771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Defesa

Forças Armadas

Quem não deve ser o/a novo/a Ministro/a da Defesa

Não deverá ser alguém que precise de dois anos para conhecer os dossiês militares e de dois anos para decidir sobre esses assuntos. Deverá antes deter muita experiência prévia em assuntos militares.
Ministério da Defesa

Quase 6.500 militares vão ser promovidos este ano

Plano de promoções "começará a ser implementado desde já, permitindo que 6.459 mulheres e homens militares e militarizados dos diferentes ramos vejam atualizada a sua posição na carreira em 2024".
Direto ao Assunto

Plano da UE? "Exército europeu fora de questão"

Representante da Comissão Europeia em Portugal, explica que o objetivo do pacote de Defesa da Comissão Europeia passa apenas pela cooperação entre os estados-membros.
Resposta Pronta

UE. Pacote de defesa conjunta "vem tarde"

A UE propõe um programa de 1,5 mil milhões de euros para a defesa. Para o Major-General Isidro de Morais Pereira, a decisão vem tentar quebrar a dependência militar europeia em relação aos EUA.
Militares

Oficiais defendem direito a protestos militares

Oficiais juntam-se aos sargentos e praças que criticaram as palavras da ministra da Defesa e do almirante Gouveia e Melo e defendem que manifestações de militares estão previstas na lei.
Conselho de Segurança

Mudança de Governo não afeta candidatura

A candidatura é para o biénio de 2027/2028 a um dos órgãos mais importantes das Nações Unidas. A ministra da Defesa rejeita que a eventual mudança de Governo possa afetar a candidatura de Portugal.
Forças Armadas

Militares contestam declarações sobre protestos

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) define como "pouco felizes" as reações da ministra Helena Carreiras e do almirante Henrique Gouveia e Melo sobre eventuais manifestações de militares.
Ministério da Defesa

Protesto militar nas ruas "não é aceitável"

Associações representantivas de militares admitiram protestos na rua. Ministra da Defesa responde que quem defende o país "não pode ser fonte de insegurança e de desestabilização".
Guerra na Ucrânia

Trump: ministra critica "palavras irresponsáveis"

Ministra da Defesa afirma que as declarações de Trump foram "completamente postas de lado" depois de o secretário-geral da NATO ter dado conta do progresso da Aliança a nível do investimento militar.
Ministério da Defesa

Governo nomeia nova administração da idD Portugal

O Governo designou nova administração da idD Portugal Defence após a renúncia de três membros. Carlos Félix é o novo Presidente do Conselho de Administração da idD.
Forças Armadas

Defesa Nacional: esperados cerca de 134 mil jovens

Cerca de 134 mil jovens nascidos em 2005 foram convocados para o Dia da Defesa Nacional. “A sensibilização constitui um elemento fundamental no estímulo ao recrutamento”, destacou Helena Carreiras.
Ministério da Defesa

Célula operacional civil-militar na CPLP divulgada

Helena Carreiras referiu que tem divulgado junto de organizações a célula operacional de cooperação civil-militar na CPLP que, segundo a ministra da Defesa, “pode contribuir” para a segurança global.
Resposta Pronta

Situação na Armada é "absolutamente catastrófica"

O Presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas mostra-se alinhado com os alertas de Gouveia e Melo. António Mota lamenta "falta de condições" e pede intervenção ao Ministério da Defesa.
Militares

Novo sistema para apoiar deficientes militares

O Governo aprovou a criação do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio a Deficientes Militares. Ministério garante que não serão limitados "os direitos e os benefícios dos deficientes militares".
Moçambique

Portugal quer continuidade da missão em Moçambique

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, defendeu em Maputo a continuidade da missão de treino da União Europeia em Moçambique, considerando fundamental a consolidação do trabalho já realizado.
República Centro Africana

Portugal oferece sistema de produção de energia

Portugal vai oferecer um sistema de produção de energia por fonte renovável à Força de Reação Rápida da missão da Organização das Nações Unidas na República Centro-Africana.
Noticiário

1h. Morreu General Luís Araújo aos 74 anos

Com mais de 40 anos de carreira militar, Luís Araújo, foi o piloto à frente da missão para levar comida aos deputados sequestrados durante o cerco à Assembleia Constituinte.
Ministério da Defesa

Pluralismo e democracia "nunca estão garantidos"

Apesar de Portugal não ser alvo de "ameaças diretas" à sua integridade, "continua a ser necessário salvaguardar o modo de vida democrático face ao crescente questionamento da ordem internacional".
Guerra na Ucrânia

Helicópteros Kamov continuam em Portugal

Os helicópteros Kamov de combate a incêndios, oferecidos por Portugal à Ucrânia, ainda permanecem em solo português. As autoridades portuguesas esperam de Kiev "indicação sobre os próximos passos".
Ministério da Defesa

Defesa reforça em 60 mil euros subvenção para ADFA

Helena Carreiras anunciou que subvenção do Ministério para a Associação dos Deficientes das Forças Armadas vai ser aumentada em 60 mil euros. Aumento "atesta o valor e mérito da ADFA".
Guerra na Ucrânia

Helena Carreiras: "Crise política não afeta apoio"

Ministra da Defesa defendeu que o apoio de Portugal à Ucrânia não será afetado e reafirmou "o compromisso" de apoio do país à Ucrânia.
Orçamento do Estado

Suplemento da condição militar terá retroativos

Ministra da Defesa anunciou que o reforço da componente fixa do suplemento da condição militar, cujo aumento é de 70 euros, terá retroativos a janeiro de 2023.
Forças Armadas

