O Concurso Ideias de Origem Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende dar voz a projetos na área do empreendedorismo social. Pelo quarto ano consecutivo, a Gulbenkian está à procura de ideias que façam a diferença, de talento e, acima de tudo, de vontade de fazer mais e melhor.

Com o lema “Lá se pensam, cá se fazem”, a iniciativa destina-se a todos os portugueses que desejem participar ativamente na construção de um Portugal melhor, através da criação de um projeto nas áreas do ambiente e sustentabilidade, do diálogo intercultural, do envelhecimento e da inclusão social. A mecânica do concurso é muito simples. Para participar, basta juntar uma equipa de três elementos — que integre um português ou um lusodescendente residente no estrangeiro — e criar um vídeo que ilustre o projeto.

A Gulbenkian vai estar à procura de ideias até 2 de março de 2015. Até lá, aceitam-se projetos inovadores e interessantes, que contribuam de forma positiva para o país. Os resultados serão conhecidos no dia 10 de junho.

Criado em 2010 pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Concurso Ideias de Origem Portuguesa já premiou três projetos na área do empreendedorismo social. As edições anteriores foram marcadas por uma forte adesão, tendo contado com a submissão de mais de 340 ideias, provenientes de mais de 30 países diferentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR