Ministério da Defesa

Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

188
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Ministério da Defesa

Associação de Sargentos quer apurar a verdade

O presidente da Associação Nacional de Sargentos diz que o novo ministro da Defesa deve "demonstrar inequivocamente" o seu empenho no apuramento da verdade em todos os casos em investigação judicial.
Governo

João Gomes Cravinho é o novo ministro da Defesa

227
O primeiro-ministro propôs a nomeação do antigo secretário de Estado da Cooperação João Gomes Cravinho para novo ministro da Defesa Nacional, em substituição de José Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Oficiais. Demissão "não resolve os problemas"

126
O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, António Mota, diz que a saída de Azeredo Lopes não resolve os problemas, referindo que o seu sucessor terá muitas questões para resolver.
Azeredo Lopes

As 4 polémicas do ministro Azeredo Lopes

Era um ministro com a "confiança inabalável" de António Costa, mas o caso Tancos levou à sua demissão. Em 4 pontos, lembramos as polémicas que marcaram os quase três anos de mandato de Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Rambo e bullying. O que Azeredo disse sobre Tancos

Assumiu a responsabilidade política mas recusou demitir-se, disse que podia não ter havido furto e até falou nos "filmes do Rambo". O que Azeredo Lopes disse sobre Tancos, de junho de 2017 até agora.
Azeredo Lopes

A carta de demissão do ministro da Defesa

Esta sexta-feira, Azeredo Lopes entregou ao Primeiro-Ministro a carta de demissão onde explica os argumentos que o levaram a tomar esta decisão. O Observador revela-lhe a carta na íntegra.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

104
Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Ministério da Defesa

Azeredo demite-se "para evitar desgaste"

7.255
O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, demitiu-se do Governo na sequência da polémica de Tancos. A carta de demissão foi entregue esta sexta-feira para evitar que "Forças Armadas fossem desgastadas"
Assalto em Tancos

Azeredo justifica ausência ao lado de Marcelo

170
Depois de falhar as cerimónias do 5 de outubro, o ministro da Defesa, debaixo de fogo por causa do caso de Tancos, não esteve numa cerimónia militar com Marcelo, mas justifica-se com agenda cheia.
Assalto em Tancos

A insustentável leveza de Azeredo /premium

474
O caso de Tancos volta a demonstrar a tese geral de António Costa: um ministro nunca é responsável por nada. No máximo, nem sequer existe. Como se viu com Azeredo Lopes nas cerimónias do 5 Outubro.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS remete para comissão de inquérito

CDS remete para a comissão de inquérito apurar "o grau de conhecimento e envolvimento" do ministro no processo de recuperação das armas roubadas em Tancos, e insiste na demissão de Azeredo Lopes
Assalto em Tancos

Para que serve a PJ Militar? /premium

156
A pergunta tem servido de mote ao debate entre os que defendem a PJM e os que dizem que basta a PJ civil. Teixeira da Cruz queria extingui-la, mas não teve tempo. O caso Tancos pode fazer o resto.
Azeredo Lopes

Paulo Isabel é o novo diretor da PJ Militar

273
Azeredo Lopes nomeou o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Isabel para o lugar de Luís Augusto Vieira, constituído arguido no âmbito da Operação Húbris e atualmente em prisão preventiva
Forças Armadas

Forças Armadas reforçadas com 2.500 admissões

129
O Ministério da Defesa prevê 500 admissões para os quadros permanentes das Forças Armadas e mais duas mil em regime de contrato e voluntariado.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes diz que é preciso "refundar" a NATO

Segundo o ministro da Defesa, nos últimos anos a NATO já tem "dado saltos qualitativos, também por influência das posições portuguesas" ao nível de "ameaças não estaduais". como a ciberdefesa.
Exército

Ex-comandante critica "alheamento" do Exército

O ex-comandante do Regimento de Comandos Pipa Amorim condenou o "total desinteresse" e "alheamento" do comando do Exército para com os militares acusados no processo pela morte de dois instruendos.
Assalto em Tancos

Ministro da Defesa ouvido quarta no parlamento

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai ser ouvido na próxima quarta-feira no parlamento sobre o caso de Tancos, no mesmo dia da audição regimental que incide sobre a política para o setor.
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Ministério da Defesa

Trabalhos forçados para todos os jovens? /premium

374
Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade
Defesa

Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo assinam acordo

Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo assinam esta segunda-feira uma declaração sobre cooperação trilateral na área da Defesa.
Ministério da Defesa

Portugal vende cinco caças F-16 à Roménia

113
O Ministério da Defesa confirmou que vai vender mais cinco F-16 à Roménia e adiantou que as aeronaves a alienar sairão do "inventário nacional", sendo repostas por outras compradas aos EUA.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro põe pressão no Ministério Público

207
Azeredo Lopes insiste na mensagem: é ao Ministério Público que cabe explicar se há ou não divergências entre o material recuperado e aquele que tinha sido levado de Tancos no ano passado.
Exército

Tancos. As três dúvidas no maior assalto militar

178
Passado um ano, o Presidente da República insiste no "apuramento dos factos" e que haja uma "responsabilização" dos envolvidos no furto a Tancos. Ainda há muito por explicar.
António Costa

NATO. Cimeira falhará se for "jogo de pingue-pong"

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu que a cimeira da NATO será um fracasso se for transformada "num jogo de pingue-pongue", desvalorizando as críticas de Trump aos seus aliados.
Ministério da Defesa

Comandos. Ministro recusa dar explicações

1.258
O ministro da Defesa recusou explicar a decisão do Exército de substituir o comandante do regimento de Comandos, coronel Pipa de Amorim, afirmando que deixa "questões de soalheiro para quem as faz".
Militares

Tancos. Coronéis suspensos propostos para generais

373
Dois coronéis que tinham sido suspensos durante 15 dias na sequência da investigação ao roubo em Tancos foram agora propostos para generais.
Exército

Propostas para arma ligeira do exército até julho

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, esclareceu que o concurso para a aquisição da arma ligeira para o Exército está na fase de receção de propostas até ao final de julho.
Ministério da Defesa

Portugal adere a nova iniciativa militar europeia 

Portugal formalizou compromisso para integrar força europeia de intervenção militar, sugerida pela França em setembro. Apesar do nome, a ideia não é fazer intervenções militares, diz o ministro.
Ministério da Defesa

Governo está a concluir negociações com a Embraer

359
Azeredo Lopes confirmou a intenção de Portugal em comprar "pelo menos" cinco aeronaves KC-390 e de, eventualmente, um simulador de voo para instalação e operação em território nacional.
Europa

Portugal pode receber treinos de helicópteros

Neste momento, Portugal é o único país candidato a acolher o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa. Local proposta é a Base Aérea de Sintra.
Polícia Judiciária

Luís Neves é o novo diretor da Polícia Judiciária

Luís Neves, até aqui diretor da Unidade Nacional de Contra Terrorismo, substitui Almeida Rodrigues no cargo que ocupava há já 12 anos. O seu número 2, Pedro do Carmo, também não renova a comissão.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Defesa

Azeredo Lopes visita Angola a partir de segunda

149
No encontro que decorre entre segunda e sexta-feira, o ministro da Defesa vai visitar diversas unidades militares e assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021.
Azeredo Lopes

Defesa. Ministro destaca importância de Angola

O ministro Azeredo Lopes afirmou esta quinta-feira que as relações com Angola no domínio da Defesa são "excelentes" e disse que aquele país representa um parceiro importante.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes em Angola para desanuviar relações

O ministro da Defesa vai deslocar-se a Angola dentro de duas semanas para desanuviar a relação entre os dois países. É a primeira visita de um ministro português desde o início da tensão diplomática.
Militares

Militares tentam travar regime de avaliação

321
Associação Nacional de Sargentos entregou esta sexta-feira ao Presidente da Assembleia da República uma petição em que se pede a "suspensão de eficácia" do regulamento que entrou em vigor este ano.
Azeredo Lopes

Carreiras? Não haverá "faltas de equidade"

O ministro da Defesa garantiu esta segunda-feira que o processo de desbloqueamento de carreiras "continua a ser ponderado" e que não haverá "faltas de equidade".
Defesa

Ministro da Defesa destaca reputação internacional

Azeredo Lopes discursava esta segunda-feira na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, e afirmou que Portugal "assume as suas responsabilidades e dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos".
Incêndios

Ministro assegura esforços na comunicação

Azeredo Lopes garantiu que está-se a trabalhar para "ter a certeza de que não há um, não há dois, há vários sistemas e várias redundâncias" que evitem problemas de comunicação.
Defesa

Ministro revela prioridades de investimento

A possibilidade de "duplo uso" de equipamentos e sistemas, o reforço da interoperabilidade e mais investimento no domínio "ciberdefesa" são as prioridades definidas por Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Síria. Operação militar teve uma "mensagem clara"

O ministro da Defesa afirmou que o uso de armas químicas "é uma violação muito grave do direito internacional" e uma situação que "não é aceitável".
Ministério da Defesa

Defesa. Ministério já tem novo dirigente máximo

João Miguel Ribeiro passa da Modernização Administrativa para a secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional.
Ministério da Defesa

