesão das forças armadas.
Nicolás Maduro

Maduro é devoto de guru indiano e tem um bruxo

480
Um novo livro de um jornalista venezuelano revela que Maduro (quem em 2013 disse ter visto Chávez reencarnado num pássaro) consulta frequentemente um bruxo e é devoto de um guru espiritual.
Venezuela

Fundos retidos em Portugal financiaram repressão

O autoproclamado Presidente da Venezuela denunciou que há fundos retidos em bancos de Portugal e de Espanha porque o governo venezuelano os usava para financiar repressão no país.
Huawei

Maduro reforça investimentos na Huawei  

357
O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou um reforço de investimento tecnológico nos "irmãos chineses" da Huawei para "tornar real o sistema 4G a nível nacional".
Nicolás Maduro

Maduro: EUA não afetam alimentos subsidiados

O Chefe de Estado Venezuelano admite continuar com o programa de entrega de alimentos a preços subsidiados, conhecido como CLAP. Estados Unidos falam num programa "corrompido".
Venezuela

Ex-líder metropolitano compara oposição a Maduro

O antigo presidente da Câmara Metropolitana de Caracas considerou que a solução que a oposição propõe para a crise venezuelana é "tão autoritária" como a proposta de Maduro.
Venezuela

Maduro vai dialogar com a oposição, o "diabo"

Apesar de acreditar "na paz e no diálogo", Nicolás Maduro frisou que está a preparar o povo para "defender a pátria, como for, onde for e quando for".
Venezuela

Venezuela. Maduro quer ir a eleições com oposição

"Vamos avaliar-nos eleitoralmente, vamos a eleições antecipadas da Assembleia Nacional para ver quem tem os votos e ver quem ganha", propôs o presidente. Guaidó já tinha prometido eleições.
Estados Unidos da América

EUA suspendem voos com Venezuela

A suspensão abrange voos comercias de passageiros e de mercadorias. O Governo norte-americano justifica a medida devido à falta de segurança no país.
Venezuela

Serviços Secretos invadem gabinete de Guaidó

257
Forças de segurança dos serviços secretos venezuelanos cercaram o parlamento e 15 agentes entraram nos gabinetes dos opositores do regime. Juan Guaidó já discursou ao lado dos deputados.
Venezuela

Em Fátima pela Venezuela: "Falta luz, água, tudo"

531
Alguns luso-venezuelanos que vieram para Portugal face à situação do país de Maduro foram a Fátima pedir "à Nossa Senhora para ajudar a Venezuela" porque a situação está insustentável.
Venezuela

Manifestações anti-Maduro em Caracas este sábado

Juan Guaidó convidou a população a sair à rua. "Se governasse, procurava resolver os problemas da falta de eletricidade, alimentos, medicamentos e transportes", em vez de perseguir deputados, disse.
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede à população novos protestos

O Presidente interino venezuelano afirmou que Maduro já não governa e refere que o Parlamento é o único organismo respeitado no país. Os novos protestos contra o regime vão ocorrer já este sábado.
Venezuela

Venezuela. Detenção de Zambrano "é uma afronta"

O vice-presidente do Parlamento venezuelano foi acusado de crimes de traição à pátria e conspiração, depois de apoiar Guaidó. O Grupo de Lima fala em medida "inconstitucional" e "afronta".
Venezuela

Venezuela. Embaixadas acolhem deputados opositores

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou dez parlamentares de traição e rebelião. Mariela Magallanes foi recebida pelo embaixador italiano e Richard Blanco refugiou-se na embaixada argentina.
Venezuela

EUA dizem que Maduro vai abandonar Caracas 

155
Mike Pompeo refere que Maduro tem perdido o apoio dos militares e não pode continuar a governar. Afirmou ainda que o Presidente vai abandonar a cidade "dentro de uma semana ou dentro de um mês".
Venezuela

Maduro "perdoou a vida" aos militares sublevados

198
Número dois do regime diz que Nicolas Maduro "levantou a bandeira da paz" e perdoou "a vida" aos militares que se colocara ao lado de juan Guaidó na tentativa de revolta da passada terça-feira
Venezuela

EUA acusam Maduro de não ter limites na "repressão

Secretário de Estado norte-americano fez referência, nas redes sociais, a uma intervenção da Guarda Nacional Bolivariana ocorrida na quarta-feira na igreja de San Cristobal.
Venezuela

Maduro apela à união dos militares venezuelanos

Nicolás Maduro esteve hoje num centro de treinos militar, no estado de Cojedes, onde pediu aos militares venezuelanos que mantivessem a união, coesão e lealdade.
Nicolás Maduro

