O antigo Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso vai ser um dos oradores do almoço de aniversário do primeiro líder do PS, Mário Soares, que completa no domingo 90 anos e que também se encontrará com o ex-primeiro-ministro António Guterres.

Vítor Ramalho, ex-secretário de Estado e dirigente socialista, disse à agência Lusa que o almoço que vai celebrar os 90 anos de Mário Soares, no Espaço Tejo da antiga Feira Industrial de Lisboa (FIL), juntará 275 pessoas.

Entre essas 275 pessoas não estará o atual alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNER), António Guterres, que chegará a Portugal por volta da hora do almoço, mas que já combinou encontrar-se pelas 19:00 com o antigo Presidente da República Portuguesa, na casa deste.

No final do almoço, estão previstas breves intervenções do secretário-geral do PS, António Costa, do antigo Presidente da República do Brasil Fernando Henrique Cardoso (que fez questão de estar presente em Lisboa), do próprio Mário Soares e do seu neto mais novo, Jonas Soares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Vítor Ramalho, toda a família de Mário Soares estará na antiga FIL e será ainda lida uma mensagem do antigo Presidente da República Ramalho Eanes, na qual destaca o combate do primeiro líder do PS pelos direitos, liberdades e garantias, e em que se assume uma perspetiva otimista de “regeneração” do país no futuro.

Entre os 275 convidados estarão o atual líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, ex-ministros como Vera Jardim e João Cravinho, merecendo ainda destaque a presença de “históricos” sociais-democratas como Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza, Miguel Veiga e Ângelo Correia, ou de “históricos” democratas-cristãos como Adriano Moreira e Freitas do Amaral.

Do espaço à esquerda do PS, confirmaram presença na antiga FIL o ex-secretário-geral da CGTP-IN Manuel Carvalho da Silva e o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo.

A geração mais nova de dirigentes do PS estará em peso, com as participações de Pedro Nuno Santos, Duarte Cordeiro, Fernando Medina e Sérgio Sousa Pinto, entre outros.

Vítor Ramalho destacou, ainda, a presença de várias figuras da cultura amigas próximas de Soares, casos de Júlio Pomar e de Graça Morais, assim como do meio científico e universitário, com particular destaque para António Damásio, Maria de Sousa, Alexandre Quintanilha e Rui Alarcão.

Na antiga FIL vão estar, também, o advogado Proença de Carvalho, o empresário Ilídio Pinho, os antigos banqueiros Artur Santos Silva e Jardim Gonçalves e, pela Igreja Católica, frei Bento Domingues.

“Para este almoço foram convidados todos os amigos mais próximos de Mário Soares, bem como todos os colaboradores na sua fundação, no PS, em São Bento e em Belém. Este almoço terá no entanto um caráter mais intimista do que aquele que foi organizado aquando dos 80 anos” do antigo Presidente da República, disse Vítor Ramalho.

O ex-secretário-geral do PS, António José Seguro, não deverá estar presente. Foi convidado por SMS na sexta-feira.