289kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ministério da Defesa

Transportes Públicos

Combatentes sem acesso a transportes gratuitos

680
O Estatuto do Antigo Combatente prevê, entre outras regalias, que os combatentes e viúvos possam viajar de forma gratuita. Os cartões já chegaram, mas ainda não podem ser usados nos transportes.
CPLP

Gomes Cravinho defende atuação conjunta da CPLP

Ministro da Defesa Nacional disse que gostava de ver a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a trabalhar em conjunto em missões militares, mas que tal ainda não é possível.
Moçambique

Portugal espera regresso a Palma até final do ano

O ministro da Defesa crê que, com o apoio de forças formadas através da cooperação portuguesa, "em breve será possível deslocar os grupos terroristas das bases onde estão instalados".
Ministério da Defesa

João Cravinho em Paris para operação Takuba

Portugal participa atualmente com dois militares em funções de Estado-Maior, mas até ao final do ano vai reforçar a sua presença nesta operação com 20 militares de operações especiais.
PSD

PSD quer grupo a acompanhar acordo nas Lajes

O PSD defende que a monitorização do acordo poderá "contribuir de forma mais ativa" para que a relação entre Portugal e os EUA não se mantenha "desequilibrada", apesar do bom entendimento entre ambos.
Ministério da Defesa

Portugueses valorizam o papel das Forças Armadas

De acordo com o ministro," 69% dos interrogados consideram que o mundo será mais perigoso daqui a dez anos", temendo que estes "tenham razão".
Ministério da Defesa

Ministro saúda Força Aérea, o ramo "mais jovem"

Ministro da Defesa saudou a Força Aérea - "o ramo mais jovem das Forças Armadas portuguesas, pela sua origem histórica relativamente recente" e um ramo "aberto à mudança".
Moçambique

UE. Cravinho satisfeito com presidência portuguesa

João Gomes Cravinho considerou que um dos temas que marcará a presidência portuguesa é o desenvolvimento de uma missão de formação militar da União Europeia em Moçambique.
Assalto em Tancos

Tribunal põe o SIS atrás de "Fechaduras"

O homem que denunciou o plano de assalto a Tancos está no estrangeiro, segundo o seu advogado, mas ninguém sabe onde. Arguidos insistem que seja localizado. Helena Fazenda chamada a testemunhar.
João Cravinho

Gomes Cravinho enaltece relevância das Selvagens 

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, destacou esta sexta-feira o investimento feito nas Ilhas Selvagens, na Madeira, sublinhando que a soberania de Portugal sobre a reserva natural ".
Açores

Defesa e Açores procuram solução para dívida

Gomes Cravinho destaca que se trata de uma matéria que se tem vindo a acumular ao longo dos anos e que "não se resolve de um momento para o outro", mas acredita que se chegará à "melhor fórmula".
Forças Armadas

Presidente da AOFA: ministro está "isolado"

O presidente da Associação de Oficiais considerou esta sexta-feira que o ministro da Defesa está "completamente isolado", apoiado apenas pelo atual Chefe de Estado-Maior-General, na reforma às FA.
Ministério da Defesa

Lancha da GNR: silêncio de Cravinho "pouco cortês"

A Associação dos Oficiais da Reserva Naval disse que teria sido "cortês" uma resposta do Ministério da Defesa e que ainda acredita na sensibilidade do Presidente da República.
Ministério da Defesa

Novas tecnologias na área da Defesa são vitais 

"As tecnologias disruptivas emergentes para Defesa são o tabuleiro de xadrez estratégico vital do nosso século e não podemos deixar de ser um jogador líder", frisou João Gomes Cravinho.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
Noticiário

2h. Ministro admite mudanças na reforma das FA 

Ministro da Defesa Nacional admite ajustamentos à reforma das Forças Armadas. De acordo com João Gomes Cravinho a natureza da proposta não vai ser alterada.
Coronavírus

Rui Moreira acusa Governo de discriminar Norte /premium

O autarca do Porto aponta o dedo ao Governo sobre os critérios na vacinação, acusa-o de falta de diálogo e de equidade em relação a Lisboa e reclama ainda mais competências locais.
Europa

Defesa é "motor de crescimento económico"

A indústria de defesa europeia deve ser entendida "como motor do crescimento económico na Europa", argumentou João Gomes Cravinho num seminário sobre Economia de Defesa Europeia.
Afeganistão

Ministro enaltece empenho de militares portugueses

Os 162 militares aterraram esta segunda-feira de manhã no aeroporto de Figo Maduro. "São 4.500 militares que ao longo destes 20 anos prestaram serviço a Portugal no Afeganistão", disse o ministro.
Forças Armadas

Ministro admite ajustamentos na reforma

O ministro da Defesa, João Cravinho, diz que há ainda trabalho a ser feito pela Assembleia da República na reforma das Forças Armadas que vai agora ser discutida na especialidade.
Forças Armadas

Aprovada reforma polémica das Forças Armadas 

Nestas alterações está a concentração de poder no Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Os diplomas serão agora discutidos, na especialidade, na comissão parlamentar de Defesa Nacional.
Ministério da Defesa

