Nicolás Maduro
Venezuela

"Novo Banco aproveita-se dos venezuelanos"

Deputado do partido no poder na Venezuela disse que a crise política no país está a permitir que pessoas e empresas no exterior façam negócios que prejudicam a Venezuela.
Moçambique

Maduro felicita Nyusi pela "contundente vitória" 

"Perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período", felicitou Nicolás Maduro.
Nicolás Maduro

Venezuela: Maduro denuncia "agressões económicas"

Nicolás Maduro afirmou que novas estratégias de guerra internacional de algumas potências são "agressões económicas" contra os "setores mais vulneráveis".
Venezuela

Economia da Venezuela caiu 26,8% no 1.º trimestre

1574
A economia venezuelana contraiu-se 26,8% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais do Banco Central da Venezuela.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Venezuela

Maduro pede 200 milhões à ONU para repatriamento

510
O Presidente da Venezuela pediu à ONU 200 milhões de dólares para repatriar os venezuelanos que emigraram para o Peru nos últimos anos devido à crise económica no país.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Venezuela

Venezuela liberta o deputado Edgar Zambrano

Juan Guaidó considera a libertação de Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O deputado foi detido em maio por acusações de "traição à pátria".
Nicolás Maduro

EUA consideram UE "estância" para regime de Maduro

O enviado especial dos Estados Unidos para a Venezuela acusou a Europa de ser uma "espécie de estância turística" para várias personalidades do regime de Maduro.
Venezuela

Maduro confirma diálogo com os EUA

Nicolás Maduro quer que Donald Trump, "com respeito, oiça a verdade" que os "seus funcionários lhe escondem". "Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem".
Venezuela

Regime de Maduro tortura militares dissidentes

2009
Capitão Rafael Acosta terá sido eletrocutado e espancado e morreu no dia em que apareceu numa cadeira de rodas num tribunal militar. ONU já denunciou vários tipos de tortura do regime de Maduro.
Venezuela

Venezuela. Regime quer dissolver parlamento

"Pretendem dissolver o parlamento e convocar ilegalmente eleições parlamentares e inclusive perseguir deputados maciçamente" garante o líder da oposição Juan Guaidó sobre o regime de Maduro.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Nicolás Maduro

Maduro acusa EUA de usar sanções para ter petróleo

257
O ainda líder do país sul-americano afirmou no passado sábado que as sanções são a forma dissimulada que Trump arranjou para conseguir dominar a Venezuela e apoderar-se do seu petróleo.
Venezuela

Juristas pedem fim da Assembleia venezuelana

A Assembleia Constituinte foi "criada unilateralmente" pelo Presidente Nicolás Maduro, sem submissão a referendo popular, e pretendia inicialmente redigir uma nova Constituição.
Venezuela

Opositor de Maduro morreu com 38 lesões no corpo

8409
A informação relativa às lesões — "escoriações, queimaduras, fraturas", entre outras — apareceu na autópsia, revelada por um jornalista venezuelano. Arévalo era considerado um preso político.
Venezuela

Maduro apela à união entre civis e militares

Na cerimónia de celebração dos 198 anos da Batalha de Carabobo, Nicolás Maduro disse que para a Venezuela existir como "república independente e soberana" é necessária a coesão das forças armadas.
Nicolás Maduro

Maduro é devoto de guru indiano e tem um bruxo

480
Um novo livro de um jornalista venezuelano revela que Maduro (quem em 2013 disse ter visto Chávez reencarnado num pássaro) consulta frequentemente um bruxo e é devoto de um guru espiritual.
Venezuela

Fundos retidos em Portugal financiaram repressão

O autoproclamado Presidente da Venezuela denunciou que há fundos retidos em bancos de Portugal e de Espanha porque o governo venezuelano os usava para financiar repressão no país.
Huawei

Maduro reforça investimentos na Huawei  

357
O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou um reforço de investimento tecnológico nos "irmãos chineses" da Huawei para "tornar real o sistema 4G a nível nacional".
Nicolás Maduro

Maduro: EUA não afetam alimentos subsidiados

O Chefe de Estado Venezuelano admite continuar com o programa de entrega de alimentos a preços subsidiados, conhecido como CLAP. Estados Unidos falam num programa "corrompido".
Venezuela

Ex-líder metropolitano compara oposição a Maduro

O antigo presidente da Câmara Metropolitana de Caracas considerou que a solução que a oposição propõe para a crise venezuelana é "tão autoritária" como a proposta de Maduro.
Venezuela

Maduro vai dialogar com a oposição, o "diabo"

Apesar de acreditar "na paz e no diálogo", Nicolás Maduro frisou que está a preparar o povo para "defender a pátria, como for, onde for e quando for".
Venezuela

Venezuela. Maduro quer ir a eleições com oposição

"Vamos avaliar-nos eleitoralmente, vamos a eleições antecipadas da Assembleia Nacional para ver quem tem os votos e ver quem ganha", propôs o presidente. Guaidó já tinha prometido eleições.
Estados Unidos da América

EUA suspendem voos com Venezuela

A suspensão abrange voos comercias de passageiros e de mercadorias. O Governo norte-americano justifica a medida devido à falta de segurança no país.
Venezuela

Serviços Secretos invadem gabinete de Guaidó

257
Forças de segurança dos serviços secretos venezuelanos cercaram o parlamento e 15 agentes entraram nos gabinetes dos opositores do regime. Juan Guaidó já discursou ao lado dos deputados.
Venezuela

Em Fátima pela Venezuela: "Falta luz, água, tudo"

531
Alguns luso-venezuelanos que vieram para Portugal face à situação do país de Maduro foram a Fátima pedir "à Nossa Senhora para ajudar a Venezuela" porque a situação está insustentável.
Venezuela

Manifestações anti-Maduro em Caracas este sábado

Juan Guaidó convidou a população a sair à rua. "Se governasse, procurava resolver os problemas da falta de eletricidade, alimentos, medicamentos e transportes", em vez de perseguir deputados, disse.
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede à população novos protestos

O Presidente interino venezuelano afirmou que Maduro já não governa e refere que o Parlamento é o único organismo respeitado no país. Os novos protestos contra o regime vão ocorrer já este sábado.
Venezuela

Venezuela. Detenção de Zambrano "é uma afronta"

O vice-presidente do Parlamento venezuelano foi acusado de crimes de traição à pátria e conspiração, depois de apoiar Guaidó. O Grupo de Lima fala em medida "inconstitucional" e "afronta".
Venezuela

Venezuela. Embaixadas acolhem deputados opositores

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou dez parlamentares de traição e rebelião. Mariela Magallanes foi recebida pelo embaixador italiano e Richard Blanco refugiou-se na embaixada argentina.
Venezuela

EUA dizem que Maduro vai abandonar Caracas 

155
Mike Pompeo refere que Maduro tem perdido o apoio dos militares e não pode continuar a governar. Afirmou ainda que o Presidente vai abandonar a cidade "dentro de uma semana ou dentro de um mês".
Venezuela

Maduro "perdoou a vida" aos militares sublevados

198
Número dois do regime diz que Nicolas Maduro "levantou a bandeira da paz" e perdoou "a vida" aos militares que se colocara ao lado de juan Guaidó na tentativa de revolta da passada terça-feira
Venezuela

EUA acusam Maduro de não ter limites na "repressão

Secretário de Estado norte-americano fez referência, nas redes sociais, a uma intervenção da Guarda Nacional Bolivariana ocorrida na quarta-feira na igreja de San Cristobal.
Venezuela

Maduro apela à união dos militares venezuelanos

Nicolás Maduro esteve hoje num centro de treinos militar, no estado de Cojedes, onde pediu aos militares venezuelanos que mantivessem a união, coesão e lealdade.
Nicolás Maduro

Caracas. Mais manifestações previstas 

Prevê-se mais um fim-de-semana agitado na capital venezuelana com demonstrações públicas tanto de apoiantes do atual governante sul-americano como do autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó
Venezuela

Venezuela. 18 suspeitos anti-Maduro presos

Tarek Saab ordenou a detenção de um grupo de civis e militares que estiveram associados na ação pública de Guaidó no passado dia 30 de abril.
Venezuela

Guaidó pede manifestação pacífica no sábado

O autoproclamado Presidente da Venezuela apelou através do Twitter à mobilização pacífica do povo venezuelano: devem protestar no sábado diante das bases militares do país.
Venezuela

Espanha lança aviso a Maduro: não entrega López

451
O executivo de Pedro Sanchéz lembra a inviolabilidade da embaixada espanhola em Caracas. Leopoldo López diz que um governo de transição chegará em breve.
Venezuela

BICA. Quanto dura um presidente que não manda?

A situação económica, o petróleo, a dependência de Cuba, a falta de apoio popular de Maduro, as vidas dos militares. A análise de José Manuel Fernandes, Filomena Martins e João de Almeida Dias.
Venezuela

Venezuela. Maduro manda prender Leopoldo Lopéz 

508
López é opositor do regime de Maduro e está desde terça-feira refugiado na residência do embaixador espanhol em Caracas. Maduro marchou ainda nas ruas para mostrar o apoio das Forças Armadas.
Nicolás Maduro

Tiros e civis atropelados. Venezuela em ebulição

851
Os confrontos entre apoiantes e opositores de Maduro foram-se intensificando pela Venezuela. Há registos de protestos reprimidos com gás lacrimogéneo e de um carro militar que avançou contra civis.
Venezuela

Vídeo. Tensão sobe e há disparos em Caracas

218
Na base militar de La Carlota, o autoproclamado presidente interino da Venezuela apelou à população para ajudar a derrubar o regime. Maduro fala em golpe de Estado. A tensão cresce e já houve disparos
Venezuela

Guaidó: "Amanhã, toda a Venezuela nas ruas" - como aconteceu

1584
Presidente interino promete que a Operação Liberdade é para continuar. Nicolás Maduro reaparece para garantir que o "golpe falhou!" e diz que nunca se renderá "às forças imperialistas."
Venezuela

Maduro: Bolsonaro está "mais louco do que nunca"

802
Depois de Jair Bolsonaro ter discutido a possibilidade de uma invasão militar sobre a Venezuela, Nicolás Maduro acusou o presidente brasileiro de ter vindo dos EUA "mais louco do que nunca".
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças dos EUA preparadas para intervir

149
As forças norte-americanas mantêm-se em "alerta" enquanto esperam uma decisão de Donald Trump em relação à Venezuela. Chefe do comando do sul defende que situação pode ficar tão má quanto a da Síria.
Venezuela

Forças pró-Maduro disparam contra manifestantes

220
Manifestantes protestaram contra cortes de energia na Venezuela. Relatos dão conta de disparos feitos pelas forças afetas ao governo de Maduro contra manifestantes apoiantes de Juan Guaidó.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Nicolás Maduro

Maduro aceita deixar entrar ajuda da Cruz Vermelha

358
O anúncio foi feito esta sexta-feira pela Federação Internacional da Cruz Vermelha. É a primeira vez que Nicolás Maduro assume que há uma crise humanitária na Venezuela.
Venezuela

Grupo armado afeto a Maduro atacou carro de Guaidó

496
Um grupo de motociclistas armados afetos ao regime intercetou o carro onde ia Juan Guaidó e atacaram-no com golpes, paus, pedras e engenhos explosivos, como se vê neste curtíssimo video.
Venezuela

Maduro ordena a criação de "quadrilhas de paz"

966
O presidente da Venezuela ordenou sexta-feira a criação de "quadrilhas de paz" compostas por militantes do partido do Governo, por milícias e pela polícia militar.
Nicolás Maduro

Vídeos mostram tortura no regime de Maduro

1665
As imagens que revelam tortura para com reclusos por parte dos serviços de informação de Maduro foram divulgadas por um ex-funcionário da Direção Geral de Contrainteligência Militar da Venezuela.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Maduro prende jornalista

1028
Luis Carlos Díaz está sob custódia das autoridades venezuelanas desde segunda-feira. O regime de Nicolás Maduro considera-o o autor intelectual do apagão que afeta mais de metade do país.
Venezuela

Apagão. Maduro suspende aulas e actividade laboral

169
Pelo menos 18 estados da Venezuela continuam às escuras devido a uma falha na barragem hidroelétrica, que o governo apelidou de "guerra elétrica" e de "sabotagem".
Estados Unidos da América

EUA anulam vistos de 77 elementos da ala Maduro

Washington quer forçar 77 elementos da ala Maduro a abandonar o poder. Desde há mais de um mês que medida vem sendo adotada para vários venezuelanos, enquanto EUA tentam aumentar pressão sobre Maduro.
Nicolás Maduro

Maduro transfere gabinete da PVDSA para Moscovo

Nicolás Maduro quer garantir a segurança dos ativos do país com a decisão. A vice-presidente venezuelana diz que países capitalistas violaram as próprias leis ao congelar os bens da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Esta quinta-feira é Carnaval ou não?

Maduro tinha antecipado o Carnaval e declarado feriado nacional estes dias, mas o Parlamento diz que não, que os venezuelanos têm de trabalhar: "Não estamos para festas"
Venezuela

Vice de Trump diz que Maduro deve demitir-se

100
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse no Twitter que "o mundo livre" não deve tolerar Nicolás Maduro e que o presidente venezuelano "deve demitir-se"
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Venezuela

Guaidó não descarta pedir intervenção estrangeira

390
O autoproclamado Presidente invoca a Constituição venezuelana para um possível pedido de intervenção de militares estrangeiros, dizendo no Facebook que todas as opções estão abertas.
Venezuela

Brasil acusa Maduro de atos violentos na fronteira

236
Governo brasileiro expressa a sua "condenação mais veemente" aos atos de violência do "regime ilegítimo do ditador" Nicolás Maduro registados no sábado nas fronteiras da Venezuela com o Brasil.
Venezuela

Rangel relata situação junto à Venezuela

543
Eurodeputado português conta o "desespero" que encontrou junto à fronteira da Colômbia com a Venezuela. Fala em clima "militarizado", mas não "intimidatório" e num Guaidó sem medo.
Venezuela

Maduro manda fechar fronteira com Brasil

528
A fronteira da Venezuela com Brasil vai encerrar a partir da meia noite desta sexta-feira (hora de Lisboa), até "nova ordem", anunciou Maduro. O presidente pondera fazer o mesmo com a da Colômbia.
Venezuela

Maduro antecipa Carnaval para 28 de fevereiro

2123
O Presidente de facto anunciou ainda o pagamento de um bónus económico carnavalesco aos titulares do "cartão da pátria". Festividades celebram-se de 28 de fevereiro a 2 de março no país.
Venezuela

Ajuda humanitária russa deverá chegar a Caracas

Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos. Contam-se medicamentos de alto custo, que Maduro diz já ter pago com a ajuda da Rússia, da Turquia, da China e da ONU.
Venezuela

Maduro pede a Guaidó que convoque eleições

Nicolás Maduro falou em Caracas, durante um ato de graduação de médicos, e comunicou que "a primeira coisa que deve fazer um Presidente interino é convocar eleições".
Venezuela

Exército venezuelano jura lealdade a Maduro

229
O exército venezuelano garantiu que continuará "instalado e alerta ao longo das fronteiras" e reafirmou "obediência, submissão e firme lealdade" a Nicolás Maduro, após as ameaças de Donald Trump.
Venezuela

O mentor de Guaidó que quer ser Presidente

Leopoldo López é um dos principais rostos da oposição venezuelana e tido com um dos responsáveis pela ascensão de Guaidó. Esta segunda-feira faz cinco anos que está preso mas não desiste de um sonho.
Venezuela

Governo de Maduro teve duas reuniões com os EUA

O Governo de Maduro informou que manteve duas reuniões com Elliot Abrams, enviado especial dos Estados Unidos à Venezuela, que tiveram "momentos de tensão" mas também "preocupações partilhadas".
Venezuela

Maduro convida enviado de Trump a ir à Venezuela

Nicolás Maduro disse ainda que mantém a esperança num encontro com Donald Trump para resolver o impasse relacionado com o facto de este ter reconhecido Guaidó como líder legítimo da Venezuela.
Nações Unidas

Rússia e China defendem governo de Maduro na ONU

110
O chefe da diplomacia venezuelana denuncia a violação dos princípios básicos da ONU, como o respeito pela soberania nacional, e criticou as sanções e ameaças vindas de Washington.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Turquia

Empresa mistério importou 900 milhões da Venezuela

1863
Chama-se Sardes e abriu atividade depois de Nicolás Maduro visitar Erdogan. O primeiro negócio? 41 milhões de dólares em ouro importados da Venezuela. E assim continuou. A investigação é da Bloomberg.
Nicolás Maduro

Maduro: "Eleições? Eles querem golpe de Estado"

449
Em conferência de imprensa, o sucessor de Hugo Chávez comparou o que lhe está a ser feito com o que foi feito na Líbia. Citou o músico dos Beatles e afirmou: "Querem destruir um país".
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
Uruguai

Uruguai. Grupo de Contacto apoia Maduro

O porta-voz do protesto afirma que objetivo "não é impor processos ou soluções aos venezuelanos", mas porque "queremos oferecer a maior solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela".
Estados Unidos da América

EUA acusa Maduro de "bloquear" ajuda humanitária

108
O secretário de Estado defende que o povo precisa de ser ajudado e salienta que "O regime de Maduro deve permitir que a ajuda chegue a um povo com fome".
Venezuela

Multidões a apoiar Maduro? Vídeos levantam dúvidas

838
Para a TV pública venezuelana, a avenida onde Maduro discursou neste sábado estava totalmente cheia. Contudo, alguns vídeos partilhados no Twitter mostram uma adesão muito menor do que se fez crer.
Venezuela

GOE impedidos de entrar na Venezuela

2690
Os oito elementos da força especial da PSP regressaram a Portugal depois de terem sido impedidos de entrar na Venezuela. Ministério dos Negócios Estrangeiros não comenta a notícia.
Venezuela

Rebobinámos a cassete que Maduro usou em 6 anos

185
Desde 2013, Maduro foi contestado pela oposição e por boa parte da população, navegando à vista durante a pior crise socioeconómica da Venezuela. Em 6 anos, o herdeiro de Chávez resistiu sempre. Como?
Venezuela

Maduro pede ajuda ao Papa para mediação da crise

1351
"Enviei uma carta ao Papa Francisco. Eu disse-lhe que estou a serviço da causa de Cristo (...) e, nesse espírito, pedi a sua ajuda no processo de facilitação e de reforço do diálogo" disse Maduro.
Venezuela

Colômbia impede entrada de autor do hino de Maduro

147
O cantor venezuelano Enrique Omar ia entrar no país para dar um concerto no Carnaval de Barranquilla. Foi proibido "por causa da sua proximidade com a ditadura de Nicolas Maduro".
Estados Unidos da América

