482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério da Defesa

Forças Armadas

Assuntos emergentes – Forças Armadas 

Deverá ser discutido e alterado o peso relativo dos Ramos, ser reduzida a importância da componente terrestre (Exército) e aumentada a importância das outras duas (ou três, se incluirmos a Ciber).
Ministério da Defesa

NATO "não está a tentar expandir-se"

Helena Carreiras afirmou que a NATO "não está a tentar expandir-se" porque são os países que decidem candidatar-se. A ministra salientou que o respeito pela lei internacional tem de ser central.
Noticiário

18h. Chega quer ser ouvido por Marcelo

Chega volta a criticar o presidente da Assembleia da República depois do conflito com André Ventura. E João Gomes Cravinho elogia Guterres pela mediação no acordo sobre os cereais ucranianos.
Guerra na Ucrânia

Portugal envia 315 toneladas de material à Ucrânia

Helena Carreiras, ministra da Defesa Nacional, anunciou que Portugal já doou à Ucrânia, além de material bélico, utensílios médicos e sanitários. Apoia também no treino de inativação de explosivos.
Ministério da Defesa

Tribunal de Contas chumba contrato de "patrulhões"

Decisão ainda é passível de recurso, mas o contrato com empresa pública idD – Portugal Defense não recebeu visto do Tribunal de Contas, que considera que a Marinha tem "know-how" para gerir processo.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Portugal não pensa enviar mais material

Ministra da Defesa admitiu a possibilidade de ser dada formação às Forças Armadas ucranianas em Portugal e assumiu que, neste momento, "não está em cima da mesa" o envio de mais material militar.
Noticiário

23h. Portugal pode treinar militares ucranianos

É o que revela a ministra da Defesa, Helena Carreiras. A governante indica que Portugal já avaliou o tipo de formação que pode prestar, e sugeriu manobras em certos tipos de carros de combate.
Ministério da Defesa

NATO. Militares portugueses partem para a Lituânia

Dirigindo-se aos militares que partiram, a ministra da defesa referiu que no seguimento da "ilegal e brutal" invasão da Ucrânia se originou um reforço da "solidariedade" entre os aliados.
Noticiário

9h. NATO. Portugal envia militares para a Lituânia

A Ministra da Defesa, Helena Carreiras, garante que o país tem mais meios disponíveis para participar em missões internacionais. Ainda, Rússia criticou Estados Unidos por fornecerem armas à Ucrânia.
CPLP

CPLP vai preparar militares para missões de paz

Helena Carreiras revelou que a criação desta célula de cooperação civil militar (CIMIC) da CPLP contará com o apoio na "capacitação e o treino" do Instituto Universitário Militar.
Ministério da Defesa

Ministra da Defesa em Cabo Verde a 25 e 26 de maio

A ministra da Defesa vai a Cabo Verde em 25 e 26 de maio para uma reunião com homólogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Helena Carreiras reunirá com PR cabo verdiano.
Ministério da Defesa

Ministra da Defesa assume prioridades de mandato

A ministra da Defesa defendeu em Tancos, no Dia dos Paraquedistas, a necessidade de "recrutar, reter e qualificar melhor" para manter o nível qualitativo das missões desempenhadas pela tropa especial.
Ministério da Defesa

Ministra quer reforçar segurança marítima

Salientando que definição de prioridades e a alocação de recursos são um "desafio constante", a ministra da Defesa Nacional disse que Portugal não tem uma estratégia de segurança marítima.
Noticiário

23h. Varíola dos macacos confirmada em 11 países

A OMS anuncia que há cerca de 80 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox . Ainda neste jornal, a Ministra da Defesa diz que Portugal não tem uma estratégia de segurança marítima.
NATO

NATO. Portugal crê que Turquia mude de posição

A ministra da Defesa disse esta terça-feira acreditar que os obstáculos colocados pela Turquia à adesão da Suécia e da Finlândia à NATO serão ultrapassados.
Guerra na Ucrânia

Portugal envia mais 160 toneladas de material

Ministra da Defesa, Helena Carreiras, revelou que salientou que "não se trata apenas de equipamento militar, trata-se também de apoio médico e sanitário e humanitário"
Guerra na Ucrânia

Ministra da Defesa: OE responde à guerra

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, defendeu que o Orçamento do Estado para 2022 responde diretamente aos impactos da guerra na Ucrânia e prevê que serão cumpridos compromissos internacionais.
Ministério da Defesa

"Não tem sentido reinstituir” serviço militar

Helena Carreiras diz que esse sistema “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas. Até ao fim do ano, a ministra promete apresentar as bases do novo Conceito Estratégico de Defesa.
Noticiário

10h. Odessa atingida por 4 mísseis esta manhã

O mísseis Onyx terão sido disparados da Crimeia. Ministra da Defesa, Helena Carreiras, defende no parlamento que orçamento de estado responde à guerra na Ucrânia
Guerra na Ucrânia

Portugal envia mais 100 toneladas de ajuda

Portugal está "disponível para continuar a apoiar" a Ucrânia e "continua a analisar as necessidades de equipamento" daquele país, assegura Ministério da Defesa Nacional.
Explicador

PS recusa falta de investimento nas Forças Armadas

Depois de o PR pedir mais meios, o socialista Miguel Rodrigues garante investimento e sintonia entre Belém e São Bento. No PSD, Carlos Reis aplaude Marcelo e acusa o Governo de falta de investimento.
Noticiário

14h. Marcelo elogia viagens de Guterres

Presidente da República lembra que a guerra tem provocado o sofrimento na Ucrânia e no resto do mundo. E Portugal vai participar numa reunião para discutir a ajuda militar à Ucrânia.
Defesa

Defesa. Secretário Estado quer modernizar Marinha

Marco Capitão Ferreira esteve na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, na entrega de uma nova embarcação salva-vidas, que tem como um das missões apoiar o setor da pesca da região.
Ministério da Defesa

Ministra quer aproveitar "ímpeto renovado" da NATO

A ministra da Defesa Nacional defendeu a necessidade de aproveitar o "ímpeto renovado" provocado pela guerra na Ucrânia para "aprofundar a solidariedade" na NATO.
Ministério da Defesa

Ministra defende 2% do PIB para investir nas FA

A ministra da Defesa reafirmou o objetivo do Governo em alcançar de forma progressiva os 2% do PIB em investimentos no setor que tutela, priorizando a modernização das FA e os compromissos com a NATO.
Ministério da Defesa

Modernização das Forças Armadas é "prioridade"

Helena Carreiras definiu como primeira prioridade reafirmar a importância da Defesa Nacional na sociedade portuguesa, lembrando que a guerra na Ucrânia tornou mais evidente o papel das Forças Armadas.
Resposta Pronta

"Há irresponsabilidade no Orçamento da Defesa"

Sargento Leal Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, destaca a "dificuldade de recrutar, de reter e o mau-estar nas Forças Armadas" pela falta de condições. 
Noticiário

3h. Ucrânia. Portugal vai enviar material militar

Ministra da Defesa não avança com data certa, mas garante que envio está para breve. Ainda neste jornal, a Organização Mundial do Comércio estima que o crescimento económico desça 50%.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Portugal envia material médico e militar

A ministra da Defesa indicou que Portugal enviará, "em breve", 99 toneladas de material médico e militar para a Ucrânia, reafirmando o apoio de Portugal "à resistência dos ucranianos".
Ministério da Defesa

Governo quer nova estratégia de Defesa

A ministra da Defesa Nacional avançou que é prioritário adequar a defesa nacional à nova realidade de segurança europeia e internacional, que decorre da invasão da Ucrânia pela Federação Russa.
Ministério da Defesa

Ministra lamenta a morte de Brochado de Miranda

Helena Carreiras enviou "sentidas condolências à família" do general Brochado de Miranda, antigo chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
Ministério da Defesa

Militares expressam "maiores sucessos" a ministra

A nova ministra da Defesa Nacional foi recebida por militares das Forças Armadas, que desfilaram e expressaram votos de "maiores sucessos". Helena Carreiras defendeu o reforço das forças para a paz.
Orçamento do Estado

Os desafios do novo governo

A política económica em geral e a orçamental em particular têm de se concentrar nas famílias e nas empresas mais afectadas pela crise. Não temos dinheiro para tudo.
Novo Governo

A primeira mulher à frente do Ministério da Defesa

É uma outsider política — não tem militância partidária, nem experiência governativa. Mas conhece a realidade interna das Forças Armadas — ou não tivesse passado os últimos 30 anos a estudar o tema.
União Europeia

UE vai duplicar financiamento militar à Ucrânia

"Sim, houve acordo dos ministros dos Negócios Estrangeiros para o reforço do apoio em equipamento militar à Ucrânia através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz", disse o ministro Augusto Santos Silva.
Noticiário

21h. Portugal integra força de reação rápida da UE

Deve estar operacional até 2025. Trata-se de uma equipa com cerca de 5 mil homens e que tem como um dos objetivos dotar a União Europeia de uma resposta rápida a situações de crise.
Guerra na Ucrânia

NATO não tolerará "vitória estratégica de Putin"

Ministro da Defesa sublinhou a "preocupação em relação a falsas narrativas" do Kremlin e, sobretudo, o que as mesmas podem significar.
Defesa

1,68% do PIB em Defesa terá de ser "repensado"

"O nosso objetivo de 1,68% do PIB até 2024 terá que ser repensado. Obviamente que quando aumenta a insegurança tem que aumentar o investimento em segurança", defende o ministro da Defesa.
Guerra na Ucrânia

Será preciso "novo entendimento" de paz com Rússia

Na opinião do governante, "terá de ser um entendimento baseado em princípios essenciais de respeito pela integridade territorial e soberania dos diferentes países".
Forças Armadas

Mulheres representam 13,2% das Forças Armadas

A "política pública de igualdade é fundamental para que a mudança aconteça", sublinha Gomes Cravinho que revela que será lançada uma campanha sobre assédio e discriminação das mulheres.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.