“Vivemos um dia histórico”. Esta foi a primeira frase de Miguel Albuquerque após conhecer os resultados da vitória. O novo líder do PSD/Madeira garantiu “novas propostas e novos diálogos sem sectarismos”, “restabelecer pontes permanentes de diálogo com as instituições do Estado e da República” num registo de “lealdade, transparência e determinação”. E avançou que Alberto João Jardim já o tinha felicitado pela vitória.

Em carta ao novo presidente do partido, Alberto João Jardim felicita Miguel Albuquerque e acrescenta: “Faço votos de que não se concretizem as minhas legítimas apreensões quanto ao futuro da Madeira e do Partido. Saudações sociais-democratas e autonomistas”.

O primeiro líder do PSD/Madeira que sucede a Alberto João Jardim, ao fim de 40 anos, realça o facto de os militantes terem votado “livremente”, feito uma “escolha clara” dando uma “lição de maturidade democrática”, abrindo-se assim “um novo ciclo político” para a Madeira e para o PSD/Madeira. “Quem dizia que o PSD/Madeira ia sair enfraquecido destas eleições, enganou-se”, afirmou.

A nível do partido, sublinhou, “a disputa interna terminou esta noite. A partir de agora não existem adversários mas companheiros de jornada”. Albuquerque disse “contar com os companheiros candidatos” (Manuel António Correia, João Cunha e Silva, Sérgio Marques e Jaime Ramos) com quem partilhou estes meses de campanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aberto um “novo ciclo” Albuquerque assume a “acrescida responsabilidade” de apresentar aos madeirenses “um novo horizonte de esperança.”, “reconquistar a sua confiança. Com humildade, verdade e respeito”.

Para tal, impõe-se “romper bloqueios e isolamentos” optando-se “urgentemente por novas posturas e novas políticas”, conquistando “notoriedade externa positiva”, razão por que “há que restabelecer pontes permanentes de diálogo com as instituições do Estado e da República” na defesa da Madeira.

O mesmo acontece com as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo em que “é necessário restabelecer novos vínculos de aproximação” assegurando, ainda, “novas propostas e novos diálogos, sem sectarismos, com a sociedade que temos de servir com lealdade, transparência e determinação”.

Relembrando que o PSD/Madeira é um partido social-democrata, e que o seu caminho “está traçado e sufragado democraticamente pelos militantes” resta “mobilizar e unir o nosso Partido, elaborar um bom programa de governo ouvindo as forças vivas da nossa sociedade” com o objetivo de “vencer as próximas eleições regionais que devem ser antecipadas tal como defendi e defendo”, reiterou.

Defendeu, também, um PSD que “nunca deve jogar à defesa” sem “nunca ter medo de ouvir o Povo” está convicto que sairá vencedor das legislativas regionais de 2015.

Manuel António Correia também deu os parabéns a Albuquerque e prometeu colaborar com o líder eleito.