Lei da Programação Militar: nem dinheiro, nem FA´s

Num tempo em que o voluntariado não cobre sequer as saídas e o nível de efetivos está em mínimos críticos esta LPM não dá respostas a questões de recrutamento, treino e retenção de pessoal qualificado
Ministério da Defesa

Ministra da Defesa: "Não me deixo pressionar"

Helena Carreiras assegurou que não se deixa pressionar sobre o facto de secretário-geral do seu ministério continuar em funções depois de ter sido constituído arguido. "Evitemos julgamentos sumários".
Exército

Exército pede "urgência" no reforço de meios

Chefe do Estado-Maior do Exército sublinha urgência de melhorar o recrutamento e a retenção, de modernizar os sistemas de armas e reforçar a prontidão das forças. "O dia de amanhã é incerto."
Força Aérea

Força Aérea. O duro alerta ao Governo e o recuo

Num memorando enviado à tutela é referido que as funções e tarefas a mais, aliadas à drástica redução de pessoal, levam a uma maior “probabilidade de erro humano”: "Missão está em risco".
Guerra na Ucrânia

Portugal prepara pacote para o inverno na Ucrânia

Portugal está a preparar pacote com vestuário de inverno e geradores para a Ucrânia, informa a ministra de Defesa Nacional. A ministra disse ainda que está "a ponderar a participação" na desminagem.
Defesa

Ascenso Simões não desiludiu

É ineficiente gastar recursos a formar e treinar militares e depois fazer deles polícias ou bombeiros. Com esses recursos formam-se mais polícias e bombeiros, os especialistas nas suas atividades.
Defesa

"É fundamental conhecer a Defesa Nacional"

Helena Carreiras disse que é fundamental os cidadãos, "jovens em particular", conhecerem a Defesa Nacional e salvaguardarem valores constitucionais num mundo que "enfrenta mudanças disruptivas".
Ministério da Defesa

Ministra confirma quase 3 dezenas de inspeções

Inspeções estão relacionadas com "obras públicas e fluxos financeiros". Helena Carreiras sublinha que quer "sensibilizar as pessoas para uma cultura que, antecipe e dificulte as práticas ilícitas".
Noticiário

14h. Defesa tem 30 inspeções em curso

Helena Carreiras considera que as acusações do ex-responsável financeiro Paulo Branco são "calúnias". E ainda, projeto Verão Seguro vai continuar nos próximos anos.
Semáforo Político

Livro "lavar roupa suja" e a "podridão" na Defesa

Amarelo intermitente para os "patos difíceis de depenar", Frederico Pinheiro e Hugo Mendes, e vermelho para o caso Tempestade Perfeita e os figurões que enxameiam a administração pública.
Justiça

Carreiras acusa Paulo Branco de "falsidades"

"Não permitirei que o meu trabalho seja posto em causa". Ministra reagiu às "falsas e inaceitáveis" declarações de Paulo Branco, que diz que a Defesa financiou investigações académicas da governante.
Forças Armadas

Ascenso Simões, as FA estão subfinanciadas

Para as missões atribuídas, para aquilo que se espera dos nossos militares, as Forças Armadas estão subfinanciadas. O que as coloca à beira da inoperância não são as chefias militares, é o socialismo.
Noticiário

11h. Gomes Cravinho rejeita estar debilitado

Gomes Cravinho rejeita estar debilitado com os casos que têm vindo a público no Ministério da Defesa. Papa Francisco pede responsabilidade à Europa para combater crise migratória.
Justiça

Capitão Ferreira apanhado por mensagem no WhatsApp

O Ministério Público considerou que a mensagem trocada entre os três acusados de corrupção no caso "Tempestade Perfeita" mostra que houve "apoio mútuo" entre Capitão Ferreira e Alberto Coelho.
O Bom, o Mau e o Vilão

Mesmo no PS, só Costa acha que está tudo ótimo

A IL (que terá Cotrim nas europeias), António Costa (que ouve o que não quer do próprio PS) e a ministra da Defesa (que acha que está tudo bem) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ministério da Defesa

Forças Armadas: a ministra redutora de capacidades

Estamos no limite dos limites, as Forças Armadas não podem persistir num caminho sem “eixo de progressão”. Haverá alguém competente disponível para a pasta da Defesa? A ministra não cumpre os mínimos.
Ministério da Defesa

Imagem "não fica afetada", diz ministra da Defesa

Helena Carreiras diz que "a imagem do Ministério não fica afetada" com os casos detetados durante o mandato de João Gomes Cravinho e pede — "Não façamos julgamentos sumários na praça pública."
Corrupção

Hospital Belém. Cravinho descarta responsabilidade

O ex-ministro da Defesa respondeu aos procuradores do processo "Tempestade Perfeita", acusando Alberto Coelho de ter cometido erros na gestão do processo do Hospital Militar de Belém.
Partido Chega

João Ribeiro. Chega quer ouvir Helena Carreiras

O Chega quer ouvir Helena Carreias numa audição parlamentar sobre a situação do secretário-geral do Ministério de Defesa. O partido procura entender o porque o deputado se manter em funções.
O Bom, o Mau e o Vilão

Agora, Mário Centeno podia falar aos portugueses

Mário Centeno (que falou sobre o BCE), a ministra da Defesa (que ignora o que se passa na Justiça) e André Pestana (que está a preparar novas greves) são o Bom, o Mau e o Vilão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos