Os 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma das mais importantes da Guerra da Restauração, são comemorados na quarta-feira com uma cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate, divulgou hoje o município.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, começa na terça-feira, às 21h30, com um concerto de Teresa Salgueiro, intitulado “A Fortaleza”, no cineteatro municipal, e prolonga-se até ao final deste mês com várias atividades culturais e desportivas.

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre.

A batalha foi considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.

Para quarta-feira, feriado municipal em Elvas por ser o dia em que ocorreu a batalha, está agendada, além de uma cerimónia militar, às 11h00, uma homenagem aos mortos em combate, junto ao padrão comemorativo da batalha, e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também na quarta-feira, às 21h30, no cineteatro municipal, decorre um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

A 23.ª edição da prova de atletismo “Corrida das Linhas de Elvas” está agendada para o próximo domingo, às 11h00.

Espetáculos de música e teatro são outras das iniciativas integradas no programa das comemorações.