Bolton deseja a Maduro uma "tranquila reforma"

110
Bolton é um dos principais ideólogos da estratégia dos EUA para a Venezuela e já disse que "todas as opções estão sobre a mesa", incluindo a militar, para forçar a saída de Maduro.
Venezuela

Protestos na Venezuela. Há jornalistas detidos

136
Dois jornalistas franceses foram detidos em Caracas, enquanto acompanhavam as manifestações. Também houve jornalistas chilenos presos -- Guaidó agradeceu-lhes e recusa ordem de não sair do país.
Venezuela

Venezuela. Maduro acusa militares de conspiração

O Presidente da Venezuela acusa os militares de se tornarem "mercenários" e que o grupo "conspira a partir da Colômbia para dividir as forças armadas".
Venezuela

Maduro: "Trump deu ordem para me assassinarem"

O presidente da Venezuela, que viu um adversário proclamar-se presidente interino, diz que Trump encomendou o homicídio "ao governo da Colômbia e à mafia colombiana". Esta quarta-feira há protestos.
Venezuela

Maduro responsabiliza Trump pela violência no país

Nicolás Maduro acusa Donald Trump de ser "responsável por esta política de mudança de regime na Venezuela" e afirma que há uma grande manipulação mundial para "apresentar uma Venezuela virtual".
Venezuela

Luso-venezuelano detido por participar em protesto

176
Um comerciante luso-venezuelano de 23 anos foi detido pelas autoridades da Venezuela, no sul do país, que o acusam de estar envolvido em protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Guaidó não se prestará a falso diálogo com Maduro

Juan Guaidó afirma que o único elemento do diálogo possível é o que leve ao fim da usurpação. O autoproclamado Presidente interino não reconhece o novo mandato presidencial de Nicolás Maduro.
Nicolás Maduro

Maduro disponível para dialogar com Juan Guaidó

Nicolás Maduro referiu-se ao líder opositor como "uma marioneta" ao serviço dos EUA e insistiu que a Venezuela está a enfrentar e a desarticular um golpe de Estado dirigido pelos EUA e seus aliados.
México

México propõe-se receber Maduro e Guaidó

O chefe de Estado do México esclarece que não está a favor nem contra ninguém e mostra-se pronto para ajudar os dois países a entrar em diálogo para resolver problemas, sem recurso à violência.
Brasil

Brasil rejeita proposta para mediação com Maduro

Nicolás Maduro mostrou-se disponível para aceitar uma oferta de mediação à situação interna, feita pelo México e pelo Uruguai, que não reconheceram Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Como as ruas entraram em convulsão

Confrontos entre manifestantes e forças policiais fizeram vários mortos nas horas que se seguiram à auto-proclamação do Presidente da Assembleia Nacional venezuelana como Presidente interino.
Nicolás Maduro

Vice dos EUA encoraja oposição contra Maduro

Na terça-feira, Mike Pence divulgou um vídeo em que diz que estará ao lado dos opositores do Presidente da Venezuela. Maduro reagiu e pediu a "revisão total das relações com os EUA".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE aconselha "habituais cuidados" aos portugueses

Antecipando as manifestações de oposição e a favor do governo de Nicolás Maduro, agendadas para quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela a que tudo decorra pacificamente.
Nicolás Maduro

Maduro: Bolsonaro é um Hitler dos tempos modernos

1714
Nicolás Maduro condenou as iniciativas económicas que Bolsonaro tomou desde a sua chegada à presidência. Além disso, o Presidente da Venezuela pediu o apoio do país para "limpar" as empresas públicas.
Venezuela

Venezuela. Líder do parlamento detido

2463
Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e opositor de Nicolás Maduro, foi detido pelos serviços secretos depois de dizer que Maduro está a "usurpar" poder. Já foi libertado.
Venezuela

Forças Armadas reiteram lealdade a Maduro

O reconhecimento das Forças Armadas foi feito pelo ministro venezuelano da Defesa durante um ato de saudação das tropas a Nicolás Maduro, após o Presidente ter tomado posse para novo mandato.
Nicolás Maduro

Maduro: Venezuela é "profundamente democrática"

1309
Nicolás Maduro tomou posse como Presidente da Venezuela. No seu discurso houve críticas ao "imperialismo norte-americano", à Europa, à "direita fascista" e à divisão da América Latina e do Caribe.
Brasil

Líder do PT brasileiro na posse de Maduro

1350
Líder do PT vai participar na tomada de posse de Nicolás Maduro. Hoffman pretende levar apoio do partido ao povo venezuelano e denunciar a posição agressiva do Governo brasileiro contra a Venezuela.
Venezuela

Maduro impedido de entrar no Peru

114
A listagem foi criada depois de o MNE anunciar que o Peru iria incluir no seu sistema de controlo migratório pessoas relacionadas com o Governo de Caracas e seus familiares para os impedir de entrar.
Venezuela

Maduro renova mandato presidencial isolado

1199
O Presidente da Venezuela toma posse na quinta-feira para um novo mandato de seis anos, mas sem o reconhecimento do Parlamento e contra a vontade de grande parte da comunidade internacional.
Nicolás Maduro

Maduro promete ação firme a afrontas ao governo

283
Nicolás Maduro advertiu segunda-feira que o seu Governo responderá de forma proporcional e oportuna aos países e instituições que não reconheçam o novo mandato, que terá início a 10 de janeiro.
Venezuela

Falta água, luz, médicos. Crise piora na Venezuela

543
A ONU e os "Médicos por la Salud" revelam dados alarmantes sobre a situação da saúde pública na Venezuela. Para muitas famílias - e para vário profissionais de saúde - a solução é sair do país.
Nicolás Maduro

Maduro acusa parlamento de usurpação do poder

220
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou no domingo o parlamento de usurpar a soberania popular, um dia depois de a oposição ter descrito o seu novo mandato como ilegítimo.
Nicolás Maduro

Maduro acusa: plano político no Brasil é inviável

1272
"Os projetos neoliberais de direita na América Latina e no Caribe são inviáveis e vão provocar o ressurgimento de uma nova onda de transformações populares", disse Maduro durante uma entrevista.
Venezuela

Último jornal crítico de Maduro deixa papel

O jornal venezuelano El Nacional, o último jornal nacional impresso na Venezuela crítico do governo de Nicolás Maduro, deixa formato papel e está agora disponível apenas em versão digital.
Nicolás Maduro

EUA e Colômbia vão continuar a pressionar Maduro

O EUA e a Colômbia consideram que é necessário manter as pressões sobre o presidente venezuelano para "restaurar o Governo democrático" e pretende encontrar estratégias para os migrantes do país.
Venezuela

Novo mandato de Maduro declarado inconstitucional

226
A declaração da Assembleia Nacional baseou-se num projeto de acordo para uma solução política à crise venezuelana. Os parlamentares pedem eleições democráticas e com o apoio internacional.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
Podemos

Podemos elogia Maduro, entrevistador indigna-se

8411
Dirigente do partido espanhol Podemos defende, em entrevista a um jornal chileno, que o governo venezuelano fez "avanços". O jornalista não o largou: "Então por que há tanta gente a fugir do país?"
Venezuela

Venezuela. 85% dos medicamentos estão em falta

715
A Federação Farmacêutica Venezuelana, a Fefarven, informou esta quinta-feira que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país.
Venezuela

Suicídio? Opositor a Maduro teria água nos pulmões

3967
Tese da oposição é que autópsia detetou água nos pulmões, mas que os resultados foram alterados a pedido do governo de Nicólas Maduro. Tese oficial é que opositor se suicidou nos serviços secretos.
Nicolás Maduro

Maduro ordena que pagamentos sejam em criptomoeda

O Presidente da Venezuela ordenou esta segunda-feira que o pagamento da gasolina, do petróleo e das taxas aeroportuárias para viajantes passe a ser feito através da criptomoeda petro.
Venezuela

Venezuela. Maduro afirma que país é vítima dos EUA

O presidente venezuelano afirmou na quarta-feira que a crise humanitária que o seu país está a sofrer está a ser usada como desculpa pelos EUA para justificar uma intervenção militar internacional.
Venezuela

Colômbia não extradita político contra Maduro

A Colômbia anunciou que não vai extraditar o político da oposição venezuelana Júlio Borges, ex-presidente do parlamento, acusado de alegado envolvimento no atentado contra o Presidente Nicolás Maduro.
Nicolás Maduro

Maduro. 34 gerentes de supermercados form detidos

169
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou quinta-feira que 34 gerentes de "grandes supermercados" foram detidos por "violar a lei".
Venezuela

Venezuela acusa EUA de financiar atentado

A Venezuela condenou o relatório divulgado pelos Estados Unidos da América sobre terrorismo, acusando os norte-americanos de terem "planeado e financiado" o atentado falhado contra Nicolás Maduro.
Nicolás Maduro

Maduro em restaurante de luxo: "Uma vez na vida!"

