Norte

Ano novo, livros novos. A Rota do Livro de Caminha acontece esta sexta-feira, sábado e domingo, entre as 11h00 e as 22h00, no Pavilhão Municipal de Caminha. Os visitantes têm também à disposição gastronomia, comércio, sorteios e insufláveis para as crianças.

Vamos cantar as janeiras? Este sábado, em vários pontos do centro do Porto, oito grupos – Rancho Folclórico de Paranhos, Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro, Rancho Folclórico do Porto, Rancho Folclórico de Ramalde, GFESIDH, Rancho Douro Litoral, Rancho Típico do Ilhéu e Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campanhã – vão percorrer diferentes itinerários entre as 15h00 e as 18h00, terminando com uma atuação na Avenida Dos Aliados, junto à Árvore de Natal.

Atenção, pequenos portistas. A manhã de domingo começa com “Música com Dragõezinhos“, no Museu do Futebol Clube do Porto. Indy, Tânia e Lipe conduzem uma experiência para todas as crianças até aos quatro anos de idade, com histórias contadas entre música. As sessões realizam-se às 10h15 e 11h30, duram 50 minutos e por 7,50 euros podem entrar um adulto e uma criança. Cada acompanhante extra paga 2,50 euros.

Quem preferir o escurinho do cinema tem uma nova opção em cartaz, a partir de quinta-feira, com a estreia de “Pasolini“. Realizado por Abel Ferrara, o filme é uma espécie de construção do último dia de vida do realizador italiano Pier Paolo Pasolini, a 2 de novembro de 1975. A portuguesa Maria de Medeiros faz parte do elenco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Centro

1014994_810265695697150_5700538638013785276_o

©Orquestra Filarmónia das Beiras

 

A Orquestra Filarmonia das Beiras começa o novo ano com música, no Teatro Aveirense. O já tradicional concerto de Ano Novo e Reis é um dos momentos mais marcantes da temporada musical da orquestra, ao qual o público vai poder assistir em duas sessões diferentes, esta quinta-feira, às 18h00 e às 21h30. Os bilhetes custam cinco euros.

O Centro Norton de Matos, em Coimbra, vai receber um festival de passagem de ano com música e dança tradicionais. Quinta e sexta-feira não faltam atividades como workshops de música e de dança, espetáculos de comédia e bailes tradicionais. O melhor é consultar a programação.

Um ciclo de cinema dedicado ao realizador polaco Roman Polanski é a proposta do Centro Cultural do Cartaxo para o início de 2015. Sexta-feira, às 22h00, e com entrada livre, o público vai poder ver o filme “A Noite da Vingança”, de 1994, drama com Sigourney Weaver e Ben Kingsley, torturador e vítima de tortura.

Sul

O conhecimento de carne bovina instalou-se na Rua do Salitre, no centro de Lisboa. Foi no número 169 que o chef Olivier abriu, em dezembro, um novo restaurante chamado “Knowledge of Beef” e onde se podem encontrar carnes maturadas (processo natural de amaciamento da carne) de várias partes do mundo. Diretamente do Japão, por exemplo, vem a carne Wagyu, cujos preços podem chegar aos 60 euros por 100 gramas. O restaurante é o paraíso para os apreciadores de carne, mas para os menos apreciadores da especialidade da casa também há pratos vegetarianos e de peixe.

Há “Filminhos à solta” no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, sábado, às 16h00. Por três euros, as famílias com crianças maiores de três anos vão poder assistir a várias curtas-metragens de diferentes países. Um pai diz adeus à sua filha, segue-se uma viagem e uma tentativa para salvar um grupo de animais, depois vem um piquenique porque há um polvo em apuros. São várias aventuras divididas por 60 minutos de animação.

Novo ano significa “Grande Concerto de Ano Novo”, no Coliseu dos Recreios. A The Original Johann Strauss Orchestra, composta por 30 músicos, anda em digressão europeia a mostrar a essência da música de Strauss, com direito a ballet, e passa por Lisboa no domingo, às 18h00. Os bilhetes custam entre 22 e 30 euros.

No domingo, às 12h00, a Gulbenkian convida o público a assistir ao concerto “A Troca das Princesas”, a propósito da exposição “A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha“. O concerto gratuito evoca a música da época em que Mariana Vitória de Espanha e Maria Bárbara de Portugal celebraram um duplo casamento para garantir a paz entre Espanha e Portugal.

Andras_Schiff

O pianista András Schiff vai estar na Gulbenkian

 

Ainda na Gulbenkian, mas no Grande Auditório, às 19h00, há outro concerto. András Schiff, uma das mais importantes figuras da música húngara, apresenta o primeiro de três recitais com as últimas sonatas de Haydn, Beethoven, Mozart e Schubert. Os bilhetes custam entre 14 e 32 euros.

Em Évora também há concerto de ano novo, domingo às 18h00, no Teatro Garcia de Resende. A Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob a direção de Luís Rufo, vai interpretar obras de Haendel, Grieg, Bartók e Mozart. A entrada é gratuita, mas é necessário levantar previamente os bilhetes no teatro.

O festival de humor SOLRIR chega ao Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, no primeiro dia de 2015. Eduardo Madeira e Manuel Marques vão abrir o festival, por onde também vão passar nomes como Nilton, Aldo Lima, Herman José e Óscar Branco. O SOLRIR termina no domingo com um cartaz diferente e sessões às 17h00 e às 21h30. Os bilhetes para cada sessão custam nove euros.

Ainda no Algarve, o Teatro das Figuras vai receber o 34.º Encontro de Charolas da Cidade de Faro, domingo a partir das 14h30. Participam 10 grupos diferentes de charolas, vindos de diversos pontos do concelho. Comemora-se assim a entrada no novo ano com uma tradição de raízes medievais.