“Estamos sob a ação de uma massa de ar nitidamente mais fria do que nos últimos dias. As temperaturas mínimas já desceram um pouco, mas a partir de amanhã [terça-feira] vamos ter a instalação de uma massa de ar nitidamente polar transportada na circulação de um anticiclone no Atlântico”, adiantou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista, a massa de ar frio vai provocar uma descida das temperaturas nomeadamente das mínimas até sexta-feira, o dia em que deverão estar mais baixas. “Vai-nos trazer uma descida das temperaturas, nomeadamente da mínima. Na sexta-feira vamos ter valores de temperatura mínima em especial nas regiões do norte e centro na casa dos 0 graus Celsius ou de um, dois ou três graus negativos”, adiantou.

Maria João Frada salientou que na região sul, as temperaturas mínimas vão ser positivas, devendo variar entre 01 e 05 graus. No que diz respeito à região do Porto, a meteorologista adianta que as temperaturas mínimas vão rondar os 3 graus e em Lisboa 5 ou 6 graus.

“Esta massa de ar polar vai também trazer formação de geada nas regiões do interior norte e centro e neblinas ou nevoeiros e aguaceiros fracos que serão de neve nas terras altas”, disse.

Maria João Frada adiantou ainda que hoje e até ao meio da manhã de terça-feira está previsto vento forte com tendência a enfraquecer, tornando-se em geral fraco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR