Ministério da Defesa
Ministério da Defesa

Ministro compara atualidade às raízes da ditadura 

"É nestes anos de profunda conturbação política e desestruturação social que estão as raízes da ditadura portuguesa", disse Gomes Cravinho à margem da abertura do 28.º Colóquio de História Militar.
Forças Armadas

Ministro pede "gestão exemplar" às Forças Armadas

163
"Exige-se de todos um comportamento moral e ético irrepreensível na gestão dos recursos públicos", afirmou João Gomes Cravinho. O ministro prometeu ainda trabalhar "de forma próxima" com os militares.
Ministério da Defesa

Governo salienta papel da Defesa na economia

O setor da indústria de Defesa "já representa uma grande fatia, uma fatia muito significativa da nossa exportação”, afirmou o ministro da Defesa Nacional.
Forças Armadas

AOFA desconfia de promessa do ministro da Defesa

111
"Aquilo que o senhor ministro ontem disse nós vemos com enormíssima desconfiança", afirmou o presidente da AOFA, referindo-se aos incentivos ao recrutamento prometidos pelo ministro da Defesa.
Forças Armadas

Ministro da Defesa garante regularização da dívida

Dívidas são "fruto de um sistema mal desenhado e, convenhamos, de uma gestão que não tem sido a melhor no IASFA", disse o ministro da Defesa Nacional.
Assalto em Tancos

Tancos. PS disponível para nova comissão - como aconteceu

126
Acusação do MP abriu campanha eleitoral. PSD quer esclarecer se, afinal, o primeiro-ministro António Costa sabia, ou não, que a PJM estava a investigar o furto e que encenou a recuperação das armas.
Ministério da Defesa

Cravinho. Temos 26 mil militares, precisamos de 30

322
Em entrevista à TSF, Gomes Cravinho lamenta os baixos salários nas Forças Armadas e a situação contratual dos militares. O ministro revela, ainda, que Portugal vai liderar uma missão militar na UE.
Exército

Militares. Dívida na saúde ascende a 95 milhões

211
Dívida tem aumentado de forma crónica nos últimos anos. Tutelas das Finanças, Defesa e Instituto de Ação Social das Forças Armadas estão a trabalhar em conjunto para um pagamento a prestações.
Brasil

Brasil. Cortes na Defesa obrigam a mudar planos

O ministro da Defesa do Brasil disse, em Lisboa, que os cortes no orçamento do próximo ano implicam uma adequação do planeamento estratégico, incluindo as despesas das forças armadas.
Ministério da Defesa

Força Aérea. Governo compra 5 aviões KC-390

146
Portugal é o primeiro país da Europa a adquirir estes aviões. KC-390 visam substituir a frota de C-130, "que está no limite da sua utilizabilidade". Primeiro destes aviões chega em 2023.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho alvo de queixa-crime de militares

1201
Em causa estão declarações do ministro no Parlamento em que pôs em causa o futuro do Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Militares falam em "facto inverídico ofensivo da credibilidade".
Ministério da Defesa

Governo vai fiscalizar contratos de aviões KC-390

143
A missão ficará a cabo do ministro da Defesa, Gomes Cravinho. Pagamentos vão até 2030 e o primeiro, de 32,2 milhões de euros, será feito ainda este ano. Total vai ascender a 827 milhões de euros.
Ministério da Defesa

Ministério da Defesa lança portal de recrutamento

331
Gomes Cravinho afirma esperar que se confirme, em 2019, a quebra da tendência registada desde 2012 para menos pessoas se candidatarem à carreira militar. Portal é uma "ferramenta urgente".
Ministério da Defesa

Ministro admite ajuda dos militares na greve

120
Sem nunca avançar com números nem condições concretas para a participação dos militares, João Gomes Cravinho afirmou que as forças armadas têm “suficientes motoristas” para transporte de combustível.
Ministério da Defesa

Turismo militar é nova aposta do Governo

399
Programa "Turismo Militar" inclui mais de 200 castelos, fortalezas e faróis. Gomes Cravinho diz que "História militar é uma outra forma de falar da História de Portugal". Objetivo é dinamizar o país.
Ministério da Defesa

Novo Campus da Defesa pronto em 4 a 5 anos

242
O novo Campus da Defesa, na Ajuda, em Lisboa, vai ser um projeto "financeiramente neutro", garante o ministro da Defesa. Objetivo é concentrar todos os serviços do ministério no mesmo local.
Ministério da Defesa

A reacção do MDN à entrevista do CEMGFA

1713
Diplomata Cravinho, V. mercê é uma vergonha. Por certo conhece a lastimável frase de antigo e já desaparecido maioral do PS para um humilde guarda da PSP que apenas cumpria o seu dever. Aplica-se a si
Relações Internacionais

Europa deve reforçar a segurança, diz ministro

O ministro da Defesa considerou que existe uma “consciência crescente que tem vindo a desenvolver-se ao longo de alguns anos de que a Europa tem de fazer mais pela sua própria segurança e defesa”.
Presidente Marcelo

Tancos. Marcelo diz que MP deve saber tudo

O Ministério Público deve saber tudo sobre o caso de Tancos "doa a quem doer". Foi o chefe do Executivo que o disse este sábado, depois de serem conhecidos mais dois arguidos no processo.
Ministério da Defesa

Portugal ajuda Marrocos a operar submarinos 

141
Gomes Cravinho diz que ambos os países têm uma relação muito antiga e que há ganhos para ambas as partes. Ajuda passa por permitir a Marrocos fazer exercícios a bordo de submarinos portugueses.
Forças Armadas

Portugal e Croácia aumentam cooperação na defesa

Acordo assinado no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, marca o início de um "novo momento de cooperação, de relacionamento mais intenso entre Portugal e a Croácia", diz o ministro da Defesa.
República Centro Africana

RCA: Portugal transfere comando de missão europeia

A cerimónia de transferência de comando decorreu em Bangui e contou com a presença do ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho. A liderança passa para o general francês Eric Peltier.
Ministério da Defesa

Gomes Cravinho garante apoio a militar luso ferido

O ministro da Defesa diz que o soldado está a trabalhar na recuperação física e garante que vai receber indemnizações. Gomes Cravinho diz também que é importante garantir emprego para o militar.
Ministério da Defesa

IDN. Ministro quer mais capacidade de investigação

O ministro defendeu que é "urgente desenvolver uma Estratégia Nacional de Ciberdefesa, que oriente politicamente as diferentes iniciativas operacionais já em curso" .
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes constituído arguido

1944
O ex-ministro da Defesa foi constituído arguido como co-autor dos crimes de denegação de justiça e de prevaricação. Já reagiu: "Absolutamente inexplicável. Nada fiz de ilegal ou incorreto".
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa homenageia Salgueiro Maia

“É uma honra estar aqui neste dia de homenagem ao Salgueiro Maia. Salgueiro Maia representou o que de melhor temos entre nós, portugueses”, disse o ministro da Defesa.
Ministério da Defesa

Cravinho vai comprar 6 navios-patrulha

João Cravinho anunciou que vai começar a trabalhar nos contratos e na adjudicação de seis navios-patrulha oceânicos, uma vez que a lei de programação militar já foi publicada.
Ministério da Defesa

Tensão EUA-Irão preocupa Gomes Cravinho

Gomes Cravinho mostra-se preocupado pelo aumento de tensão entre Estados Unidos e Irão. Guterres já tinha afirmado que o mundo "não pode suportar uma confrontação no Golfo".
Assalto em Tancos

Tancos. PJM não sofrerá "ajustes", diz ministro

Gomes Cravinho defende que as instituições devem ser estáveis e diz que a PJM não deve ser confundida com o assalto. Para o ministro, cabe apenas ao Governo retirar conclusões do relatório final.
Marinha Portuguesa

Marinha. Portugal organiza o maior exercício naval

117
O exercício envolve as Marinhas de França, Itália, Portugal e Espanha. As nações assumiram um compromisso de segurança marítima. O exercício começou esta segunda-feira e dura até dia 28 de junho.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa quer reforçar papel da IGDN

A IGDN é para Gomes Cravinho "um mecanismo fundamental" para identificar problemas na defesa nacional. O ministro da Defesa quer ainda articular a IGDN com ramos das Forças Armadas.
Incêndios

Incêndios. De 60, há 33 meios aéreos disponíveis 

João Gomes Cravinho diz que nunca Portugal teve tantos meios aéreos para o combate aos fogos. Faltam no entanto três helicópteros ligeiros do Estado e 35 aviões adicionais alugados este ano.
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Ministério da Defesa

Lisboa. Espaço aéreo alvo de reorganização

A medida visa aumentar a capacidade aérea da Área Terminal de Lisboa para até 72 movimentos por hora. O projeto, que deve ser entregue até outubro, terá de conciliar a utilização civil e a militar.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa defende Marinha bem equipada

766
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, realçou a importância do mar para Portugal ao longo dos séculos, defendendo que o país precisa de uma Marinha "bem equipada" face à atualidade.
PSD

PSD pede audição com ministro da Defesa

Apenas uma parte dos meios aéreos do dispositivo de combate a fogos está operacional. Deveriam estar operacionais 38 aeronaves. Cravinho diz que todas as naves estarão disponíveis na fase crítica.
Assalto em Tancos

O que Azeredo (não) sabia e o que não faz sentido /premium

Encenação ou "modus operandi"? Investigação paralela ou “ao arrepio do MP”? E Costa sabia? O que Azeredo Lopes explicou à comissão de inquérito sobre o caso Tancos — e o muito que ficou por perceber.
Ministério da Defesa

Portugal não quer exército europeu, diz ministro 

471
Cravinho afirmou que quer cooperar com outras forças armadas próximas das portuguesas, mas não no sentido de um exército europeu. Cravinho afirmou que Portugal deve promover a "interoperabilidade".
Militares

Ministro "empurra" tempo de serviço para Marcelo

O diploma que estabelece a contagem do tempo de serviço dos militares prevê a recuperação de 70% do mesmo. "Neste momento a palavra está com o Presidente da República", disse Gomes Cravinho.
Ministério da Defesa

Capitão Ferreira é o novo presidente da Empordef 

Marco Capitão Ferreira é professor auxiliar na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e substitui João Pedro Martins, que saiu "a seu pedido". O jurista iniciou esta segunda-feira funções.
Património

Lançado concurso para o Paço Real de Caxias

O Paço, classificado como Imóvel de Interesse Público em 1953, foi construído em meados do século XVIII. Serviu de casa de férias para a família real e acolheu serviços do Ministério da Defesa.
Hackers

Piratas informáticos atacaram Forças Armadas

O ataque informático terá acontecido em novembro de 2018. Os piratas acederam a 3,5Gb de informação de emails da rede informática onde não circula informação classificada, garante o EMGFA.
Ministério da Defesa

Mais seis mil militares nos próximos cinco anos

792
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou esperar que o número de efetivos nas Forças Armadas aumente dos atuais 26 mil para 32 mil nos próximos cinco anos.
Assalto em Tancos

"Pediram-me para destruir os documentos"

O tenente-general António Martins Pereira garante que o memorando do diretor Luís Vieira e do porta-voz da PJM não falava em qualquer operação ilegal. Mas que ambos pareciam "apavorados".
Ministério da Defesa

Finanças determinam descongelamento de carreiras 

Segundo Gomes Cravinho, o Governo está numa situação em que oferece "aquilo que é possível". O ministro frisou que o descongelamento foi prometido e cumprido.
Assalto em Tancos

Tancos. Como a PJM fez uma investigação ilegal

108
Vasco Brazão contou como andou por Tomar, Santa Margarida e Algarve a investigar sem o Ministério Público e a PJ saberem. Tinha o aval do diretor da PJM, fundamentado num parecer de um ex-ministro.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão: "Não me calarão, contarei tudo"

Major assume que foi um erro não falar da operação montada ao Ministério Público. E que logo após a recuperação das armas, ministro da Defesa foi informado da operação que encenaram. E nada fez.
NATO

Portugal consagra 1,66% à Defesa até 2024

109
Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024. Segundo dados da NATO, em 2017 Portugal destinou 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB.
Ministério da Defesa

Defesa anuncia cooperação militar na CPLP

Processo de negociação com os oito parceiros de língua portuguesa já começou. Ministro da Defesa explica que a proposta partiu de Portugal.
CPLP

Cravinho propõe formação de militares da CPLP

O ministro da Defesa disse que a formação de militares da CPLP será para missões de paz, sugerindo também a "criação de oportunidades de trabalho conjunto" para os 9 países-membros.
Forças Armadas

Defesa. Creches em quartéis para atrair mulheres

1699
Governo quer tornar a vida militar mais atrativa para quem tem família. Para isso, uma das medidas propostas passa pela criação, até 2021, de creches nas unidades militares.
Brasil

Brasil. Ministro rejeita intervenção na Venezuela

O ministro da Defesa brasileiro afirmou que o seu país" está a procurar uma solução pacífica e rápida para a crise na Venezuela", rejeitando uma possível intervenção militar.
Rússia

Venezuela. Aviões russos aterram com 99 militares

1319
O primeiro avião que aterrou em Caracas transportava o responsável pela defesa da Rússia e 99 militares. Pouco minutos depois, chegou um avião de carga com 35 toneladas de material.
República Centro Africana

RCA. Marcelo orgulhoso do desempenho dos militares

Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com o ministro da Defesa, recebeu os militares portugueses que estiveram em missão na RCA. Os dois manifestaram-se orgulhosos e elogiaram a coragem do exército.
Aviação

Aviões. Compra de KC-39 em fase "pré-final"

O ministro da Defesa Nacional adiantou na comissão parlamentar que "ainda não há acordo" sobre a compra dos aviões, mas que o Governo não irá "para além do que está estabelecido em termos de custos ".
Ministério da Defesa

Ministro contra serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho não está convencido de que essa seja a solução para questões relacionadas com os efetivos das Forças Armadas.
Ministério da Defesa

Tancos. "Clima de desconfiança" foi ultrapassado

João Gomes Cravinho apontou a restauração de um contexto de tranquilidade nas Forças Armadas como o primeiro desafio do seu mandato depois da demissão de Azeredo Lopes.
Ministério da Defesa

Não há plano para retirar portugueses da Venezuela

Ministro da Defesa não vê necessidade em criar plano operacional para retirar portugueses da Venezuela. Pelo contrário, espera que haja condições para continuar a viver no país.
Incêndios

Força Aérea. Novos helis não combatem incêndios

Os 2 novos helicópteros da Força Aérea "não fazem parte" do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais apesar poderem ser utilizados em "situações de emergência", afirmou o ministro da Defesa
Ministério da Defesa

Presidente do Instituto da Ação Social substituído

156
Tenente-general Vicente Serafino será o novo presidente do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), substituindo no cargo o tenente-general Rui Xavier Matias, anunciou Ministério da Defesa
Ministério da Defesa

F-16. Defesa quer "caças" de última geração /premium

3127
Vida útil dos míticos F-16 tem os dias contados. Militares temem que Portugal perca posição relevante que conquistou na aviação de combate. Ao Observador, o Ministério da Defesa admite novos voos.
Assalto em Tancos

Sistema não funcionava, mas cassete era trocada

894
O coronel Sousa Pires reiterou esta quarta-feira o que foi parodiado por Ricardo Araújo Pereira. Em Tancos, durante anos, trocou-se cassete de sistema de videovigilância que não funcionava.
Ministério da Defesa

Ministro assinala laços de cooperação com França

Portugal participa na missão militar da ONU de estabilização da República Centro Africana depois de um pedido da França, que ativou a cláusula de "assistência mútua" após os atentados em 2015.
Ministério da Defesa

Ciberdefesa. Portugal terá "capacidade superior"

O ministro da Defesa Nacional afirma que os recursos humanos irão aumentar através da formação de militares e da contratação de civis para "evitar escalada de ameaças".
Marinha

Marinha exonera comandantes

As praxes polémicas na Escola Naval poderão estar na origem das duas exonerações. Ainda assim, a Marinha não confirma nem desmente, afirmando que se trata de "movimentos administrativos internos".
Ministério da Defesa

Salário mínimo dos militares sobe para 635 euros

1354
Medida visa atrair mais jovens para as fileiras. João Gomes Cravinho espera impacto significativo no recrutamento nos três ramos das Forças Armadas, que enfrentam tendência decrescente nos efetivos.
Singapura

Singapura reduz intensidade do treino militar

O jovem morreu ao tentar reparar uma metralhadora de um pequeno tanque, durante um exercício na Nova Zelândia. O serviço militar é obrigatório no país asiático.
Ministério da Defesa

Ministro espera acordo com Embraer em 2/3 meses

As negociações com a Embraer chegaram a um impasse e, se a empresa não baixar o preço, o Estado admite procurar alternativas. O valor previsto para a compra é 827 milhões de euros em 12 anos.
Ministério da Defesa

Defesa quer aproximar Forças Armadas e sociedade

O ministro da Defesa afirma que a "ligação" das Forças Armadas e da Defesa à sociedade é "um desafio permanente" e, por isso, defende que "compete a todos" uma aproximação.
Assalto em Tancos

Tancos. Comandante soube de furto "pelas notícias"

Coronel que comandava uma das unidades que garantia segurança aos paióis revelou que exoneração dos cinco coronéis serviu "estratégia de comunicação" de antigo chefe do Exército.
Forças Armadas

Conselho de Ministros aprova Unidade Militar 

782
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que visa a formação de sargentos nos 3 quadros das Forças Armadas e da GNR, o diploma prevê cooperação entre os ramos.
Forças Armadas

Dívidas ameaçam Hospital Militar

2339
O Sistema de Saúde Militar tem dívidas acumuladas que, só no caso do Hospital das Forças Armadas, soma mais de 17 milhões de euros de pagamentos em falta. Estudo propõe novo modelo de financiamento.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro diz que MP cumpre o seu papel

A Polícia Judiciária deteve, na segunda-feira, oito pessoas e realizou dezenas de buscas na zona Centro e Sul do país no âmbito do caso Tancos, por suspeitas de crimes de associação criminosa e furto.
Secretas

MIlitares e Secretas assinam acordo de cooperação

A iniciativa de Graça Mira Gomes e do almirante Silva Ribeiro, representa um importante passo para formalização da colaboração na partilha de informações entre o CEMGFA e o SIRP.
Ministério da Defesa

Defesa aprova forças nacionais para 2019

O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se esta segunda-feira e aprovou as forças nacionais destacadas para 2019. Esta foi a reunião de estreia para o ministro da Defesa, João Cravinho.
Ministério da Defesa

CEMGFA. Missão na RCA é "a mais difícil de todas"

1393
Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas afirmou que a missão dos militares portugueses na República Centro-Africana "é a mais difícil" de todas e admitiu "preocupação".
Ministério da Defesa

Defesa estuda cooperação com São Tomé 

O ministro português da Defesa abriu a porta ao reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe na área militar, manifestando-se disponível para mais diálogo.
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
Ministério da Defesa

Ministro propõe mais debate e conhecimento das FA

O ministro da Defesa Nacional defendeu, não só os portugueses devem ir ao encontro das Forças Armadas mas também as Forças Armadas devem "dar-se a conhecer".
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Ministério da Defesa

Montijo. Saída da Força Aérea custa “200 milhões"

380
Ministro da Defesa avança “valor indicativo” para transferir os helicópteros EH101 e os aviões de carga da Força Aérea para Beja e Sintra. Operação pode demorar três anos.
Ministério da Defesa

Governo pode unir tecnologia militar a fins civis

O ministro da Defesa salientou a possibilidade de "uma aliança" entre necessidades militares, empresas e o sistema nacional de investigação para desenvolver produtos com "fins civis".
Exército

Exército admite sargentos a curso com negativa

278
Cerca de 10% dos candidatos ao curso de sargentos para o quadro permanente do ramo entrou com nota negativa por falta de militares para preencher as vagas disponíveis.
Ministério da Defesa

João Cravinho tem confiança em Paulo Lourenço

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, manifesta "plena confiança" em Paulo Lourenço, alegadamente investigado devido a suspeitas de utilização indevida de dinheiros públicos, afirmou o ministro.
Ministério da Defesa

Defesa. Chefe de gabinete do ministro investigado

2756
Paulo Lourenço, chefe de gabinete do ministro da Defesa, é investigado num caso que envolve 3 milhões de euros não contabilizados em conta bancária do consulado de São Paulo. Paulo Lourenço nega tudo.
Assalto em Tancos

Ministro sem "receio" sobre segurança dos paióis

O ministro da Defesa Nacional escusou-se, contudo, a comentar o facto de este problema não ter sido ainda esclarecido pelas investigações.
Ministério da Defesa

Ministro diz que a Marinha "faz milagres"

O ministro da Defesa Nacional visitou Base Nacional de Lisboa e referiu que a Marinha Portuguesa "faz milagres" com os recursos que tem disponíveis, avançando que esta área vai receber novos navios.
Ministério da Defesa

Tancos. Militares "não têm problema de inventário"

128
Numa audição sobre as Grandes Opções do Plano e sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano, o debate arrancou com foco no caso de Tancos.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa visita o Exército esta semana

O ministro da Defesa Nacional visita na quarta-feira a Marinha e na sexta-feira o Exército, visando inteirar-se das medidas de segurança e vigilância adotadas na sequência do furto de Tancos.
Finanças

Dívida de 90 milhões de euros na saúde militar

300
O sistema de saúde dos militares das Forças Armadas vai ter uma dívida de 90 milhões de euros no final deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% face a 2017.
Defesa

RCA. Ministro da Defesa diz que missão é perigosa

119
"Já sabíamos que não seria uma missão fácil, mas o desempenho tem sido extraordinário, fora de série", disse João Gomes Cravinho, sobre os dias de risco dos militares na República Centro Africana.
Ministério da Defesa

Militares desfilam para celebrar fim da I Guerra

434
Mais de 4.500 militares e polícias vão desfilar na Avenida da Liberdade, no próximo domingo, para assinalar os cem anos do Dia do Armistício, que pôs fim à I Guerra Mundial, a 11 de novembro de 1918.
Assalto em Tancos

Tancos. Marques Vidal disponível para testemunhar

611
Ex-procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, não confirma se falou ou não com o ex-ministro da Defesa sobre a atuação da PJ Militar no caso de Tancos. Mas está disponível para testemunhar.
Assalto em Tancos

Ex-chefe de gabinete de Azeredo não é arguido

O general Martins Pereira, ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes, não foi constituído arguido após interrogatório no DCIAP. O ex-ministro pode agora ser chamado pelo Ministério Público.
PSD

PSD vai ouvir novo ministro da Defesa

O PSD formalizou o pedido de audição do novo ministro da Defesa sobre as circunstâncias da demissão de Rovisco Duarte de Chefe do Estado-Maior do Exército, querendo também ouvir João Gomes Cravinho.
Assalto em Tancos

Governo investiga procedimento da PJ Militar

Ministério da Defesa determinou a 4 de outubro a realização de uma "auditoria extraordinária aos procedimentos internos" da Polícia Judiciária Militar, na sequência do caso Tancos.
Política

Ambiente e Saúde com novos secretários de Estado

171
Já são dados como certos os nomes de dois novos secretários de Estado. Falta saber quem vão os donos das pastas da Cultura e Saúde chamar para renovar os respetivos ministérios.
Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

324
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Ministério da Defesa

Associação de Sargentos quer apurar a verdade

O presidente da Associação Nacional de Sargentos diz que o novo ministro da Defesa deve "demonstrar inequivocamente" o seu empenho no apuramento da verdade em todos os casos em investigação judicial.
Governo

João Gomes Cravinho é o novo ministro da Defesa

262
O primeiro-ministro propôs a nomeação do antigo secretário de Estado da Cooperação João Gomes Cravinho para novo ministro da Defesa Nacional, em substituição de José Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Oficiais. Demissão "não resolve os problemas"

126
O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, António Mota, diz que a saída de Azeredo Lopes não resolve os problemas, referindo que o seu sucessor terá muitas questões para resolver.
Azeredo Lopes

As 4 polémicas do ministro Azeredo Lopes

Era um ministro com a "confiança inabalável" de António Costa, mas o caso Tancos levou à sua demissão. Em 4 pontos, lembramos as polémicas que marcaram os quase três anos de mandato de Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Rambo e bullying. O que Azeredo disse sobre Tancos

Assumiu a responsabilidade política mas recusou demitir-se, disse que podia não ter havido furto e até falou nos "filmes do Rambo". O que Azeredo Lopes disse sobre Tancos, de junho de 2017 até agora.
Azeredo Lopes

A carta de demissão do ministro da Defesa

Esta sexta-feira, Azeredo Lopes entregou ao Primeiro-Ministro a carta de demissão onde explica os argumentos que o levaram a tomar esta decisão. O Observador revela-lhe a carta na íntegra.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

105
Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Ministério da Defesa

Azeredo demite-se "para evitar desgaste"

7330
O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, demitiu-se do Governo na sequência da polémica de Tancos. A carta de demissão foi entregue esta sexta-feira para evitar que "Forças Armadas fossem desgastadas"
Assalto em Tancos

Azeredo justifica ausência ao lado de Marcelo

170
Depois de falhar as cerimónias do 5 de outubro, o ministro da Defesa, debaixo de fogo por causa do caso de Tancos, não esteve numa cerimónia militar com Marcelo, mas justifica-se com agenda cheia.
Assalto em Tancos

A insustentável leveza de Azeredo /premium

474
O caso de Tancos volta a demonstrar a tese geral de António Costa: um ministro nunca é responsável por nada. No máximo, nem sequer existe. Como se viu com Azeredo Lopes nas cerimónias do 5 Outubro.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS remete para comissão de inquérito

CDS remete para a comissão de inquérito apurar "o grau de conhecimento e envolvimento" do ministro no processo de recuperação das armas roubadas em Tancos, e insiste na demissão de Azeredo Lopes
Assalto em Tancos

Para que serve a PJ Militar? /premium

156
A pergunta tem servido de mote ao debate entre os que defendem a PJM e os que dizem que basta a PJ civil. Teixeira da Cruz queria extingui-la, mas não teve tempo. O caso Tancos pode fazer o resto.
Azeredo Lopes

Paulo Isabel é o novo diretor da PJ Militar

273
Azeredo Lopes nomeou o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Isabel para o lugar de Luís Augusto Vieira, constituído arguido no âmbito da Operação Húbris e atualmente em prisão preventiva
Forças Armadas

Forças Armadas reforçadas com 2.500 admissões

129
O Ministério da Defesa prevê 500 admissões para os quadros permanentes das Forças Armadas e mais duas mil em regime de contrato e voluntariado.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes diz que é preciso "refundar" a NATO

Segundo o ministro da Defesa, nos últimos anos a NATO já tem "dado saltos qualitativos, também por influência das posições portuguesas" ao nível de "ameaças não estaduais". como a ciberdefesa.
Exército

Ex-comandante critica "alheamento" do Exército

O ex-comandante do Regimento de Comandos Pipa Amorim condenou o "total desinteresse" e "alheamento" do comando do Exército para com os militares acusados no processo pela morte de dois instruendos.
Assalto em Tancos

Ministro da Defesa ouvido quarta no parlamento

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai ser ouvido na próxima quarta-feira no parlamento sobre o caso de Tancos, no mesmo dia da audição regimental que incide sobre a política para o setor.
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Ministério da Defesa

Trabalhos forçados para todos os jovens? /premium

374
Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade
Defesa

Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo assinam acordo

Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo assinam esta segunda-feira uma declaração sobre cooperação trilateral na área da Defesa.
Ministério da Defesa

Portugal vende cinco caças F-16 à Roménia

113
O Ministério da Defesa confirmou que vai vender mais cinco F-16 à Roménia e adiantou que as aeronaves a alienar sairão do "inventário nacional", sendo repostas por outras compradas aos EUA.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro põe pressão no Ministério Público

207
Azeredo Lopes insiste na mensagem: é ao Ministério Público que cabe explicar se há ou não divergências entre o material recuperado e aquele que tinha sido levado de Tancos no ano passado.
Exército

Tancos. As três dúvidas no maior assalto militar

178
Passado um ano, o Presidente da República insiste no "apuramento dos factos" e que haja uma "responsabilização" dos envolvidos no furto a Tancos. Ainda há muito por explicar.
António Costa

NATO. Cimeira falhará se for "jogo de pingue-pong"

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu que a cimeira da NATO será um fracasso se for transformada "num jogo de pingue-pongue", desvalorizando as críticas de Trump aos seus aliados.
Ministério da Defesa

Comandos. Ministro recusa dar explicações

1258
O ministro da Defesa recusou explicar a decisão do Exército de substituir o comandante do regimento de Comandos, coronel Pipa de Amorim, afirmando que deixa "questões de soalheiro para quem as faz".
Militares

Tancos. Coronéis suspensos propostos para generais

373
Dois coronéis que tinham sido suspensos durante 15 dias na sequência da investigação ao roubo em Tancos foram agora propostos para generais.
Exército

Propostas para arma ligeira do exército até julho

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, esclareceu que o concurso para a aquisição da arma ligeira para o Exército está na fase de receção de propostas até ao final de julho.
Ministério da Defesa

Portugal adere a nova iniciativa militar europeia 

Portugal formalizou compromisso para integrar força europeia de intervenção militar, sugerida pela França em setembro. Apesar do nome, a ideia não é fazer intervenções militares, diz o ministro.
Ministério da Defesa

Governo está a concluir negociações com a Embraer

359
Azeredo Lopes confirmou a intenção de Portugal em comprar "pelo menos" cinco aeronaves KC-390 e de, eventualmente, um simulador de voo para instalação e operação em território nacional.
Europa

Portugal pode receber treinos de helicópteros

Neste momento, Portugal é o único país candidato a acolher o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa. Local proposta é a Base Aérea de Sintra.
Polícia Judiciária

Luís Neves é o novo diretor da Polícia Judiciária

Luís Neves, até aqui diretor da Unidade Nacional de Contra Terrorismo, substitui Almeida Rodrigues no cargo que ocupava há já 12 anos. O seu número 2, Pedro do Carmo, também não renova a comissão.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Defesa

Azeredo Lopes visita Angola a partir de segunda

149
No encontro que decorre entre segunda e sexta-feira, o ministro da Defesa vai visitar diversas unidades militares e assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021.
Azeredo Lopes

Defesa. Ministro destaca importância de Angola

O ministro Azeredo Lopes afirmou esta quinta-feira que as relações com Angola no domínio da Defesa são "excelentes" e disse que aquele país representa um parceiro importante.
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes em Angola para desanuviar relações

O ministro da Defesa vai deslocar-se a Angola dentro de duas semanas para desanuviar a relação entre os dois países. É a primeira visita de um ministro português desde o início da tensão diplomática.
Militares

Militares tentam travar regime de avaliação

321
Associação Nacional de Sargentos entregou esta sexta-feira ao Presidente da Assembleia da República uma petição em que se pede a "suspensão de eficácia" do regulamento que entrou em vigor este ano.
Azeredo Lopes

Carreiras? Não haverá "faltas de equidade"

O ministro da Defesa garantiu esta segunda-feira que o processo de desbloqueamento de carreiras "continua a ser ponderado" e que não haverá "faltas de equidade".
Defesa

Ministro da Defesa destaca reputação internacional

Azeredo Lopes discursava esta segunda-feira na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, e afirmou que Portugal "assume as suas responsabilidades e dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos".
Incêndios

Ministro assegura esforços na comunicação

Azeredo Lopes garantiu que está-se a trabalhar para "ter a certeza de que não há um, não há dois, há vários sistemas e várias redundâncias" que evitem problemas de comunicação.
Defesa

Ministro revela prioridades de investimento

A possibilidade de "duplo uso" de equipamentos e sistemas, o reforço da interoperabilidade e mais investimento no domínio "ciberdefesa" são as prioridades definidas por Azeredo Lopes.
Azeredo Lopes

Síria. Operação militar teve uma "mensagem clara"

O ministro da Defesa afirmou que o uso de armas químicas "é uma violação muito grave do direito internacional" e uma situação que "não é aceitável".
Ministério da Defesa