Confirmada investigação sobre "fuga de informação"

Está a ser investigada uma suspeita de quebra de segurança relacionada com a auditoria às obras do antigo Hospital Militar de Belém, em Lisboa. O documento estava classificado como confidencial.
Ministério da Defesa

Fuga de auditoria confidencial sob investigação

Gabinete Nacional de Segurança (GNS) está a investigar a suspeita de quebra de segurança relacionada com um documento interno do Ministério da Defesa que foi parar aos jornais.
Forças Armadas

Uma estrutura de forças conjuntas é desarticular

225
Os ramos são os melhores centros de excelência para as capacidades militares que lhes estão atribuídas. Não são matérias que devam ser tratadas por estruturas multidisciplinares como o EMGFA.
Defesa

Forças Armadas: erros e equívocos

120
Num país com problemas sociais, económicos, financeiros, sanitários, não se compreende que se crie um “não problema” sobre a estrutura superior das Forças Armadas.
Forças Armadas

A falta de pudor da “Carta dos 28”

119
Lida e relida a “Carta dos 28” é difícil considerá-la bem argumentada, ou encontrar nela pontos concretos e substantivos”. Dizem querer debate, mas ficam-se pelo recorrente lamento e afirmações vagas.
Assalto em Tancos

Fechaduras está no estrangeiro. Juiz pergunta onde

Polícia não localizou testemunha que denunciou assalto a Tancos antes de ele acontecer. Advogado veio agora dizer que ele está no estrangeiro e pede para não ir a tribunal. Juiz quer saber onde.
Ministério da Defesa

Centro do Atlântico formalizado com 16 países 

A iniciativa, segundo o ministro da Defesa, consiste "uma nova frente de apoio à paz e à estabilidade no oceano Atlântico, que é tão importante para nós e para tantos outros países".
Forças Armadas

AOFA acusa Cravinho de "abrir linhas de guerra"

O presidente da A Associação de Oficiais das Forças Armadas deixa claro: "O senhor ministro está a abrir várias linhas de guerra com que certamente não se irá sair muito bem".
Forças Armadas

Ex-Chefe da CEMGFA responde a ministro da Defesa

224
Gomes Cravinho tinha dito que não se intimidava com "manobras escusas" para "perpetuar a influência" nas Forças Armadas de "agremiações de antigos chefes militares". Luís Araújo já respondeu.
Ministério da Defesa

Ministro critica "manobras" de ex-chefes militares

Para o ministro, “existe, claramente, um conjunto de manobras escusas por parte de uma agremiação de antigos chefes militares para tentarem perpetuar a influência que tinham em relação às Forças Armadas.
Moçambique

Ministros português e moçambicano assinam acordo

Em março, Cravinho revelou que o programa defende uma "resposta multifacetada" à situação no país, e, além da formação de forças especiais, fuzileiros e comandos, inclui outras linhas de cooperação.
Moçambique

Portugal "confortado" com disponibilidade da UE

Gomes Cravinho confirmou que Portugal pode contribuir com militares "até 50% da missão da UE" e saudou a disponibilidade de outros Estados-membros para se juntarem a uma missão de formação.
Ministério da Defesa

Ministro chamado à AR devido à Polícia Marítima

O ministro da Defesa já estava convocado para responder a questões sobre a situação de violência armada em Moçambique e presença militar portuguesa naquele país africano.
Assalto em Tancos

Ex- PGR considerou queixa anónima "superficial" /premium

Denúncia anónima que antevia assalto a Tancos foi considera "vaga" pelo Ministério Público e não foi investigada. O diretor da PJ, Luís Neves, acusa a PJM de ter "armadilhado" a investigação.
Ministério da Defesa

Antigos combatentes recebem em breve o cartão

682
Gomes Cravinho anunciou que o Governo está a trabalhar junto de autarquias para assegurar em pleno o estatuto do antigo combatente e adiantou que em breve os titulares recebem o cartão.
Rússia

Gomes Cravinho: Rússia constitui "uma ameaça"  

359
O ministro da Defesa Nacional considera Rússia como um inimigo dos Estados-membros e acrescenta que o presidente dos EUA “olha para a Europa como o seu melhor amigo”.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM só pensava em recuperar material /premium

Cinco meses e já com 21 arguidos e dezenas de testemunhas ouvidos, Luís Vieira prestou depoimento em tribunal. Afirmou desconhecer identidade do informador e salvou o chefe da Casa Militar de Marcelo.
Europa

Europa tem de estar na vanguarda tecnológica

"Temos de nos assegurar que a Europa está na vanguarda da inovação tecnológica, temos de nos assegurar que tomamos em consideração o impacto das novas tecnologias na defesa e segurança", diz ministro.
Moçambique

Audição do ministro da Defesa sobre Cabo Delgado

O requerimento do CDS para audição do ministro foi aprovado na comissão de Defesa Nacional por unanimidade. O partido considera que o parlamento "não se pode alhear deste grave problema humanitário".
Forças Armadas