5213
Durante uma "paragem técnica" em Istambul, Nicolás Maduro foi filmado a jantar num dos restaurantes mais famosos e caros daquela cidade turca. "Isto é só uma vez na vida!", disse à mulher.
Venezuela

Estados americanos não descartam ação na Venezuela

"Quanto a uma intervenção militar para derrubar o Governo de Nicolás Maduro, acho que não devemos descartar nenhuma opção", disse Luís Almagro, secretário-geral da Organização de Estados Americanos.
Venezuela

Nova Constituição da Venezuela vai ser mais severa

265
A nova constituição está a ser redigida pela Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime do Presidente, Nicolás Maduro. A oposição não reconhece este organismo.
Venezuela

Maduro quer indemnização por colombianos no país

126
O presidente venezuelano exige uma indemnização pelos 5,6 milhões de colombianos que vivem no país. Anúncio será reação ao comentário do seu homólogo que o critica por uma "ditadura desprezível".
Venezuela

Maduro vende peças de ouro para estimular poupança

1495
Nicolás Maduro continua saga para reverter crise. Primeiro, anunciou venda de ouro nacional para estimular poupança. Depois pôs polícias armados a fazer inspeções em supermercados para baixar preços.
Nicolás Maduro

43 pessoas envolvidas no atentado contra Maduro

135
Entre os 43 detidos envolvidos num atentado contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no dia 4 de agosto, está o deputado da oposição Juan Requesens.
Nicolás Maduro

Oposição convoca greve contra medidas de Maduro

Em causa está a reconversão da moeda e as recentes medidas económicas anunciadas pelo Presidente Nicolás Maduro. Para a oposição, o aumento do salário mínimo implicará "mais sofrimento e pobreza".
Nicolás Maduro

Tribunal no exílio dá 18 anos de prisão a Maduro

Os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça no exílio concluíram haver "provas suficientes para determinar a culpabilidade" de Nicolás Maduro nos crimes de "corrupção e branqueamento de capitais".
Nicolás Maduro

A Venezuela a ferro e fogo /premium

114
Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil.
Nicolás Maduro

Venezuela acusa União Europeia de ingerência

O governo venezuelano diz não compreender os esforços da UE para desmentir que as explosões dos drones se trataram de um ato de terrorismo. A UE pediu uma investigação exaustiva ao alegado ataque.
Nicolás Maduro

Maduro: atentado (bem sucedido) valia 43 milhões

Venezuela acusa opositor de Maduro, que vive em Bogotá, de fazer parte do ataque feito por drones. O Governo diz que os atacantes treinaram no país vizinho e que iriam receber 43 milhões pelo "golpe".
Venezuela

Maduro diz que vai apresentar provas contra Santos

O presidente da Venezuela diz que vai apresentar provas do envolvimento do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, no atentado de sábado.
Venezuela

Venezuela. Hóspedes e vídeos do hotel analisados

Serviços secretos venezuelanos continuam a restringir o acesso ao Hotel Pestana Caracas. Analisam agora a lista de hóspedes e os vídeos das câmaras de segurança para apurar alegado atentado a Maduro.
Venezuela

Atentado a Maduro tem "conexões" internacionais

O Ministério Público venezuelano disse ter detido os autores materiais do atentado contra o Nicolás Maduro e que foram estabelecidas as "conexões" internacionais com Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).
Venezuela

Seis detidos por alegado ataque a Maduro

Nicolás Maduro prometeu "castigo máximo" aos responsáveis pelo atentado do passado fim-de-semana e já deteve seis suspeitos. Ministro da Defesa garantiu que podem fazer mais detenções.
Nicolás Maduro

EUA negam envolvimento em ataque contra Maduro

Washington não está envolvido no ataque ocorrido denunciado pelo presidente venezuelano como uma tentativa de "assassinato", afirmou o conselheiro para a segurança nacional, John Bolton.
Nicolás Maduro

Drone ou explosão de gás? O que aconteceu a Maduro

261
Drones carregados com explosivos ou o rebentamento de uma botija de gás ali perto? O presidente da Colômbia ou um grupo rebelde? Pouco se sabe de certo sobre o alegado atentado contra Nicolás Maduro.
Venezuela

O ataque a Maduro em fotos. Da surpresa à confusão

141
Primeiro a surpresa, depois a confirmação de que estava algo a acontecer e, por fim, a confusão total. As fotos mostram o que se passou em Caracas depois dos estrondos durante um discurso de Maduro.
Venezuela

Os vídeos do alegado atentado contra Maduro

506
Dois drones explodiram enquanto o presidente da Venezuela discursava perante uma parada militar. Maduro escapou ileso ao que já veio classificar de tentativa de assassinato. Veja os vídeos.
Venezuela

Maduro reconhece culpa na grave crise económica

209
O Presidente da Venezuela reconheceu ter responsabilidades na grave crise económica que o país com as maiores reservas de petróleo do mundo atravessa, prevendo dois anos para a situação se inverter.
Venezuela

Venezuela. Maduro elimina cinco zeros ao bolívar

O Presidente da Venezuela anunciou que vai eliminar cinco zeros ao bolívar, dois a mais do que o esperado, na sequência do processo de reconversão monetária previsto para 20 de agosto.
Nicolás Maduro

Maduro acusa UE de "ajoelhar-se" perante os EUA

O presidente da Venezuela disse que a UE "ajoelha-se perante Donald Trump", com a intenção de "deitar as mãos" às riquezas naturais do país, que detém das mais importantes reservas petrolíferas.
Venezuela