Caracas. Mais manifestações previstas 

Prevê-se mais um fim-de-semana agitado na capital venezuelana com demonstrações públicas tanto de apoiantes do atual governante sul-americano como do autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó
Venezuela

Venezuela. 18 suspeitos anti-Maduro presos

Tarek Saab ordenou a detenção de um grupo de civis e militares que estiveram associados na ação pública de Guaidó no passado dia 30 de abril.
Venezuela

Guaidó pede manifestação pacífica no sábado

O autoproclamado Presidente da Venezuela apelou através do Twitter à mobilização pacífica do povo venezuelano: devem protestar no sábado diante das bases militares do país.
Venezuela

Espanha lança aviso a Maduro: não entrega López

451
O executivo de Pedro Sanchéz lembra a inviolabilidade da embaixada espanhola em Caracas. Leopoldo López diz que um governo de transição chegará em breve.
Venezuela

BICA. Quanto dura um presidente que não manda?

A situação económica, o petróleo, a dependência de Cuba, a falta de apoio popular de Maduro, as vidas dos militares. A análise de José Manuel Fernandes, Filomena Martins e João de Almeida Dias.
Venezuela

Venezuela. Maduro manda prender Leopoldo Lopéz 

508
López é opositor do regime de Maduro e está desde terça-feira refugiado na residência do embaixador espanhol em Caracas. Maduro marchou ainda nas ruas para mostrar o apoio das Forças Armadas.
Nicolás Maduro

Tiros e civis atropelados. Venezuela em ebulição

851
Os confrontos entre apoiantes e opositores de Maduro foram-se intensificando pela Venezuela. Há registos de protestos reprimidos com gás lacrimogéneo e de um carro militar que avançou contra civis.
Venezuela

Vídeo. Tensão sobe e há disparos em Caracas

218
Na base militar de La Carlota, o autoproclamado presidente interino da Venezuela apelou à população para ajudar a derrubar o regime. Maduro fala em golpe de Estado. A tensão cresce e já houve disparos
Venezuela

Guaidó: "Amanhã, toda a Venezuela nas ruas" - como aconteceu

1.584
Presidente interino promete que a Operação Liberdade é para continuar. Nicolás Maduro reaparece para garantir que o "golpe falhou!" e diz que nunca se renderá "às forças imperialistas."
Venezuela

Maduro: Bolsonaro está "mais louco do que nunca"

802
Depois de Jair Bolsonaro ter discutido a possibilidade de uma invasão militar sobre a Venezuela, Nicolás Maduro acusou o presidente brasileiro de ter vindo dos EUA "mais louco do que nunca".
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças dos EUA preparadas para intervir

149
As forças norte-americanas mantêm-se em "alerta" enquanto esperam uma decisão de Donald Trump em relação à Venezuela. Chefe do comando do sul defende que situação pode ficar tão má quanto a da Síria.
Venezuela

Forças pró-Maduro disparam contra manifestantes

220
Manifestantes protestaram contra cortes de energia na Venezuela. Relatos dão conta de disparos feitos pelas forças afetas ao governo de Maduro contra manifestantes apoiantes de Juan Guaidó.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Nicolás Maduro

Maduro aceita deixar entrar ajuda da Cruz Vermelha

358
O anúncio foi feito esta sexta-feira pela Federação Internacional da Cruz Vermelha. É a primeira vez que Nicolás Maduro assume que há uma crise humanitária na Venezuela.
Venezuela

Grupo armado afeto a Maduro atacou carro de Guaidó

496
Um grupo de motociclistas armados afetos ao regime intercetou o carro onde ia Juan Guaidó e atacaram-no com golpes, paus, pedras e engenhos explosivos, como se vê neste curtíssimo video.
Venezuela

Maduro ordena a criação de "quadrilhas de paz"

966
O presidente da Venezuela ordenou sexta-feira a criação de "quadrilhas de paz" compostas por militantes do partido do Governo, por milícias e pela polícia militar.
Nicolás Maduro

Vídeos mostram tortura no regime de Maduro

1.665
As imagens que revelam tortura para com reclusos por parte dos serviços de informação de Maduro foram divulgadas por um ex-funcionário da Direção Geral de Contrainteligência Militar da Venezuela.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Maduro prende jornalista

1.028
Luis Carlos Díaz está sob custódia das autoridades venezuelanas desde segunda-feira. O regime de Nicolás Maduro considera-o o autor intelectual do apagão que afeta mais de metade do país.
Venezuela

Apagão. Maduro suspende aulas e actividade laboral

169
Pelo menos 18 estados da Venezuela continuam às escuras devido a uma falha na barragem hidroelétrica, que o governo apelidou de "guerra elétrica" e de "sabotagem".
Estados Unidos da América

EUA anulam vistos de 77 elementos da ala Maduro

Washington quer forçar 77 elementos da ala Maduro a abandonar o poder. Desde há mais de um mês que medida vem sendo adotada para vários venezuelanos, enquanto EUA tentam aumentar pressão sobre Maduro.
Nicolás Maduro

Maduro transfere gabinete da PVDSA para Moscovo

Nicolás Maduro quer garantir a segurança dos ativos do país com a decisão. A vice-presidente venezuelana diz que países capitalistas violaram as próprias leis ao congelar os bens da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Esta quinta-feira é Carnaval ou não?

Maduro tinha antecipado o Carnaval e declarado feriado nacional estes dias, mas o Parlamento diz que não, que os venezuelanos têm de trabalhar: "Não estamos para festas"
Venezuela

Vice de Trump diz que Maduro deve demitir-se

100
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse no Twitter que "o mundo livre" não deve tolerar Nicolás Maduro e que o presidente venezuelano "deve demitir-se"
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Venezuela

Guaidó não descarta pedir intervenção estrangeira

390
O autoproclamado Presidente invoca a Constituição venezuelana para um possível pedido de intervenção de militares estrangeiros, dizendo no Facebook que todas as opções estão abertas.
Venezuela

Brasil acusa Maduro de atos violentos na fronteira

236
Governo brasileiro expressa a sua "condenação mais veemente" aos atos de violência do "regime ilegítimo do ditador" Nicolás Maduro registados no sábado nas fronteiras da Venezuela com o Brasil.
Venezuela

Rangel relata situação junto à Venezuela

543
Eurodeputado português conta o "desespero" que encontrou junto à fronteira da Colômbia com a Venezuela. Fala em clima "militarizado", mas não "intimidatório" e num Guaidó sem medo.
Venezuela

Maduro manda fechar fronteira com Brasil

528
A fronteira da Venezuela com Brasil vai encerrar a partir da meia noite desta sexta-feira (hora de Lisboa), até "nova ordem", anunciou Maduro. O presidente pondera fazer o mesmo com a da Colômbia.
Venezuela

Maduro antecipa Carnaval para 28 de fevereiro

2.123
O Presidente de facto anunciou ainda o pagamento de um bónus económico carnavalesco aos titulares do "cartão da pátria". Festividades celebram-se de 28 de fevereiro a 2 de março no país.
Venezuela

Ajuda humanitária russa deverá chegar a Caracas

Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos. Contam-se medicamentos de alto custo, que Maduro diz já ter pago com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU.
Venezuela

Maduro pede a Guaidó que convoque eleições

Nicolás Maduro falou em Caracas, durante um ato de graduação de médicos, e comunicou que "a primeira coisa que deve fazer um Presidente interino é convocar eleições".
Venezuela

Exército venezuelano jura lealdade a Maduro

229
O exército venezuelano garantiu que continuará "instalado e alerta ao longo das fronteiras" e reafirmou "obediência, submissão e firme lealdade" a Nicolás Maduro, após as ameaças de Donald Trump.
Venezuela

O mentor de Guaidó que quer ser Presidente

Leopoldo López é um dos principais rostos da oposição venezuelana e tido com um dos responsáveis pela ascensão de Guaidó. Esta segunda-feira faz cinco anos que está preso mas não desiste de um sonho.
Venezuela

Governo de Maduro teve duas reuniões com os EUA

O Governo de Maduro informou que manteve duas reuniões com Elliot Abrams, enviado especial dos Estados Unidos à Venezuela, que tiveram "momentos de tensão" mas também "preocupações partilhadas".
Venezuela

Maduro convida enviado de Trump a ir à Venezuela

Nicolás Maduro disse ainda que mantém a esperança num encontro com Donald Trump para resolver o impasse relacionado com o facto de este ter reconhecido Guaidó como líder legítimo da Venezuela.
Nações Unidas

Rússia e China defendem governo de Maduro na ONU

110
O chefe da diplomacia venezuelana denuncia a violação dos princípios básicos da ONU, como o respeito pela soberania nacional, e criticou as sanções e ameaças vindas de Washington.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Turquia

Empresa mistério importou 900 milhões da Venezuela

1.863
Chama-se Sardes e abriu atividade depois de Nicolás Maduro visitar Erdogan. O primeiro negócio? 41 milhões de dólares em ouro importados da Venezuela. E assim continuou. A investigação é da Bloomberg.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)