Uma reforma contra as Forças Armadas

130
Marginalizando as Chefias dos Ramos da decisão política estratégica, estariam criadas as condições para a concretização de um velho projecto: submeter as Forças Armadas a uma total governamentalização
Comentário

Tancos. "Major Vasco Brazão só agora quis falar"

Julgamento começou em novembro e já falaram outros 20 arguidos. “O Major Brazão tinha pedido para analisar algumas provas do processo”, explica Sónia Simões, jornalista do Observador.
Assalto em Tancos

Major arrependido salva ministro e atira a Belém

Major Vasco Brazão, da PJM, diz-se arrependido por não ter comunicado ao MP recuperação das armas de Tancos. Diz que Azeredo não sabia que falavam com um informador, mas a Casa Militar de Marcelo sim.
Militares

Bandeira nacional para velório de combatentes

485
Os antigos combatentes já podiam ser velados com a bandeira nacional, mas "não era com esta amplitude" e com a facilidade e "proximidade" que passa a existir, face ao envolvimento dos municípios.
Forças Armadas

Forças Armadas. Reforma lenta em busca de consenso

123
A reforma das Forças Armadas está a avançar devagar para que seja garantido o consenso alargado desejado pelo ministro da Defesa Nacional. João Cravinho assumiu intenção de debater tema em março.
PSD

PSD quer ouvir ministro sobre Hospital Militar

Os sociais-democratas querem ouvir no parlamento o ministro João Gomes Cravinho e o ex-diretor geral dos Recursos da Defesa sobre a auditoria feita às obras no antigo Hospital Militar de Belém.
Moçambique

Acordo para treino de tropas assinado em abril

Chegou a Maputo o brigadeiro-general Francisco Duarte, que irá comandar a missão de formação de tropas especiais, prevendo-se o envio de duas equipas avançadas de formadores portugueses em abril.
Moçambique

Moçambique. Militares portugueses partem em abril

Os primeiros elementos do contingente de 60 militares portugueses que vai rumar a Moçambique para dar formação às forças de segurança locais vão partir de Portugal na primeira quinzena de abril.
Ministério da Defesa

Militares vão devolver dinheiro recebido a mais

502
São 481 os militares ao serviço da Autoridade Marítima Nacional e os elementos da Polícia Marítima que terão de devolver dinheiro que receberam a mais devido a um erro de cálculo no salário.
Noticiário

Médicos alemães despedem-se de Portugal

Equipa esteve mais de um mês em Portugal a ajudar com a subida dos internamentos hospitalares. Primeiro-ministro, ministro da Defesa e secretário de Estado da Saúde agradecem solidariedade.
Forças Armadas

Reforma das FA divide Governo e militares

O ministro da Defesa insiste na necessidade de fazer uma reforma nas Forças Armadas, mas a questão não está a ser pacífica com muitos militares a criticar e Ramalho Eanes a fazer reparos.
Alterações Climáticas

Ministro adepto da "Defesa Verde" para baixar CO2

Gomes Cravinho mostrou-se adepto da "Defesa Verde" para reduzir o impacto ambiental das ações militares, que em 2019 foram equivalentes às emissões de CO2 de 14 mil carros.
Forças Armadas

Defesa da reforma da Defesa

São raros os oficiais que aceitam com naturalidade perdas de autonomia. A posse das armas mais poderosas do país dá-lhes condições únicas para manter essa autonomia contra qualquer oposição doméstica.
Resposta Pronta

"Assédio já é punível dentro das Forças Armadas"

Ministério da Defesa anunciou a criação da Unidade de Prevenção de Assédio. Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, considera que a medida é positiva, mas "redundante".
Resposta Pronta

Forças Armadas. Oficiais "perplexos" com anúncio

501
António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, diz-se "surpreendido" com decisão do Ministério da Defesa. "Não tem pés nem cabeça" e "não sabemos como vai funcionar".
Ministério da Defesa

Ministério da Defesa cria Unidade para Assédio 

Unidade terá como missão "acompanhar denúncias de condutas suscetíveis de consubstanciar assédio, violência sexual ou discriminação, quando praticadas" por membros com funções na Defesa Nacional.
União Europeia

Europa "não pode ser 'naive'", diz Gomes Cravinho

Gomes Cravinho diz que os 27 não podem ser inocentes e que não devem "deixar emergir perigosos vazios de poder perto da Europa" e apontou a crise de refugiados de 2016 como o resultado dessas lacunas.
Assalto em Tancos

Tancos. Tribunal procura testemunha-chave

Paulo Lemos, uma das testemunhas principais e que chegou a ser arguido, era para ser ouvido esta segunda-feira, mas o tribunal não o conseguiu notificar. Depoimento de "Fechaduras" foi reagendado.
Forças Armadas

O anunciado reforço das competências do CEMGFA

149
Acentuar, desta forma, a irrelevância das Forças Armadas, é manter a estratégia que tem sido seguida pelo poder político, ao evitar tratar as matérias que verdadeiramente importam.
Defesa

Estrutura Superior das Forças Armadas

709
Parece que a ideia de mudar só pode ter dois fundamentos. O primeiro é o de que se pretende mudar, não para melhor, mas apenas para mudar. O segundo é o de que se pretende mudar porque sim.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho recomenda atenção à China e Rússia

Gomes Cravinho questiona se resposta a “ameaças cibernéticas e híbridas” pode ter o mesmo tratamento que ataques convencionais e a resposta de todos os estados-membros quando um deles é atacado.
Marinha

Navio-Patrulha parte para o Golfo da Guiné

A mais recente embarcação da Armada da República Portuguesa, construída em Viana do Castelo, arranca para um projeto-piloto da UE no Golfo da Guiné, onde ocorrem 95% dos casos de pirataria mundial.
Empresas Públicas

Quem pagou os custos da EMPORDEF?

104
Resultado líquido consolidado: 57,2 milhões de euros negativos; capital próprio consolidado: 73,9 milhões de euros negativos; passivo consolidado: cerca de 827 milhões de euros. Accountability? Zero!
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa é ouvido no parlamento 

O ministro da Defesa deve apresentar uma proposta para alargar as competências do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de forma a comandar toda a atividade militar.
Coronavírus

Dia da Defesa Nacional adiado até 30 de abril 

O Ministério da Defesa decidiu adiar o Dia da Defesa Nacional até ao dia 30 de abril devido à manutenção do estado de emergência e ao confinamento geral do país, imposto por causa do novo coronavírus.
Defesa

Ex-chefes militares contra mais poderes para CEMGF

Governo vai vai apresentar proposta de lei para alterar a estrutura superior de comando das Forças Armadas, mas antigos responsáveis militares estão contra alterações à lei sem reforço de meios.
Ministério da Defesa

Cravinho destaca inversão da descida de miltares

Cravinho destaca a "redução no défice de militares" , elogia o papel do exército no combate à pandemia, desvaloriza o caso de Tancos e diz que a China não é a nova União Soviética.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
Assalto em Tancos

Julgamento de Tancos vai passar para o CNEMA 

Julgamento foi suspenso após casos de Covid. Será retomado a 22 de fevereiro, mas juiz decidiu fazê-lo num sítio mais seguro: uma sala de 638 m2 do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Marinha

Demitiu-se presidente do Arsenal do Alfeite 

José Miguel Antunes Fernandes, demitiu-se por "motivos pessoais". Empresa que administra o Arsenal do Alfeite tem um problema financeiro estrutural grave "há cerca de 10 anos".
Serviço Nacional de Saúde

"Ainda há muita capacidade para apoiar SNS"

O ministro da Defesa Nacional diz existir "muita capacidade ainda não utilizada em termos dos espaços de retaguarda, um pouco por todo o país e nas várias unidades". São 32 novas camas disponíveis.
Ministério da Defesa

Há novas instalações do Balcão Único da Defesa 

O Balcão Único da Defesa é um espaço no qual se podem encontrar serviços destinados aos Antigos Combatentes ou informações sobre o Dia Da Defesa Nacional, entre outras.
Coronavírus

Governo suspende Dia da Defesa Nacional até março

Evolução da pandemia levou o Ministério da Defesa a suspender, de forma preventiva, o início da 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional. Pelo menos até 28 de fevereiro, anunciou.
Vacinas

Militares vacinados na próxima semana

Ministro da Defesa adianta que vacinação para os profissionais de saúde do Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar Covid-19, começa a partir de 4 de janeiro.
República Centro Africana

Ministro da Defesa visita militares na RCA

João Gomes Cravinho encontra-se em visita ao destacamento militar português na República Centro-Africana, que tem a seu cargo uma das missões nacionais externas mais complexas no plano da segurança.
Coronavírus

Defesa: vacinação é determinante para economia

O ministro da Defesa Nacional considera a vacinação um trabalho de "grande complexidade", determinante para normalizar a "vida em sociedade".
Saúde

Reforma do sistema de saúde militar em janeiro

João Gomes Cravinho anuncia intenção de divulgar um despacho em janeiro, com vista à reforma do sistema de saúde militar (SSM) administrada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Forças Armadas

1.435 militares portugueses no estrangeiro em 2021

220
A notícia é avançada pelo próprio ministro da Defesa Nacional, que na semana passada já se tinha mostrado disponível para enviar militares para auxiliar a resolução do conflito em Moçambique.
Resposta Pronta

Cabo Delgado. "Portugal pode ajudar a pacificar"

No dia em que termina a visita do ministro da Defesa a Moçambique, António Pacheco, especialista em Assuntos Africanos, comenta a situação em Cabo Delgado. "O que querem os moçambicanos?", questiona.
Moçambique

Moçambique: Portugal vai formar militares

203
Uma equipa de militares irá dar formação aos soldados moçambicanos, abrangendo as forças de intervenção rápida, forças especiais, fuzileiros e militares da área do controlo aéreo tático.
Assalto em Tancos

Tancos. Acusação daria uma "série da Netflix"

Antigo responsável pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé diz que acusação é uma "ficção" e que nada prometeu a João Paulino, autor confesso do assalto a Tancos, em troca de informações.
Moçambique

Ministro da Defesa inicia visita a Moçambique

A visita de João Gomes Cravinho visa abordar a Cooperação no Domínio da Defesa existente entre os dois países, no âmbito da negociação de um novo Programa-Quadro, a convite do homólogo moçambicano.
Assalto em Tancos

Deputado já respondeu por escrito ao tribunal

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que trocou mensagens com Azeredo Lopes após a recuperação do material de guerra furtado em Tancos, diz que as respostas do ex-ministro não mereceram "censura".
Assalto em Tancos

Tancos. Um disfarce, uma vaca e a pescadinha /premium

Sargento da GNR descreveu como se disfarçaram de técnicos de alarmes para procurar as armas. Comparou os informadores a "vacas" e o juiz avaliou os testemunhos como uma "pescadinha de rabo na boca"
Ministério da Defesa

Defesa assume parceria com África uma prioridade 

O ministro da Defesa afirmou que África terá ao seu dispor os meios necessários para combater a tendência de crescente instabilidade e violência, através de missões e operações militares da UE.
Coronavírus

Task force tem um mês para plano de vacinação

O grupo será coordenado por Francisco Ramos e inclui elementos da DGS, Infarmed e dos ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna e terá um mandato de seis meses.
Assalto em Tancos

Tancos: "Pediram-me para fazer a chamada anónima"

O sargento chefe que trabalhava na PJM contou como foi a uma cabine no Montijo ligar para os colegas a dizer que as armas de Tancos tinham aparecido. Antes, um advogado queixou-se ao juiz da PJ civil.
Assalto em Tancos

Investigador da PJM receou a PJ civil /premium

Arguido major Pinto da Costa diz que foi perseguido por inspetores da PJ civil após a recuperação de armas e que o seu colega de equipa ficou mesmo "aterrorizado". Chegou a filmar a PJ atrás dele.
Assalto em Tancos

Major da PJM admite que mentiu no DCIAP

Depois de o ex-ministro da Defesa, foi a vez de o major da Polícia Judiciária Militar do Porto falar. Pinto da Costa diz que se limitou a cumprir ordens de um coronel que não é arguido no processo.
Assalto em Tancos

Azeredo nega ter sabido de investigação paralela /premium

O ex-ministro da Defesa garante que o ex-diretor da PJM lhe falou apenas do seu desagrado pela investigação estar com a PJ civil. Depois do achamento não estranhou a PJM ter recorrido a um informador.
Assalto em Tancos

Marcelo em Tancos. "Rezava para aquilo acabar" - como aconteceu

O ex-ministro da Defesa. Azeredo Lopes, é o 15.o arguido a falar no Tribunal de Santarém, depois de o major Brazão ter pedido para ser ouvido mais tarde e de outros militares só quererem falar depois.
Assalto em Tancos

Tancos: "É uma mentira rebuscada", diz coronel

Taciano Correia recusa ter aderido a um plano traçado pelo diretor da Polícia Judiciária Militar para recuperar as armas de guerra com uma investigação à revelia da PJ civil.
Assalto em Tancos

Oficial da GNR diz que não sabia de Tancos

Coronel Amândio Marques pediu autorização para militares da GNR de Loulé saírem duas vezes com a PJM para investigar um processo de armas. Diz desconhecer que era Tancos e que foram mais saídas.
Assalto em Tancos

Paulino: o informador da polícia ou o criminoso?

O militar da GNR Bruno Ataíde era amigo de infância de João Paulino, o cérebro do assalto a Tancos, e encontrou-se várias vezes com ele para obter informações. Diz que Paulino nunca assumiu o crime.
Igualdade de Género

Igualdade de género no exército não é tema "menor"

102
Para o ministro da Defesa, a igualdade de género não é um assunto político, mas sim uma questão de direitos humanos que "estão no centro do campo de ação das Forças Armadas".
Coronavírus

Portugal e Egipto debatem cooperação militar

O ministro da Defesa e o seu homólogo egípcio abordaram a parceria e cooperação militares entre os dois países, incluindo as experiências das respetivas Forças Armadas no combate à pandemia.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa calcula poupar 3,5 milhões

137
João Gomes Cravinho explicou que pagando agora uma parcela à brasileira Embraer pelos cinco aviões K-390, em vez de em março de 2021, é possível poupar cerca de 3,5 milhões de euros.
Coronavírus

Defesa: pandemia com custos "acima dos 30 milhões"

A pandemia significou um acréscimo na despesa do Ministério da Defesa "para cima de 30 milhões em compromissos assumidos e inopinados". Há ainda um conjunto de despesas não executadas.
Ministério da Defesa

Ministro destaca trabalho dos assessores de género

151
João Gomes Cravinho defende que se deveria "integrar a perspetiva de género de forma transversal em todas as ações da Defesa Nacional", sendo recentemente obrigatória a formação neste âmbito.
Ministério da Defesa

Ministro aposta na valorização da carreira militar

117
João Gomes Cravinho garantiu que a valorização da carreira militar continua a ser uma prioridade, por ocasião do Dia do Exército, que hoje se assinala.
Coronavírus

Stayaway Covid: não há dificuldades para militares

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, considerou que "não há nenhuma dificuldade" para os militares usarem a aplicação StayAway Covid, mas não o poderão fazer em missões especiais.
Defesa

Portugal e Grécia reforçam cooperação na Defesa

Portugal e Grécia assinaram um acordo bilateral "de cooperação em matéria de Defesa" que inclui a cooperação entre indústrias da área e aborda "um conjunto de preocupações partilhadas" entre países.
Ministério da Defesa

Governo optou por caminho "menos lesivo" com C-295

O ministro da Defesa Nacional salientou esta quarta-feira ter optado pelo caminho "menos lesivo" quando renegociou em 2018 as contrapartidas pela compra de 12 aviões C-295.
Ministério da Defesa

Diretiva sobre linguagem "não estava em condições"

O ministro da Defesa sublinhou que a "Diretiva para a Utilização de Linguagem Não Discriminatória" não foi aprovada por si "nem por nenhum dos secretários de Estado".
Ministério da Defesa

Hospital de Belém: Cravinho admite consequências

O ministro de Defesa Nacional adiantou no parlamento que pediu à Inspeção-geral de Defesa Nacional uma auditoria à derrapagem do custo da requalificação do antigo Hospital Militar de Belém.
Ministério da Defesa

Defesa anula diretiva sobre "linguagem inclusiva" 

696
Ministro da Defesa desdramatizou diretiva dirigida às Forças Armadas. Militares contestaram e agora o mesmo ministro assinou despacho a recuar por ideia "não evidenciar estado de maturação adequado".
Forças Armadas

Cravinho relativiza linguagem de igualdade

156
O ministro da Defesa afirma que o uso da linguagem para a igualdade de género "não tem relevância nenhuma" e que o trabalho que está a ser feito é "que é verdadeiramente importante".
Ministério da Defesa

Linguagem inclusiva? Militares querem manifestação

3969
Diretiva enviada aos três ramos das Forças Armadas recomenda que se dê a volta a todos os termos que tenham género. Militares chocados com as prioridades do Governo ameaçam com uma manifestação.
Força Aérea

Militares da Marinha e Força Aérea condecorados

O ministro da Defesa Nacional lembrou o "papel exemplar e decisivo no combate à pandemia" da Marinha e o "trabalho indispensável e imprescindível" da Força Aérea.
Ministério da Defesa

Governo defende estudo sobre aeroporto no Centro

Gomes Cravinho referiu que deve existir um estudo entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Infraestruturas e da Habitação "para olhar para aquilo que é possível para Monte Real".
Ministério da Defesa

Portugal e Angola retomam atividades de Defesa

Portugal e Angola admitem retomar "atividades de assessoria técnico-militar e de formação temporariamente suspensas por força da pandemia" de Covid-19.
Incêndios

Drones em normalidade "daqui a uns dias"

Em causa está o anúncio da Força Aérea em suspender as operações com os seus "drones" até à conclusão da investigação à aterragem forçada de um destes aparelhos no passado dia 5 de setembro.
Ministério da Defesa

Compra de aviões: parlamento quer ouvir Cravinho

O parlamento aprovou requerimentos de PSD e BE para uma audição do ministro da Defesa, com urgência e em reunião extraordinária, sobre prejuízos na compra de 12 aviões C-295.
Ministério da Defesa

63 mil jovens participam no Dia da Defesa Nacional

O Dia da Defesa Nacional, que decorre em datas diversas conforme os concelhos e as instalações militares ,tinha sido suspenso em virtude da pandemia. Os jovens de Arouca foram dispensados.
Armamento

Ministro: UE a favor de armar países terceiros

O ministro da Defesa Nacional admitiu haver "uma grande maioria" de países a favor de que a UE forneça armas a países terceiros, além do apoio já prestado em equipamento e formação militar.
Ministério da Defesa

TdC chumba compra de equipamento militar

396
O Tribunal de Contas recusou o visto a dois contratos da defesa para compra de material militar de combate por considera que violam princípio da concorrência e procedimentos dos contratos públicos.
Mali

Governo. Militares portugueses no Mali "estão bem"

O ministro da Defesa Nacional assegurou que os 74 militares portugueses deslocados no Mali "estão todos bem", apesar da crise naquele país africano.
PSD

PSD pede audição urgente a ministro da Defesa

O PSD requereu uma audição urgente do ministro da Defesa Nacional no parlamento, na sequência de notícias relacionadas com a compra de drones e com o custo das obras do Hospital Militar de Belém.
Ministério da Defesa

Renovar Hospital Militar custou três vezes mais

5184
A despesa inicialmente prevista para a recuperação do Hospital Militar de Belém para reforçar o SNS em tempo de pandemia derrapou de forma significativa e Defesa não explica razões.
Governo