Maduro anuncia aumento de 103,7% do salário mínimo

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7%. Os venezuelanos passam assim a receber o equivalente a 56,7 euros, contudo, os preços dos produtos aumentam cerca de 2,4% diariamente.
Venezuela

Venezuela. Governo acusado de intimidar oposição

O governo de Maduro é acusado de intimidar a líder da oposição por 35 Estados americanos. Relatório sublinha que novos atos contra uma figura opositora reforçam a perseguição política no país.
Venezuela

Venezuela. Presidente designa ministros no Twitter

As alterações no gabinete venezuelano ocorrem depois das eleições presidenciais antecipadas de 20 de maio passado, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um novo mandado de seis anos (2019-2025).
Venezuela

Maduro celebra "vitória" sobre os EUA

O Presidente da Venezuela felicitou o ministro de Relações Exteriores e equipa de trabalho na Organização de Estados Americanos pelo que considerou ser "uma vitória" contra os EUA na organização.
Petróleo

Maduro acusa EUA por causa do petróleo

Maduro disse ter "provas de um processo de penetração, de filtração, através dos corruptos da embaixada dos EUA para gerir informações estratégicas e intervir em processos fundamentais na indústria".
Venezuela

Nicolás Maduro adia reconversão monetária

O Presidente da Venezuela adiou, na terça-feira, pelo menos por 60 dias, a entrada em vigor da reconversão monetária que, a partir de 4 de junho, eliminará três zeros da moeda venezuelana.
Venezuela

Nicolás Maduro acusa UE de ingerência interna

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, condenou a adoção, pela UE, de novas sanções contra a Venezuela e acusou a instituição de querer "meter o nariz" nos assuntos internos do seu país.
Venezuela

Maduro acusa União Europeia de ingerência interna

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, condenou hoje a adoção, pela União Europeia, de novas sanções contra o país e acusou a instituição de querer "meter o nariz" nos assuntos internos do seu país.
Venezuela

Venezuela: OEA critica "eleições sobre democracia"

"Uma farsa" -- é assim que a Organização de Estados Americanos descreve o ato eleitoral que reforçou a posição de Nicolas Maduro enquanto líder da nação sul-americana
Venezuela

Maduro foi reeleito com queixas de irregularidades

212
O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das presidenciais de domingo, com perto de 70% dos votos. Só 46% dos eleitores votaram numas eleições marcadas por irregularidades
Venezuela

Mais de 20,5 milhões elegem Presidente venezuelano

Além do atual Presidente Nicolás Maduro, candidatam-se também Henri Falcón (dissidente do chavismo), o pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijad.
Venezuela

Conselho Eleitoral proíbe Maduro de pagar bónus

O anúncio surge depois de, ao longo da campanha eleitoral, o Presidente venezuelano ter oferecido aos seus apoiantes bónus em bolívares (moeda local) a quem fosse fosse votar "livremente".
Venezuela

A votos e com fome, graças à "dieta de Maduro" /premium

812
Em média, os venezuelanos perderam 11,2 kg em 2017. O peso dos bebés recém-nascidos também está a diminuir, com grávidas que comem duas vezes ao dia.
Venezuela

Presidente do Supremo pede detenção de Maduro

Miguel Angel Martin enviou cartas ao comando militar e policial da Venezuela pedindo a detenção de Maduro por alegado envolvimento num caso de corrupção, relacionado com a Odebrecht.
Cuba

Novo Presidente cubano recebeu Maduro em Havana

Presidente da Venezuela foi recebido pelo seu homólogo cubano, no Palácio da Revolução, em Havana. Maduro foi o primeiro chefe de Estado a estar em Cuba depois da eleição de Miguel Díaz-Canel.
Venezuela

Parlamento autoriza julgamento de Maduro

239
Supremo Tribunal de Justiça no exílio vai julgar o Presidente Nicolás Maduro pelos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, num caso que envolve a construtora brasileira Odebrecht.
Nicolás Maduro

Maduro dúvida de resultado da Cimeira das Américas

O Presidente da Venezuela não assistiu à Cimeira das Américas porque lhe foi retirado um convite feito anteriormente. Mesmo assim defende que foi "um fracasso total".
Mundo

Cimeira das Américas começa sem Trump e Maduro

A VIII Cimeira das Américas começa esta sexta-feira em Lima, evento em que os líderes dos países do continente americano vão tentar, entre outros temas, definir uma agenda para combater a corrupção.
Venezuela

Supremo Tribunal no exílio ordena prisão de Maduro

3664
Nicolás Maduro foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais pelo Supremo Tribunal de Justiça no exílio, que ordenou a sua prisão preventiva.
A página está a demorar muito tempo.