12 dirigentes ilegais no Ministério da Defesa

295
No topo da estrutura, são 12 os dirigentes em funções há mais de dois anos sem concurso e em regime de "substituição" fora de prazo. Tutela promete solução para "breve". Mas CReSAP não tem concursos.
Defesa

A lenta agonia das Forças Armadas portuguesas

186
A actual situação nas FA configura um risco exponencial para a Segurança e Defesa Nacional, tudo correndo nas barbas da população e de todas as instituições nacionais sem qualquer sinal de preocupação
Assalto em Tancos

Tancos. Relatório não diz “quem, quando e como"

138
No relatório, Ministério da Defesa remete “resposta cabal” ao “quem, quando, porquê e como” do roubo para a investigação criminal do Ministério Público. Perguntas são legítimas, diz.
Assalto em Tancos

Tancos. "Falhas" de segurança "há duas décadas"

153
O Ministério da Defesa Nacional entregou esta quarta-feira, no Parlamento, o relatório "Tancos 2017: factos e documentos". E explica por que a Polícia recuperou mais armas que as dadas como furtadas.
Marinha

Defesa reforça poderes de polícia da Marinha

Governo estará a analisar proposta da Marinha para que os comandantes dos navios possam atuar como autoridades de fiscalização nas águas nacionais.
Azeredo Lopes

OGMA. Ministro quer Defesa a criar riqueza

Ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, falou esta terça-feira no centenário da OGMA e disse que a empresa pode pensar se tem interesse em participar em projetos internacionais como forma de projeção.
Monumentos

Palácio de Mafra. Obras nos sinos autorizadas

Os ministérios da Cultura e das Finanças autorizaram um gasto de 1,5 milhões de euros entre 2018 e 2019 nas obras de requalificação dos sinos do Palácio de Mafra.
Base das Lajes

Centro de Defesa do Atlântico já está escolhido 

O Governo já escolheu um edifício para a instalação do Centro de Defesa do Atlântico na base das Lajes. Modelo de implementação deverá ser definido dentro de sete meses, anunciou o ministro da Defesa
Açores

Não há dados que relacionem contaminação a doença

O ministro da Defesa Nacional disse que não são conhecidos dados que relacionem a contaminação na ilha Terceira com doenças, mas garantiu que serão tomadas medidas se tal se comprovar.
Assalto em Tancos

Ministro falha entrega de dossiê sobre Tancos

456
O ministro da Defesa tinha prometido aos deputados que ia entregar o dossiê sobre o assalto a Tancos até ao final de fevereiro. Afinal, o relatório ainda "está em preparação". Marcelo aumenta pressão.
CPLP

Ministro defende maior envolvimento da CPLP

O ministro da Defesa acredita que os membros da CPLP devem envolver-se mais em missões internacionais. Azeredo Lopes está em Moçambique desde esta segunda-feira.
Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

494
A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa inicia visita a Moçambique

Azeredo Lopes vai reunir-se com o seu homólogo moçambicano para assinar um novo protocolo na área da Defesa. O acordo vigora até 2021 e é mais abrangente do que os anteriores protocolos de cooperação.
Ministério da Defesa

Azeredo Lopes promete mais investimento na Defesa

241
O secretário-geral da NATO avisou que mais crescimento tem de significar mais investimento na Defesa. Na resposta, o ministro Azeredo Lopes comprometeu-se a gastar mais. Terá a ver com os KC-390.
NATO

Portugal "tem margem para gastar mais em Defesa"

204
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defende que Portugal deve aproveitar o crescimento para gastar mais em Defesa e acredita que todos os aliados possam atingir 2% de investimento até 2024.
Exército

Defesa quer substituir G3 no início de 2019

185
Lançamento do concurso esteve previsto para este mês, mas o acerto de "pormenores" com a agência de compras da NATO adiou esse passo algumas semanas. Defesa espera receber armas em janeiro.
Forças Armadas

Militares não podem "negligenciar" segurança

Ministro da Defesa garante que “não há polémica escondida” com os chefes militares. Azeredo Lopes lembra que cabe ao Estado, e não aos ramos, definir as missões a realizar pelas forças portuguesas.
NATO

NATO espera que Portugal "continue a cumprir"

O secretário-geral da NATO afirmou que espera que Portugal "continue a cumprir" os compromissos. Jens Stoltenberg está em Portugal e reuniu com o ministro da Defesa.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército não revela "mais informação"

330
Porta-voz do Exército justifica posição do chefe do ramo com o argumento de que os processos disciplinares instaurados a quatro militares contêm "matéria pessoal" sobre os visados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)