Aviões C-295. Governo correu atrás do prejuízo

"Fizemos, em final de 2018, a melhor negociação possível para o Estado português nas circunstâncias e as circunstâncias não eram favoráveis", lamentou João Gomes Cravinho.
Ministério da Defesa

Governo não pode tratar militares sem riscos

159
As Associações Profissionais de Militares avisaram o Governo que não pode tratar esta classe "sem olhar aos riscos que correm e às restrições e deveres a que estão sujeitos".
João Cravinho

Defesa. Portugal e Alemanha em sintonia

João Gomes Cravinho sublinhou esta quinta-feira, depois de uma reunião com a homóloga alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, que os dois países estão em sintonia e que "não há nenhuma divergência".
Coronavírus

Ministro não revela custos na Defesa 

Por duas vezes, a deputada do PSD Ana Miguel Santos questionou diretamente João Cravinho sobre de onde "vêm as verbas para [os militares] fazerem face à Covid-19". Ministrou evitou dar pormenores.
Afeganistão

"Alguns" militares no Afeganistão voltam este ano

"Alguns" dos militares portugueses em missão no Afeganistão podem regressar "ainda este ano", admitiu o ministro da Defesa Nacional. Restantes deverão regressar em "inícios de 2021".
Defesa

Governo muda direção do Arsenal do Alfeite

211
Os ministérios das Finanças e da Defesa Nacional anunciaram que vão indicar novos conselhos de administração do Arsenal do Alfeite e da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais (idD).
Praia

Ministro deseja "pouco trabalho" aos socorristas

O ministro da Defesa desejou "bom trabalho, mas pouco trabalho" aos elementos do ISN que vão ajudar a vigiar as praias durante o verão e fez um apelo ao civismo dos portugueses.
Coronavírus

ASPPM critica Secretário de Estado da Defesa

450
Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima pede demissão do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa pela posição sobre utilização de fuzileiros como agentes desta força de segurança nas praias
Coronavírus

Ministro. "Hospitais de campanha não pagam taxas"

Ministro da Defesa afirmou que os hospitais de campanha das Forças Armadas estão excluídos do pagamento de taxas associadas ao seu registo uma vez que não são prestados cuidados médicos.
Ministério da Defesa

Governo quer criar reserva para ter mais militares

499
Despacho assinado pelo primeiro-ministro esta semana dá conta de dois tipos de reserva: uma para quem cumpriu serviço militar e outra para todos os portugueses entre os 18 e os 35 anos.
Coronavírus

Defesa saúda "atenção" da NATO em África

Gomes Cravinho saudou as propostas para um "maior envolvimento" da NATO, nos planos logístico e financeiro, e a necessidade de "preservar as [suas] missões fundamentais" e "operações em curso".
Defesa

Ministro quer desconstruir imagem tradicional

1613
O ministro da Defesa quer desconstruir a "imagem tradicionalmente masculina" associada à Defesa Nacional e fomentar a igualdade através de um conjunto de 30 medidas a aplicar até 2021.
Ministério da Defesa

Paulo Lourenço assume Política de Defesa

Paulo Lourenço foi chefe de gabinete do ministro da Defesa e antes foi adjunto de Paulo Portas como ministro da Defesa, e de mais dois ministros do PS, Luís Amado e Augusto Santos Silva
Força Aérea

Ministro da Defesa visita fábrica de aviões

João Gomes Cravinho vai acompanhar a montagem dos 5 aviões KC-390 Millenium adquiridos para a Força Aérea Portuguesa, que representam um investimento de 827 milhões de euros.
Iraque

Ministro: militares deverão ficar no Iraque

140
Ministro da Defesa afirmou que “as principais missões continuarão todas", destacando a continuidade na República Centro-Africana, Afeganistão e Iraque, que atravessa uma situação de imprevisibilidade.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo nada fez porque PGR já sabia

841
O ex-ministro da Defesa foi interrogado durante todo o dia no Tribunal do Monsanto. Recusa ter sabido da operação antes da recuperação das armas e diz que ficou à espera de Joana Marques Vidal.
Força Aérea

Montijo. Saída da Força Aérea custa 100 milhões

335
Ministro da Defesa Nacional estima que a saída da Força Aérea da base do Montijo custará cerca de 100 milhões de euros, implicando transferência de helicópteros e aviões de treino para outras bases.
Forças Armadas

Cravinho: Forças Armadas sem "movimentos Zero"

O ministro da Defesa Nacional garantiu que movimentos conhecidos por "se esconderem atrás do anonimato não correspondem à forma de ser dos militares" e garantiu que são "praticamente inexistentes".
Ministério da Defesa

Mali. Ministro da Defesa visita tropas portuguesas

João Gomes Cravinho visita este domingo os militares portugueses destacados no Mali em missões da União Europeia e da ONU. O ministro português reúne-se ainda com o ministro da Defesa do Mali.
Médio Oriente

"É mais positivo falar do que combater"

O ministro da defesa, João Gomes Cravinho, reagiu ao discurso de Donald Trump dizendo que "é mais positivo falar do que combater".
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
João Cravinho

Ministro garante "apoio à família militar"

O ministro da Defesa Nacional garantiu que o Instituto de Apoio das Forças Armadas "continuará a sua missão de apoio à família militar", apontando que encara 2020 com otimismo.
Iraque

Ministro: militares no Iraque estão salvaguardados

O ministro da Defesa Nacional garante que os 35 militares portugueses destacados no Iraque estão salvaguardados e espera que a formação possa ser retomada "dentro das próximas semanas".
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo

"Estou tranquilo, como sempre estive", garantiu o ex-ministro da Defesa em relação ao início da instrução do processo de Tancos. Azeredo Lopes vai ser ouvido a 3 de fevereiro.
Tráfico de Droga

Governo quer reforçar combate à droga no Atlântico

A "criatividade nova por parte de traficantes de drogas" no Oceano Atlântico deve ser combatida com reforço de medidas por parte de Portugal e São Tomé e Príncipe, defendeu o ministro da Defesa.
NATO

NATO deve responder em harmonia com Europa

O ministro da Defesa Nacional defende que a NATO tem de responder às ameaças convencionais, assimétricas, híbridas e ciber, e ser capaz de aproveitar a identidade europeia de defesa.
Ministério da Defesa

Ministro compara atualidade às raízes da ditadura 

"É nestes anos de profunda conturbação política e desestruturação social que estão as raízes da ditadura portuguesa", disse Gomes Cravinho à margem da abertura do 28.º Colóquio de História Militar.
Forças Armadas

Ministro pede "gestão exemplar" às Forças Armadas

163
"Exige-se de todos um comportamento moral e ético irrepreensível na gestão dos recursos públicos", afirmou João Gomes Cravinho. O ministro prometeu ainda trabalhar "de forma próxima" com os militares.
Ministério da Defesa

Governo salienta papel da Defesa na economia

O setor da indústria de Defesa "já representa uma grande fatia, uma fatia muito significativa da nossa exportação”, afirmou o ministro da Defesa Nacional.
Forças Armadas

AOFA desconfia de promessa do ministro da Defesa

111
"Aquilo que o senhor ministro ontem disse nós vemos com enormíssima desconfiança", afirmou o presidente da AOFA, referindo-se aos incentivos ao recrutamento prometidos pelo ministro da Defesa.
Forças Armadas

Ministro da Defesa garante regularização da dívida

Dívidas são "fruto de um sistema mal desenhado e, convenhamos, de uma gestão que não tem sido a melhor no IASFA", disse o ministro da Defesa Nacional.
Ministério da Defesa

Cravinho. Temos 26 mil militares, precisamos de 30

322
Em entrevista à TSF, Gomes Cravinho lamenta os baixos salários nas Forças Armadas e a situação contratual dos militares. O ministro revela, ainda, que Portugal vai liderar uma missão militar na UE.
Exército

Militares. Dívida na saúde ascende a 95 milhões

211
Dívida tem aumentado de forma crónica nos últimos anos. Tutelas das Finanças, Defesa e Instituto de Ação Social das Forças Armadas estão a trabalhar em conjunto para um pagamento a prestações.
Brasil

Brasil. Cortes na Defesa obrigam a mudar planos

O ministro da Defesa do Brasil disse, em Lisboa, que os cortes no orçamento do próximo ano implicam uma adequação do planeamento estratégico, incluindo as despesas das forças armadas.
Ministério da Defesa

Força Aérea. Governo compra 5 aviões KC-390

146
Portugal é o primeiro país da Europa a adquirir estes aviões. KC-390 visam substituir a frota de C-130, "que está no limite da sua utilizabilidade". Primeiro destes aviões chega em 2023.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho alvo de queixa-crime de militares

1201
Em causa estão declarações do ministro no Parlamento em que pôs em causa o futuro do Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Militares falam em "facto inverídico ofensivo da credibilidade".
Ministério da Defesa

Governo vai fiscalizar contratos de aviões KC-390

143
A missão ficará a cabo do ministro da Defesa, Gomes Cravinho. Pagamentos vão até 2030 e o primeiro, de 32,2 milhões de euros, será feito ainda este ano. Total vai ascender a 827 milhões de euros.
Ministério da Defesa

Ministério da Defesa lança portal de recrutamento

331
Gomes Cravinho afirma esperar que se confirme, em 2019, a quebra da tendência registada desde 2012 para menos pessoas se candidatarem à carreira militar. Portal é uma "ferramenta urgente".
Ministério da Defesa

Ministro admite ajuda dos militares na greve

120
Sem nunca avançar com números nem condições concretas para a participação dos militares, João Gomes Cravinho afirmou que as forças armadas têm “suficientes motoristas” para transporte de combustível.
Ministério da Defesa

Turismo militar é nova aposta do Governo

399
Programa "Turismo Militar" inclui mais de 200 castelos, fortalezas e faróis. Gomes Cravinho diz que "História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal". Objetivo é dinamizar o país.
A página está a demorar muito tempo.