Defesa. Ministério já tem novo dirigente máximo

João Miguel Ribeiro passa da Modernização Administrativa para a secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional.
Ministério da Defesa

12 dirigentes ilegais no Ministério da Defesa

295
No topo da estrutura, são 12 os dirigentes em funções há mais de dois anos sem concurso e em regime de "substituição" fora de prazo. Tutela promete solução para "breve". Mas CReSAP não tem concursos.
Defesa

A lenta agonia das Forças Armadas portuguesas

186
A actual situação nas FA configura um risco exponencial para a Segurança e Defesa Nacional, tudo correndo nas barbas da população e de todas as instituições nacionais sem qualquer sinal de preocupação
Assalto em Tancos

Tancos. Relatório não diz “quem, quando e como"

138
No relatório, Ministério da Defesa remete “resposta cabal” ao “quem, quando, porquê e como” do roubo para a investigação criminal do Ministério Público. Perguntas são legítimas, diz.
Assalto em Tancos

Tancos. "Falhas" de segurança "há duas décadas"

153
O Ministério da Defesa Nacional entregou esta quarta-feira, no Parlamento, o relatório "Tancos 2017: factos e documentos". E explica por que a Polícia recuperou mais armas que as dadas como furtadas.
Marinha

Defesa reforça poderes de polícia da Marinha

Governo estará a analisar proposta da Marinha para que os comandantes dos navios possam atuar como autoridades de fiscalização nas águas nacionais.
Azeredo Lopes

OGMA. Ministro quer Defesa a criar riqueza

Ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, falou esta terça-feira no centenário da OGMA e disse que a empresa pode pensar se tem interesse em participar em projetos internacionais como forma de projeção.
Monumentos

Palácio de Mafra. Obras nos sinos autorizadas

Os ministérios da Cultura e das Finanças autorizaram um gasto de 1,5 milhões de euros entre 2018 e 2019 nas obras de requalificação dos sinos do Palácio de Mafra.
Base das Lajes

Centro de Defesa do Atlântico já está escolhido 

O Governo já escolheu um edifício para a instalação do Centro de Defesa do Atlântico na base das Lajes. Modelo de implementação deverá ser definido dentro de sete meses, anunciou o ministro da Defesa
Açores

Não há dados que relacionem contaminação a doença

O ministro da Defesa Nacional disse que não são conhecidos dados que relacionem a contaminação na ilha Terceira com doenças, mas garantiu que serão tomadas medidas se tal se comprovar.
Assalto em Tancos

Ministro falha entrega de dossiê sobre Tancos

456
O ministro da Defesa tinha prometido aos deputados que ia entregar o dossiê sobre o assalto a Tancos até ao final de fevereiro. Afinal, o relatório ainda "está em preparação". Marcelo aumenta pressão.
CPLP

Ministro defende maior envolvimento da CPLP

O ministro da Defesa acredita que os membros da CPLP devem envolver-se mais em missões internacionais. Azeredo Lopes está em Moçambique desde esta segunda-feira.
Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

494
A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa inicia visita a Moçambique

Azeredo Lopes vai reunir-se com o seu homólogo moçambicano para assinar um novo protocolo na área da Defesa. O acordo vigora até 2021 e é mais abrangente do que os anteriores protocolos de cooperação.
Ministério da Defesa

Azeredo Lopes promete mais investimento na Defesa

241
O secretário-geral da NATO avisou que mais crescimento tem de significar mais investimento na Defesa. Na resposta, o ministro Azeredo Lopes comprometeu-se a gastar mais. Terá a ver com os KC-390.
NATO

Portugal "tem margem para gastar mais em Defesa"

204
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defende que Portugal deve aproveitar o crescimento para gastar mais em Defesa e acredita que todos os aliados possam atingir 2% de investimento até 2024.
Exército

Defesa quer substituir G3 no início de 2019

185
Lançamento do concurso esteve previsto para este mês, mas o acerto de "pormenores" com a agência de compras da NATO adiou esse passo algumas semanas. Defesa espera receber armas em janeiro.
Forças Armadas

Militares não podem "negligenciar" segurança

Ministro da Defesa garante que “não há polémica escondida” com os chefes militares. Azeredo Lopes lembra que cabe ao Estado, e não aos ramos, definir as missões a realizar pelas forças portuguesas.
NATO

NATO espera que Portugal "continue a cumprir"

O secretário-geral da NATO afirmou que espera que Portugal "continue a cumprir" os compromissos. Jens Stoltenberg está em Portugal e reuniu com o ministro da Defesa.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército não revela "mais informação"

330
Porta-voz do Exército justifica posição do chefe do ramo com o argumento de que os processos disciplinares instaurados a quatro militares contêm "matéria pessoal" sobre os visados.
A página está a demorar muito tempo.