O primeiro voo do avião de transporte militar e reabastecimento KC-390, da Embraer, foi realizado nesta terça-feira durante uma hora e 25 minutos, e com sucesso, divulgou a fabricante brasileira de aeronaves. Portugal, assim como outros 30 países, assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis jatos. A aeronave possui peças de tecnologia e engenharia feitas na fábrica da Ogma, em Alverca, e na fábrica da Embraer, em Évora.

“Este primeiro voo é um passo fundamental. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a empresa já enfrentou na sua história”, disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer, numa nota divulgada hoje.

O KC-390 poderá ser usado para o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O primeiro voo foi feito por dois pilotos de teste e dois engenheiros de ensaio, que avaliaram a qualidade e o desempenho da aeronave.

O piloto Mozart Louzada afirmou que o avião se comportou “de forma dócil e previsível” e que “o avançado sistema de comandos de voo ‘fly-by-wire’ e os sistemas eletrónicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso”, citado na nota da Embraer. Já o comandante da Aeronáutica brasileira, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, afirmou que o KC-390 será a “espinha dorsal” da aviação de transporte da Força Aérea do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR