Escolhemos dez filmes menos convencionais, ou mesmo totalmente surpreendentes, de Natal, entre “westerns”, comédias satíricas ou negras e até fitas de terror passadas no Natal, vindas dos EUA mas também de França ou da Finlândia.

Quando se fala em filmes de Natal, saltam à cabeça sempre os mesmos, os que aparecem nas respectivas listas, que toda a gente que gosta minimamente de cinema viu ou pelo menos conhece, que (ainda) vão passando nas televisões, nem que seja na quadra em que se ambientam e celebram.

São o óbvio ululante do género: “Do Céu Caiu uma Estrela”, “Natal Branco”, “Sozinho em Casa”, as muitas versões de “Um Conto de Natal”, inclusivamente a dos Marretas, “O Estranho Mundo de Jack”, “até mesmo “Assalto ao Arranha-Céus”, entre muitos outros. Mas desta feita, propomos recordar 10 títulos natalícios diferentes, que fogem, cada qual à sua maneira, às normas e às expectativas daquilo a que se convencionou ser o “filme de Natal”, e até as dinamitam.

1. “Os 3 Padrinhos” (John Ford, 1948)

Um filme de Natal sob forma de “western”, sem neve, sem Pai Natal nem árvore decorada e com presentes, mais mais profundamente natalício e cristão do que a maior parte dos títulos que se reivindicam desta quadra. John Wayne, Pedro Armendariz e Harry Carey, Jr. interpretam três fora-da-lei que assaltam um banco e fogem para o deserto. Lá, encontram uma mulher moribunda que acabou de ter um bebé, e prometem-lhe proteger a criança e salvá-la. Mestre John Ford assina aqui uma belíssima e tocante alegoria sobre a história dos Reis Magos, “remake” do filme mudo homónimo que tinha rodado em 1916.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

http://youtu.be/mpmN2XKa-20

“Trailer” de “Os 3 Padrinhos”

2. “Veneno de Cobra” (Michael Curtiz, 1955)

Mais uma variante sobre a história dos Reis Magos, assinada pelo topa-a-tudo Michael Curtiz. Humphrey Bogart, Peter Ustinov e Aldo Ray são condenados que conseguem fugir da prisão da Ilha do Diabo. Decidem roubar uma loja para terem dinheiro para comprarem roupas, comida e passagens de barco, mas após serem acolhidos pelos membros da trabalhadora e generosa família que a explora e lá vive, e com a qual partilharam a ceia de Natal, resolvem ajudá-la. O que significa fazerem frente a um senhorio mesquinho e odioso, interpretado por Basil Rathbone. O final é uma pérola de humor negro.

“Trailer” de “Veneno de Cobra”

3. “O Apartamento” (Billy Wilder, 1960)

Adultério, suicídio, bebedeiras, cinismo, pulhice, hipocrisia. Palavras para quê, é um filme de Natal de Billy Wilder, ainda por cima uma comédia. Jack Lemmon interpreta C.C. Baxter, um modesto funcionário de uma grande companhia de seguros de Nova Iorque, que empresta o seu apartamento aos executivos da empresa para que eles possam estar com as suas amantes. Mas uma delas tenta suicidar-se lá em pleno Natal – e é a empregada do elevador pela qual Baxter está apaixonado. Também com Shirley McLaine e Fred MacMurray. Wilder co-escreveu o argumento com o lendário I.A.L. Diamond.

http://youtu.be/B4OXm9-E8OQ

“Trailer” de “O Apartamento”

4. “Santa Claus Conquers the Martians” (Nicolas Webster, 1964)

Esta fita infantil deliciosa e insondavelmente má aparece em todas as listas dos Piores Filmes de Todos os Tempos, e transformou-se num título de culto, sendo regularmente exibida nas televisões dos EUA e em ciclos variados dedicados aos “grandes maus filmes” da história do cinema. Como em Marte não há Natal, os marcianos (que são verdes, apesar de viverem no Planeta Vermelho) vêm à Terra, rumam ao Polo Norte e raptam o Pai Natal e duas crianças, para também terem direito às festas natalícias. Um daqueles descomunais desastres cinematográficos que só visto se acredita. (E que acaba por ser irresistível.)

“Trailer” de “Santa Claus Conquers the Martians”

5. “Férias Assombradas” (Bob Clark, 1974)

O título original, “Black Christmas”, é muito mais sugestivo do que o português. Considerado um dos primeiros, senão mesmo o primeiro “slasher movie”, onde um assassino psicopata de contornos sobrenaturais mata jovens em série, “Férias Assombradas” passa-se no Natal, numa república de estudantes universitárias, que são mortas violentamente por um estranho que antes as assedia e aterroriza pelo telefone. Nos papéis principais deste filme natalício bem carregado de terror, encontramos Keir Dullea (de “2001: Odisseia no Espaço”), Olivia Hussey, Margot Kidder e o veterano John Saxon no polícia que investiga o caso.

“Trailer” de “Férias Assombradas”

6. “Pai Natal: Sarilhos” (Jean-Marie Poiré, 1982)

Esta farsa satírica teve origem numa peça de teatro do grupo Les Bronzés, onde se revelaram nomes como Christian Clavier, Michel Blanc, Gérard Jugnot, Thierry Lhermitte ou Josiane Balasko, que formaram a nova geração de actores cómicos franceses dos anos 70 e 80. A história passa-se na véspera de Natal e envolve dois voluntários de uma linha telefónica anti-suicídios, eles próprios muito neuróticos, que se vêem a braços com uma série de personagens que os visitam, desde um vizinho búlgaro péssimo cozinheiro até um delinquente irritante que se disfarçou de Pai Natal e um “travesti” deprimido, causando uma sucessão de equívocos e confusões.

“Trailer” de “Pai Natal: Sarilhos”

7. “Os Ricos e os Pobres” (John Landis, 1983)

Uma das grandes comédias natalícias de sempre. Um vigarista de rua (Eddie Murphy) e um rico e snobe corretor (Dan Aykroyd) vêem as suas posições sociais invertidas em plena quadra de Natal, devido a uma aposta entre dois velhos e desapiedados milionários (Don Ameche e Ralph Bellamy). O “novo pobre” e o “rico de fresco” apercebem-se da aposta e decidem aliar-se para se vingarem dos cruéis jarretas, e darem-lhes o que eles merecem. Jamie Lee Curtis e Denholm Elliott também fazem parte do elenco desta cínica, acelerada e jubilatória farsa de John Landis, que culmina com um final memorável na Bolsa de Nova Iorque.

http://youtu.be/ZjDbJQKDXCY

“Trailer” de “Os Ricos e os Pobres”

8. “Bad Santa – O Anti-Pai Natal” (Terry Zwigoff, 2003)

Terry Zwigoff, autor do documentário “Crumb”, realiza esta comédia cheia de espírito anti-natalício, que no final acaba por não resistir aos bons sentimentos da quadra. Mas até lá, é tudo a partir. Jack Nicholson esteve mesmo para interpretar o papel que acabou para ir para Billy Bob Thornton, o de um vigaristazeco bebedolas e desconchavado, que se emprega num centro comercial como Pai Natal, para depois o poder assaltar na noite da consoada. O seu cúmplice é um anão que trabalha com ele fazendo de duende do Pai Natal. Este é também um dos filmes mais desbocados de todos os que se passam durante a quadra natalícia.

“Trailer” de “Bad Santa-O Anti-Pai Natal”

9. “Um Conto de Natal” (Arnaud Desplechin, 2008)

Nada como o cinema francês para nos posicionar com firmeza na realidade. No caso de “Um Conto de Natal”, Arnaud Desplechin põe-nos dentro de uma família média francesa reunida no Natal por causa da sua matriarca (uma imponente Catherine Deneuve), que descobriu que precisa de um transplante de medula. Todos se reconhecerão um pouco na família Vuillard e nos seus membros, nas suas desavenças, problemas e inquietações, mas também nos momentos de alegria, união e identificação colectiva. Em redor de Deneuve, estão Chiara Mastroianni, Mathieu Amalric, Emmanuelle Devos ou Melvil Poupaud.

“Trailer” de “Um Conto de Natal”

10. “Rare Exports” (Jalmari Helander, 2010)

E se o adorado Pai Natal, fosse na verdade mau como as cobras, um verdadeiro ogre, um raptor de crianças, e os seus duendes criaturas que espalhassem o terror em seu redor? Em “Rare Exports”, nunca exibido em Portugal, o finlandês Jalmari Helander esmera-se a contar a história do mais tenebroso segredo de Natal, que se torna conhecido após um achado arqueológico numa montanha da Finlândia. E são as crianças quem percebe primeiro o que se está a passar… Este filme de terror nórdico com recheio de comédia negra é um achado e merece, com toda a justiça, transformar-se num título de culto alternativo da quadra.

“Trailer” de “Rare Exports”